A mais famosa e utilizada ferramenta de busca da atualidade foi responsável por fazer de Sergey Brin e seu melhor amigo duas das pessoas mais ricas do mundo. 

Tanto ele quanto Larry Page foram responsáveis pela criação do algoritmo de buscas que mudou o rumo da navegação pela internet, permitindo que ela se tornasse mais simples. 

Atualmente, sua fortuna ultrapassa a casa dos bilhões de dólares. 

Vamos conhecer mais sobre o bilionário que idealizou e fundou a Google ao lado de seu melhor amigo? Abaixo, você encontrará um resumo completo sobre a vida e carreira de Brin! Confira:

Boa leitura!

Quem é Sergey Brin?

Sergey Brin

Sergey Brin é um empresário e cientista da computação estadunidense de origem russa que, ao lado de Larry Page, criou o algoritmo que serviria de base para uma das páginas mais famosas da internet na atualidade, o Google

Ficha técnica

Nome completoSergey Mikhailovich Brin
OcupaçãoCientista da Computação | Empresário | Membro do Conselho da Alphabet Inc. 
Local de NascimentoMoscou, Rússia
Data de Nascimento21 de Agosto de 1973 (49 anos)
FundadorGoogle e Alphabet Inc. (cofundador)
Outras pessoas importantes da famíliaAnne E. Wojcicki (ex-esposa)
Fortuna86.3 Bilhões de Dólares (Nov. 2022)

Sergey Brin é dono de qual empresa?

Sergey Brin é criador do algoritmo do Google e cofundador da empresa Google, assim como da empresa que atualmente engloba ela, a Alphabet Inc

A Google é conhecida atualmente por ser uma empresa multinacional e gigante da área de tecnologia que oferece uma série de serviços em diversas áreas, como armazenamento em nuvem, servidores de email, inteligência artificial, deep learning, etc. 

Porém, tudo começou com um algoritmo que auxiliava a indexar e ranquear páginas da internet, de mais para menos relevante, de acordo com a busca da pessoa usuária. A empresa Google atualmente pertence ao conglomerado Alphabet Inc, uma vez que ela havia crescido demasiadamente e se expandido para muitas outras áreas. 

A Alphabet Inc., portanto, é dona não somente da Google como de diversas outras empresas nos mais variados ramos. Sergey Brin deixou a diretoria da empresa em 2019 e o cargo de CEO passou a ser de Sundar Pichai.

Qual a relação entre Larry Page e Sergey Brin?

Larry Page e Sergey Brin são companheiros de negócios e amigos próximos. Eles se conheceram em 1995 durante um evento de orientação para pessoas calouras no campus da Universidade de Stanford. 

É dito que apesar deles não terem nada a ver um com o outro e compartilharem opiniões distintas em quase todos os tópicos, eles acabaram se tornando grandes amigos. 

Os dois trabalharam juntos na criação do PageRank, algoritmo que veio a criar a Google, e dividiram desde então a direção e gerenciamento das companhias que fundaram, a Google e a Alphabet Inc. Ambos deixaram seus cargos executivos recentemente, mas ainda são os maiores acionistas e detentores de posições decisivas no conselho de ambas empresas. 

Qual é a fortuna de Sergey Brin?

Atualmente, Sergey Brin tem uma fortuna de 86.3 bilhões de dólares, como indicado pelo índice das pessoas mais ricas do mundo da Bloomberg

Sua fortuna vem quase que na totalidade de ações que ele acumulou da Alphabet Inc., na qual a Google é a maior subsidiária. De acordo com a fonte, elas chegam a formar 6% da totalidade da empresa. 

Assim como ocorreu para outras muitas pessoas do ranking de mais ricas do mundo, a fortuna de Sergey Brin esteve oscilando frequentemente, com uma tendência a queda. De acordo com o gráfico disponibilizado pela plataforma da Bloomberg, o bilionário conseguiu atingir a casa dos 128 bilhões de dólares ao final de 2021, com uma queda para o valor atual até o final de 2022. 

Gráfico que representa a variação da fortuna de Sergey Brin ao longo do tempo. Fonte: Bloomberg. 
Gráfico que representa a variação da fortuna de Sergey Brin ao longo do tempo. Fonte: Bloomberg. 

Como Larry Page e Sergey Brin têm quantidades semelhantes de ações na Alphabet Inc., a fortuna de ambos costuma variar da mesma forma. Atualmente, a fortuna de Larry Page se encontra em 90.2 bilhões, sendo alguns poucos bilhões de dólares superior a de Sergey. 

Sergey Brin é a pessoa mais rica do mundo?

Não. 

De acordo com o índice da Bloomberg de pessoas bilionárias, atualmente Sergey Brin é a décima pessoa mais rica do mundo, logo atrás do indiano Mukesh Ambani, da indústria energética asiática. Larry Page vem logo em seguida, em oitavo lugar. Elon Musk lidera o ranking, sendo a pessoa mais rica do mundo atualmente. 

