Todas as pessoas mais ricas do mundo do segmento da tecnologia ocupam determinada posição por terem impactado o setor de alguma forma, e Michael Dell não é exceção!

Muito provavelmente você já deve ter visto ou ouvido falar desse sobrenome, Dell, em algum lugar não é verdade? Afinal de contas, ela é uma das maiores empresas de hardware para computadores pessoais do mundo!

Se você quiser saber mais sobre esse bilionário, quanto é sua fortuna e como ele criou uma das maiores empresas do ramo tecnológico, abaixo você encontrará tudo que necessita! Confira:

Boa leitura!

Quem é Michael Dell?

Michael Dell

Michael Dell é um empresário e filantropo dos Estados Unidos da América. Ele é bastante conhecido por ser fundador e diretor da Dell Technologies Inc, empresa que fabrica computadores pessoais, assim como por ocupar o cargo de CEO da empresa por mais de três décadas.  

Ficha técnica

Nome completoMichael Saul Dell
OcupaçãoCEO e diretor da Dell Technologies Inc. 
Local de NascimentoHouston, Texas (EUA)
Data de Nascimento23 de Fevereiro de 1965 (57 anos)
FundadorDell Technologies Inc. 
Fortuna49.3B USD (Dez. 2022)

Qual a fortuna de Michael Dell?

Atualmente, é dito que Michael Dell é dono de uma fortuna que é próxima de 49.3 bilhões de dólares, o que resulta em aproximadamente 260 bilhões de reais. As informações são disponibilizadas pela Bloomberg, que alimenta em tempo real um ranking com as 500 pessoas mais ricas do mundo. 

Diferentemente de muitas outras pessoas bilionárias da tecnologia que atuam em outras vertentes da área, a fortuna de Dell não variou muito recentemente. Normalmente, ela varia poucos bilhões com o passar do tempo, sem quedas ou aumentos excessivamente vertiginosos, como podemos observar no gráfico de outras pessoas bilionárias. 

Gráfico que demonstra a variação da fortuna de Dell ao longo de um ano, dentro do período de Dezembro de 2021 a Dezembro de 2022. Fonte: Bloomberg
Gráfico que demonstra a variação da fortuna de Dell ao longo de um ano, dentro do período de Dezembro de 2021 a Dezembro de 2022. Fonte: Bloomberg

O recorte escolhido para representar a fortuna de Dell foi de 2021 a 2022 pois compreende o momento em que o valor de sua fortuna foi mais expressivo. Ela chegou ao ápice em fevereiro de 2022, atingindo a marca de 60 bilhões de dólares. Após isso, ela manteve-se próxima a 50 milhões de dólares, em média, como é possível observar no gráfico. 

Michael Dell é a pessoa mais rica do mundo?

Não.

A fortuna de 49.3 bilhões de dólares de Michael Dell não é suficiente para torná-lo a pessoa mais rica do mundo. Atualmente, a pessoa que ocupa o posto de pessoa mais rica do mundo continua sendo Elon Musk, que lidera com uma fortuna de 181 bilhões de dólares, 16 bilhões a mais que o segundo colocado Bernard Arnault. 

Por sua vez, Michael Dell ocupa a posição de 24ª pessoa mais rica do mundo, logo à frente de Mark Zuckerberg, que viu sua fortuna despencar mais de 70 bilhões de dólares recentemente. 

Vamos dar uma olhada em como está o ranking das pessoas mais ricas do mundo na atualidade. Lembrando que as informações aqui presentes são altamente mutáveis e podem não compreender a realidade no momento de leitura do texto. Elas representam apenas um recorte temporal sobre como estava a relação no momento da escrita do texto. 

Ranking das pessoas mais ricas do mundo de acordo com a Bloomberg
Fonte: Bloomberg

Como Michael Dell conseguiu sua fortuna?

Grande parte da fortuna de Michael Dell vem da empresa que ele fundou, a Dell Technologies Inc. De acordo com relatórios internos da empresa, é estipulado que Michael Dell seja proprietário de aproximadamente metade da corporação. 

Outra grande parcela de sua fortuna vem da VMware, empresa cuja maior acionista é a Dell Technologies. A VMware é uma empresa de software especializada em desenvolver sistemas que servem para emular um ambiente virtual onde é possível utilizar um ou mais sistemas operacionais. Tal empresa é uma das subsidiárias da que foi fundada por Dell. 

A história de Michael Dell!

Michael Dell com 3 anos, em sua casa no Texas, Houston (1968). 
Michael Dell com 3 anos, em sua casa no Texas, Houston (1968). 

Michael Dell nasceu no Texas, na cidade de Houston, em 1965. Seu pai era dentista e sua mãe corretora. Dell desde pequeno cresceu em um lar cercado por negócios e tecnologia, o que o motivou a seguir nesse caminho. 

