É bem difícil, na atualidade, não ter ouvido jamais o nome Mark Zuckerberg, muito devido ao fato de ele ter criado uma das principais e mais famosas redes sociais do mundo todo. 

Sua história e a da criação de sua empresa são tão peculiares que inclusive se tornaram um filme que ficou amplamente conhecido como “A Rede Social”, lançado em 2010.

Quer saber mais sobre a história de Mark Zuckerberg, sobre sua empresa e todas as polêmicas envolvidas atualmente? Pois você está no lugar certo! Abaixo, confira todo o conteúdo que disponibilizamos para você!

Boa leitura!

Quem é Mark Zuckerberg?

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg é um famoso programador, empresário e empreendedor estadunidense que ficou conhecido mundialmente por ser o cofundador e o CEO da rede social de maior alcance e sucesso no globo, o Facebook (atualmente, Meta). Além disso, ele também é uma das pessoas bilionárias mais jovens do mundo. 

Atualmente, a Meta e Zuckerberg estão bastante focados na criação e difusão da tecnologia do metaverso, um espaço de integração entre a realidade e o mundo virtual. Caso seja bem sucedido, é bem possível que esse plano leve a internet para seu próximo estágio na evolução tecnológica. 

Ficha técnica

Nome completoMark Elliot Zuckerberg
OcupaçãoCEO e presidente da Meta Platforms Inc. 
Local de NascimentoWhite Plains, Nova York (EUA)
Data de Nascimento14 de Maio de 1984 (38 anos)
FundadorMeta Platforms Inc. (Facebook), Chan Zuckerberg Initiative (cofundador)
Outras pessoas importantes da famíliaPriscilla Chan (esposa), Donna Zuckerberg (irmã), Randi Zuckerberg (irmã).
Fortuna48.9 Bilhões de Dólares (Out. 2022)

Mark Zuckerberg é a pessoa mais rica do mundo?

Não. 

Inclusive, Mark Zuckerberg não se encontra mais dentro do ranking das 10 pessoas mais ricas do mundo. 

Um fato curioso é que, há aproximadamente um ano atrás (em Outubro/Novembro de 2021), sua fortuna variava entre 117-130 bilhões de dólares — um número impressionante. Isso significa que Zuckerberg teria perdido mais da metade de seu patrimônio em menos de um ano. Logo, o que aconteceu?

Gráfico retira do Índice de Bilionários da Bloomberg, ressaltando a expressiva diminuição da fortuna de Mark Zuckerberg em menos de 1 ano. 
Gráfico retirado do Índice de Bilionários da Bloomberg, ressaltando a expressiva diminuição da fortuna de Mark Zuckerberg em menos de 1 ano. 

De acordo com sites de notícias, a razão para essa queda pode ter diversos fatores interdependentes uns dos outros. 

Primeiramente, a atual Meta observou o preço de suas ações caindo em ritmo acelerado. A razão dessa queda possivelmente está associada à desconfiança de pessoas investidoras por conta de uma nova política de privacidade da Apple que impacta diretamente na venda de anúncios da plataforma.

Outra razão seria o imenso sucesso de plataformas rivais com a geração Z, como o Tik Tok. Aparentemente, os esforços da Meta em tentar bater o concorrente e atrair as pessoas usuárias de volta não estão sendo muito efetivas. 

Para incluir Mark Zuckerberg, o ranking das pessoas mais ricas do mundo teria que ser adaptado da seguinte forma:

#1Elon MuskTecnologia$204B
#2Jeff BezosTecnologia$142B
#3Bernard ArnaultConsumo$136B
#4Gautam AdaniIndústria$123B
#5Bill GatesTecnologia$108B
#6Warren BuffettDiverso$99.0B
#7Larry PageTecnologia$92.9B
#8Sergey BrinTecnologia$88.9B
#9Larry EllisonTecnologia$88.0B
#10Steve BallmerTecnologia$86.2B
#11Mukesh AmbaniEnergia$84.6B
#12Carlos SlimDiverso$70.2B
#13Charles KochIndústria$64.1B
#14Julia Flesher Koch & FamíliaIndústria$64.1B
#15Jim WaltonVarejo$62.3B
#16Zhong ShanshanDiverso$61.7B
#17Rob WaltonVarejo$61.6B
#18Françoise Bettencourt MeyersConsumidor$61.5B
#19Alice WaltonVarejo$59.9B
#20Zhang YimingTecnologia$54.9B
#21Jacqueline Badger MarsAlimentício$53.1B
#22John MarsAlimentício$53.1B
#23Mark ZuckerbergTecnologia$48.9B

Tabela retirada do índice Bloomberg de Bilionários, figurando o ranking na última semana de Outubro de 2022. 

