Se atualmente Larry Page figura entre as pessoas mais ricas do mundo, muito se deve ao fato de que ele e seu melhor amigo idealizaram uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade.

Tanto ele quanto Sergey Brin alcançaram a marca dos bilhões de dólares em sua fortuna graças à criação do algoritmo do mecanismo de busca do Google, o que tornou navegar na internet muito mais simples. 

Vamos conhecer os detalhes da trajetória do bilionário e como ele fez para conseguir uma grande fortuna ainda jovem? Confira, abaixo, o conteúdo disponibilizado:

Boa leitura!

Quem é Larry Page?

Larry Page

Larry Page é um empresário e famoso cientista da computação estadunidense cujo reconhecimento se deve ao fato de que ele, ao lado de Sergey Brin, desenvolveu o algoritmo que deu origem ao mecanismo de busca Google, muito utilizado até os dias de hoje. 

Ficha técnica

Nome completoLawrence Elliot Page
OcupaçãoCientista da Computação | Empresário | Membro do conselho da Alphabet Inc. 
Local de NascimentoEast Lansing, Michigan (EUA)
Data de Nascimento26 de Março de 1973 (49 anos)
FundadorGoogle e Alphabet Inc. (cofundador)
Fortuna90.2 Bilhões de Dólares (Nov. 2022)

Larry Page é dono de qual empresa?

Larry Page é criador do algoritmo do Google e cofundador da empresa Google, que posteriormente veio a se tornar o conglomerado Alphabet Inc

A Google é bastante conhecida por ser o mecanismo de busca mais utilizado da história da internet, mantendo sua soberania no mercado até os dias de hoje. A principal ferramenta do Google é o seu algoritmo de indexação de páginas de acordo com sua relevância. Dessa forma, quando alguém busca uma informação no Google, o programa vai buscar qual o resultado mais adequado de acordo com a intenção da pessoa usuária. 

Apesar disso, a Google atualmente se expandiu para diversas áreas e mercados, ampliando sua coleção de serviços e produtos. A empresa oferece serviços na área de armazenamento em nuvem, de edição de textos, de criação de inteligência artificial, etc. 

A Google cresceu tanto, se tornando uma das multinacionais de tecnologia mais famosas do mundo, que foi necessário criar uma empresa maior, da qual atualmente ela é a maior subsidiária. A Alphabet Inc. surgiu para expandir os horizontes da Google, permitindo que a empresa mantivesse seu foco. Diversas outras empresas menores são subsidiárias da Alphabet Inc. e da Google.

Em 2019, Larry Page deixou seu cargo de CEO na Alphabet Inc., que foi ocupado por Sundar Pichai. 

Qual a relação entre Larry Page e Sergey Brin?

Larry Page e Sergey Brin são vistos como uma dupla inseparável do mundo da tecnologia, tendo em vista que são ambos fundadores da Google e da empresa a qual ela faz parte atualmente, a Alphabet Inc. Além disso, ambos são grandes amigos e companheiros de negócio.

Os amigos se conheceram no ano de 1995, quando Sergey Brin engajou em um grupo de orientação para mostrar o campus da Universidade de Stanford, no qual Larry Page estava presente. Apesar de discordarem de tudo, os dois foram capazes de construir uma forte amizade. 

Nos anos seguintes, ambos seguiram em conjunto, dividindo a diretoria e os cargos executivos das empresas que fundaram. Em 2019, ambos deixaram o posto, permanecendo somente como acionistas e membros do conselho.

Qual é a fortuna de Larry Page?

De acordo com o levantamento indicado pelo índice Bloomberg de pessoas bilionárias, o cofundador da Google, Larry Page, tem uma fortuna que se encontra atualmente no valor de 90.2 bilhões de dólares

Assim como aconteceu com diversas pessoas que também figuram no ranking das mais ricas do mundo, a fortuna de Larry Page chegou ao seu ápice ao final de 2021, alcançando a marca de 132 bilhões de dólares. Posteriormente, o valor de sua fortuna decaiu para o montante atual, na atual data, ao final de 2022. 