Quando chegou à adolescência, ele aproveitava os trabalhos de meio período que conseguia para investir seu dinheiro. É dito que uma vez ele foi capaz de vender uma coleção de selos por 2.000 dólares, o que era uma quantidade bastante expressiva para a época. 

Com 15 anos, ele comprou seu primeiro computador, um Apple II, mas não para usá-lo. Na primeira oportunidade, ele desmontou todo o computador para compreender suas partes físicas e descobrir como ele funcionava. 

Enquanto estudava na Memorial High School de Houston, ele decidiu trabalhar vendendo assinaturas de um jornal da cidade. Com o tempo, ele percebeu que a tática tradicional de ligar para as pessoas não estava funcionando, então ele desenvolveu uma abordagem completamente nova. Naquele ano, ele conseguiu ganhar 18 mil dólares. 

Parecia que o destino do garoto Dell já estava selado: ele seria um empreendedor. No entanto, seus pais não gostaram muito da ideia, queriam que o filho se tornasse um médico. Por conta disso, ao final dos seus estudos em 1983, ele ingressa na Universidade de Houston com o intuito de estudar Medicina. 

Ainda assim ele não havia desistido. Enquanto estudava para se formar médico, Michael Dell começou a usar seus conhecimentos em tecnologia e negócios para vender kits que serviam para aprimorar e customizar computadores pessoais na época, já que qualquer alteração na máquina somente podia ser realizada pela fabricante naquele período. Ele começou vendendo apenas para pessoas conhecidas, porém, aos poucos o negócio foi se expandindo. 

No início de 1984, com o investimento inicial de 1000 dólares, ele registrou a empresa com o nome PC’s Limited e deixou a faculdade para dedicar-se à sua empresa em tempo integral. Era o início do que um dia seria a Dell.

A história da criação da Dell!

A linha de produção de Dell

Em maio de 1984, a empresa já havia crescido o suficiente para ter inclusive algumas pessoas funcionárias. Em apenas 2 anos, a companhia já havia começado a criar e montar seus próprios produtos. No ano de 1986, a Dell passou a competir com empresas grandes do gênero, como a IBM, oferecendo computadores tão bons quanto porém ligeiramente mais baratos.

Foi em 1988, aos 23 anos, que Michael Dell decidiu dar o passo que determinaria a existência da gigante de tecnologia nos dias de hoje. Para conseguir se adequar melhor à sua estratégia de negócio e intenção de expandir globalmente, PC’s Limited se torna então Dell Computer Corporation, no mesmo ano em que ela se tornou pública no mercado financeiro. 

Com o sucesso da marca, a empresa se tornou internacional, expandindo-se para outros países. No ano de 1992, a revista Fortune colocou a Dell na lista das 500 maiores corporações do mundo, tornando Michael Dell o mais jovem CEO a realizar esse feito, aos 27 anos. Com a expansão da internet, que havia recém surgido, a Dell se expandiu também para o mundo digital, vendendo por meio de seu website. 

A Dell então havia se tornado a produtora de PCs que mais lucrava na época. 

A companhia foi se expandindo para outras áreas da computação como servidores, dispositivos periféricos (impressoras) e outros aparelhos, como projetores. Nos anos seguintes ele lançaria um livro chamado Direct from Dell: Strategies That Revolutionized an Industry, em que ele contava a sua história, a história da Dell e as lições que ele aprendeu ao longo dessa jornada. 

Em 2004, ele deixou de ser o CEO da empresa que ele fundou, ficando apenas com o cargo de diretor, para focar em atividades filantrópicas com sua esposa. Ele também estava atuando na organização do Fórum Econômico Mundial, assim como no Conselho presidencial. No entanto, sua saída não foi uma escolha muito assertiva. Em 2006, a Dell enfrentou diversas crises e havia perdido seu posto como maior produtora de PCs para Hewlett-Packard (HP). 

O quadro de pessoas diretoras da empresa achou melhor que Michael retornasse como CEO, o que aconteceu no ano de 2007. Para reverter a situação, Dell lançou uma nova campanha intitulada “Dell 2.0”, em que ele tentaria renovar a imagem da empresa. Para isso, ele reduziu o número de pessoas funcionárias e decidiu diversificar os produtos da marca, investindo em softwares corporativos e dispositivos eletrônicos diversos. 

Porém, a crise já estava instaurada: havíamos entrado na era pós-PC, em que roubavam a cena os smartphones que surgiam e os computadores portáteis. Outras gigantes estavam tomando o espaço, como os Tablets da Amazon, o iPad e o iPhone da Apple, e os smartphones com sistema operacional Android. Além disso, o mercado asiático começou a surgir por meio da Lenovo. 

Com toda a competição e a dificuldade em manter o controle do mercado em que estava inserido, Michael Dell decidiu tornar a empresa privada novamente, tendo que contar com a ajuda de um empréstimo de 2 bilhões da Microsoft para comprar todas as ações de volta. 

