Dentre as pessoas que estão na lista das mais ricas do mundo, Larry Ellison é aquela que contribuiu para a evolução da computação em nuvem e banco de dados. 

Fundador de uma das empresas de tecnologia mais famosas do mundo ao lado da Google, Apple e Amazon, sua presença no mercado foi essencial para o desenvolvimento de novas soluções. 

No entanto, Ellison tem uma história bastante difícil e bastantes polêmicas envolvendo seu nome na mídia. 

Quer saber mais sobre o que estamos falando? Não perca, abaixo está todo o material necessário para que você possa conhecer essa importante figura! Confira o conteúdo deste texto:

Boa leitura!

Quem é Larry Ellison?

Larry Ellison

Larry Ellison é um magnata estadunidense e investidor que ficou conhecido por fundar a Oracle Corporation, empresa na qual era CEO e agora tem o cargo de CTO. 

Ficha técnica

Nome CompletoLawrence Joseph Ellison
OcupaçãoEmpresário, investidor e CTO
FundadorOracle Corporation
Local de NascimentoNova York (USA)
Data de Nascimento17 de Agosto de 1944 (78 anos)
PrêmiosRebel With a Cause (2019) | Distinguished Medical Informatics Award (2011)
Fortuna93.3 Bilhões USD (Nov. 2022)

Larry Ellison é dono de qual empresa?

fachada da Oracle Corporation

Larry Ellison é fundador, CTO e ex-CEO da Oracle Corporation, uma empresa multinacional de desenvolvimento de soluções informáticas com foco em computação em nuvem e banco de dados para negócios. A gigante empresa do ramo da tecnologia está sediada na cidade de Austin, no Texas (EUA).

A companhia foi fundada em 1977 por Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates e era chamada inicialmente de Software Development Laboratories. Com o surgimento dos primeiros banco de dados no final da década de 60, o cientista da computação inglês Edgar Frank Codd publicou um artigo que estruturou a ideia de um banco de dados relacional, em que houvesse uma linguagem de pesquisa simples, para que não fosse necessário reprogramar todo o sistema de armazenamento cada vez que fosse necessário realizar uma alteração. 

A partir desse trabalho, Larry e os outros fundadores desenvolveram um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional voltado para empresas, e chamaram esse projeto de Oracle, que acabou virando o nome da companhia em 1983.

O projeto ficou famoso por apresentar a primeira linguagem de consulta de banco de dados comercial para empresas, que rapidamente se tornou padrão no mercado, a Structured Query Language, mais conhecida pela sigla SQL. 

Grande parte da fortuna de Ellison vem das ações que ele tem em sua própria empresa. Atualmente, ele ainda é dono de cerca de 25% da empresa.

Qual é a fortuna de Larry Ellison?

A Bloomberg organiza um índice das pessoas bilionárias do mundo, ranqueando-as de acordo com o valor de sua fortuna. De acordo com ela, Larry Ellison possui atualmente uma fortuna de 93.3 bilhões de dólares.

De acordo com o gráfico disponibilizado também pela plataforma, é possível notar que a fortuna de Ellison tem variado muito ao longo do último ano, considerando o intervalo de tempo que vai de novembro de 2021 até novembro de 2022. Sua fortuna chegou ao ápice até então, por volta de 120 bilhões, em dezembro de 2021. 

Gráfico que demonstra a variação na fortuna de Larry Ellison ao longo de um ano, de novembro de 2021 a novembro de 2022. Fonte: Bloomberg
Gráfico que demonstra a variação na fortuna de Larry Ellison ao longo de um ano, de novembro de 2021 a novembro de 2022. Fonte: Bloomberg

Larry Ellison é a pessoa mais rica do mundo?

Não. 

No entanto, a fortuna de mais de 90 bilhões de dólares de Ellison é suficiente para garantir a ele um posto dentre as 10 pessoas mais ricas do mundo. 

De acordo com a Bloomberg e o seu ranking dinầmico, Larry Ellison atualmente ocupa o sétimo lugar, logo atrás do investidor Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, e acima do indiano Mukesh Ambani,do setor energético.

