Desde sua criação, o Node.JS veio se tornando cada vez mais popular no desenvolvimento de aplicações web do lado servidor. Com isso, é de se esperar que a comunidade de pessoas desenvolvedoras passasse a criar ferramentas que ajudariam a tornar essa tecnologia ainda mais acessível e simples. A partir disso, surgiram então diversos frameworks do Node.JS.

Se você tem interesse em desenvolvimento web e quer conhecer mais sobre os frameworks do Node.JS, separamos aqui em nosso texto uma coleção dos 15 melhores frameworks para você aprender sobre! Confira o conteúdo que disponibilizamos a seguir:

Boa leitura!

O que é o Node.JS, é um framework?

Criado em 2009 por Ryan Dahl, o Node.JS não é um framework. Ele é um ambiente aberto (open source) para execução de códigos Javascript, ou seja, ele empacota tudo que é necessário para interpretar códigos em Javascript. 

Ele foi criado para que a aplicação rodasse fora do navegador (back end), onde podemos rodar uma aplicação para ser executada sem depender de um browser, pois os programas escritos em Javascript são compilados, otimizados, e interpretados pela Máquina Virtual V8.

Quais as vantagens do Node.JS?

Algumas das principais vantagens do Node.JS são:

  • Flexibilidade: é uma plataforma com potencial para ser utilizada em qualquer situação, pois ela possui um gerenciador de pacotes, o NPM (Node Package Manager), que é o maior repositório de softwares do mundo.  
  • Leveza: diferentemente de outras tecnologias, o Node.JS não exige muitos recursos computacionais para o seu funcionamento. Por conta disso, subir uma aplicação nele se torna uma tarefa extremamente leve, ágil e eficiente ainda podendo ser combinado com outras ferramentas, como o Docker, por exemplo.
  • Produtividade da equipe: Por ser ágil e compatível com o Javascript tanto no frontend quanto no backend, o Node.JS se tornou uma plataforma popular e preferida para desenvolvimento Web.

Quais são os 3 principais tipos de Frameworks do Node.JS?

Quais são os 3 principais tipos de Frameworks do Node.JS?

MVC frameworks

A estrutura MVC (Model-View-Controller) é um padrão de arquitetura em que a aplicação é separada em três camadas lógicas chamadas de Modelo, Visão e Controle. O Model é a manipulação da lógica e regra de negócio dos dados em uma camada. A camada controller é responsável por intermediar as requisições enviadas pelo View com as respostas fornecidas pelo Model e por fim o View é responsável pelas informações de forma visual aos usuários.

Hoje em dia, a arquitetura MVC tornou-se bastante popular tanto no desenvolvimento Web quanto no desenvolvimento Mobile.

Full-stack MVC frameworks

Utilizando o MVC full-stack framework colocamos uma pilha completa embutida dentro de sua estrutura, acoplando tanto o backend quanto o frontend, e fornecendo uma funcionalidade para todas essas áreas para que não precise procurar outros conjuntos de frameworks. O Total.JS é um exemplo de framework que utiliza esse conceito arquitetural.

Rest API frameworks

É uma biblioteca que permite a construção de APIs REST, utilizando a estrutura do Node.Js, o que torna o processo de criação de API muito mais produtivo, pois essa framework disponibiliza diversos recursos para sua utilização.

Quais são os 15 melhores Frameworks do Node.JS?

Express

Frameworks do Node.JS JS express

Lançado em 2010 por TJ Holowaychuk, o Express se tornou muito popular por ser um framework mínimo e flexível, possibilitando um conjunto robusto de recursos, o que facilitou para as pessoas desenvolvedoras uma otimização na criação de aplicativos móveis ou Web de modo intuitivo e rápido.

Principais vantagens

Sua flexibilidade o torna fácil de configurar, personalizar e simplificar o seu uso no dia a dia.

Quando usar

Para desenvolver melhores práticas de produção, desempenho e confiabilidade. 

Quais empresas usam

É utilizada por empresas como iFood, Twitter, Practo, Yousign, dentre outras.

Onde baixar

https://expressjs.com/pt-br/starter/installing.html

Hapi.JS

logo hapi

Desenvolvido por Heran Hammer (Arquiteto de plataforma móvel no Walmart), o Hapi.JS é um framework Open Source de grande flexibilidade, utilizado para criar aplicações e serviços.

Principais vantagens

O framework Hapi.JS possui grande semelhança com o Express.JS, porém, além de ser centrado na configuração, o que o destaca é sua fácil manutenção e escalabilidade, mantendo o código mais limpo e de fácil leitura com destaque também para a velocidade que facilita o desenvolvimento.

