Você sabia que além dos sites que acessamos em nossa rotina, podemos ter sites ocultos na Web que podem oferecer risco à segurança da informação?

No caso, esses sites podem ser acessados na deep web e dark web, para fins de acesso a informações confidenciais e nem sempre isso está restrito a pessoas cibercriminosas ou ao mundo Hacker. Você pode já ter feito alguma tarefa em sua rotina na deep web sem nem ao menos saber disso, por exemplo. 

Contudo, como a deep web e a dark web não possuem muitas pessoas administradoras cuidando dela. Logo, ao acessar informações confidenciais conforme mencionado, temos que ter muito cuidado com essa manipulação de dados para não caírem em mãos indesejadas e haver vazamentos, podendo haver penalidades de multas severas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A deep web também pode ser utilizada para aquisição de conhecimento, disponibilizando materiais em diversos idiomas para estudo. Quer saber como a deep web e a dark web funcionam e como acessá-las? Vamos explorar esses pontos a fundo no texto a seguir. 

Serão abordados os seguintes tópicos:

O que é Deep Web?

A deep web, traduzindo para o Português, seria a web escondida, oculta ou profunda. Ela possui uma quantidade baixa de regulamentação. No caso, você não pode simplesmente pesquisar seu conteúdo no Google ou similar, por exemplo, pois ele não será encontrado por esses motores de busca. No entanto, ela não necessariamente é associada a ações clandestinas. 

Vamos imaginar que você deseja consultar um diagnóstico de uma consulta médica que você realizou em um hospital. Isso seria um exemplo em que a deep web se encaixa, pois, os registros médicos encontram-se nessa parte da web. Não só eles, como outras informações sigilosas acadêmicas, financeiras, enfim, tudo que envolva um nível de confidencialidade nacional. 

A deep web, seria uma espécie de parte oculta na internet que podemos associar aos bastidores de um programa de TV. Para todo o programa televisivo ser transmitido, ele precisa de vários ajustes de fios, satélites, etc. E, a parte dos bastidores é exibida na TV? Em grande parte dos casos, não. Ou seja, seria a parte “oculta” dos programas e, isso é similar ao que ocorre na internet. 

O que é a Dark Web?

A Dark Web seria um nível ainda abaixo da Deep Web e, para ela, precisamos ter um navegador específico para acessar, chamado Tor. Aqui, a fama de algo oculto e clandestino começa a fazer sentido, pois, como há ainda menos supervisão e possibilidade de rastreamento, muitas práticas criminosas surgem nessa camada. 


Portanto, a Dark Web fornece um alto nível de privacidade e, com isso, fica quase impossível rastrear as ações que são realizadas por pessoas. Caso você deseje se aventurar na Dark Web, deverá utilizar softwares poderosos de criptografia para proteção de seus dados, pois todos que estão nessa rede são vulneráveis a todos os tipos de ataques cibernéticos que possam ocorrer. 

Qual o tamanho da Deep Web e da Dark Web?

A deep web possui um volume bem alto de tráfego de informações. Ela pode chegar a ter um volume de 150 terabytes mensais e possui aproximadamente 30 mil sites em atividade atualmente.

Já na Dark Web o volume de tráfego de informações gira em torno de 7,5 milhões de terabytes mensais.

Quais as diferenças entre Deep Web, Dark Web e Web de superfície?

As diferenças entre esses conceitos é a seguinte: 

  • Web de superfície: seria, basicamente, a internet visível para todos. A parte da internet onde você realiza suas tarefas como compras online, acessar redes sociais e, até mesmo, ler esse artigo no blog da Trybe. Ou seja, é toda a parte visível da internet que utilizamos;
  • Deep web: é uma parte escondida da web que pode ter alguns dados comuns nela, como registros de consulta médica, bancos de dados e intranets, redes internas utilizadas pelas empresas para conexões em outros locais. 
  • Dark web: é uma rede que utiliza um navegador em específico para ser utilizado, no caso, o Tor. Ela não deixa rastros em suas ações e garante a privacidade dos usuários ou usuárias que utilizam ela. Mas, ela pode ser facilmente operada por pessoas mal intencionadas. 

