Criar o seu próprio negócio tem se tornado cada vez mais fácil. Com a ajuda da tecnologia, tudo se torna possível e apresenta menos burocracia. Quando o assunto é criar uma empresa de software, isso também é verdade. Com o crescimento do mercado no Brasil, as oportunidades não param de surgir.

Ainda que haja alguns empecilhos no caminho, principalmente com a administração, tirar seu sonho do papel poderá acontecer. Ao redor do mundo, milhares de empresários seguem lutando e conquistando seu espaço. No entanto, é preciso investir tempo, dinheiro e paciência para dar certo.

Se você quer ter um lucro exponencial, bem como trabalhar com o que gosta, que tal montar uma empresa de software? Com algumas dicas e, principalmente, com organização, os resultados serão surpreendentes! Acompanhe todas as informações sobre o segmento neste artigo.

Por aqui, você vai descobrir:

O que é uma empresa de software?

Ela nada mais é do que um tipo de empresa capaz de desenvolver aplicações e sistemas. No entanto, diferente de profissionais autônomos ou colaboradores contratados, uma empresa consegue trabalhar em escala industrial. Na maior parte dos casos, as soluções acabam agilizando as demandas solicitadas.

Além disso, uma empresa de software acaba sendo responsável por um aumento de produtividade. Por ter um ambiente propício para o desenvolvimento de profissionais, os prazos são reduzidos por meio da padronização de atividades. Assim, a interferência humana é diminuída e os processos são mais ágeis.

É muito comum que as empresas que desenvolvem softwares trabalhem de maneira totalmente virtual. Isso porque elas priorizam atender aos perfis diferentes de seus clientes. Sendo assim, elas levam em consideração a pontualidade ou a recorrência de solicitações para elaborar um bom plano de trabalho.

O modelo que utiliza a recorrência como principal ponto é ideal para empresas SaaS (Software as a Service) ou B2B (Business to Business). De maneira geral, a empresa de software utiliza de toda a sua tecnologia para promover o desenvolvimento de soluções. Dessa forma, os seus clientes saem satisfeitos e com resultados práticos para o cotidiano da empresa.

Como funciona uma empresa de desenvolvimento de software no dia a dia?

No dia a dia, uma empresa desse porte acaba contratando os mais diversos perfis de colaboradores. Quanto maior for a quantidade de habilidades em uma equipe, melhor. Os desenvolvedores também possuem um papel fundamental na rotina de trabalho. Outras estruturas da empresa são compostas por:

  • equipe administrativa e financeira
  • vendedores
  • suporte técnico
  • marketing e mídia

Cada um dos departamentos de uma empresa de software tem uma rotina diferente, bem como metas e obrigações. Ainda assim, para que seja possível trilhar um mesmo caminho e obter um objetivo em comum, é necessário ter alinhamentos. Isso fará com que uma cultura, pouco a pouco, seja criada no local.

Uma das estratégias mais utilizadas por empresas que desenvolvem softwares é a de Customer Centric. Isso fará com que o cliente seja colocado como peça principal do negócio. Dessa maneira, todas as áreas de atuação da organização precisam ter como base o consumidor e as suas necessidades.

Qual é a estrutura básica de organização em uma empresa de software?

É por meio da estrutura organizacional que a hierarquia de cargos pode ser posicionada. Com ela, há a possibilidade de entender a estrutura das equipes e quem são os seus líderes. Dentro de uma empresa de software, os modelos podem ser bastante diversos, variando de acordo com o tamanho e necessidades.

No caso de uma empresa pequena, é muito comum que os profissionais sejam responsáveis por mais de uma função. No entanto, em uma empresa de grande porte, há um profissional para funções específicas. Isso faz com que a estrutura organizacional seja maior e muito mais completa. Avaliar as necessidades das equipes também é uma boa forma de posicionar os líderes.

Para conseguir administrar uma empresa de software é preciso ter habilidades de gerenciamento bem desenvolvidas. Ou seja, precisa de muita experiência. É por meio dela que os possíveis problemas organizacionais serão ultrapassados e transformados em vantagens para o local de trabalho.

Além disso, quando as equipes são separadas em escalas diferentes, há a possibilidade de duplicar a jornada. Isso fará com que a produtividade da empresa suba de maneira exponencial, trazendo apenas resultados positivos.

Quais os tipos de empresas de desenvolvimento de software?