Ranking das pessoas mais ricas do mundo de acordo com a bloomberg

A história de Larry Ellison!

Larry Ellison tem uma história de vida bastante conturbada em seus anos iniciais. 

O bilionário nasceu no Bronx, famoso bairro de Nova York. Sua mãe, que era solteira e adolescente, não teve condições de criá-lo, especialmente depois que ele foi acometido por uma pneumonia intensa. Com isso, ele foi enviado para Chicago para viver com seus tio e tia, que posteriormente o adotaram. 

A família de classe média foi capaz de dar uma vida e educação adequada para Ellison que, após o ensino médio, conseguiu ingressar na Universidade de Illinois com a intenção de fazer uma carreira na área de medicina. Com a morte de sua mãe adotiva, ele deixou a faculdade no segundo ano. 

Ele então ingressou na Universidade de Chicago para estudar Física e Matemática, entrando em contato pela primeira vez com a ciência da computação. No entanto, ele também abandonou a formação para mudar-se para Berkeley, na Califórnia, aos 22 anos de idade.

Por quase uma década, ele aprendeu habilidades de programação suficientes para trabalhar em empresas do ramo de tecnologia, como Amdahl e Ampex. Foi nessas empresas que ele conheceu as pessoas que juntamente a ele mudariam os rumos da história da tecnologia no quesito de armazenamento e gerenciamento de dados. 

A história da criação da Oracle!

Enquanto trabalhava em empresas do ramo de tecnologia, Ellison teve acesso a uma pesquisa realizada por um cientista da computação da IBM, o inglês Edgar Frank Codd. Em seu trabalho, ele descreveu teoricamente uma nova forma de organizar os dados que estavam sendo criados e como acessá-los, alterá-los e removê-los de uma forma simples. 

Como os bancos de dados até então estavam em seu estágio inicial, era preciso utilizar linguagem de programação para alterá-los, o que dava bastante trabalho. 

Mesmo com a ideia ainda sendo hipotética, Larry Ellison compreendeu que aquilo poderia revolucionar o meio empresarial. Afinal de contas, a computação estava se desenvolvendo cada vez mais rápido. 

Larry juntou-se a dois amigos que fez enquanto trabalhava na Ampex, Bob Miner e Ed Oates, e fundou a Software Development Laboratories, em 1977. O trio tirou dinheiro do próprio bolso para conseguir trazer a ideia para realidade. 

Com isso, ao longo dos dois anos seguintes, os três criaram a primeira linguagem de pesquisa estruturada de um banco de dados, o SQL (Structured Query Language). Ela passou a ser utilizada comercialmente para lidar com enormes bancos de dados relacionais.

No entanto, isso só foi possível pois em 1978 a empresa de Ellison foi contratada pela Agência de Inteligência Central dos Estados Unidos , a CIA, para construir um sistema de gerenciamento de banco de dados, o que rendeu 50 mil dólares. O nome dado para o projeto foi Oracle. Essa primeira versão acabou sendo engavetada, por medo do mercado não estar preparado para recepcioná-la. 

Em 1979, a segunda versão do sistema foi lançada, a Oracle 2, destinada a ser comercializada. Em 1983, o nome da empresa passou a ser oficialmente Oracle, baseado naquele primeiro projeto

A companhia se tornou de capital público em 1986, ano em que fez sua oferta pública inicial. Nos anos seguintes, a empresa passou por diversas crises, cenário que só foi melhorar em 1992 com a explosão da popularidade do software Oracle 7, lançado pela empresa. 

Como o software se tornou padrão para todo tipo de empresa, incluindo as governamentais, Larry Ellison iniciou o novo milênio como uma das pessoas empresárias mais bem-sucedidas do mundo, já ultrapassando a marca do bilhão.

