A TV Android é uma tecnologia criada para trazer às televisões as principais facilidades dos aplicativos do seu telefone.

Com suporte da Play Store, que oferece uma gama de aplicativos para dowload, como a Netflix, Youtube e muito mais, as TVs Android mudaram a forma como as pessoas usam esse dispositivo, transformando-o em algo muito mais poderoso do que uma simples tela!

Por isso, preparamos este artigo para falar sobre:

Boa leitura!

O que é uma TV Android?

Imagem de uma TV Android

A Android TV é um sistema operacional adaptado para televisões lançado por volta de 2014 por meio da parceria entre a Google e a Sony.

Desde seu lançamento, a TV Android se popularizou rapidamente no mercado, pois seu sistema trazia diversas vantagens que antes só eram possíveis com os dispositivos móveis, como:

  • Controlar outros dispositivos da casa;
  • Controlar a televisão por voz;
  • Instalar aplicativos diversos, como streamings de vídeo (Netflix), jogos e muito mais;
  • Interface e navegação intuitivas, muito parecidas com a encontrada nos celulares.

Mas se engana quem acha que apenas as pessoas consumidoras têm vantagens com a produção das TVs Android. A partir do seu lançamento, as empresas de software tiveram oportunidade de desenvolver novos aplicativos exclusivamente para esses dispositivos, bem como adaptar os que já existiam para a alta resolução.

Conheça a história da TV Android [RESUMO]

Antes da Android TV, o Google já possuía um modelo próprio chamado Google TV. Porém como não haviam aplicativos muito interessantes para as pessoas usuárias da Google TV em 2014, ela não era tão popular.

Foi assim que a Google TV foi substituída em 2014 pela TV Android, que funciona por meio do Sistema Operacional Android. Através dele, é possível utilizar a Google Play Store e baixar aplicativos. Isso favoreceu sua popularização, já que fabricantes poderiam adaptar o seu produto visando alcançar a plataforma Android para TVs.

Entretanto, o mercado da tecnologia se viu aquecido novamente com o surgimento do Chromecast, dispositivo da Google criado para parear os smartphones com as Google TVs. Assim, esse modelo surgiu novamente e a tendência, de acordo com especialistas, é de que se torne o principal modelo nos próximos anos.

Quais as diferenças entre TV Android e smart TV?

A smart TV é um modelo que se destaca pela interatividade e conectividade. Através de um navegador da Internet, é possível acessar qualquer tipo de conteúdo on-line diretamente na televisão. Além disso, esses dispositivos geralmente possuem Wi-fi e bluetooth, o que permite conectar dispositivos móveis a eles.

De certa forma, a TV Android é uma smart TV, pois disponibiliza conteúdo através da conexão com a Internet e de forma interativa.

Portanto, a diferença entre TV Android ou smart TV é o sistema operacional: quando falamos em smart TV, podemos nos referir a qualquer sistema, como Tizen OS ou webOS. Já quando o assunto são as TVs Android, o sistema em questão é o Android.

Quais as diferenças entre Android TV e Google TV?

Tanto a Android TV quanto a Google TV são de domínio do Google. Entretanto, Google TV é uma atualização da plataforma smart com o objetivo de trazer ainda mais facilidades e benefícios para a pessoa usuária.

A ideia da Google TV é agrupar diversas plataformas de entretenimento, como a Netflix, Youtube, HBO Max e muitas outras (que também estão disponíveis na TV Android) em uma interface organizada e intuitiva. Além disso, a tecnologia da Google TV traz sugestões de conteúdos e programas para a pesosa usuária para evitar que ela passe mais tempo procurando o que assistir do que consumindo entretenimento.

Outra diferença interessante é que a Google TV torna possível a sincronia com o Google Fotos. Assim, a pessoa usuária pode aproveitar mais os recursos do Google em alta resolução.

Como funciona a TV Android?

