Provavelmente você já deve ter se perguntado quais são os melhores navegadores atualmente. Afinal, desempenho, funcionalidades e uma boa experiência são coisas que todo mundo procura ao acessar a Internet.

Por isso, neste artigo vamos te apresentar o diferencial dos 10 navegadores mais usados e seguros, tanto para PC quanto para mobile, para que você possa realizar uma escolha assertiva e ter mais agilidade no seu dia a dia!

Fique com a gente e tenha uma ótima leitura.

Qual a importância de usar um bom navegador?

O navegador é uma ferramenta utilizada para acessar sites na internet ou, como o próprio nome já diz, navegar pelas páginas.

Hoje temos costume de realizar a maioria dos acessos através de aplicativos. Porém, seja para visitar redes sociais, fazer uma busca rápida no Google ou comprar em lojas virtuais, sempre é possível utilizar esse meio de acesso chamado navegador.

Os melhores navegadores vão te ajudar a manter a segurança enquanto navega, disponibilizar features para agilizar sua rotina e até mesmo automatizar ações. Por outro lado, navegadores pouco conceituados podem coletar dados sem consentimento e até mesmo vazar seus dados, ser menos seguros, etc.

Quais são os elementos da estrutura básica de um navegador?

Assim como uma página web, é normal que nem todos navegadores sejam iguais. Mas, por sua vez, todos os navegadores apresentam uma estrutura básica: barra de pesquisa e endereço, botões de início, voltar e avançar, atualizar, favoritos, histórico, download, extensões, personalizar e controlar.

Vamos ver cada um desses elementos a seguir com base no navegador Opera.

Barra de pesquisa e endereço

O elemento mais simples, conhecido e utilizado é a barra de pesquisa. Como o próprio nome já diz, é o local onde são inseridas as URLs dos sites para que o navegador exiba a página que se deseja.

Navegador Opera com destaque na barra de pesquisa

Botões de início, voltar e avançar

Botões bastante utilizados, geralmente ficam ao lado esquerdo da barra de pesquisa. Os botões de início voltar e avançar são dois ícones que apresentam funções bastante úteis, permitindo a navegação através das páginas da Internet como se fossem um livro: se quiser retornar, basta apertar voltar. Mas se tiver retornado e quiser desfazer esta ação, basta apertar avançar.

Navegador Opera com destaque nos botões avançar e retornar

Geralmente os navegadores têm atalhos no teclado para essas ações, porém o atalho mudará de acordo com o navegador utilizado.

Atualizar (F5)

Com a mesma funcionalidade de apertar o botão “F5” do teclado, o botão de atualizar permite recarregar uma página. Esse botão é bastante utilizado quando alguém acessa uma página em que nem todos os elementos são carregados, pois ao clicar no botão, ele carrega novamente a mesma página.

Essa também é uma função bastante utilizada pelas pessoas desenvolvedoras ao realizar um ajuste na página que estão desenvolvendo, pois assim podem acompanhar as mudanças de acordo com os avanços realizados no código.

Navegador Opera com destaque no botão de atualizar

Favoritos

Uma funcionalidade dos navegadores que permite salvar os sites mais acessados ou algum site que não deseja perder. Ao clicar nele, a página automaticamente entra como “favoritos”. Também é possível atribuir um apelido à página, arquivar em pastas e exibir os principais favoritos abaixo da barra de pesquisa. Tudo isso facilita na hora de navegar pela Internet.

Navegador Opera com destaque no botão de favoritos

Histórico

Considerado um grande facilitador, o histórico permite verificar quais páginas já foram acessadas no navegador. Caso você tenha acessado uma página e deseja acessar novamente, você pode ir em seu histórico e buscar pelo site. Além disso, se uma página estiver salva no histórico, será mais fácil encontrá-la digitando uma parte da URL na barra de pesquisa.

