O “Oráculo de Omaha”, famoso por seus investimentos certeiros, compartilha toda sua experiência de mais de 9 décadas na área de finanças. Ao longo da história, diversas frases de Warren Buffett foram pequenas dicas de como sua mente funciona. 

Se prestarmos bastante atenção, tais frases contêm sabedorias que podem nos auxiliar muito na hora de investir e até mesmo em nossa organização financeira pessoal. 

Abaixo, você encontrará 25 frases de Warren Buffett que o farão aprender diretamente com o mestre dos investimentos sobre como investir e organizar a sua vida financeira. 

Boa leitura!

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett frases

Warren Buffett é um empresário e filantropo dos Estados Unidos da América que recebe o título de um dos maiores investidores de todos os tempos. Ele foi apelidado de “Oráculo de Omaha” por suas previsões certeiras sobre investimentos que não pareciam tão lucrativos mas que posteriormente tornaram-se um sucesso. 

Ele é o maior acionista e CEO da Berkshire Hathaway, antiga empresa de tecelagem a qual ele assumiu controle e transformou em uma das maiores companhias de investimento, responsável por investir em empresas famosas, como Gillette e Coca-Cola. 

Atualmente, ele varia dentre as 10 pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna que ultrapassa a marca dos 100 bilhões de dólares no momento. 


Seu estilo de investimento seguro e estável fez com que ele se tornasse uma das personalidades mais respeitadas no ramo, sendo um indicador para outras pessoas investidoras. 

Outro destaque de Buffet está na área da filantropia. O bilionário anunciou que deixará toda sua fortuna para a caridade, sendo que aproximadamente 80% será investido na fundação filantrópica de Bill Gates e Melinda French, ex-casal com quem criou um tratado para incentivar outras pessoas muito ricas a doarem a maior parte de sua fortuna, o The Giving Pledge

Ficha técnica

Nome CompletoWarren Edward Buffett
OcupaçãoEmpresário, investidor e filantropo
Local de NascimentoOmaha, Nebraska (USA)
Data de Nascimento30 de Agosto de 1930 (92 anos)
PrêmiosMedalha Presidencial da Liberdade de 2011
Fortuna109 Bilhões USD (Nov. 2022)

As 25 melhores frases de Warren Buffett para inspirar vocề!

1. Definindo algumas regras

“Regra número 1: Nunca perca dinheiro. Regra número 2: Jamais esqueça a regra número 1.”

Definitivamente essas duas máximas definem muito bem o estilo de investidor que Warren Buffett se tornou. Ele não joga para perder, logo, é importante ter noção dos riscos e sempre apostar naquilo que sabemos que será uma vitória certa no futuro. Em outras palavras, se a chance de você perder é maior, não enfrente essa batalha!

2. Buffett parece gostar de regras

“Uma simples regra move meus investimentos: Tenha receio quando as outras pessoas são gananciosas, mas tenha ganância quando as outras pessoas estão receosas.”

De acordo com o estilo de investimento de Warren Buffett, não é um bom indicador quando a empresa é gananciosa em sua gestão. Porém, há oportunidades ocultas quando o mercado se retrai um pouco. Logo, é importante sempre estar de olho nas oportunidades.

3. O conceito de preço e valor

“Preço é o que você paga. Valor é o que você obtém”

Warren Buffett é um grande defensor de investimentos nos quais você pode obter um grande valor pagando pouco. Para ele, esse é o melhor cenário possível para investir. Evidentemente, não é tão simples reconhecê-los. Porém, tudo começa por meio da compreensão desses dois conceitos que ele resume muito bem o significado. 

4. A origem dos riscos

“O risco vem de você não saber o que você está fazendo.”

Não tem jeito: conhecimento é poder. Se você quer entrar na área de investimentos ou quer melhorar sua vida financeira, não existe caminho curto, você deve estudar! Quanto mais você souber o que estiver fazendo, menores serão os riscos de cair em uma armadilha!

5. A responsabilidade de uma reputação

“Podem levar 20 anos para se construir uma reputação, mas somente 5 minutos para arruiná-la. Pense dessa forma e fará as coisas diferentemente.”

Isso serve tanto para nosso desenvolvimento pessoal quanto para a gestão de uma empresa. Uma reputação no mercado consumidor ou de trabalho não se solidifica da noite para o dia. É necessário muito trabalho e esforço para isso. No entanto, um movimento errado e podemos colocar tudo isso a perder. Procure levar isso em consideração antes de tomar decisões importantes. 

6. Aproveite as oportunidades

“Não deixe passar algo atrativo hoje com a intenção de encontrar algo melhor amanhã.”

Já entendemos que Buffett não gosta de perder e nem de correr riscos. Porém, pensando assim ele conseguiu construir sua fortuna e ser uma das pessoas mais ricas do mundo. Logo, não espere por melhores oportunidades ou elas podem nunca chegar. Agarre as que você tem no momento e molde-as para que elas se tornem as melhores possíveis. 

