Nem somente de gênios da tecnologia a lista de pessoas mais ricas do mundo é feita. Warren Buffett consegue seu destacado posicionamento com outra atividade muito rentável: investimentos. 

Apesar de ele não fazer parte diretamente do mundo da tecnologia, seus investimentos têm uma grande importância na área, para além de sua relação com outras pessoas ilustres do ramo. 

Por essa razão, conheceremos mais a fundo sobre quem ele é, sobre sua vida e carreira, além de entender melhor o que fez esse bilionário chegar onde chegou atualmente. Confira, abaixo, o conteúdo disponibilizado:

Boa leitura!

Quem é Warren Buffett, o “Oráculo de Omaha”?

Warren Buffett

Warren Buffett é um empresário e filantropo estadunidense considerado por muitas pessoas o investidor mais bem-sucedido do século XX e início do século XXI (ou, de todos os tempos, para outras). 

Seu apelido, “O Oráculo de Omaha” se dá, primeiramente pelo fato de que ele ainda mora e trabalha na cidade de Omaha, no estado de Nebraska (EUA), local onde comprou sua residência na década de 50. O título de oráculo se deve ao fato de que suas previsões e comentários sobre investimentos são muito respeitadas em meio às pessoas investidoras e seguidas praticamente à risca

Ficha técnica

Nome CompletoWarren Edward Buffett
OcupaçãoEmpresário, investidor e filantropo
Local de NascimentoOmaha, Nebraska (USA)
Data de Nascimento30 de Agosto de 1930 (92 anos)
PrêmiosMedalha Presidencial da Liberdade de 2011
Fortuna109 Bilhões USD (Nov. 2022)

Qual a fortuna de Warren Buffett?

De acordo com o índice de bilionários da Bloomberg, a fortuna de Warren Buffett se encontra em, aproximadamente, 109 bilhões de dólares estadunidenses.

O gráfico da variação de sua fortuna ao longo do tempo indica uma tendência de crescimento, além de seu pico ter sido alcançado ao final do primeiro trimestre de 2022, chegando a 130 bilhões de dólares.

Gráfico que demonstra a variação da fortuna de Warren Buffett ao longo de um ano, de Novembro de 2021 a Novembro de 2022. Fonte: Bloomberg.
Gráfico que demonstra a variação da fortuna de Warren Buffett ao longo de um ano, de Novembro de 2021 a Novembro de 2022. Fonte: Bloomberg.

Como Warren Buffett ficou rico?

Grande parte de sua fortuna vem de ações da companhia Berkshire Hathaway. O bilionário tem por volta de 15-16% das ações da empresa, no geral. Ele também é o CEO da empresa até o presente momento. 

A empresa, que é uma companhia de investimentos diversificada com uma série de empresas subsidiárias e um amplo portfólio, foi um dia uma companhia de produção têxtil. Próximo à década de 1960, Buffett identificou que ela era uma empresa que estava desvalorizada em relação ao mercado e começou a comprar ações até que, em 1965, ele já tinha recursos suficientes para assumir o controle da empresa. Então, ele foi convertendo-a para o que ela é atualmente. 

Warren Buffett é a pessoa mais rica do mundo?

Não. 

De acordo com a Bloomberg, responsável por ranquear diariamente as pessoas bilionárias por meio do valor de seus patrimônios, Warren Buffett se encontra atualmente em sexto lugar, logo atrás de seu amigo Bill Gates. 

Abaixo, você pode encontrar uma reprodução do ranking da Bloomberg com a situação atual envolvendo a fortuna das pessoas mais ricas do mundo ao final de 2022. 

Ranking das pessoas mais ricas do mundo

Como podemos ver, Elon Musk ainda detém o título de pessoa mais rica do mundo com 189 bilhões de dólares como patrimônio. Warren Buffett vem logo abaixo de Bill Gates e acima de Larry Ellison, cofundador da Oracle. 

