Se considerarmos todas as pessoas mais ricas do mundo, a história de Steve Ballmer é um pouco diferente. 

O bilionário da tecnologia é um dos poucos que ocupam posições elevadas no ranking mas não é diretamente fundador e criador de uma companhia famosa do setor. Ou seja, passou boa parte da vida como empregada ou contrato pela empresa. Porém, isso não significa que ele não esteve em posições de destaque.

Ballmer, para além de sua carreira de sucesso, ainda é conhecido por ter sido responsável pela criação de uma das marcas mais famosas da indústria gamer da atualidade: o Xbox. 

Quer saber mais sobre Steve Ballmer? Abaixo, você poderá encontrar mais sobre essas informações, para além de outras novas e relevantes. Confira, abaixo, o que você verá neste texto:

Boa leitura!

Quem é Steve Ballmer? 

Steve Ballmer

Steve Ballmer é um empresário dos Estados Unidos da América que ganhou grande notoriedade por ocupar o cargo de CEO da gigante de tecnologia Microsoft. O bilionário ocupou o cargo durante 14 anos, entrando em janeiro de 2000 e deixando-o em fevereiro de 2014. 

Ficha técnica

Nome completoSteven Anthony Ballmer
OcupaçãoInvestidor e empresário
Local de NascimentoDetroit, Michigan (EUA)
Data de Nascimento24 de Março de 1956 (66 anos)
Fortuna90.5 bilhões de dólares (Dez. 2022)

Qual a fortuna de Steve Ballmer?

No início desta década, a fortuna de Steve Ballmer esteve próxima de 90.5 bilhões de dólares, As informações são fornecidas pelo índice de pessoas bilionárias do site Bloomberg

Ao analisarmos os gráficos fornecidos também pela plataforma, podemos inferir que a fortuna de Ballmer atualmente se encontra em queda, de acordo com a tendência observada. 

Gráfico que demonstra a fortuna de Steve Ballmer ao longo de sua trajetória profissional. Fonte: Bloomberg. 
Gráfico que demonstra a fortuna de Steve Ballmer ao longo de sua trajetória profissional. Fonte: Bloomberg. 

Ainda de acordo com o gráfico, é possível observar que o momento em que sua fortuna valia mais foi no último mês de 2021, quando ultrapassou a marca de 120 bilhões de dólares. Esse mesmo movimento é observado em outros gráficos representando a fortuna de outras pessoas bilionárias do ramo da tecnologia. 

Vale ressaltar que o valor da fortuna apresentado aqui é uma estimativa do momento em que o texto está sendo escrito e pode não refletir os valores apresentados no período em que está sendo lido, uma vez que há grande dinamicidade na alteração do patrimônio das pessoas mais ricas do mundo. 

Steve Ballmer é a pessoa mais rica do mundo?

Não. 

Mesmo sendo dono de uma grande fortuna, Steve Ballmer não é a pessoa mais rica do mundo. O título ainda permanece com Elon Musk, cuja fortuna atualmente figura em 189 bilhões de dólares, o que, convertido para reais, resulta em pouco menos de 1 trilhão. 

No entanto, atualmente, Steve Ballmer ocupa a posição de décimo colocado no ranking das pessoas mais ricas do mundo, competindo acirradamente com os dois fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, que apresentam fortunas cujos valores são próximos ao de Ballmer. Abaixo, você pode conferir na íntegra como se encontra o ranking das pessoas mais ricas do mundo:

Índice das pessoas mais ricas do mundo

A tabela é retirada também do índice de pessoas bilionárias mantido pela Bloomberg. 

Como Steve Ballmer conseguiu sua fortuna?

A maior parte da fortuna de Steve Ballmer é decorrente das ações que o bilionário tem na empresa Microsoft, por ter sido CEO da empresa por bastante tempo. Por ter feito parte do momento em que a empresa estava se reorganizando em 1981, ele ficou com 8% das ações, as quais ele foi vendendo ao longo dos anos de sua carreira. 

Calcula-se que atualmente Ballmer tenha em torno de 4% da empresa em ações, tornando-o o acionista individual com a maior parcela da empresa, de acordo com o que ele mesmo afirmou em entrevistas nos últimos anos. 

Além disso, ele ainda possui outros 3 bilhões em ativos privados, referentes ao time de basquete Los Angeles Clippers. 

Steve Ballmer é considerado a segunda pessoa a conseguir construir uma fortuna bilionária em dólares a partir de ações no mercado sem ser fundadora e criadora, ou seja, somente ocupando um cargo de pessoa funcionária. 

Qual a relação de Steve Ballmer com Bill Gates?

Steve Ballmer e Bill Gates

A relação entre Steve Ballmer e Bill Gates é um pouco complicada. Ambos já foram amigos de longa data, conhecendo-se enquanto estudavam na Universidade de Harvard. Os dois compartilhavam o mesmo corredor de dormitório e participavam de uma série de atividades extracurriculares juntos.

Após topar trabalhar com Gates, a amizade dos dois floresceu e se desenvolveu. É dito que os dois, apesar de todos os inevitáveis conflitos e discussões, pensavam de forma muito parecida. Ballmer inclusive foi convidado para ser padrinho de Gates em seu casamento. 