Com quantos anos Zuckerberg entrou para a lista de bilionários?

Mark Zuckerberg entrou para a lista de bilionários da Forbes em 2007, aos 23 anos de idade, sendo o mais jovem bilionário self-made — que ganhou sua própria fortuna — até aquele momento. De acordo com pesquisas, Zuckerberg demorou apenas 1 ano para chegar à marca de bilionário depois que ele alcançou a casa do milhão. 

Onde Mark Zuckerberg estudou? Qual a formação?

Universidade de Harvard

Zuckerberg, assim como outras pessoas da lista de bilionários da tecnologia, tem uma relação ambígua com a educação e com as instituições de ensino. 

Mark foi descrito como uma criança inteligente e bastante curiosa. É dito que ele desde muito cedo desenvolveu um gosto pela tecnologia, aprendendo a programar em BASIC, linguagem com a qual criou um sistema de conversa por mensagem chamado Zucknet aos 12 anos.

Seu pai, que tinha um consultório dentista incorporado à sua casa, utilizou o sistema para facilitar a sua comunicação com a recepção do consultório. O mesmo sistema também era usado para que a família se comunicasse entre si na casa. 

Incentivando o conhecimento de Mark, seus pais contrataram um tutor de informática para ajudar no seu desenvolvimento. Na mesma época, ele começou a assistir aulas na Mercy College, que ficava perto de sua casa. 

Mark começou a fazer ensino médio na Ardsley High School em Ardsley, Nova York, para depois ser transferido para a Phillips Exeter Academy, uma escola privada especializada em preparar as pessoas estudantes para a faculdade. Nessa escola, ele engajou em diversas outras atividades para além da programação, como esgrima e literatura. 

Ao final, Mark conseguiu ser aprovado em uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo, a Harvard University, em 2002. No entanto, em seu segundo ano nessa instituição, Mark e outras pessoas se envolveram na criação do que viria a mudar a vida de cada um deles: o Facebook. Por conta disso, Mark acabou abandonando o curso antes de finalizá-lo.

Apesar disso, em 2017, a universidade o condecorou com um diploma honorário. Mark Zuckerberg era um aluno dos cursos de Psicologia e Ciência da Computação antes de optar por desistir do curso

Como Mark Zuckerberg criou o Facebook? A história da rede social mais famosa do mundo!

Mark e os colegas de dormitório em 2004
Mark e os colegas de dormitório em 2004

Durante seu segundo ano em Harvard, Mark Zuckerberg construiu para si uma reputação bastante sólida entre as pessoas que eram suas colegas de faculdade. Todas que precisassem de ajuda com um software, iriam procurá-lo. 

Ele havia desenvolvido uma aplicação chamada CourseMatch, que facilitava a escolha de aulas e matérias baseado no que pessoas da mesma graduação escolhessem. Tal aplicação ficou bastante popular entre as pessoas estudantes na época. 

Além disso, ele criou também o polêmico FaceMash, que permitia as pessoas voltarem dentro duas pessoas na qual elas considerassem mais atraente. Apesar do sucesso, a administração forçou o desligamento do sistema por achar que ele era inadequado depois de diversas pessoas denunciarem que suas fotos estavam sendo usadas sem permissão. Além disso, o sucesso da aplicação sobrecarregou um dos servidores da universidade. 

Por conta dessa fama, três  colegas de faculdade, Divya Narendra e Cameron e Tyler Winklevoss o chamaram a participar da formulação de uma aplicação de relacionamentos para a elite da instituição que era baseada nas informações de cada pessoa na página de estudantes, a Harvard Connection. 

Mark logo deixou o projeto, pois decidiu trabalhar em seu próprio projeto, um site de networking. Ele, seu amigo brasileiro Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, criaram juntos o que viria a ser o The Facebook, uma aplicação que permitia que pessoas criassem perfis e se comunicassem. A aplicação nasceu no quarto do dormitório de um deles, em Junho de 2004. 

Devido ao sucesso instantâneo da rede, naquele mesmo ano Mark abandonou seu curso e mudou-se para Palo Alto, na Califórnia, onde fica o Vale do Silício. A rede então alcançava a marca de 1 milhão de pessoas usuárias. 

A rede, que até então era focada em universidades, expandiu-se para mais instituições de ensino, chegando a 5.5 milhões de pessoas usuárias em 2005. Com isso, empresas começaram a querer utilizar a plataforma para anunciar sua marca. Diversas empresas fizeram uma oferta de comprá-la, porém Mark recusou. 