Navegador Opera com destaque no botão de histórico

Download

Toda vez que um download é realizado pelo navegador, é exibido todo o processo de download. Alguns navegadores inclusive permitem que você habilite o download apenas com autorização, o que ajuda a manter seu dispositivo seguro.

Navegador Opera com destaque no botão de downloads

Extensões

Uma opção bastante interessante dos navegadores que têm como objetivo trazer mais agilidade são as extensões, geralmente utilizadas por pessoas desenvolvedoras para realizar algum tipo de validação. É possível baixar qualquer extensão para seu navegador e as opções são infinitas, desde atalhos para sites até ferramentas de produtividade.

Navegador Opera com destaque no botão de extensões

Personalizar e controlar

O botão de personalizar e controlar nem sempre se encontra no mesmo lugar, porém no Opera ele fica no canto inferior esquerdo e oferece uma grande quantidade de opções de personalização, como você pode ver na imagem a seguir.

Opções de personalização do navegador Opera

Os 10 navegadores mais seguros e mais usados no mundo!

1. Navegador Brave

O Brave trata-se de um navegador lançado no ano de 2016 pela Brave Software Inc., grande concorrente do navegador Google Chrome.

Principais ferramentas e utilidades

Assim como todos os navegadores, o Brave apresenta uma série de ferramentas e funcionalidades que podem se destacar, sendo elas: 

• Gerenciador para o bloqueio de anúncios

O navegador Brave permite o bloqueio de anúncios, trazendo mais liberdade ao navegar nas páginas.

Bloqueador de anúncios do navegador Brave
• Bloqueio de redes sociais

O Brave permite desabilitar as redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter entre outros. Essa opção é importante para empresas, escolas e até mesmo para te ajudar na produtividade.

Configuração de bloqueio de redes sociais no navegador Brave
• Brave Talk

Assim como o Google Meet e o Zoom, o navegador Brave criou uma ferramenta para a realização de videochamadas sem restrição de número, a Talk.

Brave Talk

Velocidade

A velocidade do Brave por sua vez se destaca entre os demais navegadores. Um dos principais pontos que gera essa velocidade é o bloqueio de anúncios, fazendo com que os elementos sejam carregados mais rápido.

Segurança

Pode se dizer que nenhum navegador é 100% seguro, porém o Brave entrega alto nível de segurança para as pessoas usuárias. Alguns pontos de segurança a se destacar são:

  • Permissão de controle de cookies;
  • Permissão para habilitar o HTTPS Everywhere para garantir segurança de criptografia;
  • Gerenciamento de senha integrado.

Privacidade

O Brave tem como objetivo lidar com a privacidade da pessoa usuária de forma um pouco diferente dos demais navegadores, tendo como base a proteção de dados, além de oferecer uma recompensa para quem assiste aos anúncios, por exemplo.

Compatibilidade com dispositivos

Baseado no Chromium da Google, o Brave é compatível com algumas plataformas, sendo elas: 

  • Windows;
  • iOS;
  • Android;
  • MacOS;
  • Linux.

Prós

As principais vantagens do navegador Brave são:

  • Velocidade;
  • Baixo consumo de memória;
  • Privacidade;
  • Interface de fácil utilização.

Contras

Já as desvantagens são:

  • É comum que as empresas monetizem conteúdo com base em anúncios. Sendo assim, como o Brave dá a possibilidade de ocultar os anúncios, alguns elementos podem acabar sendo prejudicados.

2. Navegador Google Chrome

Também conhecido como o líder dos navegadores, atualmente o Google Chrome é o que mais se destaca com um grande diferencial, apresentando alto nível de complexidade e facilidade em suas ferramentas, além de ser compatível com diversos dispositivos.

Principais ferramentas e utilidades

Em nosso dia a dia, mesmo sem perceber costumamos utilizar as ferramentas fornecidas pelo Google Chrome, sendo algumas delas:

• Chrome Web Store

O Google oferece acesso à Chrome Web Store, loja oficial da Google, na qual é possível realizar o download de extensões e temas para a sua utilização, pagos ou gratuitos.

