Atualmente, a China é um dos países que mais domina o ranking das pessoas mais ricas do mundo. Ma Huateng é um dos nomes que se destacam no mercado tecnológico chinês.

O bilionário é dono de um conglomerado que representa um verdadeiro império, e construiu uma enorme fortuna. 

Caso você nunca tenha ouvido falar em Ma Huateng, pode ser interessante conhecer um pouco de sua história e descobrir qual foi a empresa que o tornou uma das pessoas mais ricas do mundo.

Confira, abaixo, o conteúdo que preparamos para você:

Boa leitura!

Quem é Ma Huateng?

Ma Huateng, empresário chinês

Ma Huateng é um empresário e bilionário do mercado de tecnologia chinês. Ele conquistou tudo isso por conta de ser fundador e Chief Executive Officer (CEO) de uma das maiores companhias da internet, a Tencent. 

Muitas vezes, as pessoas se referem a ele por seu apelido “Pony Ma”, já que seu nome se assemelha à palavra chinesa que se refere a cavalo. 

Ficha técnica

Nome completoHuateng “Pony” Ma (马化腾)
OcupaçãoEmpresário
Local de NascimentoChaoyang, Shantou, Guangdong, China.
Data de Nascimento29 de Outubro de 1971 (51 anos)
FundadorTencent Holdings Ltd. (cofundador)
Fortuna32.2 bilhões USD (Nov. 2022)

Qual a fortuna de Ma Huateng?

Ma Huateng, atualmente, está com uma fortuna avaliada em 32.2 bilhões de dólares, o que se aproxima dos 170 bilhões de reais. As informações são fornecidas pelo índice de pessoas bilionárias da Bloomberg, que acompanha a variação do patrimônio das pessoas mais ricas do mundo diariamente. 

Ainda de acordo com a plataforma, o bilionário chinês tem tido grandes quedas no valor de sua fortuna recentemente. Ao comparar com a variação de sua fortuna ao longo do tempo, vemos que o momento em que ela esteve mais elevada foi no primeiro trimestre de 2021, quando ela alcançou a impressionante marca de quase 75 bilhões de dólares. Isso pode ser observado no gráfico abaixo:

Gráfico disponibilizado pela Bloomberg que demonstra a variação da fortuna de Ma Huateng ao longo de sua trajetória. Fonte: Bloomberg.
Gráfico disponibilizado pela Bloomberg que demonstra a variação da fortuna de Ma Huateng ao longo de sua trajetória. Fonte: Bloomberg.

A tendência em queda do gráfico atualmente segue o mesmo padrão observado na fortuna de outras pessoas bilionárias do ramo de tecnologia ao longo do mundo.

Sua fortuna é derivada de ações da Tencent, sua própria empresa, da qual ele possui 7.4%. 

Ma Huateng é a pessoa mais rica do mundo?

Não

A fortuna de Ma Huateng não é suficiente para torná-lo a pessoa mais rica do mundo. Esse cargo continua sendo de Elon Musk, atualmente, com sua fortuna avaliada em 170 bilhões de dólares. 

De acordo com o índice, Ma Huateng ocupa a posição de 34ª pessoa mais rica do mundo. Se considerarmos somente as pessoas bilionárias chinesas, Ma Huateng é o terceiro mais rico, ultrapassando o chinês Jack Ma, responsável pelo AliBaba Group. 

Apesar disso, houve um período em que Pony Ma ocupou o ranking das 10 pessoas mais ricas do mundo, ultrapassando a fortuna dos fundadores da Google Sergey Brin e Larry Page, individualmente. 

Ma Huateng é dono de qual empresa?

Logo Tencent, empresa de Ma Huateng

Ma Huateng é cofundador e CEO da Tencent Holdings Ltd., conhecida somente como Tencent, um grande conglomerado de empresas de tecnologia da China. A empresa foi fundada em 1998 por Ma Huateng, Zhang Zhidong, Xu Chenye, Chen Yidan e Zeng Liqing.

Suas subsidiárias atuam em diversos setores da área de tecnologia, incluindo entretenimento, inteligência artificial, games, investimentos, etc. 

A Tencent conseguiu transformar sua marca em um símbolo nacional, criando uma verdadeira conexão com as pessoas usuárias. De acordo com pessoas especialistas, o animal-mascote da marca, o pinguim, é tão famoso quanto os arcos amarelos da rede McDonald ‘s no ocidente. 

Mascote Tencent

Mesmo que a empresa não tenha uma atuação expressiva nos países do ocidente, ela está indiretamente presente em muitos conteúdos que são amplamente consumidos no mundo todo. 

Vamos conhecer abaixo alguns produtos e serviços disponibilizados pela empresa:

Redes sociais

Muitas das redes sociais no ocidente não são permitidas pelo governo chinês de serem utilizadas em território nacional, como Whatsapp, Facebook e Google, por exemplo. Por conta disso, uma das aplicações consideradas como redes sociais mais utilizadas na China é um produto da Tencent.

