O Processo Seletivo para estudar na Trybe é dividido em 4 etapas:  Inscrição, Testes (lógica, perfil, situacional e motivacional), Entrevista e Matrícula. A etapa de Entrevista é decisiva no nosso Processo Seletivo e sabemos que ela gera grandes expectativas.

Para te ajudar, separamos algumas dicas imperdíveis para essa etapa em que iremos nos conhecer um pouco melhor. Confira!

1 –  Dá um Google! 

Nada melhor do que começar uma conversa com alguém que sabe do que está falando, não é mesmo? Por isso, nossa dica é: prepare-se para a entrevista! Pesquise sobre a Trybe, sobre o curso e sobre desenvolvimento full stack.

Mas como isso me ajuda? Conhecendo melhor sobre a instituição de ensino e sobre a área de atuação que você está apostando pode te trazer um sentimento maior de segurança para falar do assunto na entrevista.

Já pensou como seria bacana saber com antecedência como as aulas da Trybe funcionam para poder tirar dúvidas mais específicas no momento da entrevista, por exemplo? Isso demonstra interesse pelos estudos e pode te ajudar na hora de conversar com a pessoa entrevistadora sobre o curso.😉

Por onde eu começo?

Que tal dar uma olhada nos links abaixo para saber mais sobre a Trybe e sobre programação?

2 – Mostre seu potencial

A ideia nesta etapa do processo seletivo é ter um bate papo para você conhecer melhor a Trybe, tirar suas dúvidas e conversarmos sobre seu interesse por essa carreira em desenvolvimento full stack. Pense previamente sobre sua escolha pela área da programação e o que te fez buscar esse conhecimento. Isso ajuda a refletir sobre como a Trybe pode te ajudar a alcançar seus objetivos! Esse é o seu momento de brilhar, afinal, quem melhor que você para nos contar sobre sua trajetória até aqui?

Agora que você já sabe os pré-requisitos para estudar com a gente, que tal refletir sobre como a Trybe se encaixa na sua rotina? Afinal, você passará 12 meses estudando conosco em uma rotina de estudos intensa – mas muito recompensadora!

Nossa formação é a única em que você pode escolher entre três turnos para aulas ao vivo e participar de monitorias ao longo do dia todo para tirar suas dúvidas. Nossa dica é para que organize a sua agenda de forma a contemplar os horários da Trybe de segunda a sexta-feira. Inclua todos os seus compromissos: trabalhos, faculdade, estudos independentes, cursos, etc. Dessa forma, você já terá mais nítida a sua rotina no momento da entrevista – isso pode te ajudar a ter mais assertividade na hora de nos contar como a Trybe se encaixa no seu dia a dia.

3 – Comunicação é a chave para o sucesso

Nossa conversa tem a duração de 20 minutos e por isso é importante que as perguntas sejam respondidas de maneira objetiva. Abrir muitos parênteses ao tentar responder uma pergunta pode fazer com que você perca fuja da pergunta e acabe ficando sem respondê-la por completo.

Além disso, a resposta pode ficar confusa, fazendo com que a pessoa entrevistadora não consiga compreender seu ponto de vista.

4 –  Prepare-se!

Pode até parecer muito básico, mas uma dica valiosa e subestimada é: prepare-se com antecedência. Você já sabe qual o dia e horário da sua entrevista? Sabe se é necessário baixar algum aplicativo de reunião em vídeo? Pois é, são vários detalhes, né? Não se preocupe que a gente te ajuda a se preparar.

Se liga nesse checklist:

Você pode acessar o link através do e-mail, com os detalhes do encontro, busque por “Bate-papo com a Trybe” na sua caixa de entrada.

  • Que tal ter um lembrete extra? Anote no seu celular, post-it, ou coloque o celular para despertar no dia =)
  • A entrevista da Trybe ocorre via Zoom. Não conhece a ferramenta? Acesse esse tutorial que fizemos especialmente para você!
    • Acesse o link do Zoom com antecedência, sugerimos que a entrevista seja realizada pelo computador, mas não há problemas em realizar pelo celular. 😉
    • Recomendamos que você acesse o link da entrevista 10 minutos antes, pelo menos. Lembre-se de testar seu microfone e webcam antes do nosso papo para garantir que estejam funcionando corretamente. Nossa tolerância de atrasos é de 5 minutos, por isso é importante comparecer no horário agendado!

5 – Respire fundo…

Agora que você já se preparou e conhece todas as dicas de como mandar muito bem na entrevista da Trybe, respire fundo! A gente se compromete a  fazer o nosso melhor para proporcionar um bate papo super legal e tranquilo 😀

Que tal algumas dicas de ouro?

  • Faça um exercício de respiração alguns minutos antes da entrevista! Controlar a respiração te ajuda a sentir mais tranquilidade.
    • O que acha de relaxar ao som da rádio lo-fi da Trybe? Acesse aqui e confira as músicas!
  • Tenha algum objeto nas mãos. Você pode segurar uma caneta, por exemplo. O ato de segurar algo pode trazer mais tranquilidade e evita que você gesticule em demasia.
  • Converse com pessoas que já passaram por esta etapa. Na nossa comunidade, você pode conversar com outras pessoas do processo seletivo (inclusive as pessoas entrevistadoras!).
  • Tenha espontaneidade e mostre genuinamente o seu interesse.
  • Se estiver sentindo muita ansiedade, converse sobre isso no início da entrevista, caso se sinta confortável. A pessoa entrevistadora poderá tentar te ajudar nesse momento inicial.
0 Shares:
Você também pode gostar