É importante denotar que tal ranking é altamente instável, variando diariamente. Logo, ele serve somente para uma ideia de como está o cenário no momento de escrita deste artigo. 

Qual a principal teoria de investimento de Warren Buffett?

O bilionário Warren Buffett é conhecido por introduzir um modelo seguro e estável de investimento, baseado no valor. Em resumo, ele acredita que o melhor negócio é aquele que não dá para se perder dinheiro. Logo, ele somente investe em companhias que apresentam uma sólida estrutura, um grande potencial de ganhos e que ainda podem crescer e se desenvolver em seus mercados específicos

O seu estilo de investimento segue quatro princípios básicos:

1. Princípio da transparência empresarial

Buffett somente investirá em um negócio se houver como analisá-lo completamente de maneira transparente. Logo, se uma companhia tem um plano de negócios e uma operação um pouco incerta, tornando difícil deduzir sua performance, há maiores riscos de perder dinheiro com ela. 

2. Princípio do gerenciamento

O bilionário gosta de analisar como a direção executiva de uma empresa a comanda

Para isso, ele observa se já houve registros de que a empresa reinvestiu seus lucros internamente ou se ela os distribuiu em forma de dividendos para pessoas investidoras, sendo essa última hipótese mais interessante aos seus olhos. 

Além disso, ele se certifica de que a empresa seja amplamente transparente no mercado de investimento em relação aos erros cometidos, ao invés de escondê-los, e se suas decisões estratégias e atuação são inovadoras.

3. Princípio da análise financeira

O foco principal de Warren Buffett, ao realizar uma análise, é no Valor Econômico Agregado (EVA) de uma empresa, um cálculo realizado para saber o lucro de uma empresa em determinado período retirando de cena o valor de quando a empresa vale a partir das ações de pessoas investidoras no mercado financeiro. 

A conta, que pode parecer um pouco complexa para pessoas que não são conhecedoras do mundo financeiro a fundo, envolve o capital investido multiplicado pelo custo de capital, deduzido do lucro operacional líquido. 

Fórmula do valor econômico agregado

Obviamente, esse não é o único princípio de análise financeiro utilizado por Buffett. Ao final, ele utiliza os resultados obtidos por essas métricas para determinar empresas que são de baixa alavancagem e com alta chance de lucrar. Essas são as empresas em que ele coloca seu dinheiro. 

4. Princípio do valor

Para determinar o valor intrínseco de uma empresa, Buffett determina uma projeção de quanto a empresa lucrará em alguns anos, descontando o quanto ela já lucra atualmente. Esse princípio está muito mais voltado a empresas que apresentarão resultados a longo prazo.

A história de Buffett e da Berkshire Hathaway!

Warren Buffett já sabia que era um investidor desde que era muito jovem.

Ele cresceu em uma família cuja mãe cuidava do lar e o pai foi integrante do congresso dos Estados Unidos. De acordo com pessoas próximas, ele já tinha um talento natural para matemática e cálculos complexos.

Ele fez seu primeiro investimento aos 11 anos, comprando ações de uma empresa focada em serviços públicos. Sua primeira ação, comprada por 38 dólares, despencou para 27 dólares. Confiante, ele permaneceu até que a ação valorizasse, lucrando 2 dólares com a venda delas. Anos depois, essa experiência foi usada como uma lição de investimento, já que posteriormente à venda dessas ações, elas passaram a custar 200 dólares. 

Aos 13, Buffett já tinha seu negócio próprio como entregador de jornal e vendia fichas de dicas de aposta em cavalos. Durante o ensino médio, ele em conjunto com outra pessoa começou a alugar máquinas usadas de pinball para estabelecimentos, lucrando 1200 dólares com o negócio (o que era bastante dinheiro na época!).

Quando completou 16 anos, ele entrou na Universidade da Pennsylvania para estudar administração de negócios, que foi finalizado na universidade de Nebraska. Em 1951, ele continuou seus estudos na Universidade de Columbia e, posteriormente, no Instituto de Finanças de Nova York. 