No ano de 2015, a empresa Dell Inc. fez um acordo estipulado em 67 bilhões de dólares para adquirir a empresa EMC Corporations, que era especializada em armazenamento, gerenciamento, análise de dados, cloud computing e segurança da informação. Com a fusão das duas grandes gigantes corporações da área de Tecnologia da Informação, nasceu a empresa principal Dell Technologies Inc. 

A inteligente jogada de Dell fez com que a empresa pudesse permanecer no mercado de tecnologia, agora com produtos e serviços que estavam sendo demandados para os anos seguintes. Com isso, Dell Technologies volta a se tornar pública no mercado financeiro em 2018. A empresa, atualmente, se expandiu para abarcar outros setores da tecnologia, como Internet das Coisas e Inteligência Artificial

Como a Dell conseguiu se tornar um grande sucesso?

Quando Dell primeiro fundou a PC’s Limited, ele viu uma oportunidade de mercado muito grande. Os computadores oferecidos até então eram vendidos por intermédio de lojas varejistas, o que os tornavam mais caros. A fabricante teria que vender para a rede varejista, que colocaria um valor para lucrar. Ao eliminar a varejista da jogada, Michael Dell conseguiria baratear o valor de venda dos equipamentos. E foi o que ele começou a fazer: comprar direto da fabricante para vender mais barato. 

Para isso, ele contou com um sistema de produção conhecido como “just-in-time”, que consiste em um modelo enxuto de produção, em que a matéria-prima para fazer o produto ou componente somente é encomendada quando houver uma compra. Logo, alguém comprava o computador, a empresa encomendava o material, montava o computador e entregava logo em seguida. 

Esse estilo de produção foi bastante viável para Dell que estava começando, pois ele não precisava arcar com os altos custos de manter um estoque e nem de precisar ter um inventário. Dessa maneira, logo no início de sua carreira, ele foi capaz de desbancar as empresas concorrentes e se tornar a número 1 no mercado. 

Dell também foi um dos primeiros a se arriscar e dar o pulo para entrar no comércio digital. Enquanto muitas pessoas estavam receosas de vender seus produtos online ou descrentes em relação a nova tecnologia, a Dell já lucrava por volta de 1 milhão diariamente por vias digitais. 

A vida pessoal de Michael Dell

Michael e sua esposa Susan Dell

Michael Dell é casado com Susan Lieberman desde outubro de 1989. O casal se conheceu em 1988 e estão juntos desde então. Por ser uma pessoa bastante tímida, não há muitas informações sobre a vida pessoal de Michael Dell. 

No entanto, é de conhecimento público que Michael e Susan tiveram três filhas e um filho, Alexa Dell, Juliette Dell, Kira Dell e Zachary Dell. 

Família de Michael Dell

A mais velha, Alexa Dell, tem aproximadamente 29 anos atualmente e tem uma consultoria de negócios, famosa por fazer a assessoria do aplicativo de namoro Bumble. É dito que ela também já namorou o CEO da Tinder, após ter o conhecido pelo próprio aplicativo. 

Em relação às demais filhas e filho, não se tem muitas informações. Sabe-se que Juliette compete no hipismo, esporte envolvendo cavalos. Zachary segue os mesmos passos do pai e, após arriscar fundando um próprio aplicativo de namoro, atualmente constrói sua carreira em diversas empresas no ramo dos negócios. Já Kira trabalha como Growth Manager, dizem. 

A relação de Michael Dell e a filantropia!

Um ano após se casarem, Michael e sua esposa, Susan Dell, fundaram uma instituição filantrópica chamada Michael and Susan Dell Foundation, que investe em educação, saúde infantil e economia familiar. Susan passou a atuar primariamente com essa atividade, se tornando uma peça fundamental para a instituição. 

De acordo com relatórios, dez anos atrás a instituição já havia investido aproximadamente 650 milhões de dólares nas áreas indicadas, em países como Estados Unidos da América, Índia e África do Sul. Em 2017, Michael Dell investiu 1 bilhão de dólares de sua fortuna na instituição. 

Ainda, a instituição ajudou no financiamento da ajuda para as vítimas de desastres naturais como o Tsunami de 2004 na Ásia e do Furacão Harvey, que assolou seu estado natal, o Texas. 

Neste texto, você conheceu um pouco sobre a história de Michael Dell e da colossal corporação que definiu os rumos da história da computação. Graças aos esforços de Dell, os computadores pessoais puderam se tornar mais acessíveis, economizando anos na popularização desse equipamento. 

Vamos conhecer outro grande bilionário da tecnologia? Leia aqui sobre Bill Gates, o homem que criou a Microsoft, dona do sistema operacional Windows!

0 Shares:
Você também pode gostar