Gráfico que representa a variação da fortuna de Sergey Brin ao longo do tempo. Fonte: Bloomberg. 
Gráfico que representa a variação da fortuna de Sergey Brin ao longo do tempo. Fonte: Bloomberg. 

Um fato curioso é que Larry Page e Sergey Brin têm quantidades semelhantes de ações na empresa que fundaram, a Alphabet Inc. Isso faz com que o gráfico de ambos tenham curvas quase idênticas e suas fortunas variem de uma forma muito próxima. Larry Page tem alguns poucos bilhões a mais que Brin, uma vez que ele, de acordo com a plataforma, atualmente possui um montante de 86.3 bilhões de dólares. 

Larry Page é a pessoa mais rica do mundo?

Não. 

Considerando as informações obtidas pelo índice de pessoas bilionárias da Bloomberg, Larry Page é a oitava pessoa mais rica do mundo, logo atrás de Larry Ellison e à frente do indiano do setor energético asiático, Mukesh Ambani. Seu parceiro, Sergey Brin, se encontra duas posições abaixo, em décimo lugar. 

A posição de pessoa mais rica do mundo ainda recai sobre o bilionário dono da Tesla, Elon Musk

Você pode conferir uma versão completa do ranking para a presente data abaixo:

Ranking das pessoas mais ricas do mundo

A história de Larry Page!

Larry Page nasceu em Michigan, em uma casa rodeada por tecnologia e programação. Seu pai era professor de Ciência da Computação e Inteligência Artificial da Universidade de Michigan State, assim como sua mãe, que também estava envolvida com ensino de programação. 

Segundo ele, a casa era uma bagunça completa, cercada por computadores, dispositivos eletrônicos, fios e livros sobre tecnologia. Ele cresceu interessado e imerso nesse mundo. 

Foi assim que ele terminou se graduando em Engenharia da Computação, em 1995, pela Universidade de Michigan. Logo após esse feito, ele ingressou na Universidade de Stanford, em Palo Alto, para fazer sua pós-graduação. Foi lá que ele conheceu seu grande amigo e companheiro de negócios.  

Como Larry Page e Sergey Brin se conheceram?

Larry Page e Sergey Brin

Os amigos destinados a criar uma das maiores empresas da área de tecnologia se conheceram durante o verão de 1995, na Universidade de Stanford. Larry Page estava visitando o campus com intenção de cursar sua pós-graduação. Por acaso, Sergey Brin era o aluno responsável por dar um tour pelo lugar. 

É dito que desse primeiro encontro, nem Page nem Brin gostaram muito um do outro: eles eram muito diferentes e não conseguiam concordar em quase nenhum assunto. Foi somente ao longo do ano seguinte, por estarem envolvidos nos mesmos projetos, que os dois foram desenvolvendo uma amizade. 

A história da fundação da Google!

Quando Larry Page começou a trabalhar na construção do Google, ele não tinha a menor ideia do que ele se tornaria. Tudo começou com o projeto de pesquisa de dissertação de Page. Seu orientador o aconselhou a escolher como projeto uma pesquisa e análise dos backlinks dos sites que existiam até então. Como não eram tão numerosos quanto atualmente, era possível realizar esse levantamento. 

Mesmo sem saber para onde exatamente iria essa pesquisa, ele começou a levantar esses dados em formato de dados matemáticos, visualizando-os em formato de gráfico. Page teve a ideia de focar no problema de identificar quais sites tinham backlinks para outros. Nessa época, ele contou com a ajuda do terceiro fundador não oficial da Google, Scott Hassan, para colocar em prática sua visão. 

Ele e Sergey Brin haviam se conhecido no ano anterior e participavam de vários projetos em comum. Como Brin também se interessava pelo assunto da coleta, extração e análise de dados da internet, logo ele se juntou ao projeto. Os dois pensaram juntos na estrutura do algoritmo PageRank, que colocaria em ordem as páginas da internet a partir de sua relevância, considerando os backlinks que direcionavam para a página. Até então, o único filtro era na quantidade de palavras-chave que a página continha. Isso era um ponto negativo, pois seria possível escrever um texto ruim repleto da palavra-chave que ele figuraria em primeiro na busca. 