• Google Docs

O Google Docs é uma ferramenta bem parecida com o Microsoft Word e permite carregar ou criar documentos do zero. O grande diferencial é que o Google Docs salva as alterações de forma automática, além de possibilitar o compartilhamento com outras pessoas, mostrando em tempo real as modificações que elas realizam e disponibilizando até mesmo uma opção de chat.

Google Docs
• Google Meet

Bem parecido com o navegador Brave, o Google Chrome também apresenta uma ferramenta para a realização de videochamadas e conferência, com uma grande simplicidade em seu layout.

Além disso, utilizar o Google Meet no navegador Chrome permite que você mude como o fundo da sua câmera aparecerá para as outras pessoas através do efeito de blur ou de tela verde.

Google Meet
• Google Agenda

Uma ferramenta da Google bastante utilizada, seja de forma pessoal ou profissional. Ela permite a criação de eventos e tarefas de forma rápida e simples, permitindo o compartilhamento do convite de uma determinada reunião, por exemplo, para outras pessoas através do email ou link.

Google Agenda

Velocidade

Por mais que o navegador Google Chrome apresente uma grande quantidade de ferramentas e seja um software robusto, ele apresenta uma ótima velocidade. Porém é necessário levar em consideração a capacidade de RAM da sua máquina, além de tomar cuidado com a quantidade de extensões baixadas.

Segurança

No geral o Google Chrome é um dos navegadores mais seguros, mas ainda é necessário tomar cuidado em alguns pontos, por exemplo na realização de uma compra, visto que o navegador permite o salvamento de cartões, etc.

Privacidade

Uma grande quantidade de pessoas ainda duvidam quando o assunto é privacidade do Google. Porém justamente por se tratar de um livro aberto em relação a informações, o Chtome busca prezar muito pela privacidade das pessoas usuárias.

Compatibilidade com dispositivos

O Google é compatível com uma grande quantidade de dispositivos, sendo eles:

  • Windows;
  • iOS;
  • Android;
  • MacOS;
  • Linux.

Prós

As principais vantagens do navegador Google Chrome são:

  • Grande compatibilidade com as ferramentas;
  • Sua interface gráfica é bastante minimalista e simples de utilizar;
  • Acesso muito rápido, seja para alguma ferramenta ou até mesmo para realizar buscas na internet;
  • Quantidade de extensões encontradas;
  • Permite a criação de um ou mais perfis para a navegação.

Contras

As desvantagens que se destaca no navegador Google Chrome:

3. Navegador Opera

O Opera é considerado um navegador antigo, porém cheio de novas atualizações e novidades. Ele apresenta uma interface simples de se utilizar, além de ser minimalista e trazer mais agilidade para o dia a dia.

Principais ferramentas e utilidades

O navegador Opera apresenta uma grande quantidade de ferramentas diferenciadas em relação a outros navegadores, sendo algumas delas:

• Menu lateral diversificado

Permite fixar algumas redes sociais na barra lateral do navegador.

Barra lateral do navegador Opera
• Opera Flow

Um grande facilitador, o Opera Flow permite o envio de arquivos entre outros dispositivos.

Opera Flow
• Bloqueio de anúncios

Com uma funcionalidade diferenciada, o bloqueador de anúncio do navegador Opera é de grande valor fazendo com que ao acessar uma página não seja necessário ficar fechando anúncios.

Bloqueador de anúncios do navegador Opera

Velocidade

O navegador Opera é considerado um dos navegadores mais rápidos, atendendo facilmente à necessidade da maioria das pessoas usuárias. Porém ainda não está a frente de outros navegadores, como o Chrome, citado anteriormente, ou o Mozilla Firefox.

Segurança

Quando o assunto é segurança, o navegador Opera sempre sai à frente. Além do bloqueio de anúncios que podem acabar chegando com vírus, ele ainda assim possui um mecanismo de segurança que preza pelo bloqueio de scripts desconhecidos e de malwares.