No entanto, parece que a saída de Steve Ballmer do cargo de CEO não foi um rompimento muito amigável, considerando a relação que ele tinha com Gates. Desde então, apesar de ainda se considerarem velhos amigos, eles acabaram se afastando um do outro. 

A história e carreira de Steve Ballmer!

Steve Ballmer nasceu no dia 24 de Março de 1956 em Detroit, uma importante cidade do estado de Michigan, nos Estados Unidos. Sua família é de origem suíça e russa, de etnia judaica. Seu pai era um importante gerente na empresa Ford, o que conferia para sua família uma boa situação econômica. 

Com isso, ele pode estudar em escolas particulares, como Detroit Country Day School. Lá, ele demonstrou grande aptidão para matérias como Matemática. Graças a isso, ele teve uma pontuação perfeita na prova de matemática da SAT, que serve como um vestibular estadunidense. 

Após uma série de preparações para ingressar na universidade, Ballmer foi aceito para estudar em Harvard, onde conheceu seu amigo Bill Gates. Em Harvard, ele atuou em diversas atividades extracurriculares, como no time de futebol The Harvard Crimson e no jornal de mesmo nome. 

No ano de 1977, Ballmer se graduou em Harvard como uma das melhores pessoas de sua turma, recebendo o diploma de Bacharel em Artes com enfoque em Matemática aplicada e Economia. 

Logo após se formar, Ballmer se dedicou durante um tempo a trabalhar na empresa Procter & Gamble, conhecida aqui como P&G, como assistente de gerente de produtos. Após deixar o cargo, ele arrisca a vida como roteirista de Hollywood, o que acaba não dando muito certo. 

Então, ele decide voltar a estudar, ingressando na Escola de Pós-Graduação de Business de Stanford, a Stanford Graduate School of Business, com intuito de fazer um MBA. 

Qual a relação entre Steve Ballmer e a Microsoft?

Steve Ballmer em uma propaganda para a Microsoft 1.0. A propaganda é famosa por mostrar a personalidade efervescente do bilionário.

Um ano após ele começar seu MBA na Stanford Graduate School of Business, Steve Ballmer entra em contato com seu velho amigo da Universidade, Bill Gates. Ballmer havia ficado sabendo que cinco anos atrás, em 1975, seu amigo havia deixado a universidade para se dedicar à criação de uma empresa. Logo, ele entrou em contato perguntando se haveria algo em que ele pudesse trabalhar durante o verão. 

Em vez disso, Gates convidou Ballmer para assumir uma posição definitiva na empresa, como gerente de negócios. Ele era a primeira pessoa que buscava talentos e ampliava o time da empresa. A Microsoft havia acabado de nascer, com apenas cinco anos, e estava dando seus primeiros passos rumo ao sucesso. É dito que Ballmer foi a 30ª pessoa a ser contratada para trabalhar. 

O momento em que Ballmer entrou não poderia ser mais positivo para ele, pois, em 1981, Gates precisou reconfigurar a questão da porcentagem que cada pessoa teria, pois a empresa trabalharia em conjunto com a IBM. Gates terminou com a maior parte, mas deixou 8% da companhia nas mãos de Ballmer. 

Na década de 80, Ballmer se tornou uma peça-chave para o sucesso da Microsoft e para o desenvolvimento daquilo que viria a ser o Windows, afinal, ele trabalhava diretamente com a equipe de pessoas desenvolvedoras responsável pelo produto. Nos anos seguintes, ele liderou diversos setores e operações. 

Durante um breve período, em 1998 até 2001, Ballmer havia alcançado a segunda posição na linha de comando, tendo o título de presidente da Microsoft. Isso significava que a única pessoa que estava acima de Ballmer era o próprio Gates, o CEO da empresa. 

Isso mudou em Janeiro de 2000, quando Bill Gates decidiu deixar o cargo de CEO e nomear Ballmer em seu lugar. Gates ficou apenas como membro do conselho e atuando diretamente a partir do ponto de vista tecnológico. Steve Ballmer então ficou responsável por tomar todas as maiores decisões e gerenciar a gigante multinacional. 

Sob os 14 anos de sua liderança, a Microsoft viu sua receita anual quase triplicar, saltando de 25 bilhões para 70 bilhões. Por um lado, Ballmer tomou decisões muito assertivas na direção da empresa. É o caso da criação do Xbox, marca que é uma grande competidora atualmente no mercado de games. 

No entanto, ele também foi bastante criticado por não ser capaz de competir no mercado tecnológico, contra outras empresas semelhantes. Exemplos são o mecanismo de busca Bing, da Microsoft, que não conseguiu desbancar a líder Google, e a demora para entrar no mercado de Smartphones, o que deu à Apple uma ampla vantagem nessa corrida. Em 2013, inclusive, a BBC o nomeou dentre os piores CEOs do ano. 