Para Page, os melhores materiais acadêmicos eram aqueles que eram citados com maior frequência em outras pesquisas acadêmicas. A partir dessa lógica, ele e Brin construíram o algoritmo considerando que quanto maior a quantidade de backlinks para ela, maior seria a sua importância. O projeto, nomeado originalmente como Backrub, estreou em 1996 como parte da página oficial de Stanford. A plataforma ocupava metade de toda a capacidade da rede da universidade. 

Um pouco depois, o projeto ganhou seu nome oficial, Google, baseado em um comum erro ortográfico do termo matemática Googol, que representa um altíssimo número que é o 1 seguido de 100 zeros. De acordo com os criadores, essa era a quantidade de páginas que eles queriam alcançar e indexar com a plataforma. 

Após conseguirem angariar um valor inicial a partir de pessoas amigas, familiares e professoras, eles foram capazes de formalmente fundar a Google em setembro de 1998. A primeira sede foi uma garagem no Menlo Park, cuja dona era Susan Wojcicki. Ela atualmente é conhecida por ser CEO do YouTube. 

A popularidade da plataforma explodiu nos anos seguintes, quando, após os anos 2000, eles conseguiram fechar uma parceria com a Yahoo!, que a utilizaria como ferramenta de busca. O acordo terminou em 2004, mas neste momento a Google já era bastante popular.

Apesar de Sergey Brin e Larry Page terem fundado a companhia, eles não ficaram como CEO por muito tempo. Assim como Steve Jobs no início de sua carreira, Larry Page tinha uma personalidade e um temperamento bastante difícil, que não era muito compatível com o modelo empresarial. Assim, em 2001, eles foram orientados a colocar no lugar o cientista da computação Eric Schmidt, que liderou a companhia ao lado deles até 2011. Nesse contexto, Page se tornou presidente de produto e Brin presidente de tecnologia. 

A companhia teve sua primeira oferta pública em 2004 e, em 2015, foi reestruturada para se tornar uma subsidiária da Alphabet Inc., dos mesmos donos. A ideia era evitar dispersar o intuito da marca, focando em seus produtos, e ao mesmo tempo ser capaz de expandir a indústria por meio da nova companhia. 

Como Larry Page gasta sua fortuna?

Aeronaves

Larry Page é conhecido por ter uma frota de aviões e jatos particulares. Curiosamente, ele não comprou esses aviões sozinho. O mais famoso deles comporta 50 pessoas e ele compartilha sua posse com o amigo Sergey Brin, o Boeing 767-200. Foi gasto por volta de 25 milhões de dólares para comprá-lo e customizá-lo. Além disso, ambos também possuem um Dornier Alpha.

Boeing 767-200
Boeing 767-200

A Google ainda é dona de um aeroporto particular na região de San Jose, avaliado em 82 milhões de dólares.

Barcos

Larry Page é dono de um super iate de 60 metros que recebe o nome de Senses. De acordo com o que é dito, o barco comporta até 16 pessoas simultâneas, tem um heliporto e uma plataforma para Jet-skis. 

Iate Senses, de Page

Imobiliário

Assim como o amigo Sergey Brin, Larry Page também não gasta muito de sua fortuna no setor imobiliário. O investimento mais relevante na área que ele fez foi em 2005, em que ele comprou uma mansão em Palo Alto construída usando resquícios de uma igreja, no estilo espanhol. A casa é conhecida por ser de Pedro de Lemos, diretor da Universidade de Stanford, curador e arquiteto. A casa foi comprada por 7.2 milhões de dólares

Casa de Pedro de Lemos

Ele continuou expandindo nos anos seguintes, comprando as propriedades ao redor de sua residência privada. 

Filantropia

Larry Page também é conhecido por seus investimentos na área da filantropia. Em 2014 e 2018, ele doou parte de sua fortuna para a instituição Carl Victor Page Memorial, criada em homenagem ao seu pai. Parte dos fundos foi destinada para ajudar nas pesquisas para o tratamento da Ebola. 