Privacidade

Oferece um nicho bem complexo quando o assunto é privacidade, evitando que sites recolham dados mais profundos conforme você os visita.

Compatibilidade com dispositivos

Opera tem uma grande facilidade para realizar sua sincronização com diversos tipos de dispositivos, entre eles:

  • Windows;
  • iOS;
  • Android;
  • MacOS;
  • Linux.

Prós

As principais vantagens do navegador Opera são:

  • Opção de economia de bateria;
  • Possibilidade de bloquear anúncios;
  • Permite o download de extensões do Google Chrome;
  • Atalhos simples de utilizar e customizáveis.

Contras

As desvantagens no navegador Opera são:

  • Bugs facilmente encontrados;
  • Falta de recursos básicos, por exemplo a opção de navegar entre várias contas de user;
  • Permite a criação de um único perfil para navegação;
  • Ainda apresenta falhas em velocidade quando se trata da comparação de demais navegadores.

4. Microsoft Edge

Com o objetivo de substituir a Internet Explorer, o Microsoft Edge veio com uma grande quantidade de novas funcionalidades. Porém de acordo com uma pesquisa realizada pela Kinsta, ele tem apenas 3,4% de participação no mercado em relação aos demais navegadores.

Principais ferramentas e utilidades

As funcionalidades apresentadas no Microsoft Edge não são tão inovadoras como as de outros navegadores, porém elas ainda apresentam alguns diferenciais, sendo eles:

• Leitura em voz alta

Alguns navegadores já apresentam essa função, porém ao acessar uma página você pode escolher essa opção com mais facilidade.

Navegador Edge com destaque no botão de leitura em voz alta
• Organização de grupo

Caso você não utilize seu dispositivo apenas para trabalho e deseje organizar as abas no momento de acessar, o Microsoft Edge permite que diversas contas realizem uma organização por abas.

Organização de abas no navegador Edge
• Abas na vertical

Nos acostumamos a acessar o navegador e visualizar as abas todas na horizontal, mas com o Microsoft Edge isso é um pouco diferente: você tem a opção de manter as abas tanto na vertical quanto na horizontal.

Organização de abas na horizontal no Edge

Velocidade

Quando lançado, o Microsoft Edge se encontrava a frente do Google Chrome e de diversos outros navegadores quando o assunto era velocidade. Hoje, porém, outros navegadores oferecem velocidade superior.

Segurança

Com uma nova atualização o Edge trouxe uma camada extra de proteção, também conhecida como “Modo Super Duper Secure”, que faz com que as pessoas usuárias mantenham suas informações mais seguras além de evitar vulnerabilidades.

Privacidade

A última atualização do navegador Microsoft Edge foi totalmente voltada à privacidade, trazendo uma navegação mais segura. Entre essas configurações, as que se destacam são o bloqueio de cookies e restringir o rastreamento de cookies. Como podemos observar na imagem abaixo, temos a opção de escolher entre níveis quando o assunto é prevenção de rastreamento, sendo os níveis básicos, equilibrados e estrito.

Configurações de privacidade e bloqueio de cookies no navegador Edge

Compatibilidade com dispositivos

O Microsoft Edge também é compatível com diversos sistemas operacionais:

  • Windows;
  • iOS;
  • Android;
  • MacOS;
  • Linux.

Prós

As principais vantagens do navegador Microsoft Edge são:

  • Permite a ativação do modo leitura em voz alta nas páginas acessadas;
  • Permite o download de extensões do Google Chrome;
  • Permite a customização de perfil;
  • Oferece funções de privacidade complexas;
  • Apresenta abas na vertical e na horizontal.

Contras

As principais desvantagens do navegador Microsoft Edge são:

  • Falta de suporte em dispositivos mais antigos;
  • A performance ainda é considerada bem baixa em relação aos demais navegadores;
  • Não mantém padrão entre os demais navegadores.