Nos últimos anos, a Oracle vem mudando um pouco sua atuação para incluir também os serviços de Computação em Nuvem. Durante o período da pandemia, em 2020, a Zoom escolheu a infraestrutura em nuvem providenciada pela Oracle para aguentar a crescente demanda, após grande parte das pessoas precisarem trabalhar a partir de casa, por meio de videoconferências. 

O que é a “Internet de nuvens” que Larry Ellison quer criar?

Larry Ellison e Satya Nadella, CEO da Microsoft. Ambos executivos estão alinhando o futuro do serviço em nuvem. 
Larry Ellison e Satya Nadella, CEO da Microsoft. Ambos executivos estão alinhando o futuro do serviço em nuvem. 

Assim como Larry Ellison enxergou décadas atrás o surgimento dos bancos de dados relacionais e viu aí uma grande oportunidade, agora ele volta sua atenção para o crescente mercado dos serviços em nuvem. 

Já pensando no futuro e nas próximas gerações de tecnologias baseadas em nuvem, Larry Ellison acredita que a melhor ideia é criar uma multi-nuvem. Isso é, uma única nuvem compartilhada por todos os provedores. 

Atualmente, usamos diversos serviços, cada um proporcionando sua própria infraestrutura em Nuvem. Podemos escolher, por exemplo, entre serviços de armazenamento e compartilhamento em nuvem da Google, da Microsoft, etc. Porém, para usá-los, teremos que ter uma conta e acessar cada serviço individualmente. 

Ellison idealiza que essas “paredes” sejam quebradas e que as nuvens passem a ser integradas, criando uma espécie de “internet”. Dessa forma, as pessoas clientes terão maior poder de escolha e personalização dos serviços. 

Em prol de rumar para esse futuro, a companhia anunciou que as ferramentas disponíveis no serviço Oracle MySQL HeatWave vão também estar disponíveis para a concorrente, Microsoft Azure. 

Como Larry Ellison gasta seu dinheiro?

Curiosamente ou não, Larry Ellison e Elon Musk são amigos próximos, o que pode indicar que eles possam pensar mais ou menos da mesma forma. Assim como Musk, Ellison também tem uma forma bastante peculiar de gastar seu dinheiro. Abaixo, vamos conferir como Larry Ellison gasta seu dinheiro.

Jatos privados

É comum que as pessoas bilionárias tenham um jato particular para sua própria locomoção ao redor do mundo. É assim com Warren Buffett e Jack Ma, por exemplo. Porém, Larry Ellison não tem um: ele tem vários.

Gulfstream G650

Ele comprou em 2015 um Gulfstream G650 com capacidade para 14 pessoas avaliado em 75 milhões de dólares, dois Bombardier Global Express, um Cessna 525 Citation, um Bombardier Challenger, dois jatos militares e aeronaves menores que não se configuram como jatos. Um motivo pelo qual ele potencialmente gasta tanto com aviões é que ele mesmo tem licença para pilotar aeronaves. 

Barcos

Larry Ellison já foi dono do décimo segundo maior iate do mundo, o Rising Sun. No entanto, ele vendeu-o e, atualmente, é dono de Musashi, o iate que ocupa a posição de 79 no mesmo ranking. 

O luxuoso iate Rising Sun do qual Larry Ellison já foi dono
O luxuoso iate Rising Sun

Carros

Ellison não é exceção quando o assunto é ter carros caros e raros. Alguns dos destaques de sua coleção são Acura NSX e o McLaren F1. 

McLaren F1

Setor imobiliário

O bilionário é dono de casas ao redor do mundo todo. Alguns dos destaques são:

  • Uma mansão em Woodside, na Califórnia, que foi inteiramente estilizada para parecer uma vila japonesa durante o período feudal, no valor de 110 milhões de dólares;
Casa de Larry Ellison
  • Uma propriedade em Rancho Mirage, na Califórnia, com seu próprio campo de golfe particular, no valor de 42.9 milhões de dólares
Rancho Mirange califórnia

Um time de iatismo

Larry Ellison gosta muito de velejar. Uma de suas aquisições mais curiosas é o time de iatismo que representa os Estados Unidos da América na Taça América, tradicional  competição da área. 