Existem alguns modelos de empresa de software. Cada um deles apresenta uma função diferente e pode ser aplicado com especificidades da área. No entanto, de uma maneira mais ampla, os principais tipos são:

  • Product development: nesse modelo, a empresa produz programas que já estão prontos para a utilização. Sendo assim, é ela mesma quem os comercializa e eles podem ser conhecidos como “softwares de prateleira”.
  • Contratual: nesse modelo, a empresa é contratada por uma outra a fim de criar um software personalizado. Esse tipo de trabalho também pode ser conhecido como outsourcing.

Há, também, os diferentes tipos de software que podem ser criados pelas empresas. Dentre eles, os mais populares são:

  1. Softwares de sistema: também conhecidos como programas, eles ajudam a comandar os hardwares. Suas funções são vitais dentro de um sistema operacional, tornando-se uma interface entre os aplicativos. Dentre os exemplos mais conhecidos, temos os drivers e BIOS.
  2. Aplicativos: os aplicativos talvez sejam os mais solicitados por empresas de terceiros. Eles ajudam o usuário a fazer uma determinada ação, incluindo conjuntos diversificados de um mesmo programa. Plataformas de serviço, redes sociais e sites são os exemplos mais recorrentes.
  3. Softwares de programação: esses são vistos como ferramentas importantes para os programadores e engenheiros. Por meio dele, é possível desenvolver qualquer tipo de software. Os exemplos mais comuns estão voltados para os editores de texto, debuggers e até mesmo compiladores.

Como montar uma empresa de desenvolvimento de software? O passo a passo!

Para ter uma empresa de software de sucesso é necessário ficar de olho em algumas dicas. Antes de mais nada, fazer um planejamento pode ser a salvação do seu negócio. Confira abaixo um passo a passo para se planejar e abrir a sua própria empresa de softwares!

  1. Defina qual será o tipo da sua empresa (Sociedade Limitada/EIRELI/MEI);
  2. Defina o regime tributário;
  3. Abra um CNPJ e inicie uma conta jurídica no banco;
  4. Adote rotinas contábeis saudáveis;
  5. Contrate profissionais experientes;
  6. Tenha um contador de confiança para uma boa administração;
  7. Avalie as suas margens de lucro e invista sempre que possível;
  8. Adquira equipamentos de qualidade;
  9. Estude sobre as metodologias e culturas que serão adotadas na empresa.

Como tornar sua empresa de software mais lucrativa?

Existem algumas formas de tornar a sua empresa de software mais lucrativa. Para isso, é necessário seguir alguns passos importantes. Confira, logo abaixo, quais são eles e como podem ser úteis.

Trace metas

Ter metas significa saber o que podemos alcançar. Dessa maneira, é necessário ter estratégias bem definidas e um foco no horizonte. Desenvolva metas claras, prazos para que sejam cumpridas e, além disso, ao atingi-las, é preciso aumentar essas metas. É importante sempre se atualizar e desafiar os colaboradores.

Invista em colaboradores

Investir em colaboradores é um dos fatores que mais ajudará a empresa de desenvolvimento de software a crescer. Por meio de bons profissionais, a produtividade será aumentada e, consequentemente, permitirá resultados positivos. Sendo assim, esteja sempre em busca dos melhores e invista em treinamentos para eles.

Aposte em comunicação

Apostar em comunicação não significa gastar muito dinheiro para isso. Com as redes sociais e os diferentes softwares de comunicação, isso se torna mais simples. Tenha em mente que a sua equipe precisa trabalhar como uma só e, consequentemente, ter uma boa integração.

Quais as 10 principais empresas de software do mundo?

Existem muitas empresas de software espalhadas pelo mundo. É claro que algumas fizeram maior sucesso, ainda que tenham levado tempo para isso. No entanto, conhecer nomes importantes é necessário para obter uma inspiração. Veja, abaixo, quais são as maiores empresas do ramo.

  1. Microsoft Corp: com uma vasta gama de softwares e serviços, a Microsoft não tinha como ficar para trás. Seus serviços de processamento de desktop impressionam bastante. Atualmente, mostra-se a maior empresa do mundo.
  2. Oracle Corp: seu maior destaque é o desenvolvimento de software de gerenciamento de informação para empresas. Além disso, também são focados em assistentes pessoais digitais, estações de trabalho e mainframes.
  3. SAP SE: sua especialização está voltada para software empresarial. Os produtos são muito focados em gestão empresarial e e-business.
  4. Salesforce.com Inc.: a empresa tem grande destaque mundial por causa da tecnologia que ajuda clientes e desenvolvedores a criar os próprios aplicativos.
  5. Adobe Inc.: os softwares desenvolvidos pela empresa são utilizados em todos os lugares. A criatividade e a multimídia são a marca registrada da Adobe.
  6. VMware Inc.: a empresa é responsável pela virtualização e computação na nuvem. A tecnologia da informação está muito presente em seus produtos.
  7. Intuit Inc.: o produto mais conhecido da empresa é o QuickBooks. Além disso, também possui um software de preparação de impostos conhecido como TurboTax.
  8. Square Inc.: essa empresa está focada em pagamentos móveis e serviços relacionados às finanças. Por meio dela, é possível comprar software de ponto de venda.
  9. Dassault Systemes SE: a empresa de origem francesa tem como principal foco conglomerados de empreendimentos aeroespaciais e de avaliação. Os softwares criados são para a área de design, simulação e fabricação dos tão famosos produtos 3D.
  10. SS&C Technologies Holdings Inc.: atualmente, a empresa produz muitos softwares financeiros e de investimento. Isso inclui algumas ferramentas para contabilidade de gestão de patrimônio. Além disso, a SS&C também está focada em programas de seguros e fundos de pensão.