Abaixo, você pode conferir como se encontra o ranking das pessoas mais ricas do mundo na atual data:

Ranking das pessoas mais ricas do mundo

A história de Sergey Brin!

Sergey Brin nasceu na Rússia, no período em que era conhecida como União Soviética, em 1973. Alguns anos depois, ele e sua família se mudam para os Estados Unidos da América, Maryland

O pai de Sergey dava aulas de matemática na Universidade de Maryland, enquanto sua mãe era uma pesquisadora da NASA. 

No ano de 1993, Sergey ingressou na mesma universidade que o pai lecionava, a Universidade de Maryland, na qual ele conquistou um diploma de bacharel em Ciência da Computação e Matemática em apenas 3 anos.

Brin então conseguiu ingressar na sua pós-graduação na Universidade de Stanford, onde ele desenvolvia projetos e pesquisas sobre extração e análise de dados da rede mundial de computadores, a internet, que havia recém sido criada e estava começando a se consolidar como o meio de comunicação e troca de informação que conhecemos atualmente. 

Como Larry Page e Sergey Brin se conheceram?

Larry Page e Sergey Brin

Larry Page e Sergey Brin se conheceram no verão de 1995, na Universidade de Stanford. Brin já era um aluno da universidade e Larry Page estava participando de um tour. A pessoa responsável por esse tour era ninguém mais, ninguém menos que Sergey Brin. Nesse contexto, eles não conseguiram se entender em quase praticamente nada. No entanto, eles mantiveram o contato. 

Quando Page definitivamente ingressou em sua pós-graduação, ele e Brin criaram uma verdadeira amizade. Ambos estavam escritos em projetos em comum. É dito que Page tem uma dificuldade nas relações sociais, enquanto Brin é uma pessoa bastante sociável que gosta de fazer amizades. 

A história da fundação da Google!

A ideia para o algoritmo que mudaria os rumos da tecnologia não surgiu diretamente de Sergey Brin. Tudo começou com uma pesquisa acadêmica realizada por Larry Page. Por alguma razão, ele e a pessoa que o orientava decidiram que poderia ser benéfico analisar todos os links da internet e para onde eles iam, na forma de gráfico. Naquela época, não existiam tantos websites quanto atualmente, o que tornava a tarefa possível. 

Ele não sabia muito bem para onde levar essa pesquisa. Foi nessa época que o programador Scott Hassan, considerado por muitas pessoas como o terceiro integrante não oficial da Google, ajudou Page a escrever grande parte do código do algoritmo pensado por ele. Foi nesse período aproximadamente que o então amigo de Page, Sergey Brin, que realizava pesquisas em áreas similares, decidiu se juntar ao projeto. 

Eles usaram uma tática acadêmica para determinar a relevância de sites. Nas universidades, quanto maior a quantidade de trabalhos acadêmicos citando seu trabalho, mais confiável e valioso ele é. De maneira semelhante, quanto mais páginas na internet estiverem fazendo links para sua página, mais relevante ela é. 

Com a ajuda de Brin, os dois desenvolveram o PageRank, algoritmo que convertia matematicamente os dados coletados para um ranking, determinando a relevância das páginas. Até então, os mecanismos de busca que existiam somente ranqueavam as páginas de acordo com a quantidade de palavras-chave que elas apresentavam. Originalmente, esse projeto ficou conhecido como Backrub. A primeira versão foi lançada em 1996 como uma extensão do site de Stanford

Posteriormente, o projeto passou a ser chamado de Google, como as pessoas erroneamente escreviam googol, um termo matemático que representa o 1 seguido de 100 zeros. Segundo eles, esse era o alcance que eles desejavam ter com sua invenção. 

Como a Google parecia em 1997

A Google foi formalmente introduzida como uma empresa em 4 de setembro de 1998, na garagem de Susan Wojcicki em Menlo Park, a atual CEO do YouTube, após a dupla de amigos ter conseguido acumular um investimento inicial de pessoas amigas, familiares e professoras. 

Com a virada do milênio, o Google se tornou bastante popular entre as pessoas usuárias, muito devido a uma parceria com a popular página Yahoo!. A parceria durou até 2004, quando a plataforma dispensou os serviços da ferramenta, criando seu próprio mecanismo de busca. 

Após algumas polêmicas envolvendo o modo de gestão de Larry Page, em 2001 a dupla foi substituída no cargo de CEO por Eric Schmidt. Larry Page se tornou presidente de produtos e Sergey Brin ficou com o título de presidente de tecnologia. A companhia abriu seu capital em 2004.

No ano de 2015, a companhia se tornou subsidiária da Alphabet Inc., um conglomerado de várias empresas, que permitiu que a Google pudesse continuar focada em seus serviços enquanto outras áreas pudessem ser exploradas. 