No ano de 2006, a primeira de muitas polêmicas envolvendo o nome Zuckerberg. Lembra-se dos gêmeos Winklevoss e Divya Narendra? Pois então, eles entraram com uma ação judicial alegando que Zuckerberg teria roubado a ideia de seu software. Ele defendeu-se, argumentando que eram aplicações completamente diferentes. 

No entanto, foram encontrados registros de mensagens que supostamente incriminavam Zuckerberg, pois seu conteúdo indicava que Mark havia intencionalmente roubado a ideia do software, além de oferecer informações sensíveis de pessoas usuárias a colegas. 

Zuckerberg desculpou-se e ambas as partes chegaram a um acordo. Ele deveria pagar a quantia de 20 milhões em dinheiro e 1.2 milhões de ações na empresa, que se tornou pública em Maio de 2012. 

Essa não foi a única polêmica que as criações de Mark Zuckerberg causaram. Na verdade, ao longo da década seguinte, a rede veio coletando insatisfações e questões bastante complexas relacionadas à segurança de dados, divulgação de notícias falsas, interferências em questões eleitorais e fomento de discursos de ódio e violência contra minorias. 

No ano de 2010, a história da criação do Facebook ganhou destaque por meio de uma produção hollywoodiana que a transformou em um docudrama — uma ficção baseada em fatos. No filme que ficou conhecido no Brasil como “A Rede Social”, Mark Zuckerberg foi interpretado pelo ator Jesse Eisenberg.

Facebook agora é Meta?

Em Outubro de 2021, a Facebook Inc. recebeu uma nova identidade sob a marca Meta Platforms Inc. (ou somente Meta). No entanto, não somente o Facebook mudou de nome, como se voltou totalmente a um mercado completamente novo, mudando também a estratégia de negócio. 

Foi considerada uma jogada inteligente, uma vez que a marca Facebook já estava atrelada a diversas polêmicas, como dissemos em tópicos anteriores. Além disso, a rede social vinha caindo em popularidade nos últimos anos com as mais novas gerações optando por outras plataformas. 

Porém, por outro lado, pode ser completamente arriscado, já que a marca se voltou completamente para um novo serviço: o metaverso. Como essa tecnologia ainda é em muitas áreas hipotética e pouco explorada, a Meta poderia se tornar pioneira em uma iniciativa que pode transformar completamente os rumos da tecnologia e da interação digital, ou pode representar um grande erro que poderá custar muito dinheiro e a sobrevivência da empresa no mercado. 

Ainda, algumas polêmicas envolvendo o metaverso vêm de algumas pessoas especialistas em cibersegurança, que dizem que ainda não aprendemos a lidar com as questões de privacidade e segurança de dados que a internet trouxe e, portanto, elas só se acentuariam com a existência do metaverso. Portanto, a “pressa” da empresa na implementação de tal tecnologia não seria tão indicada sob essa ótica. 

De quais empresas Mark Zuckerberg é dono?

Apesar de ter tantos nomes de marcas famosas atreladas ao seu nome, Mark Zuckerberg somente possui duas companhias diretamente, em que ele tem cargos administrativos. São elas:

  • Meta Platforms Inc.;
  • Chan Zuckerberg Initiative (CZI);

Abaixo, conheceremos um pouco de cada uma delas.

Meta Platforms Inc.

Também conhecida como Meta, a nova marca nascida no final de Outubro e início de Novembro de 2021 herdou o legado e a trajetória da Facebook Inc. A principal razão pela mudança do nome foi para dar um novo rumo para a marca, focando na pesquisa e desenvolvimento de uma série de espaços digitais interligados conhecido como Metaverso, para além da criação de soluções que tornem mais acessíveis e populares os equipamentos de Realidade Virtual e Aumentada, para garantir a imersão na nova tecnologia. 

A Meta, no entanto, é também um conglomerado, responsável por diversos produtos e serviços de bastante sucesso atualmente. Alguns deles são:

  • Facebook: apesar da empresa ter sido renomeada, nenhum produto ou rede alterou seu nome, incluindo o próprio Facebook. A rede ainda está ativa e, segundo dados recentes, ainda é ativamente utilizada por mais de 2.9 bilhões de pessoas usuárias, sendo um dos principais produtos da Meta.
  • Instagram: a plataforma já era de posse da Facebook Inc. desde 2012, quando foi adquirida por um valor aproximado de 1 bilhão de dólares. A plataforma é uma das redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos de maior sucesso, com aproximadamente 1.4 bilhões de pessoas usuárias ativas. 
  • Whatsapp: a aplicação de troca de mensagem instantânea foi adquirida pela Facebook em 2014, por uma quantia de 19.3 bilhões de dólares. A aplicação tem mais de 2 bilhões de pessoas usuárias ativas, para além de 100 bilhões de mensagens trocadas diariamente. 