5. Navegador Vivaldi

O navegador Vivaldi é relativamente novo no mercado, criado em 2016 com uma grande quantidade de recursos e ferramentas, além de possibilidade de customização. Sua interface gráfica é bastante parecida com o navegador Opera.

Principais ferramentas e utilidades

Com um grande diferencial dos demais navegadores, o Vivaldi traz consigo ferramentas espetaculares que podem auxiliar muito na sua rotina, sendo algumas dessas ferramentas:

• Suas opções de personalização

As opções de personalização do Vivaldi são o principal destaque, pois dão a possibilidade de deixar sua interface do jeito que desejar.

Opções de personalização do navegador Vivaldi
• Painel web

Vivaldi permite que as pessoas usuárias adicionem ao painel web os sites e até mesmo as redes sociais mais acessadas, fazendo com que sejam encontradas facilmente.

Painel do navegador Vivaldi
• Privacidade e segurança

Com o objetivo de prezar sempre pela segurança e privacidade das pessoas usuárias, o Vivaldi oferece um painel bastante diferenciado em relação a outros navegadores quando o assunto é privacidade. Suas opções vão desde o bloqueio de anúncios até configurações mais avançadas:

Painel de privacidade do navegador Vivaldi

Velocidade

Vivaldi ainda não se encontra como um dos primeiros no mercado no quesito velocidade, porém a cada atualização apresenta melhorias. Assim, a tendência é que ele se torne um dos melhores navegadores em velocidade nos próximos anos.

Segurança

O navegador Vivaldi se destaca em privacidade e segurança. Algumas das opções que se destacam nesse navegador são a ausência de mecanismos de salvamento de dados, opção de bloquear anúncios indesejados e criptografia na sincronização com outros dispositivos.

Privacidade

Ao acessar um site, de forma nenhuma ocorrerá a coleta de dados no Vivaldi.

Compatibilidade com dispositivos

O Vivaldi é um pouco diferente em relação à compatibilidade, atendendo as necessidades apenas dos seguintes sistemas operacionais:

  • Windows;
  • MacOS;
  • Linux;
  • Android.

Prós

As principais vantagens do navegador Vivaldi são:

  • Customização de interface;
  • Funcionalidades inovadoras que trazem agilidade no dia a dia;
  • Sua privacidade se destaca em relação aos outros navegadores.

Contras

As principais desvantagens do navegador Vivaldi são:

  • Não apresenta funcionalidades para iOS;
  • Alto consumo de memoria da máquina;
  • Apresenta bugs na ordenação dos favoritos ao importá-los de outro navegador;

6. Navegador Mozilla Firefox

Lançado no ano de 2004, o Mozilla Firefox é um software de código aberto gratuito. Quando lançado, contava com diversas novidades no mercado e obteve uma meta de mais de 100 milhões de downloads em pouco tempo.

Principais ferramentas e utilidades

O navegador Mozilla Firefox apresenta uma grande quantidade de ferramentas que podem tornar a rotina de pessoas desenvolvedoras mais ágil, sendo algumas delas:

• Captura de tela

Com a utilização do mouse, ao clicar com o botão direito em algum espaço da tela, você verá a opção de captura de tela.

Menu do Mozilla Firefox com destaque para a opção de captura de tela
• Ativar HTTPS

Levando em consideração que as páginas com HTTPS são sempre mais seguras que as páginas HTTP, você tem a opção de ativar em configurações para acessar apenas páginas com HTTPS.

Configurações do Mozilla Firefox, com destaque para a opção "modo somente HTTPS"
• Gerenciador de temas

O Mozilla Firefox apresenta uma grande variedade de temas que podem ser escolhidos e utilizados. Você pode encontrá-los no menu, clicando em extensões e temas.

Extensões e temas do Mozilla Firefox

Velocidade

O Mozilla Firefox já foi o navegador mais rápido no mercado, porém hoje em dia essa informação está equivocada. Mesmo assim, ele atende às necessidade das pessoas usuárias.