Durante esse tempo, ele foi grandemente influenciado pelo economista Benjamin Graham, com quem trabalhou por dois anos como analista em sua empresa, a Graham-Newman Corp. 

Berkshire Hathaway

No ano de 1956, Buffett fundou a empresa Buffett Partnership Ltd. em Omaha. A partir do que ele aprendeu trabalhando e estudando com Graham, ele passou a detectar empresas que estavam abaixo do valor de mercado, investindo nelas. 

Uma dessas empresas era a companhia têxtil Berkshire Hathaway. Pouco a pouco, ele foi comprando ações da empresa até que ele foi capaz de assumir sua diretoria em 1965. Com isso, em 1969, ele encerrou a sua firma para focar na Berkshire Hathaway.

A Berkshire Hathaway mudou completamente seu rumo, tornando-se uma empresa de investimentos. Buffett passou a investir em setores diversos, quando ganhou seu apelido de “Oráculo de Omaha”, ao conseguir fazer com que empresas desprezadas pelas pessoas investidoras se tornassem altamente lucrativas. 

A empresa fez investimentos consideráveis em muitas companhias famosas, dentre elas a Coca-Cola, Citigroup Global, e Gillette. 

Warren Buffett e o investimento na área de tecnologia

Durante muito tempo, Warren Buffett não era conhecido por investir em empresas voltadas à área de tecnologia. Muitas pessoas acreditam que isso se deve ao fato de que o estilo de investimento de Warren é bastante seguro e ele não conhecia muito bem o cenário e a indústria. 

Porém, nos últimos anos, aparentemente ele começou a entender a proporção desse mercado, realizando investimentos massivos nas principais empresas do ramo. Elas foram:

  • Apple: a empresa de Buffett, Berkshire, investiu cerca de 1 bilhão de dólares em 2016 na empresa e continuou a investir nos anos seguintes. Em 2020, a empresa de investimentos já era dona de 5% da companhia tech. 
  • Amazon: Berkshire investiu cerca 1.8 bilhões de dólares na empresa que é uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, para além de outros serviços. 

Qual a relação de Warren Buffett e a filantropia?

Warren Buffett é um dos maiores nomes da lista de pessoas bilionárias quando o assunto é filantropia. Em meados de 2006, o bilionário fez um anúncio de que sua fortuna, na totalidade, seria doada para caridade até o final de sua vida. Esse se tornou o maior ato de filantropia da história dos Estados Unidos da América até então. 

Qual a relação entre Warren Buffett e Bill Gates?

Bill Gates e Warren Buffett

Bill Gates e sua ex-esposa, Melinda, são pessoas muito próximas de Warren Buffett. Prova disso é que Warren Buffett se comprometeu a deixar 83% de toda sua fortuna para a instituição de filantropia criada pelo casal enquanto ainda estavam juntos, a Bill & Melinda Gates Foundation

Além disso, em 2010, o trio de filantropos se juntou para formar o The Giving Pledge. A iniciativa é um apelo às pessoas mais ricas do mundo para que elas se envolvam em projetos de doação e caridade. A ideia do tratado é de que, aquela pessoa que assiná-la, terá de doar a maior parte de sua fortuna durante sua vida ou após ela, independentemente do meio. 

A iniciativa já coleciona diversas assinaturas, incluindo pessoas como:

As 8 melhores dicas de investimento de Warren Buffett!

Não só Warren Buffett é uma das pessoas investidoras mais importantes de todos os tempos, como ele também não esconde suas cartas e adora compartilhar um pouco de sua sabedoria. Se você tem interesse em saber como ele chegou tão longe, você pode coletar um pouco de seu conhecimento por meio de algumas de suas dicas, disponibilizadas abaixo:

DICA #1: Nunca perca dinheiro

Por mais simplória que essa dica possa parecer, ela representa bem o estilo de investimento de Warren Buffett. Apesar dele mesmo já ter sua parcela de fracassos uma vez ou outra, ele sempre entra em jogo para ganhar. Logo, quanto menor o risco, maior serão os ganhos. 