Equipe de iatismo de Ellison

Uma ilha

Larry Ellison é dono de 98% da ilha de Lanai, presente no Havaí. A propriedade estava à venda por aproximadamente 600 milhões de dólares. Seu objetivo é criar fazendas e experimentos sustentáveis. A compra tem levantado bastante polêmica na mídia, pois as renovações e investimentos mexeram com a economia local, e famílias que já viviam lá antes da compra estão com dificuldade em acompanhar o encarecimento da região.

Ilha de Lanai, no Havaí

Filantropia

Assim como muitas outras pessoas muito ricas, Ellison também contribuiu em doações para a caridade. Ele tem sua própria instituição de filantropia, a The Ellison Foundation. Muitos de seus investimentos são para a área médica e para o tratamento de doenças, como o câncer — uma vez que sua mãe adotiva faleceu por conta disso. 

5 frases de impacto de Larry Ellison!

1. 

“Veja coisas no presente, mesmo que elas estejam no futuro.”

Podemos concordar que essa frase pode ser usada para definir o sucesso de Larry Ellison. Afinal, ele viu em apenas uma pesquisa hipotética a oportunidade de criar um serviço que mudaria por completo a relação da tecnologia com as empresas, tão útil que seu primeiro cliente foi a CIA. Logo, Larry Ellison sempre está pensando no futuro. 

Devemos pensar do mesmo modo: não é por que algo ainda não existe no presente que não podemos criar uma oportunidade a partir dela. Portanto, a dica dele aqui se refere a continuar olhando para o futuro, visualizando o que pode ser feito no presente. 

2. 

“Quando você é uma pessoa inovadora, você deve estar preparada para ouvir as outras lhe chamando de maluca.”

Uma das consequências de observar o futuro para criar oportunidades no presente é a inovação. Como tudo que é novo, isso pode assustar muita gente. Logo, é de se esperar que digam que você não está refletindo com lucidez. Para Ellison, isso não deve nos parar. Quando alguém diz que você está cometendo uma loucura, há uma grande chance de você ter se deparado com uma imensa oportunidade. 

3.

“Você deve acreditar no que você faz se você quiser ter o que deseja.”

Essa dica de Ellison é também compartilhada por diversas outras pessoas mais ricas do mundo. Warren Buffett, grande investidor, por exemplo, diz que devemos encontrar a paixão no que fazemos a ponto de ir “sapateando” para o trabalho. Logo, não há outra alternativa: não acreditar no que você faz pode ser a maior barreira entre você e o sucesso.

4. 

“A única forma de seguir adiante é descobrindo e descobrindo erros na sabedoria tradicional.”

Tudo está em constante evolução. Em consequência, a versão posterior é sempre melhor e mais eficaz que a anterior. Só é possível se aprimorar e seguir adiante se a gente descobrir como podemos transformar uma coisa que já é conhecida em algo novo. 

5. 

“Você deve agir e agir agora!”

Não deixe para amanhã o sucesso que você pode ter hoje! Muitas vezes a preocupação com assuntos diversos é tão grande que continuamos a postergar o que queremos fazer. Porém, é importante ter foco! É sempre (e, ao mesmo tempo, nunca) tarde demais para começar a correr atrás do seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Neste texto conhecemos um pouco sobre o Larry Ellison, fundador da gigante Oracle, uma das maiores companhias multinacionais da área de tecnologia. Graças a sua visão e vontade de vencer, ele conseguiu superar todas as barreiras enfrentadas em sua vida para ser uma das dez pessoas mais ricas do mundo. 

Quem diria que o garoto que não conheceu o pai e nasceu em uma das situações mais conturbadas possíveis seria atualmente dono de uma ilha e de uma fortuna bilionária? É por esse motivo que jamais podemos deixar de acreditar que é possível chegar lá!

Não deixe de conhecer agora a história de outro grande bilionário da tecnologia, concorrente de Larry Ellison, o famoso fundador da Microsoft Bill Gates!

0 Shares:
Você também pode gostar