Segurança

Mozilla Firefox traz proteção extra contra criptomineiradores, rastreadores de redes sociais, de cookies, spyware e fringerprinters.

Privacidade

O navegador Mozilla Firefox oferece um kit de ferramentas de privacidade, fazendo com que as pessoas usuárias possam acessar sites de maneira segura e tranquila, sem o medo de roubo de dados.

Compatibilidade com dispositivos

O Mozilla Firefox conta com uma compatibilidade um pouco mais restrita e atende apenas aos seguintes sistemas operacionais:

Prós

As principais vantagens do navegador Mozilla Firefox são:

  • Focado na segurança das pessoas usuárias;
  • Funcionalidades e extensões úteis para pessoas desenvolvedoras;
  • Oferece ótima experiência de navegação.

Contras

As principais desvantagens do navegador Mozilla Firefox são:

  • Problema com velocidade;
  • Problema com compatibilidade;
  • Grande consumo de memória do dispositivo.

7. Navegador Safari

Um navegador com um olhar um pouco diferente dos demais, o Safari foi criado pela Apple e incluído como o Browser padrão dentro da empresa. Ele apresenta uma interface bastante minimalista e suas funcionalidades lembram às dos demais navegadores.

Principais ferramentas e utilidades

O Navegador Safari oferece uma série de ferramentas e até mesmo extensões que podem ser utilizadas, sendo algumas delas:

• Extensão G App Launcher

Permite acessar facilmente as ferramentas do Google, tendo uma visão geral sobre elas.

Extensão G App Launcher do navegador Safari
• Extensão MeetInOne

A extensão MeetInOne permite que a pessoa usuária configure todas as opções e se prepare para reuniões antes delas acontecerem.

Extensão MeetinOne do navegador Safari

Velocidade

O Safari é considerado um navegador rápido principalmente em dispositivos da Apple, porém ainda acaba perdendo em relação à velocidade de outros navegadores.

Segurança

Falando em questões de segurança, o Safari é considerado mais seguro do que o navegador Google Chrome, por exemplo, impedindo a exibição de anúncios cruzados (ou seja, aqueles que acompanham as pessoas usuárias de página em página).

Privacidade

O Safari sempre busca prezar pela privacidade e permite que a pessoa usuária ative opções de privacidade avançadas, além de utilizar a tecnologia sandbox e proteger de sites perigosos.

Compatibilidade com dispositivos

Como o Safari foi criado com o objetivo de se tornar o navegador padrão de dispositivos Apple, não é compatível com mais nenhum outro sistema operacional.

Prós

As principais vantagens do navegador Safari são:

  • Entrega uma boa qualidade de página;
  • Fornece bom desempenho em relação a economia de bateria e memória do dispositivo;
  • Navegador gratuito.

Contras

As principais desvantagens do navegador Safari são:

  • A versão para Windows está totalmente desatualizada e não pode ser utilizada.

8. Navegador Yandex

O Navegador Yandex foi desenvolvido por um russo e trata-se de um browser não tão conhecido aqui no Brasil, mas que preza muito pela privacidade das pessoas usuárias. 

Principais ferramentas e utilidades

O Yandex possui algumas funcionalidades que podem chamar a atenção, como:

• Barra Lateral

A barra lateral do Yandex é bastante parecida com a do navegador Opera, portando ferramentas na lateral para trazer agilidade para as pessoas usuárias.

Barra lateral do navegador Yandex
• Imagens

Ao acessar a página Yandex Browser, você pode selecionar a opção de imagens e ter acesso a ela com alta qualidade.

Imagens do Yandex
• Acesso rápido

O Yandex permite o acesso ao seu site sem mesmo ter feito download do navegador, pois ele também funciona como um buscador.

Buscador Yandex

Velocidade

Com uma velocidade que atende muito bem, o navegador Yandex utiliza a tecnologia Turbo do navegador Opera, trazendo então uma velocidade de acesso ainda maior.