7. Qualidade acima de tudo

“De longe é mais vantajoso adquirir uma companhia formidável a preço regular do que uma companhia regular a preço formidável.”

É aquela máxima que já conhecemos, o barato pode sair caro um dia. Ademais, Buffett acredita sempre no resultado a longo prazo. Pode ser que demore mais tempo para recuperar o dinheiro do investimento, mas certamente depois poderá valer mais a pena. 

8. Nem tudo é o que parece

“Quanto mais tolo for o comportamento do mercado, maiores serão as oportunidades de um investidor eficiente.”

Essa frase retirada de um prefácio escrito por Buffett demonstra que nem sempre o comportamento do mercado é realmente o que parece. Por vezes, é necessário aguardar e ter uma visão mais analítica sobre o mercado antes de seguir o fluxo e acabar cometendo um erro. 

9. Simples assim

“Você só precisa adquirir algo por menos do que ela realmente vale.”

Essa é uma dica muito importante de Warren Buffett. O objetivo principal de uma pessoa investidora é conseguir reconhecer quando algo está abaixo do seu valor indicado para adquirí-la. Agora, ter essa habilidade é o ponto que difere uma pessoa investidora prudente daquela que está cometendo constantes equívocos.

10. Tempos difíceis podem ser reveladores

“Você somente saberá quem estava nadando nu quando a maré estiver baixa.”

Essa frase é usada para negócios e companhias que escondem suas cartas das pessoas investidoras, com o intuito de manter suas ações valorizadas. Buffett prefere investir em empresas que admitem seus erros e mantém um diálogo honesto com as suas pessoas acionistas. Afinal de contas, mesmo se você tentar se esconder, haverá momentos em que isso não será possível. 

11. Tempos difíceis também podem revelar oportunidades

“A cada década, mais ou menos, os céus do mercado financeiro se fecharão. E então, por um pequeno período de tempo, choverá ouro.”

Warren Buffett nos ensina que mesmo quando o cenário esteja complicado e os tempos sejam difíceis, ainda assim haverá oportunidades para se aproveitar. Basta saber o momento certo para não perdê-las. 

12. Confiança é a base de qualquer negócio

“Você não poderá fazer um bom negócio com uma pessoa ruim.”

Há quem acredite que negócios são a parte de qualquer simpatia, logo, poderiam fazer um negócio até com uma pessoa que fosse sua maior inimiga. Porém, Buffett aconselha diferentemente. Segundo ele, bons negócios somente serão feitos se você confiar que aquela pessoa é boa. Do contrário, ela poderá estar enganando você.

13. Não invista em algo que você não entenda

“A coisa mais importante é consciência do que você sabe e do que você não sabe.”

Durante muito tempo, Buffett relutou em investir no setor da tecnologia. Atualmente, seus investimentos na área são reservados para os maiores e mais seguros negócios, como Apple e Amazon. Qual a razão para isso? Ele não entendia muito bem do que se tratava e o mercado era estranho para ele. Portanto, cuidado antes de sair colocando suas fichas em algo que você não sabe muito bem como funciona. 

14. Reflita bastante

“A melhor forma de refletir sobre investimentos é estando sozinho em um cômodo, sem ninguém por perto, somente para pensar. Se isso não funcionar, nada mais vai.”

É dito que Buffett passa a maior parte do seu dia lendo ou refletindo sobre o mercado. Portanto, ter esse momento de foco e concentração é importante para que você possa acalmar a cabeça e entender o que é necessário fazer para não perder dinheiro. 

15. Para Buffett, as pessoas bilionárias não são excepcionais

“O que fazemos aqui não é muito além da competência de qualquer pessoa. Eu penso a mesma coisa em relação a administrar do que eu penso sobre investir. Não é necessário fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários.”

Muitas pessoas gostam de assumir que aquelas que ocupam o ranking das pessoas mais ricas do mundo estão ali por terem um QI elevado ou destacarem-se da média de alguma forma. Buffett acredita que não. Ele usa essa frase para expressar conhecimento e prudência são fatores mais importantes do que uma inteligência acima da média. 

16. Foque naquilo que realmente importa

“Você somente tem que acertar em algumas poucas coisas na sua vida desde que você não tenha errado demais.”

Buffett quer dizer que não é tão complicado quanto parece ser uma pessoa bem-sucedida. Segundo ele, basta uma sequência curta de escolhas certas para direcionar você para o melhor caminho possível. Logo, coloque um foco e trace um caminho seguro, para que não haja chances de você cometer erros e isso atrasar sua jornada.

17. Os começos justificam os fins

“O que pessoas sábias fazem no começo o que as tolas fazem no final.”

Essa frase de Warren Buffett é uma releitura do “não deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje”. Afinal de contas, muitas pessoas começam suas carreiras e trajetórias profissionais buscando atalhos para chegar ao sucesso. Porém, isso é uma aposta a longo prazo. Faça seu caminho corretamente, aproveite todas as oportunidades que surgirem e você estará na direção correta!