Logo WeChat

A WeChat (Weixin, na China) é uma aplicação de mensagem instantânea que se aproxima bastante da usabilidade de outras como Whatsapp. 

Entretenimento

A Tencent é uma enorme investidora no mercado de Gaming. 

Por exemplo, ela é dona por completo da Riot Games, empresa responsável pelo famoso jogo no estilo MOBA chamado League of Legends. Além disso, ela é dona de 40% da Epic Games, responsável pelo jogo battle-royale Fortnite. 

Fortnite e League of Legends

Além disso, ela é dona de:

  • 10% da empresa de games Ubisoft;
  • 84% da empresa mobile Supercell, responsável pela empresa Battle Royale;

Em relação à indústria musical, a Tencent tem 10% em ações em uma das maiores produtoras musicais do mundo, a Universal Music que é responsável por grandes nomes como Lady Gaga e Taylor Swift. Além disso, a empresa é dona de 7.5% do Spotify e 1.6% da Warner Music Group.

A Tencent investe também na indústria cinematográfica e tem seu próprio serviço de streaming de vídeos, a Tencent Video. 

Outros setores

A Tencent oferece diferentes serviços como:

  • sistemas de saúde inteligentes utilizando inteligência artificial;
  • uma plataforma de gaming  baseada em nuvem, explorando inteligência artificial e realidade aumentada;
  • A intenção de construir uma cidade do futuro sustentável do tamanho de Mônaco dentro de Shenzhen, com áreas verdes e carros que se dirigem sozinhos. 

A história de Ma Huateng!

Cidade de Shenzhen, onde Ma Huateng foi viver enquanto jovem. 
Cidade de Shenzhen, onde Ma Huateng foi viver enquanto jovem. 

Ma Huateng nasceu na cidade de Shantou, pertencente à província de GuangDong, na China, em 29 de Outubro de 1971. Ainda bem jovem, ele se muda para Shenzhen pois seu pai havia conseguido um emprego para trabalhar no porto. Durante sua infância e educação, Huateng passou a se interessar bastante por tecnologia e computação. 

No ano de 1989, ele ingressa na universidade de Shenzhen, onde se gradua 4 anos depois como bacharel em Ciência da Computação, começando a trabalhar logo em seguida para a empresa de telecomunicações chinesa China Motion Telecom Development (CMTD), onde parte de seu trabalho era desenvolver softwares para serem utilizados em aparelhos como pagers. 

Por conta do baixo salário, ele decide mudar de emprego, migrando para outra empresa de telecomunicações. Nessa época, ele já tinha vontade de começar a trabalhar na construção de sua própria empresa. 

A história da fundação da Tencent!

No ano de 1998, Ma Huateng juntou-se com quatro amigos e decidiu criar sua própria empresa de tecnologia, que foi auxiliada por investimentos vindos de empresas de investimentos em capital de risco. Nascia então a Tencent. A inspiração para o primeiro produto veio a partir do lançamento do primeiro programa voltado para troca de mensagens, o histórico ICQ. 

Pensando no sucesso que isso poderia ser no mercado chinês, ele decide lançar o Open ICQ, ou OICQ, que precisou ser renomeado logo em seguida para QQ. A aplicação foi um sucesso. Porém, como ela era completamente gratuita, a empresa começou a ter problemas financeiros, ficando sem lucros por três anos. 

Em 2003, a QQ.com, o portal próprio do serviço da Tencent, é lançado, tomando conta do cenário de telecomunicações chinês. No ano de 2004, ele já era o provedor de comunicação mais utilizado de toda a China. 

Nesse mesmo ano, Ma decidiu começar a explorar novos mercados com a Tencent, com intenção de expandir para a área do e-commerce e do mercado gamer. Por conta desses fatos, em 2005 a empresa lançou o site Paipai.com, visando competir com o gigante Alibaba.com, que fazia bastante sucesso na época. 

Conforme a Tencent ia adentrando a década de 2010, ela decide lançar o que viria a ser um grande sucesso: a WeChat.  A plataforma de troca de mensagens instantâneas rapidamente ganhou o mercado, tornando-se muito popular e amplamente utilizada na China e em outros países do mundo. Ainda assim, a plataforma não teve muito sucesso no mercado ocidental. 

Por conta disso, a empresa passou a investir em diversos segmentos do entretenimento ocidental, com foco na indústria de games. A divisão da empresa voltada para essa área, a Tencent Games, foi fundada em 2003 e, no ano de 2018, se tornou a maior companhia de video-games do mundo. 

Ma Huateng tem esposa e filhos?

Ma Huateng e sua esposa, Wan Dan-ting

Sim. 

Ma Huateng é casado com Wan Dan-ting, com quem vive na cidade de Shenzhen. O casal tem uma filha, chamada Ma Manlin. Como Huateng é bastante reservado em relação a sua vida pessoal, muitos detalhes sobre sua família não são revelados. 

Sabe-se que o casal é bastante dedicado em conjunto para causas sociais, doando generosas quantidades para a instituição de filantropia do bilionário, a Ma Huateng Global Foundation. 

3 curiosidades sobre Ma Huateng!