DICA #2: Foque em valores altos por preços pequenos

Já explicava Buffett: “preço é o que se paga, valor é o que se obtém”. A partir dessas definições, é fácil interpretar o que ele quis dizer com sua dica. Caso você pague um preço que não corresponda ao valor adequado, você estará infringindo sua principal regra: nunca perca dinheiro!

DICA #3: Sempre que possível, evite dívidas, especialmente as de cartão de crédito

Quando fazemos dívidas, estamos pagando juros e taxas altíssimas para o banco. Logo, estamos pagando mais do que compramos. Buffett aconselha fazer o contrário: deixar que o dinheiro trabalhe para nos pagar. Em prol de conseguir isso, deve-se evitar emprestar dinheiro, seja como for. 

DICA #4: Invista o máximo possível em si

Buffett acredita que nós somos os nossos maiores ativos. Logo, ele aconselha que façamos qualquer coisa que realce nossas habilidades e faça com que sejamos mais valiosos. Ainda de acordo com ele, esse bem é o mais valioso, pois ninguém pode taxar o tirar de nós. 

DICA #5: Crie hábitos financeiros saudáveis

Em uma de suas mais ilustres frases, Buffett diz “As cadeias do hábito são leves para se sentir, mas pesadas para se romper”. Isso significa que se criarmos hábitos mais saudáveis em relação ao dinheiro, em breve não precisaremos nos preocupar pois já será reproduzido naturalmente em nosso cotidiano. 

DICA #6: Não tenha medo de aprender sobre dinheiro

Economia pode ser um tema assustador. Há tantos conceitos complexos e difíceis que isso pode acabar afastando pessoas que não nutrem um interesse genuíno pela área. Porém, isso não pode impedir você de aprender sobre como funciona o dinheiro, de onde ele vem e para onde ele vai. Educação financeira é um investimento seguro e proveitoso a longo prazo!

DICA #7: Sempre tenha um fundo de reserva

Buffett revelou que administra sua empresa, Berkshire Hathaway, mantendo pelo menos 20 bilhões de dólares reservados em dinheiro vivo. Ele ensina que dinheiro é como oxigênio: você não pensa nele quando ele está presente, somente quando há sua ausência. Logo, sempre mantenha uma reserva financeira — de preferência, em dinheiro em espécie, para evitar ser gasto.

DICA #8: Enxergue dinheiro como um investimento a longo prazo

Outra metáfora de grande sabedoria de Buffett é “Se você sentar na sombra da árvore hoje, é porque alguém um dia a plantou.”. Para ele, dinheiro deve ser visto sempre em seu potencial a longo prazo — isso faz parte de seu estilo de investimento. Logo, pense nas suas escolhas financeiras sempre projetando em como isso poderá reverter em algo positivo no futuro. 

As 5 melhores frases de Warren Buffett!

Como já percebemos, Warren Buffett é um homem de grande sabedoria. Ao longo de sua vida, ele deixou em palestras, entrevistas e discursos diversos ensinamentos que podem auxiliar todas as pessoas,inclusive aquelas que não têm interesse na área do investimento. Confira, abaixo, 5 frases famosas dele!

1. 

Regra número um: nunca perca dinheiro.

Regra número dois: nunca esqueça da regra número um. 

Warren Buffett já deixou bem explícito o que ele pensa sobre riscos desnecessários. Para ele, perder dinheiro nunca será uma opção. Portanto, você pode aprender com essa frase que, por mais que às vezes a vontade de ganhar dinheiro rápido seja grande, alguns riscos podem acabar não compensando no final. Sempre prefira pegar o caminho mais longo porém mais estável. 

2. 