18. Trabalhe com algo que lhe traga alegria

“No mundo dos negócios, as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que fazem o que amam.”

Uma das frases mais famosas de Warren Buffett (que inclusive se transformou em um título de um livro) é “sapatear para o trabalho”, indicando que as pessoas deveriam ir trabalhar todos os dias dançando de tão apaixonadas que elas deveriam ser. Para o bilionário, esse é um dos maiores segredos do sucesso. 

19. Esportes e Investimentos têm algo em comum

“Jogos são ganhos por aquelas pessoas que mantêm os olhos no campo, não as que ficam encarando o placar.”

Essa metáfora esportiva é uma dica incontestável de como atuar no mercado financeiro. Muitas pessoas ficam de olho na flutuação, no preço das ações, etc. mas esquecem que o que define esses fatores é o que está acontecendo ao redor do mundo. Uma pessoa investidora não fica de olho somente no mercado, mas nas transações, nas movimentações financeiras, nas aquisições, na geopolítica… Portanto, são muitas as questões que influenciam o jogo!

20. Deixe as coisas acontecerem em seu tempo devido

“Não importa quão grande sejam os talentos ou os esforços, há coisas que só precisam de seu tempo. É impossível ter um filho em um mês mesmo com nove mulheres grávidas.”

Warren Buffett usa em sua frase uma metáfora sobre coisas que têm seu devido tempo para acontecer. Uma gestação, por exemplo, acontece em média em 9 meses, independentemente da quantidade de pessoas grávidas que estiverem presentes. Logo, não adianta querer apressar coisas em sua vida que precisam de seu determinado tempo para acontecer.  

21. Planejar a longo prazo é importante

“Alguém só pode sentar na sombra hoje pois alguém um dia plantou uma árvore há muito tempo atrás”.

O que Warren Buffett trouxe com essa frase foi: não adianta achar que as coisas vão simplesmente acontecer em sua vida. Se um dia você quiser sentar na sombra e relaxar, você deverá plantar uma árvore. Então, comece a planejar a longo prazo para que no futuro você possa desfrutar!

22. Como sair de uma situação difícil

“Na situação de você se encontrar em um barco que estará inevitavelmente afundando, direcionar energia para mudar as velas de direção é mais produtivo que tentar remendar buracos.”

Warren Buffett já teve sua parcela de crises ao longo de sua vida. Inclusive, ele ficou famoso por conseguir mudar o rumo de empresas que estavam passando por situações realmente ruins. Logo, essa dica é importante. Se tudo que você estiver fazendo até então não está dando resultados, é mais recomendado mudar o rumo e tentar algo novo do que tentar remediar a situação. 

23. Uma dica para organização financeira

“Não guarde dinheiro depois de gastar. Ao contrário: gaste o que sobrar depois de guardar”.

Essa dica voltada ao planejamento financeiro é bastante útil. Quando temos dinheiro disponível, muitas vezes ficamos tentados a gastar tudo que temos, o que resulta em economias menores. Se sempre definirmos uma meta para poupar e fizermos isso antes de gastarmos o dinheiro, poderemos ter um controle financeiro maior em nossas vidas. 

24. Mais uma dica para lidar com crises

“A coisa mais importante a se fazer quando você se encontra no fundo de um buraco é parar de cavar.”

Quando a situação estiver difícil, devemos parar, colocar a cabeça no lugar e interromper o que quer que seja que está fazendo com a situação se torne pior. Uma vez que tudo isso estiver sob controle, seremos capazes de planejar uma ação para sair dessa situação. Como já dissemos, Buffett era especialista em lidar com crises de empresas que passavam por situações difíceis. Após um tempo, inclusive, ele conseguia até mesmo lucrar com essa situação.

25. Você é seu maior investimento

“Seu maior investimento é você. Nada pode comparar-se a isso.”

Warren Buffett acredita que o maior ativo que pudéssemos ter era nós mesmos. Segundo ele, ninguém pode tirar de nós e nem taxar. Portanto, devemos continuar investindo em nossas habilidades, aumentando nosso potencial. Jamais pense que investir na sua educação, na sua evolução e aprimoramento é dinheiro jogado fora. Ao contrário, quanto melhor for seu desenvolvimento, maiores serão suas oportunidades. 

Neste texto, conhecemos um pouco sobre a mentalidade de Warren Buffett por meio de suas frases. O bilionário atualmente tem mais de 90 anos, o que confere a ele muita experiência de vida. Além disso, ele é um dos investidores mais seguidos e respeitados de todo o mundo, então ele tem muita sabedoria na área para compartilhar conosco. 

Quer continuar se inspirando e se motivando cada vez mais após as frases de Warren Buffett? Temos então mais algumas frases impactantes, dessa vez de Bill Gates, líder da área de tecnologia. Confira!

0 Shares:
Você também pode gostar