Fácil usabilidade

O Android é um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo. Por isso, aproveitar a sua navegação e interface para a televisão torna a experiência da pessoa usuária mais agradável.

Pesquisa por voz

Outro atributo extremamente interessante é o controle por voz que a Android TV oferece. No controle remoto há um microfone que permite realizar uma busca por voz, com bastante qualidade.

Jogos

A Android TV tem um excelente processador para games. Ela entrega uma ótima resolução, disponibiliza jogos para download na Play Store, além de permitir o compartilhamento da tela do seu celular ou tablet para a TV.

Veja alguns aplicativos que vão te ajudar a encontrar bons jogos para sua TV Android:

  1. Arcade Family Chromecast Games: através de smartphones ou tablets, você e sua família poderão jogar diretamente na TV;
  2. AirConsole: descubra mais de 180 jogos exclusivos para aproveitar na sua Android TV.

Aplicativos e conteúdos

Exemplo de uma tela de Android TV

Os aplicativos da Android TV são organizados em uma linha vertical para que a pessoa usuária tenha a visão dos diversos produtos disponíveis. Além dos mais tradicionais, como Netflix, Youtube e Amazon Prime, veja outras possibilidades:

  1. Google Chrome: navegador para acessar qualquer conteúdo da Internet;
  2. Google Drive: para aproveitar a alta resolução da TV para acessar seus arquivos;
  3. Google Home: aplicativo para gerenciar dispositivos inteligentes, como lâmpadas, câmeras e TVs em um só lugar;
  4. TV Explorer: permite visualizar pastas de sistema, compartilhar arquivos entre dispositivos e muito mais;
  5. AccuWeather: entrega informações meteorológicas de qualquer lugar do mundo;
  6. Steam: permite transferir seus jogos diretamente para a TV, sem precisar de cabos;
  7. Twitch: aplicativo para assistir transmissões de lives;
  8. VLC: assista a qualquer tipo de vídeo, em qualquer formato;
  9. TED: veja palestras sobre os mais diversos assuntos;
  10. Spotify: ouça suas músicas e podcasts do Spotify diretamente na TV;
  11. Deezer: acesse todo seu conteúdo da Deezer diretamente na TV;
  12. Treinos Diários: faça exercícios físicos em casa com a ajuda deste app;
  13. TV Remote: para instalar no seu celular e usá-lo como controle remoto da TV.

Configurações e definições

Como usabilidade e facilidade de navegação são as principais preocupações desse dispositivo, a Android TV oferece configurações e definições para que as pessoas usuárias tenham a melhor experiência.

Por exemplo, é possível reorganizar as fileiras de aplicativos, adicionar atalhos, tirar prints da tela, conectar dispositivos através do bluetooth (como fones e caixas de som) e muito mais.

Chromecast

O Chromecast tem a função de ajudar no uso de aplicativos de streaming, como Amazon. Netflix, HBO Max. Além disso, ele faz a pareia os dispositivos comumente usados pelo usuário com a Televisão. Na prática, isso permite pausar um filme e voltar a assistir de onde parou com outro dispositivo, além de poder controlar a TV com outros dispositivos.

Compatibilidade

Além de ser compatível com a Play Store, as Android TV também possuem compatibilidade com os consoles da Sony e os tão desejados Play Station 4 e 4Pro.

2 modelos de TV Android para comprar!

1. TCL 43S615

TV Android TCL 43S615
  • Resolução: 1920 X 1080
  • Tipo de painel : VA
  • Tecnologia: LED
  • Características: Smart TV, HDR
  • Frequência: 60hZ
  • Conectividade: Wi-Fi Integrado, Bluetooth
  • Conexões: 1 Porta LAN, 3 HDMI, 1 USB, 1 Entrada AV (Áudio & Vídeo), 1 Entrada RF para Antena/1 Porta LAN, 2 HDMI, 1 USB, 1 Entrada AV (Áudio & Vídeo), 1 Entrada RF para Antena/cabo, 1 Saída Áudio digital (ótica) e 1 Saída para fone de ouvido
  • Assistente virtual: Google Assistant
  • Sistema de cor: RGB
  • Potência dos alto-falantes: 2*10W
  • Voltagem: Bivolt
  • Preço: por volta de R$2.099,00