Chan Zuckerberg Initiative

A CZI é uma fundação com intuito filantrópico que foi criada em conjunto por Zuckerberg e sua esposa, Priscilla Chan, em dezembro de 2015. A principal fonte de renda da instituição vem da venda de ações da Meta, que o casal planeja fazer ao longo da vida. O foco da instituição acontece em três áreas, sendo elas Ciência, Educação e Comunidade. 

Mark Zuckerberg é casado?

Post de Priscilla Chan no Facebook, em que ela altera status para casada.

Sim. Mark Zuckerberg é casado com Priscilla Chan desde 2012

Priscilla Chan é uma filantropa e pediatra, formada em Biologia em Harvard em 2007 e em Medicina pela Universidade da Califórnia, onde finalizou sua residência em pediatria no ano de 2015.

O casal se conheceu durante uma festa universitária no ano de 2003 feita pela fraternidade de Mark, a Alpha Epsilon Pi. Chan, do segundo ano na época, conheceu Mark enquanto estava na fila para usar o banheiro. A festa era uma possível despedida a Mark, pois todo mundo, incluindo o casal, achava que ele seria expulso pela criação do polêmico app que sobrecarregou o servidor da universidade. 

Depois de se graduar em Harvard em 2007, Chan se mudou para Califórnia para estudar medicina. Em 2008, ela alugou um apartamento em San Francisco, e Mark a visitava quase todos os fins de semana. 

Segundo entrevistas, Chan teve que colocar regras rígidas para conseguir competir com a atenção que o bilionário dava para sua até então empresa, a Facebook. Ela exigiu ao menos um encontro por semana, e 100 minutos completamente desconectados da empresa. 

No ano de 2011, o casal finalmente mudou o status de relacionamento no Facebook e decidiu ir morar junto, em uma casa avaliada em 7 milhões de dólares em Palo Alto, com a extensão de quatro propriedades compradas no ano seguinte, no valor de 43 milhões de dólares. Ainda nesse mesmo ano, eles adotaram um cachorro chamado “Beast”. 

Em maio de 2012, o casal atraiu pessoas amigas e conhecidas para o quintal de sua casa com a desculpa de fazer uma festa de comemoração para Chan, que havia se graduado na escola de medicina naquele ano. Porém, quando chegaram no local, as pessoas convidadas foram surpreendidas por uma cerimônia de casamento inesperada. 

Apesar da lua-de-mel ter sido na Itália, o jantar romântico do casal não foi tão glamuroso, uma vez que foram vistos comendo um lanche no McDonald’s. 

Depois de passar pela residência em pediatria, em 2015, Chan anunciou junto de Zuckerberg a Chan Zuckerberg Initiative, com a intenção de doar 99% das ações da Meta de ambos. Chan deixou a profissão de pediatra para se dedicar à organização. 

Mark Zuckerberg tem filhos?

Mark Zuckerberg e Priscilla Chan tiveram, juntos, 2 filhas. Recentemente, o casal anunciou via Instagram que uma terceira filha estava à caminho

Mark, Priscilla e filhas

A primeira filha de Mark e Priscilla, Maxima Chan Zuckerberg, nasceu em 2015 para a alegria do casal, que já tentavam ter filhos há um tempo. A segunda filha, August, nasceu em 2017. É esperado, portanto, que a primogênita tenha atualmente por volta de 7 anos, enquanto a mais nova tenha 5 anos. 

Segundo os pais, as filhas não recebem tudo que desejam, e devem cumprir tarefas domésticas desde cedo. Em um vídeo publicado no Facebook Watch do pai em 2019, as pequenas são vistas ajudando com a louça:

Mark e Chan fazem um esforço para ensinar as filhas desde cedo. Mark ensina ambas filhas a programar desde já, enquanto ambos fazem um esforço para que elas tenham uma visão multicultural, tentando inserir a herança chinesa de Chan em seu cotidiano. Além disso, Mark também cria as filhas dentro da cultura judaica. 

Ainda de acordo com os pais, as filhas poderão ter acesso às redes sociais da empresa do pai, mas somente após cumprir com a regra de serem maiores de 13 anos de idade. 

Qual a relação de Mark Zuckerberg com o Metaverso?

Apesar da ideia do metaverso — diversos “mundos” e espaços digitais interconectados — não ser uma ideia nova ou original, até então ela é somente matéria de filmes de ficção científica. O objetivo de Mark Zuckerberg é fazer com que essa tecnologia seja real e acessível em pouco tempo. 