É dito que todo ano, ao redor da época referente ao Natal, ele faz grandes doações por meio de sua instituição. Page não gosta muito de chamar atenção para suas doações, então muitas delas acabam ficando em sigilo. 

Vida Pessoal

Page adora gastar com férias para sua família. Durante o período de pandemia, em 2021, ele silenciosamente se hospedou em uma ilha do Fiji. É dito que ele também fez doações e investimentos na área médica do país para ajudar no combate ao vírus, mas ele pediu para que o governo evitasse ao máximo chamar atenção para sua presença no país e para suas doações. Há boatos de que ele também transportou, em seu jato particular, equipamentos de proteção individual para serem distribuídos para o hospital público da ilha. 

Larry Page fazendo kitesurf

Larry Page também é ávido por um pouco de emoção, logo, ele adora participar de esportes radicais. Um de seus favoritos é o kitesurf, em que você surfa enquanto é carregado pelo vento por meio de uma enorme estrutura semelhante a uma pipa. 

Qual é o estilo de liderança de Larry Page?

Enquanto Sergey Brin era a visão tecnológica e a alma da empresa, é dito que Larry Page tinha uma excelente visão estratégica. 

É realidade que ele cometeu diversos erros ao longo de sua trajetória ocupando cargos executivos na Google, uma vez inclusive demitindo todas as pessoas gerentes de projetos por não serem conhecedoras técnicas do trabalho. 

Porém, ao longo do tempo ele foi aprendendo e se adequando para a tarefa. Inclusive, ele surgiu com algumas premissas básicas que indicam para gente qual era o estilo de liderança de Larry Page. Vamos conhecer, abaixo, quais são essas premissas.

1. Não delegue: faça tudo que você pode fazer por conta própria para agilizar as coisas;

Larry Page não tem paciência para enrolação. Se você pode fazer você mesmo, então faça. Não delegue algo que seria de sua responsabilidade. Nesse processo, você somente perderá tempo e recursos. 

2. Não atrapalhe se você não estiver agregando. Deixe as pessoas que estejam de fato envolvidas no trabalho conversarem e vá procurar outra coisa para fazer

É possível ver que Larry Page gosta bastante quando as coisas são realizadas de maneira prática e rápida. Logo, pode-se dizer que ele é bem direto e enxuto em sua liderança. Faça seu trabalho e, se não puder ajudar, procure algo que você possa de fato fazer e trazer produtividade.

3. Não seja burocrata.

Esse era um ponto de embate de Page com muitas pessoas, afinal, ele via diversos componentes empresariais como pura burocracia. Mesmo que ele tenha se equivocado diversas vezes, o pensamento não é de todo errado. Muita parte do atraso ou resistência a um projeto vem de uma excessiva burocracia, que poderia ser simplificada muitas vezes. 

4. Ideias são mais importantes que idade. Só porque alguém é Júnior não significa que não deva receber o mesmo respeito e cooperação.

Larry Page ficou rico e montou sua empresa muito cedo. Logo, ele deve ter sentido na pele o que era lidar com os grandes magnatas corporativos que estavam há décadas em suas carreiras. Portanto, ele acredita que idade não é um fator relevante quando a questão é ter respeito, ajudar e ouvir ideias. 

5. A pior coisa que você pode fazer é travar o trabalho de alguém dizendo “Não, e ponto final”. Se precisar dizer não, apresente uma nova forma de como fazer o trabalho. 

De fato, é bem difícil sentir que ninguém escuta o que você diz, e, acima de tudo, rejeita sem razão suas ideias. Para Page, é importante orientar as pessoas caso você precise rejeitar o trabalho delas. 

Neste texto, você teve um insight aprofundado sobre a vida e a carreira de Larry Page, parte fundadora de uma das maiores ferramentas da indústria tecnológica global. Por meio dele, fomos capazes de conhecer um pouco sobre como Page pensa e como ele vive sua vida. 

Continue agora conhecendo mais sobre o Google lendo sobre a outra parte dessa história, a do cofundador Sergey Brin!

0 Shares:
Você também pode gostar