Isso pode ser facilmente associado ao conceito de frontend e backend da programação. Um código frontend de uma aplicação é possível de ser visto no console ou apertando CTRL + U em um site, não é? Mas, o backend, como ele é armazenado no servidor por exemplo, não conseguimos vê-lo. Pois bem, essa mesma analogia pode ser utilizada no conceito da web escondida. 

Por que entrar na Deep Web? Existe algum benefício?

Na deep web, há a presença de fóruns para discussões de temas diversos, sejam eles sobre filmes, tecnologia, etc. Além disso, lá também podem ser encontrados conteúdos que podem ser úteis para estudos acadêmicos. 

Na dark web, há também alguns benefícios, como, por exemplo, a utilização de um usuário ou usuária que não possua nome para realização de ações. No caso, essas ações são quase impossíveis de serem rastreadas. Ou seja, há a garantia de privacidade ao utilizar a dark web, além de promover a liberdade de expressão. 

Quais os riscos de entrar na Deep Web?

Os riscos ao acessar tanto a Deep Web quanto a Dark Web são comuns, pois, ambas podem promover um conteúdo malicioso que, ao fazer download dele, pode contaminar seu computador com vírus. É necessário ter muita atenção ao utilizar esses sistemas e olhá-las com certa desconfiança.

Devido a ter pouca regulamentação nesses sites, ele pode ser um meio para ações terroristas ocorrerem, já que qualquer pessoa pode acessar essas redes escondidas. Além disso, pode haver vazamento de dados pessoais seus ou de alguma empresa, o que pode ocasionar danos irreversíveis. 

Também podem ser aplicados golpes financeiros e outras ações ainda mais prejudiciais. Ou seja, caso você não tenha acessado ainda a deep web ou a dark web, ela requer um nível de atenção alto em sua utilização. 

É crime entrar na Deep Web?

Tanto na Deep Web quanto na Dark Web, não se configura crime acessá-las. Contudo, é necessário cautela para sua utilização, pois, se você acessar sites ou utilizar serviços ilegais, isso se configura crime. Uma recomendação é jamais baixar arquivos de links que pareçam estranhos, pois eles podem estar carregados de malwares que prejudicarão seu computador

A Dark Web é muitas vezes utilizada quando uma pessoa mal intencionada deseja fazer algo sem ser vista, como um usuário ou usuária anonima. Ou seja, acessar ambas as tecnologias não é ilegal, mas você precisará ser uma pessoa que esteja ciente de onde está, pois, ao não saber manusear a Dark Web, por exemplo, você estará correndo riscos.

A Deep Web e Dark Web são anônimas? Posso ser rastreado?

Sim, elas são anônimas. E, conforme explicado anteriormente, não é crime entrar nela e utilizá-la. No caso, se você não ceder nenhuma informação pessoal ao seu usuário, ele será anônimo e, mesmo baixando conteúdos da Deep Web, Dark Web ou fazendo cadastros, por norma, seu acesso é anônimo. 

Acessar a Dark Web com VPNs geralmente não deixa rastros e criptografam seus dados, podendo dificultar o rastreamento. Porém, se determinado site estiver sendo monitorado pelas autoridades, falhas poderão ocorrer e seu acesso poderá ser registrado. Um exemplo seriam os sites que contenham conteúdo impróprio, já que ele se enquadraria em um atos ilegais para espectadores. 

Como entrar na Deep Web e Dark Web? O passo a passo![Android, IOS, Windows, Linux e Mac!]

Acesso da deep web/dark web pelo Windows, MacOs ou Linux

Nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac, para acessar a Deep Web será necessário fazer o download do navegador Tor de seu site oficial. Depois disso, você deverá iniciar a VPN para trabalhar com segurança. 