Quando usar

Para desenvolver API para servidores, sites e aplicações de proxy HTTP com maior estrutura centrada na configuração, permitindo o desenvolvimentos de aplicativos da Web usando Javascript prontamente com facilidade na codificação, o que ajuda o desenvolvimento de códigos gerenciáveis permitindo assim um ganho de tempo durante sua manutenibilidade. 

Quais empresas usam

É utilizado por empresas como a Gapo e Bulb.

Onde baixar

https://hapi.dev/

Koa

logo Koa

Criado pela mesma equipe que desenvolveu o Express, o Koa é uma estrutura web que chegou com recursos, métodos e uma estrutura robusta para preencher as lacunas que o Express tem, ou seja, esse conjunto de métodos e afins deixa a escrita de servidores mais rápida e agradável, funcionando em diversos navegadores. Sua robustez permite a ausência de retornos de chamadas, aumentando assim o tratamento de erros.

Principais vantagens

Robusto, leve e fácil de usar, o Koa garante uma escrita com códigos mais limpos sem necessitar escrever tantas linhas de código para gerenciar. Sua interoperabilidade garante uma grande capacidade de comunicação de forma transparente com outro sitema.

Quando usar

Com sua robustez, leveza e codificação simples, ele é capaz de suportar streaming de dados, tem alta velocidade em funções, domínio com problemas de sincronização, competência em solucionar consultas de banco de dados, etc. 

Quais empresas usam

É utilizado em empresas como SumUp, Chai, Peek, i22, Find Hotel, entre outras.

Onde baixar

https://koajs.com/

NestJS

Frameworks do Node.JS NestJS

Criado em 2017 por Kamil Mysliwiec, o NestJS é um framework de código aberto destinado ao desenvolvimento de aplicativos do lado do servidor. Por ser orientado a objetos, o NestJS confere um grande potencial em sua produtividade, facilitando o seu desenvolvimento, desempenho nas aplicações e economia de tempo. O NestJS é inspirado no Angular, portanto, a maior parte do que se encontra no Angular também pode ser encontrado no NestJS, como provedores, middleware, componentes e serviços.

Principais vantagens

O NestJS tem uma flexibilidade em sua estrutura graças a sua arquitetura modular que permite o uso de quaisquer outras bibliotecas. Se destaca pela sua extensibilidade, versatilidade e progressividade, tirando vantagens de recursos mais recentes do Javascript e trazendo padrões de design e soluções modernas para o mundo Node.JS.

Quando usar

NestJS é baseado em TypeScript e Javascript, roda do lado do servidor e cria aplicativos eficientes e agrupáveis, organizando todo o padrão de arquitetura com códigos de fácil manutenibilidade, escalonáveis e limpos.

Quais empresas usam

É utilizado em empresas como Adidas, Roche, Capgemini, Sanofi, Neoteric, Trellis, Trilon, dentre outras. 

Onde baixar

https://nestjs.com/

Total.JS

TotalJS logo

Lançado em 2013, o Total.JS foi escrito do zero sem nenhuma dependência.

Possui uma estrutura com diferentes versões e tem praticamente tudo que você precisa em um ambiente Node.JS. Por ser um framework Open Source super completo, garante uma excelente estabilidade e flexibilidade no desenvolvimento e uma biblioteca do lado do cliente para criar aplicações Web com mais de 270 componentes de interface do usuário gratuitamente.  

Principais vantagens

Confere uma grande compatibilidade com vários bancos de dados, com desenvolvimento rápido e baixo custo de manutenção, flexibilidade com diferentes frameworks de front-end, dentre outras qualidades que o torna um framework completo.

Quando usar

O Total.JS é considerado um framework muito completo devido ao fato de ser um grande otimizador de tempo quando se trata de desenvolver aplicativos dentro de um prazo curto, sendo bastante utilizado também por ser bastante escalável e manutenível, o que confere um excelente ganho em produtividade.

Quais empresas usam

Dentre várias empresas que utilizam essa tecnologia, a empresa Total Avengers criou 200 aplicativos com Total.JS. 

Onde baixar

https://www.totaljs.com/

Next.JS

Next JS logo

Criado em 2016 por Guillermo Rauch (atualmente CEO da Vercel) e pelo Tim Neutkens (Desenvolvedor principal do projeto), o Next.JS é um framework desenvolvido em ReactJS que visa agilizar o processo de construção de uma aplicação com vários recursos, dentre eles o async e await, permitindo simplicidade e flexibilidade com uma grande adaptação para escalas de projetos do tamanho que for necessário.