A ideia do Metaverso de Zuckerberg é criar um mundo (ou vários) em que a gente possa viver nossa vida, criar relacionamentos, comercializar e até mesmo viver, tudo conectado via internet. Para que a experiência seja completa, no entanto, equipamentos como visores, luvas e sensores de realidade virtual e aumentada precisam ser acessíveis, o que ainda não acontece. 

Foi com esse intuito que Mark Zuckerberg completamente virou o rumo de sua empresa totalmente em prol dessa nova tecnologia. Meta, da empresa, faz referência direta ao Metaverso

É importante destacar, no entanto, que Mark Zuckerberg não é o inventor do conceito do metaverso, e nem mesmo criador de seu nome. A palavra surgiu de um romance de ficção científica de 1992 chamado “Snow Crash”, que a apresentou como a fusão do prefixo “meta” (mais adiante de) e universo.

A questão de Zuckerberg com o metaverso, no entanto, é uma corrida contra o tempo para ser a primeira empresa a fincar a bandeira em uma tecnologia funcional e acessível que utiliza esse conceito. Outras empresas também estão na disputa. 

Como a ideia, se bem sucedida, pode definir a forma como futuramente vamos nos relacionar na internet (sendo chamada de “nova internet” por alguns, inclusive), a empresa que tiver a sua marca atrelada ao conceito se consagrará como a “detentora” da tecnologia aos olhos do mercado consumidor. É inclusive por isso que a estratégia de Mark de atrelar a até então revolucionária rede Facebook ao conceito, alterando seu nome para “Meta”, é uma jogada importante para esse passo. 

5 fatos curiosos sobre Mark Zuckerberg!

1. Mark criava jogos na infância

Muitas pessoas da área de tecnologia têm uma relação com os videogames na infância. No entanto, a relação de Mark Zuckerberg com eles é um pouco mais intrínseca. Mark criava diversos jogos na época. Segundo ele, diversas pessoas que eram suas amigas na época eram artistas e desenhavam personagens e objetos. Mark então faria jogos baseados naqueles desenhos. 

2. O primeiro livro de programação de Mark Zuckerberg

Capa do livro C++ para idiotas

Sendo o próprio Mark, ele entrou no mundo da programação ainda muito jovem, quando seu pai o presenteou com o livro de programação “C + + para leigos”. Esse foi o primeiro contato de Mark com uma linguagem de programação, e a origem de todo seu interesse nessa área. 

3. Mark criou uma aplicação que usava inteligência artificial ainda no ensino médio

Synapse Media Player

Era próximo ao fim do milênio e ao começo dos anos 2000 e a questão de reprodução de músicas estava em alta. Muitas aplicações nesse ramo nasceram, como a Napster. Nessa época, Mark Zuckerberg decidiu também desenvolver sua própria aplicação, chamada Synapse. Ela reproduzia músicas, como muitas outras, no entanto com um grande porém: ela usava inteligência artificial e machine learning para entender os gostos de cada pessoa e oferecer recomendações. 

Esse feito garantiu a ele um convite da própria Microsoft, que tentou recrutá-lo ainda no ensino médio. Outras empresas, como a AOL, tentaram o mesmo feito. No entanto, ele apenas patenteou o projeto e decidiu fazer faculdade em vez disso. 

4. Mark é daltônico

Mark Zuckerberg tem um tipo de daltonismo que o impossibilita de ver cores como verde ou vermelho. Inclusive, a logo do Facebook tem aquela paleta de cores, pois aquele azul é a cor que ele melhor consegue enxergar!

5. Mark fala mandarim

No ano de 2010, Mark Zuckerberg decidiu aprender a falar mandarim, muito possivelmente influenciado pela herança cultural de sua companheira Priscilla Chan. Surpreendentemente, depois de 5 anos de estudo, Mark fez um discurso de 20 minutos em completo mandarim em uma universidade de Pequim

Neste texto, pudemos conhecer um pouco mais sobre a pessoa que está por trás de aplicações que utilizamos diariamente, como Facebook, Instagram e Whatsapp. Com toda certeza, a vida de Zuckerberg tem muitos altos e baixos, porém ela é definitivamente muito interessante. 

Com a construção da Meta, o ambicioso bilionário Mark Zuckerberg tem um longo e difícil caminho a percorrer se quiser alcançar seu objetivo de ser a empresa que lidera o setor tecnológico quando o assunto é Metaverso. Basta apenas esperar para ver o que futuramente ele vai nos apresentar!

Agora que você leu sobre a vida e história de Mark Zuckerberg, conheça um pouco sobre a história da Google e sua fundação!

0 Shares:
Você também pode gostar