Você não terá um bebê em um mês mesmo se tiver nove mulheres grávidas

Essa frase tem tudo a ver com o estilo de investimento de Buffett. Há determinadas coisas que precisam do tempo certo para que possam dar o devido resultado. E, nesse caso, a ordem dos fatores altera sim o produto. Então, não adianta apressar algo que não pode ser feito em menos tempo! Não acredite no milagroso “ficar rico da noite para o dia!”. Aprenda com Buffett que o melhor é sempre enxergar seu dinheiro como um negócio a longo prazo. 

3. 

Meu primeiro investimento foi aos 11 anos. Até lá, eu estava desperdiçando minha vida.

Apesar desta frase parecer um pouco quanto dura, ela não deve ser levada ao pé da letra. O que Buffett quis dizer é que nunca é cedo demais ou tarde demais para começar a investir. Muitas pessoas podem dizer que ele foi precoce ao preocupar-se com finanças tão cedo, porém, foi graças a isso que ele tornou-se o bilionário que é nos dias de hoje. Então, caso você tenha os meios necessários, não perca mais tempo e comece a investir!

4. 

A razão mais idiota do mundo para se comprar um ação é por conta de seu valor estar subindo.

Aí está uma dica de investimento de primeira mão, direto de Warren Buffett. Para ele, você não deve jamais investir em algo somente porque está em alta. Existem muitos outros fatores a se levar em consideração antes de decidir onde colocar o seu dinheiro. 

5.

No final das contas, você somente saberá quem é a pessoa nadando nua quando a maré está baixa.

Parte da estratégia de investimento de Warren Buffett é investir em empresas transparentes e completamente honestas com sua movimentação no mercado. Assim como na frase que ele disse, em momentos de queda ou difíceis, você saberá que na realidade as coisas não estavam favoráveis. Portanto, prefira colocar seu dinheiro onde haja segurança e transparência. 

3 livros recomendados por Warren Buffett

Warren Buffett é um grande adepto da leitura. Ele nunca escondeu o quanto a leitura pode ajudar na construção do conhecimento. Durante sua vida, ele já citou ou apresentou muitos títulos. Abaixo, está uma seleção de 3 desses livros, caso você queira adicioná-los a sua lista de leitura:

O investidor Inteligente — Benjamin Graham

Livro O investidor inteligente, do mentor de warren buffett, Graham

Não só é o livro escrito pelo mentor de Warren Buffett, como também é o livro que colocou-o no caminho para se tornar quem é atualmente. O bilionário já citou capítulos e trechos do livro em mais de uma ocasião, demonstrando que ele é uma ótima leitura para quem quer entender mais sobre esse processo. 

Tap Dancing to Work: Warren Buffett on Practically Everything — Carol Loomis

Tap Dancing to Work: Warren Buffett on Practically Everything

A jornalista do Fortune Carol Loomis coletou e atualizou diversos artigos publicados na Fortune sobre Buffett, proporcionando insights sobre as estratégias de investimento de Buffett e seus pensamentos mais profundos sobre diversos temas, como filantropia e administração. 

The Clash of the Cultures: Investment vs. Speculation — John Bogle

The Clash of the Cultures: Investment vs. Speculation — John Bogle

Esse é um livro recomendado Buffett, diretamente. Neste livro, pensado para pessoas investidoras, John Bogle explica as diferenças entre investimento e especulação — e como ela chegou para dominar o primeiro. O livro contém uma lista de regras de senso comum sobre investimento. É bastante útil para aprofundar mais sobre o conhecimento na área. 

Neste artigo, conhecemos o bilionário Warren Buffett, conhecido por seus grandes e bem-sucedidos investimentos em mais de diversas áreas. Para qualquer pessoa que se interessa por finanças, sua história e seus ensinamentos são lições inestimáveis. Para quem não tem interesse na área, é possível ainda aprender com Buffett um pouco sobre educação financeira, afinal de contas, um bom investidor sabe como gerenciar seu próprio dinheiro. 

Agora que você conheceu Warren Buffett, continue explorando a lista das pessoas mais ricas do mundo, aprendendo agora sobre Jeff Bezos, o dono da Amazon!

0 Shares:
Você também pode gostar