Após algumas controvérsias, em 2014 Steve Ballmer decide se aposentar, retirando-se do cargo de CEO da Microsoft. Segundo o que foi dito, ele teria afirmado que estava na hora de realizar mudanças na liderança a longo prazo em prol de fazer com que a Microsoft adentrasse novos mercados. O até então CEO Satya Nadella foi nomeado em 4 de fevereiro daquele ano. 

Quais as polêmicas envolvendo Steve Ballmer?

Apesar de sua imagem pública como alguém vívido e energético, ao longo de sua trajetória como CEO Steve Ballmer protagonizou alguns episódios polêmicos em relação a empresas concorrentes, que acabou originando diversas controvérsias. 

A primeira delas se deu a partir de uma série de pronunciamentos no início dos anos 2000 contra o software Linux, que Ballmer via como um afronte à propriedade intelectual da Microsoft. Essa polêmica aconteceu pelo fato do sistema operacional Linux ser um sistema operacional — Assim, como o Windows, produto da Microsoft — porém gratuito e livre, ou seja, as pessoas poderiam alterar seu código e customizá-lo como gostariam sem pagar nada por ele. Ballmer chamou o software de “câncer que se fixa em qualquer sentido de propriedade intelectual que toca”. Em 2016, ele alegou ter mudado seu posicionamento, apesar de achar que era correto o que disse para a época em questão. 

Ballmer se indispôs também com as gigantes Apple e Google. 

Com a empresa fundada por Steve Jobs, em 2007 Ballmer disse publicamente que não acreditava que os produtos da empresa conseguiriam obter um grande valor no mercado. Nos anos seguintes, ele voltou a criticar o valor dos produtos da empresa. Porém, durante um entrevista no ano de 2016, ele afirma que sua crítica se baseava somente no valor dos produtos, sem ter noção do modelo de negócios que seria utilizado pela empresa. 

Com a Google, a questão era um pouco mais pessoal. Em 2004, um desenvolvedor pediu para sair da empresa e, após ser questionado por Ballmer se estava deixando o cargo para trabalhar na Google, é dito que o então CEO protagonizou uma cena bastante violenta a partir da resposta afirmativa do funcionário. Após jogar uma cadeira e ofender o CEO da Google na época, Eric Schmidt, é dito que ele prometeu pessoalmente “matar a Google”. No ano seguinte, a Microsoft processou a Google pela contratação de um de seus vice-presidentes, Kai-fu Lee. 

A vida pessoal de Steve Ballmer

Steve Ballmer e sua esposa, Connie Snyder

No ano de 1990, Steve Ballmer se casou com a executiva de relações públicas Connie Snyder. O casal se conheceu enquanto ambos trabalhavam para a Microsoft. Atualmente, os dois se dedicam a uma vida de filantropia, gerenciando instituições filantrópicas. 

Connie é conhecida por ser co-fundadora de instituições como Partners for Our Children e Ballmer’s Group. Além disso, ela é investidora em uma série de outras instituições como a Obama Foundation. 

O casal teve três filhos ao longo de seu casamento, chamados Peter, Aaron e Sam Ballmer. Todos eles são bem reclusos e não possuem uma vida pública, porém, sabe-se que todos os três ingressaram em universidades e se graduaram. É dito que Peter Ballmer se graduou em Ciência da Computação na Universidade de Stanford em 2017 e Sam Ballmer se graduou na Universidade do Sudeste da Califórnia em Ciências Cognitivas. Por ser o mais recluso dos três, não se sabe a formação de Aaron Ballmer, porém, há boatos de que ele dedica sua vida ao esporte.  

Qual a relação de Steve Ballmer com o basquete?

Steve Ballmer segurando uma bola de basquetebol

Steve Ballmer é tão apaixonado por Basquetebol quanto ele era pela Microsoft enquanto CEO. No ano de 1999, é dito que Ballmer era treinador de uma equipe de basquete chamada Bellevue Beavers. 

De acordo com pessoas que estavam envolvidas com o time na época, sua dedicação para com a equipe era evidente. Dizem que ele jamais perdeu um jogo, mesmo tendo que lidar com seu lado executivo. Ainda, dizem que a equipe que ele comandava ganhou diversas partidas. Inclusive, a maioria das crianças não sabia que ele era uma das pessoas mais bem sucedidas no mundo dos negócios. 

Seu amor pelo esporte foi demonstrado também em 2014, logo após ele se aposentar como CEO da Microsoft. Ballmer realizou a compra de um time de basquete, Los Angeles Clippers, por aproximadamente 2 bilhões de dólares, um dos valores mais altos já investidos no segmento. Para ele, o investimento é seguro e vale a pena. 

Los Angeles Clipper Logo

Neste texto, conhecemos um pouco mais sobre Steve Ballmer, uma das poucas pessoas bilionárias que enriqueceram não sendo fundadoras ou criadoras de alguma grande empresa atualmente. Mesmo com todas as polêmicas, é inegável que sua atuação na Microsoft teve um grande impacto.

Continue conhecendo as pessoas mais ricas do mundo! O próximo é Larry Ellison, o bilionário que revolucionou a ideia de banco de dados!

0 Shares:
Você também pode gostar