Segurança

O navegador utiliza a tecnologia DNSCrypt garantindo, então, toda a proteção de comunicação da plataforma, além de sua proteção de dados e proteção de spoofing.

Privacidade

Prezar pela privacidade das pessoas nos dias de hoje é de grande importância e o Yandex não falha nisso. Ele apresenta uma proteção nativa contra rastreadores de tráfego, como se fosse um “modo invisível de navegação” que pode ser ativado a qualquer momento, fazendo com que a pessoa usuária se torne autônoma na página web.

Compatibilidade com dispositivos

O navegador Yandex apresenta uma compatibilidade com diversos sistemas operacionais, sendo alguns deles:

  • Windows;
  • MacOS;
  • Android;
  • iOS.

Prós

As principais vantagens do navegador Yandex são:

  • Interface bastante minimalista;
  • Compatível com extensões do Chrome;
  • Apresenta um sistema nativo de bloqueio de cookies;

Contras

As principais desvantagens do navegador Yandex são:

  • Alto consumo de memória do dispositivo;

9. Navegador UC Browser

O navegador UC Browser, bastante parecido com o Yandex, apresenta uma compatibilidade com diversos dispositivos, além de oferecer uma página inicial com grande quantidade de atalhos, trazendo agilidade para a rotina das pessoas usuárias.

Principal ferramenta

O navegador UC Browser se destaca pela sua home, com a grande quantidade de atalhos fornecidos.

Home do navegador UC Browser

Velocidade

Ainda existem navegadores com uma velocidade maior, porém em dispositivos mobile, o UC Browser ainda se destaca trazendo rapidez ao navegar em páginas web.

Segurança

Com a possibilidade de navegar anonimamente, ele oferece proteção contra o rastreamento de sites acessados.

Privacidade

Infelizmente o navegador UC Browser não possui uma boa qualidade quando o assunto é privacidade e ainda deixa o sistema bastante vulnerável.

Compatibilidade com dispositivos

O navegador UC Browser apresenta uma compatibilidade com diversos sistemas operacionais, sendo alguns deles:

  • Windows;
  • Android;
  • iOS.

Prós

As principais vantagens do navegador UC Browser são:

  • Velocidade superior aos outros navegadores;
  • Possibilidade de navegar anonimamente.

Contras

As principais desvantagens do navegador UC Browser são:

  • Grande quantidade de anúncios e propagandas;
  • Apresenta duas barras de ferramentas no menu.

10. Navegador Samsung

Pode parecer um pouco confuso, mas a Samsung também possui seu navegador. Desenvolvido pela Samsung Electronics e baseado no software de código aberto Chromium, esse navegador geralmente já vem instalado de forma nativa nos dispositivos Samsung.

Principais ferramentas

Algumas das ferramentas que mais se destacam no navegador da Samsung são:

• Visualização de abas

A pessoa usuária tem a permissão de escolher de que forma deseja ver as informações das páginas.

Opção de personalização na exibição de abas do Samsung Browser
• Bloqueio de anúncio

A Samsung apresenta uma funcionalidade permitindo bloquear anúncios indesejados.

Bloqueador de anúncios do navegador Samsung

Velocidade

Para utilização de forma nativa, o navegador ainda não é tão veloz quanto outros navegadores que estão no mercado há mais tempo, porém ele ainda sim atende bem.

Segurança

O navegador Samsung sempre preza pela segurança e lança atualizações constantes nesse sentido.

Privacidade

A Samsung apresenta um sistema de anti rastreamento altamente aprimorado para garantir que as pessoas usuárias possam acessar seus conteúdos com mais privacidade.

Compatibilidade com dispositivos

O navegador da Samsung ainda é voltado apenas para dispositivos móveis. Sendo assim, neste momento ele só apresenta compatibilidade com Android.