Então, você pode iniciar o navegador Tor. Tenha certeza que o navegador não permite que sejam executados scripts e, que esteja no nível “mais seguro” de segurança. 

Feito isso, você poderá acessar links como esse, que só funcionam com o Tor instalado. No caso, essa página redireciona você para outros links que deseja acessar. O mesmo passo a passo acima, tanto para Windows, Linux e MacOs servirá para acessar a dark web, utilizando o Tor e uma VPN para a conexão. 

Acesso da deep web pelo Android

Para o Android, você deverá baixar dois softwares da Play Store desenvolvidos pela Tor Project que seriam o Orbot Proxy e o Orfox. Eles vão auxiliar você na conectividade da deep web. Depois da instalação ser feita, você deverá abrir o Orbot Proxy e seguir o processo de introdução do aplicativo. 

Acessando deep web e dark web pelo celular

Para alterar a linguagem, você deverá clicar em “mundo”, e, em Brasil, conforme foto acima. Por conseguinte, você deverá ativar a opção “Modo Apps VPN”, tocar em “Iniciar”, presente no botão que contém a cebola, e aguardar o início. 

No caso, como sei que ela foi iniciada? Quando a opção full device VPN estiver ativa. 

Feito isso, basta agora você abrir o outro aplicativo, o Orfox, que é um navegador similar ao Tor para smartphones e acessar o conteúdo desejado na deep web. 

Acesso da deep web pelo iPhone (iOS)

Para realizar o acesso da deep web através de celulares iOS, você deverá baixar o navegador Onion Browser, recomendado pela própria empresa Tor. Depois dele ser instalado e configurado, o aplicativo conectará você para a rede do Tor e, ao aparecer “Conectado”, clique em “Iniciar navegação” para que ela seja iniciada. 

Deep web e dark web no iOS

A mensagem de sucesso será a da foto do meio da imagem acima, com a conexão sendo feita de forma bem sucedida ao Tor. 

Não é recomendado o acesso da dark web pelo celular, seja ele qual for. O ideal é que seja utilizado um computador para isso. 

5 dicas de segurança ao entrar na Deep Web e na Dark Web!

Vamos verificar agora uma listagem de boas práticas para você navegar de forma segura nesses sistemas: 

  1. A primeira delas é não deixar rastros após sair dos sistemas. Ou seja, certifique se que você não esqueceu nada aberto, para evitar ataques cibernéticos;
  2. Baixar o programa Tor apenas do seu site oficial, para evitar que algum software de terceiros contenha material malicioso;
  3. Ao entrar uma primeira vez nelas, por mais que seja difícil, tente se localizar. Se você ficar acessando páginas desconhecidas, poderá cair em uma armadilha;
  4. Cuidado com links duvidosos, pois, ao clicar neles, você poderá estar baixando vírus em sua máquina.
  5. Utilize uma VPN,similar ao que as empresas utilizam para entrar na Dark Web, pois com a ajuda dela há uma maior garantia de que seus dados estejam criptografados. 

Se você é uma pessoa que domina a informática, terá muita facilidade em usar tanto a deep web como a dark web. Seu uso requer cuidados com ataques e vulnerabilidades que possam ser expostas, ao deixar rastros. 

Contudo, ao utilizar uma VPN, seus dados poderão ficar seguros em anonimato e você poderá aproveitar o conteúdo da deep web para estudar, por exemplo. Não é crime utilizar esses sistemas, mas, quando um site contém conteúdo impróprio, isso faz com que acessá-lo e visualizá-lo seja uma ação ilegal. Portanto, basta termos muito cuidado e atenção ao utilizar a deep web e dark web,

Se interessou pelo assunto de cibersegurança? Clique aqui para conferir agora um artigo sobre a série CSI Cyber e sua proximidade com a realidade.

0 Shares:
Você também pode gostar