2. TCL C715

TV Android TCL C715
  • Resolução: 4K
  • Tipo de painel: VA
  • Tecnologia: QLED
  • Características: Smart TV 4K QLED 55” TCL C715 Android – Wi-Fi Bluetooth HDR 3 HDMI 2 USB
  • Frequência: 60hZ
  • Conectividade: Wi-Fi – Bluetooth – RJ45
  • Conexões: 3 Entradas HDMI – 2 Entradas USB – 1 Entrada AV – 1 Entrada RF para antena/cabo – 1 Saída de fone de ouvido – 1 Saída áudio digital (ótica)
  • Assistente virtual: Google Assistante
  • Sistema de cor:  PAL – NTSC
  • Potência dos alto-falantes: 2x 10W RMS
  • Voltagem: Bivolt
  • Preço : aproximadamente R$3.325,00

Vale a pena comprar uma TV Android? Vantagens e desvantagens!

A familiaridade com o sistema Android traz a vantagem para a pessoa usuária de poder contar com uma navegação simples e intuitiva na sua televisão. Outra vantagem é a excelente resolução que a TV entrega, sendo inclusive recomendada pela Netflix. De acordo com a distribuidora de filmes e séries, assistir aos seus conteúdos nesses tipos de televisões entrega uma experiência diferente para as pessoas usuárias.

E temos muitas outras vantagens, como conectividade com dispositivos inteligentes, pesquisas por voz, compartilhamento de vídeos e imagens, jogos com ótima resolução e muito mais. Tudo isso permite que você transforme a sua televisão em uma ferramenta para outras atividades do dia a dia, como trabalho, estudo, estudo e até mesmo rádio.

Porém precisamos destacar que a fluidez de navegação da TV Android, comparada com outras marcas, é inferior. Algumas pesosas usuárias reclamam de que a sua interface é poluída. Por exemplo, a sua tela possui “linhas” que contém as funcionalidades e isso acaba ocupando bastante espaço.

Também há outras funções que não estão disponíveis na Android TV de forma nativa, como a visualização da fotos. Por isso, muitas pessoas acabam preferindo modelos, como a Google TV. Mas é claro, se uma Android TV é vantajosa ou não, vai depender da sua expectativa e sua necessidade.

Existem outras opções além da TV Android? Quais?

Sim. Uma das maravilhas da tecnologia é oferecer muitas opções. Aqui estão algumas possibilidades que podem atender melhor determinadas necessidades de smart TV:

1. MI BOX, da Xiaomi

MI Box

Central de mídia que transforma qualquer TV com entrada HDMI em um dispositivo smart. O aparelho roda o sistema operacional Android TV, vem com conexão bluetooth para permitir o pareamento com outros dispositivos e exibe imagens em 4K com HDR.

2. Nvidia Shield

Transmissor de jogos e conteúdos que disponibiliza Android TV e poder de processamento suficiente para rodar os games mais exigentes do mercado.

3. Amazon Firestick

Transforma qualquer monitor ou TV com entrada HDMI em uma smart TV e permite o acesso a serviços de streaming de uma forma descomplicada e mais acessível.

Conclusão

Ter uma televisão inteligente em casa é ter um lembrete de como a tecnologia é maravilhosa e o quanto ela avança rapidamente. A Android TV é um marco também, sua tecnologia traz diversos benefícios e novidades, agradando consumidores e fabricantes. 

E se você curtiu esse assunto, não deixe de conferir mais sobre a tecnologia por trás de muitos dos dispositivos que citamos neste artigo: a Internet das Coisas!

0 Shares:
Você também pode gostar