Muitas pessoas ficam curiosas para saber onde foi que o gênio criador de uma das maiores redes sociais atualmente, Mark Zuckerberg, estudou e qual é sua formação.

Neste texto, vamos contar um pouco sobre a vida acadêmica de Mark antes de ele se converter em um bilionário ao acidentalmente inventar a rede social que mudaria a história de sua vida. 

Confira, abaixo, os tópicos apresentados nesse texto:

Boa leitura!

Qual a formação de Mark Zuckerberg?

Mark Zuckerberg estudou em uma das maiores e mais renomadas universidades do mundo.

Durante sua infância, Mark recebeu de presente de seu pai um livro de programação chamado “C + + para leigos”, que o fez se interessar instantaneamente por programação. Ainda em sua juventude, ele criou um sistema de comunicação chamado “Zucknet”, que seu pai adotou como meio de comunicação de sua clínica odontológica. 

Para incentivar esse interesse de Mark pela área da programação, seus pais decidiram contratar um tutor de informática. No entanto, segundo relatos, o tutor teve um pouco de dificuldade de acompanhar o progresso do jovem Zuck, uma vez que ele começou a assistir aulas de nível pós-graduação em uma universidade próxima, a Mercy College. 

Ardsley High School

Ardsley High School

Ao entrar no ensino médio, Mark Zuckerberg iniciou seus estudos na Ardsley High School, onde ele ficou de 1998 até o ano de 2000. Após demonstrar facilidade nas matérias e mostrar excelência em matérias como Ciências e Tecnologia, ele foi transferido para uma instituição privada, na qual ele poderia desenvolver ainda mais suas habilidades. 

Phillips Exeter Academy

Phillips Exeter School

No ano de 2000, Mark foi transferido para a escola Philips Exeter Academy, uma escola particular que funcionava como um preparatório para entrar nas universidades norte-americanas

A escola é conhecida por usar o método de Harkness, em que uma turma com poucas pessoas estudantes sentam ao redor de uma mesa oval com a pessoa educadora ao centro, ensinando como em uma conferência. O método incentiva os alunos e as alunas a falar e expor suas ideias e opiniões. 

Nessa escola, ele demonstrou sua excelência também para áreas como literatura. Mark também praticava esportes como esgrima, sendo inclusive o capitão do time da escola. 

Ainda durante sua permanência na Phillips Exeter Academy, Mark desenvolveu um sistema de reprodução de áudio chamado Synapse. O software reproduzia músicas e usava inteligência artificial para aprender os gostos de cada pessoa e recomendar novas músicas. Diversas companhias tentaram contratar o rapaz nessa época e comprar o software, como Microsoft e AOL. Mark recusou todas as propostas e patenteou o software. 

Harvard University

Harvard University, onde Mark Zuckerberg iniciou sua formação

Após se graduar em 2002 na Phillips Exeter Academy, Mark conseguiu entrar em uma das maiores instituições de ensino universitário do mundo, a Harvard University. Lá, ele começou a cursar o duplo bacharelado de Psicologia e Ciência da Computação. Adicionalmente, ele integrou a fraternidade Alpha Epsilon Pi.

No seu segundo ano, ele se tornou bastante conhecido por suas habilidades em desenvolvimento de software. Ele desenvolveu primeiramente um software para auxiliar pessoas a encontrarem as matérias ideais para cursar baseado no que outras pessoas do mesmo curso haviam escolhido, o CourseMatch. 

Logo em seguida, ele construiu a polêmica aplicação chamada FaceMash, que permitia as pessoas votarem em quais das duas pessoas apresentadas era mais atraente. O aplicativo foi um sucesso tão grande que sobrecarregou o interruptor de rede. A administração da universidade exigiu o desligamento da aplicação pelo ocorrido e por não ser adequado, uma vez que muitas pessoas não haviam concordado com a utilização de seus dados pessoais. 

No início de 2004, ele deu início ao projeto que mudaria sua vida.

Mark Zuckerberg terminou a faculdade?

Não. Mark Zuckerberg abandonou a formação acadêmica em Harvard em meados de 2004

Em fevereiro de 2004, Mark Zuckerberg lança em conjunto com seus colegas de quarto uma aplicação chamada The Facebook, que permitia às pessoas listarem quem eram suas amigas, seus números e qual curso estavam fazendo, amplamente baseado em um diretório estudantil com fotos que ele utilizava no ensino médio. 

Inicialmente era somente algo voltado para Harvard, mas logo ele expandiu para outras universidades e instituições de ensino, formando uma grande rede social. Foi para trabalhar nesse projeto que ele decidiu abandonar seu curso e mudar-se para Palo Alto, na Califórnia, lugar bastante famoso por pertencer ao Vale do Silício. 

Esse foi o início de uma história que ficaria famosa para todos nós, em um futuro muito próximo: o surgimento do Facebook. A rede social, que atualmente pertence à empresa recentemente renomeada Meta, ainda está entre as que mais tem usuários ativos no mundo, sendo utilizada por pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais.

Em 2017, a Universidade de Harvard convidou o de volta para dar um discurso de graduação e receber um diploma honorário de Doutor em Ciências Jurídicas. 

Mark Zuckerberg e um diploma na graduação em Harvard
Zuck e seus pais na cerimônia de graduação em Harvard.

Curtiu aprender um pouco mais sobre a formação de Mark Zuckerberg? Ele definitivamente entrou para o grupo de bilionários que largaram a faculdade para trabalhar em seu projeto, o que deu muito certo para ele. Outros, como Jeff Bezos, já finalizaram seus estudos e começaram sua jornada por outro lado. Portanto, apesar de ser bastante comum essa trajetória na história de pessoas bilionárias, nem sempre será garantia de sucesso. 

Conheça agora a trajetória acadêmica de outro grande bilionário da tecnologia, Elon Musk!

0 Shares:
Você também pode gostar