Principais vantagens

Os principais benefícios que conferem ao Next.JS são os ganhos em desempenho aprimorado, gerando consequentemente rapidez aos seus aplicativos. Sua agilidade permite um carregamento de página mais rápido pois seus sites são desenvolvidos com páginas estáticas garantindo satisfação dos usuários e garantindo um grande volume de acessos.

Quando usar

Quando desejar ter uma construção de aplicações isomórficas (estratégia que proporciona rodar uma mesma aplicação singular tanto no cliente quanto no servidor), melhores práticas de SEO, páginas totalmente renderizadas pelo servidor, cache e otimização automática estática integrada dando rapidez ao seu funcionamento.

Quais empresas usam

É utilizado em várias empresas como Uber, TikTok, Twitch, Nike, AT&t entre outras.

Onde baixar

https://nextjs.org/

Socket.io

Frameworks do Node.JS Socket.io

Criado em 2010, o Socket.io é uma implementação em Node.JS para Web Socket, ou seja, é usada na criação de aplicativos em tempo real permitindo uma comunicação bidirecional entre cliente e servidor da Web.

Principais vantagens

Por ser uma estrutura fullstack, possui uma integração com outras tecnologias como PHP E Java, o que o torna escalável e confiável. Possui suporte para reconexão automática com detecção de desconexão e erros. Funciona em qualquer plataforma, seja navegador ou dispositivo.

Quando usar

Para fazer aplicações real-time como por exemplo aplicativos de vídeo chamadas como o Trello, onde há uma comunicação com um ou vários participantes onde o servidor recebe uma mensagem, envia ao cliente e os notifica, evitando a necessidade de enviar solicitações entre cliente e servidor como por exemplo o uso de AJAX para repetidas requisições HTTP.

Quais empresas usam

É utilizado por empresas como Tech Stack, Alibaba Travels, Trello, Bepro Company, entre outras.

Onde baixar

https://socket.io/

Sails.JS

sails js

Criado em 2012 por Mike McNeil, o Sails.JS é uma estrutura Node.JS que permite que você crie aplicativos com a arquitetura MVC(Model, View e Controller) orientada a dados. Foi estruturado para criar aplicativos de alto nível com alta compatibilidade com banco de dados e flexibilidade na integração de frameworks Javascript como o socket.IO, por exemplo.

Principais vantagens

Possui vários componentes prontos para uso e compatibilidade com qualquer front-end, o que confere uma grande estabilidade e facilidade no desenvolvimento. As APIs Rest são de geração automática, fácil integração com WebSocket e possui políticas de segurança reutilizáveis.

Quando usar

Para desenvolver APIs e aplicações de alto nível sem gastar tanto tempo com detalhes pequenos, focando apenas na construção do produto. Pode-se utilizá-lo também para a construção de aplicativos de bate-papo personalizados devido a seus dados serem precisos e simplificados, pois possui funções de middleware reutilizáveis em sua estrutura.

Quais empresas usam

É utilizado por empresas como Tutor Platform, Vuclip, Redox Engine, Alobees, Brainhub, Greendeck, Lithium, dentre outras.

Onde baixar

https://sailsjs.com/

LoopBack

Frameworks do Node.JS LoopBack

Criado por Neil Smiley, o Loopback oferece melhor conectividade com qualquer estrutura Node.JS e pode ser integrado a vários serviços de APIs diferentes. Funciona com a criação de APIs REST e microserviços com tempo de desenvolvimento mínimo e pouca codificação devido a facilidade em sua configuração.

Principais vantagens

Sua flexibilidade permite integração com uma ampla variedade de dispositivos, navegadores, serviços e diferentes tipos de banco de dados, como o MySQL, Oracle, MongoDB, Postgres, entre outros, o que o torna altamente extensível, ágil e dinâmico.

Quando usar

Para agilizar a criação de APIs, pois sua dinamicidade permite agilidade no desenvolvimento. Com estrutura de código altamente extensível  ele permite  a geração de projetos, controladores e modelos com facilidade.

Quais empresas usam

É utilizado por algumas empresas como GoDaddy, FlightOffice, Symantec, venzee, Viveat, dentre outras.

Onde baixar

https://loopback.io/

Meteor

Meteor logo

Desenvolvido pela Meteor Software, o Meteor é um framework web Javascript open source escrito usando o Node.JS. Possui um atraente pacote de recursos automáticos e um sistema fácil de ajustar, além de ser compatível com a Web, iOS, Android ou desktop.

Principais vantagens

O Meteor é um framework que se destaca pela sua velocidade e provém de vários benefícios durante seu desenvolvimento, que são: extensibilidade, conveniência, implantação simples, entre outros. Com curva de aprendizado baixa, o Meteor permite o uso de um único idioma para todo o projeto, se adequando tanto à linguagem back-end quanto à front-end.