Prós

As principais vantagens do navegador Samsung são:

  • Ativar modo escuro de visualização;
  • Bloqueador de anúncios;
  • Personalização de menu.

Contras

As principais desvantagens do navegador Samsung são:

  • Não suporta a sincronização de senha e de itens no favoritos.

Mas afinal, quais são os melhores navegadores Android?

Os navegadores para Android apresentam funcionalidades parecidas, porém alguns possuem desempenho melhor que outros. Mas assim como quando o assunto é voltado para PC, o melhor navegador para mobile é aquele que atende às suas necessidades.

Algumas pessoas costumam buscar uma interface mais minimalista e simples de utilizar. Outras buscam uma interface mais robusta com funcionalidades complexas. Com isso, a escolha do navegador ideal depende de pessoa para pessoa.

Alguns dos navegadores Android que se destacam no mercado são:

  • Mi Browser;
  • Brave;
  • Vivaldi;
  • Firefox;
  • Opera;
  • Microsoft Edge;
  • Google Chrome.

O que são os navegadores deep web e para que servem?

A Deep Web nada mais é que uma área da internet que é considerada “escondida” ou seja existem motores de buscas específicos para realizar o acesso. Por conta da grande quantidade de coisas que podem ser encontradas lá, como conteúdos ilegais, venda de drogas entre outros, o Google, Mozilla Firefox, Opera entre outros navegadores não permitem esse tipo de acesso. Então, para navegar na deep web é necessário navegadores próprios.

Para que servem os navegadores deep web?

Assim como os navegadores mais conhecidos, os da deep web são especificos para o que chamamos de “busca escondida“ ou “conteudo escondido“. Isso não quer dizer que a pesquisa é ilegal por si só, porém algumas das coisas encontradas por lá são duvidosas. A deep web, por sua vez, também é composta de blogs, sites, bancos de dados, fóruns de notícias, entre outros.

Como funcionam os navegadores deep web?

Existem diversas formas pela qual a deep web pode ser acessada, sempre com o apoio do Tor, um programa que busca aumentar sua segurança nessa empreitada. Ao utilizar a deep web, seus dados ficam totalmente desprotegidos e podem passar por meios bastante duvidosos. Com certeza você não quer correr o risco de tê-los criptografados, certo?

Quais os 5 principais navegadores deep web?

1. World Cat

O WorldCat é um navegador de internet mais voltado para livros, CDs e DVDs ou qualquer tipo de busca voltado a bibliotecas. Caso deseje realizar a busca por algum desses tipos de itens, o World Cat é o mais indicado.

2. The Wayback Machine

O mecanismo de busca The Wayback Machine é considerado um dos sites para a realização de downloads de livros totalmente gratuitos, sendo possível acessar páginas que nem existem mais. Além disso, é possível acessar qualquer tipo de página para encontrar o que deseja.

3. Elephind

Trata-se de um site que permite acessar diversos tipos de jornais históricos e realizar buscas totalmente aprofundadas quando desejar. 

4. Project Gutenberg

Um site bastante utilizado para a realização de buscas, tem como objetivo oferecer uma série de e-books totalmente gratuitos.

5. The WWW Virtual Library

Um pouco diferente do objetivo dos sites anteriores, o www Virtual Library faz com que a pessoa usuária tenha acesso a uma série de links que podem ser utilizados quando desejar.

Conclusão

Pode se dizer que o mundo dos navegadores está crescendo cada dia mais e com isso novas versões, funcionalidades e ferramentas vão chegando fazendo com que as pessoas usuárias fiquem cada vez mais satisfeitas.

Além de todas as customizações que os navegadores vem nos permitindo dia a dia, ainda é possível a instalação de novas extensões com o objetivo de trazer mais agilidade e flexibilidade no cotidiano, por conta disso a escolha de um bom navegador é de grande importância, ainda mais quando utilizado com frequência. 

Gostou do nosso artigo? Fique com a gente e leia também sobre como criar uma VPN.

0 Shares:
Você também pode gostar