Como Sergey Brin gasta sua fortuna?

Vamos descobrir agora um pouco sobre o que Sergey Brin faz com uma das maiores fortunas do mundo! Confira!

Aeronaves

Sabemos que Sergey Brin e Larry Page são muito amigos. Essa amizade aparentemente é tão íntima que eles compartilham inclusive jatos particulares. É dito que ambos compartilham aviões do modelo Boeing 767-200 e Dornier Alpha. 

Esses aviões são todos mantidos em conjunto com aviões de outras pessoas executivas da Google, que tem um aeroporto particular em San Jose. 

Barcos

É dito que Sergey Brin é dono de um dos iates mais rápidos do mundo, o The Dragonfly. O barco de 80 milhões de dólares comporta até 18 pessoas convidadas e 16 pessoas funcionárias e tem cinema, pista de dança e jacuzzi.  

Dragonfly, iate de Sergey Brin

Imobiliário

Sergey Brin não é muito conhecido por ter muitas casas e propriedades. As suas únicas residências conhecidas são duas. 

A primeira é uma cobertura na cidade de Nova York que tem dois andares e quatro quartos, em uma vizinhança lotada de personalidades famosas. É dito que o apartamento custou a ele por volta dos 8 milhões de dólares. Seu segundo investimento imobiliário residencial é uma casa na Califórnia.

Ele investe também na compra de propriedades comerciais. é dito que ele tem uma pequena companhia de investimentos que compram propriedades para reformar e vender. Sergey também auxilia na manutenção de pequenos comércios locais. Segundo fontes, ele aluga edifícios comerciais abaixo do valor de mercado para ajudar famílias a desenvolverem seus próprios negócios. 

Filantropia

Sergey e sua ex-esposa

Brin e sua ex-esposa fundaram uma instituição de filantropia chamada The Brin Wojcicki Foundation, na qual eles revertem parte de suas fortunas para causas sociais. Anne Wojcicki, sua ex-esposa, é empresária e fundadora de uma companhia chamada 23andMe. A maioria de seus investimentos vão para pesquisas voltadas à síndrome de Parkinson, que aflige sua mãe. 

Ele também atua por meio da organização da Google voltada à construção de práticas sustentáveis e soluções de problemas energéticos. 

Vida pessoal

Brin fazendo esportes radicais

Sergey Brin gosta de investir bastante em sua vida pessoal. Uma vez, ele foi visto comparecendo a aulas de trapézio avançado em uma instituição de Nova York. É dito que o valor da mensalidade dessas aulas é superior a 1000 dólares. Ele também é fã de esportes que envolvem muita adrenalina. 

Além disso, ele mantém com sua própria fortuna o salário de 47 pessoas funcionárias que trabalham para ele e sua família em diversas áreas, como pessoas contadoras, banqueiras, fotógrafas, arquivistas, personal trainers, pilotos de iate, etc. 

3 fatos curiosos sobre Sergey Brin!

1. Sergey somente visitou a Rússia novamente até os 17 anos (e quase foi preso)

Sergey Brin voltou para a Rússia, país em que ele e sua família saíram quando ele tinha 6 anos, dez anos depois, em uma viagem com seu pai. Durante a visita, é dito que ele agradeceu ao pai pela decisão de ter emigrado. Ele quase entrou em uma grande enrascada ao atirar pequenas pedras contra um carro de polícia de lá, que foi notado pelas pessoas policiais que estavam dentro. 

2. Sergey Brin tem um grande senso de humor

De acordo com algumas pessoas funcionárias da Google, Sergey teria um enorme senso de humor, que ele carrega consigo para o trabalho. É dito que uma vez ele se fantasiou de vaca para conduzir entrevistas de emprego

3. Sua família é acometida por uma doença neurodegenerativa

Por meio dos testes realizados pela empresa da ex-esposa, Brin descobriu que carregava em seus genes a predisposição para ter a doença de Parkinson, que acomete também sua mãe. Para evitar desenvolver a doença, ele se exercita de forma intensa e bebe chá verde duas vezes ao dia. 

A partir de sua rotina, ele foi capaz de reduzir a probabilidade de desenvolver a doença para 10%. Ele também investe em instituições de pesquisa que buscam encontrar a cura da doença. 

Conhecemos uma das facetas da criação do Google, Sergey Brin. Ele e seu melhor amigo Larry Page foram responsáveis por uma ferramenta que está presente todos os dias em nossas vidas: o Google. Além disso, fomos capazes de ter uma breve noção de sua personalidade e como ele vive sua vida.

Que tal conferir o outro lado da história agora e conhecer Larry Page, o amigo e companheiro de negócios de Sergey Brin há mais de 20 anos?

0 Shares:
Você também pode gostar