1- O nome da Tencent também está dentro da temática de cavalos

Sabemos que o apelido de Ma Huateng é Pony Ma por conta da associação do nome de família com a palavra cavalo. Porém, o bilionário decidiu ir além e brincar também com o nome de sua empresa. 

Ao construir a palavra “Tencent”, ele uniu dois caracteres do mandarim que significam “mensagem” e “Galope”. É uma brincadeira  com a velocidade das mensagens instantâneas que vem “à galope”. 

2- Ma Huateng também tem outros interesses além da tecnologia

Uma das outras grandes paixões de Ma Huateng é a astronomia, tanto que a Tencent investe em startups do setor espacial com intuito de avançar na exploração, especialmente no que se diz respeito à mineração de asteroides. 

Além disso, ele gasta bastante de sua fortuna colecionando obras de artes famosas e investindo no setor imobiliário, comprando imóveis em Hong Kong, essencialmente.

3- Ele conheceu sua esposa por meio de seus próprios serviços

É dito que, antes de se engajar em um relacionamento com a atual esposa, ele a conheceu por meio do serviço de troca de mensagens que a Tencent mesmo desenvolveu. Segundo o que se conta, o casal trocou mensagens por meses antes de finalmente se conhecerem pessoalmente. Um verdadeiro web relacionamento!

Quais são os 7 princípios de Ma Huateng?

Como a Tencent cresceu consideravelmente raṕido ao longo dos anos, Huateng temia que ela pudesse se tornar um pouco desorganizada. Pensando nisso, ele criou 7 princípios para ajudarem na criação de serviços e no direcionamento de sua equipe. Confira:

1. Agilidade

Muito do sucesso da Tencent é devido a sua capacidade de enxergar oportunidades e desenvolver produtos que as aproveitam em curto tempo. Foi assim com a ICQ, por exemplo. Ele enxergou a possibilidade de entrar nesse mercado e acabou tendo grande sucesso!

2. Liberdade

Parte da filosofia de Huateng é ausentar-se um pouco da liderança rígida para dar espaço para que as pessoas possam ter liberdade para agir. Estando livres de regras em excesso, as pessoas podem resolver problemas e inovar à sua maneira, sem hesitar. 

No entanto, a liberdade não acaba por aí. Huateng é grande adepto do conceito do software livre, em que a pessoa que o utiliza possa ter liberdade para customizá-lo como desejar. Sua equipe, tendo acesso a esse código, pode constantemente melhorá-lo.

3. Pessoas usuárias em primeiro lugar

Para Ma Huateng, um serviço de qualidade é aquele que é uma combinação da necessidade com a satisfação das pessoas. Por isso, na Tencent, ele lidera uma filosofia que chamam de 10/100/1000. Todo ano, as pessoas gerentes de produto precisam aplicar 10 pesquisas para pessoas usuárias, ler 100 comentários de blogs e coletar feedback de 1000 pessoas usuárias. 

4. Velocidade

Uma das estratégias para conseguir superar seus rivais no mercado é a velocidade. Ma Huateng conseguiu tomar conta do mercado de telecomunicações da China pois sua empresa era capaz de lançar versões novas e atualizadas com melhorias a cada uma ou duas semanas. Como a concorrência não conseguia acompanhar o ritmo, acabavam ficando para trás. 

5. Resiliência

Outra estratégia de sucesso de Ma Huateng é ser resiliente a falhas e fracassos. O mercado nunca foi fácil e a batalha é longa. A concorrência, especialmente do outro lado do mundo, é bastante forte. Mas ele tem uma política apenas para isso, que é levantar-se e tentar de novo!

6. Evolução

No dicionário da Tencent, a definição de evolução é ter capacidade de melhorar, autocorrigir e manter o foco. Para a empresa, isso é uma realidade. Basta lembrar que a Tencent é uma empresa que sobreviveu à quase toda a evolução da internet até então, enquanto outras marcas (algumas bem solidificadas no mercado) não conseguiram se adaptar e tornaram-se obsoletas. 

7. Inovação

Ma Huateng diz que esse último princípio não é exatamente algo a se seguir, mas sim um resultado. Se todos os outros princípios anteriores forem aplicados com maestria — Agilidade, Liberdade, foco na pessoa usuária, velocidade, resiliência e evolução — o resultado disso tudo será a inovação. Apesar da empresa se basear bastante em produtos lançados primeiramente no ocidente, saber identificar oportunidades e como elas se adaptam regionalmente também é uma forma de inovar. 

Neste texto conhecemos um dos bilionários chineses que dominam o mercado tecnológico do oriente. Ao lado de empresas como Baidu e Alibaba Group, a Tencent e seu criador Ma Huateng são componentes-chave importantíssimos para o futuro da tecnologia e da inovação global. 

Gostou de conhecer Ma Huateng, o famoso Pony Ma, e a Tencent? Pois saiba que tem mais! Conheça agora Larry Ellison, um dos bilionários da tecnologia que revolucionou a área de banco de dados!

0 Shares:
Você também pode gostar