Quais as 5 principais empresas de software do Brasil?

Assim como no exterior, há aquela empresa de software que se destaca no Brasil. Com um maior investimento em tecnologia nos últimos tempos, foi possível chegar a um bom resultado. Conheça, abaixo, quais são as 5 maiores empresas espalhadas pelo território nacional.

  1. Dell EMC: tem como principal foco a computação na nuvem;
  2. SAP Labs Latin America: responsável por oferecer suporte técnico à pesquisa e desenvolvimento;
  3. SAP Brasil: responsável por desenvolver softwares e programas de computação na nuvem;
  4. Dextra Digital: os softwares da empresa são voltados para o desenvolvimento de programas em negócios digitais;
  5. Visagio: a Visagio oferece consultoria de gestão para empresas.

Quais as melhores empresas de software para se trabalhar no Brasil e no mundo?

Uma pessoa profissional de qualidade sempre vai sair em busca de empresas que estejam à sua altura. Por isso, decidimos fazer uma lista com as melhores organizações para se trabalhar no Brasil e no exterior. Confira, abaixo, as melhores empresas do Brasil:

  1. Dell EMC: a empresa tem como foco servidores, armazenamento e tecnologia de proteção de dados, além de tratar muito bem os colaboradores.
  2. Encontre um Nerd: para profissionais que gostam de trabalhos dinâmicos, esta é uma boa opção.
  3. Telefônica Vivo: com muitos programas de incentivo à formação e especialização, a Telefônica Vivo é um ambiente agradável.
  4. Microsoft: ainda que tenha origem internacional, há a possibilidade de trabalhar na Microsoft, mesmo estando no Brasil.

Quando falamos do mundo inteiro, as melhores empresas para se trabalhar são:

  1. Facebook: como uma das maiores redes sociais do mundo inteiro, o Facebook oferece grandes oportunidades de desenvolvimento.
  2. Oracle: com um grande destaque no mercado internacional, haverá muita oportunidade de aprender com a empresa.
  3. Salesforce: essa é uma boa opção para quem quer trabalhar com softwares que podem ser desenvolvidos por clientes e empresas.
  4. Adobe: a Adobe é conhecida mundialmente e oferece um ambiente operacional amplo e confortável para as pessoas colaboradoras.

Quais as principais funções/cargos em uma empresa de software?

Para que uma empresa de software seja bem estruturada, é necessário que os cargos estejam bem definidos. Sendo assim, em uma empresa do ramo, as principais funções são:

  • Analista de negócios: responsável por pesquisar o mercado e definir quais as necessidades da pessoa consumidora;
  • Designer gráfico: responsável por criar uma interface gráfica para um projeto;
  • Desenvolvedor de software: capazes de codificar o programa por inteiro;
  • Analista de teste: responsável por fazer com que o produto tenha a sua qualidade garantida;
  • Escritores técnicos: responsáveis pela escrita da documentação do software;
  • Consultores: são especialistas em áreas específicas, geralmente business intelligence;
  • Designer UX: responsável por criar uma arquitetura de design com base nas solicitações de uma empresa;
  • Especialista em release: responsável por compilar o produto e ajudar a coordenar outras versões de um mesmo software.

Conclusão

Empresas de software abrem oportunidades e auxiliam outras empresas. Além de ajudar no desenvolvimento de aplicativos, ela traz facilidades. No entanto, para que possa dar certo, é preciso organização, planejamento e a implementação de uma cultura forte para integrar todos os colaboradores.

Agora que você conheceu as principais empresas de software mundiais, bem como descobriu algumas dicas valiosas sobre o gerenciamento de companhias assim, que tal aprender um pouco mais sobre um dos colabores fundamentais para essas organizações?

Leia mais em: Desenvolvedor de Software: o que faz, salário e formação!

Você também pode gostar