Quando usar

Na construção rápida de aplicativos modernos e móveis da Web, pois sua estrutura permite usar o mesmo código escrito para um aplicativo da Web ou aplicativo móvel. 

Quais empresas usam

É utilizada por várias empresas como a Mazda, Accenture e Deloitte.

Onde baixar

https://www.meteor.com/developers/install

Feathers

Frameworks do Node.JS feathers

Criado por David Luecke, o Feathers é uma estrutura de microsserviços Node.JS com funcionalidade em tempo real, projetada para simplificar o desenvolvimento moderno de aplicativos da Web e aplicativos móveis. Possui como característica a reutilização de serviços e leveza, o que garante sua popularidade no desenvolvimento.

Principais vantagens

Uma das vantagens do Framework Feathers é poder interagir com qualquer tecnologia back-end e suportar vários tipos de banco de dados. Ele funciona também com qualquer tecnologia front-end como Angular, React Native, VueJS, React, Android ou iOS.

Quando usar

Para criar aplicativos de forma mais leve e simples, garantindo uma otimização no tempo de desenvolvimento.

Quais empresas usam

É utilizado por várias empresas como Didomi, Marcapo, Mylo, Koola, Alcomy, Chatbot Plus, Company Stack, dentre outras.

Onde baixar

https://feathersjs.com/

Keystone

Keystone framework logo

Criado por Jed Watson, o Keystone é um framework open source para gerenciamento de conteúdo estático e dinâmico, comumente usado para projetos Web com conteúdos pesados. Construída em Express e MongoDB, sua estrutura de pilha completa permite leveza, flexibilidade e extensibilidade.

Principais vantagens

Sua flexibilidade confere um desenvolvimento dinâmico de Node.JS, mesmo que o conteúdo seja pesado. Vem com uma interface do usuário intuitiva que consiste em módulos descentralizados. Sua simplicidade permite a escolha  de recursos que atendem as necessidades da pessoa desenvolvedora e substitui os que não atendem.

Quando usar

Na construção de sites, aplicativos e APIs baseados em banco de dados, como portais de informação, sistema de gerenciamento de conteúdos, mídias sociais, plataforma de comércio eletrônico, etc. 

Quais empresas usam

É utilizado por várias empresas como Sony, Vodafone, Mcmillan, LUGGit, Carplat, Brainhub, Warren, Cermati, University of Europe Laureate Digital, dentre outras.

Onde baixar

https://keystonejs.com/

Mean.JS

Mean.js logo

Criado por Valeri Karpov (um desenvolvedor MongoDB) em 2013, o Mean.JS é um framework JavaScript open source, e é outra estrutura Node.Js construída no Express que tem como exclusividade uma coleção de tecnologias ao qual deriva as siglas de seu nome que são: Mongo, Express, Angular e Node.

Principais vantagens

Sua dinamicidade permite um gerenciamento de fluxo de trabalho mais ágil devido as ferramentas que o compõem. O Mean.Js é um framework bastante popular que suporta desenvolvimento tanto com front-end quanto com back-end, sendo a pilha ideal para criar aplicativos Node.Js.

Quando usar

Para criar sites dinâmicos e aplicativos da Web do zero. Por ser composto por uma pilha de tecnologias, fornece uma estrutura robusta para criação dessas aplicações, mantendo a simplicidade e oferecendo um ponto inicial para criação de projetos direto da nuvem.

Quais empresas usam

É utilizado por várias empresas como Accenture, Fiverr, UNIQLO, Sisense, Vungle, Law&Company, dentre outras.

Onde baixar

http://meanjs.org/

Adonis.Js

Adonis logo Frameworks do Node.JS

Criado por Aman Virk, o framework Adonis.Js é uma estrutura MVC do Node.Js, popular, estável e com uma sintaxe simples, onde o desenvolvimento de aplicativos da Web é criado do lado do servidor. Possui uma biblioteca completa que garante um grande desempenho e agilidade na vida da pessoa desenvolvedora.

Principais vantagens

Possui módulos integrados para correspondência, validação de dados, autenticação, Redis (armazenamento de estrutura de dados de chave-valor de código aberto e na memória), velocidade de desenvolvimento e produtividade, fácil gerenciador de dependências… Além de todas essas características, o Adonis.Js vem com ferramentas para proteger sites contra ataques comuns na Web, o que o torna bastante seguro.

Quando usar

Para desenvolver aplicativos da Web que sejam rápidos, interativos e seguros.

Quais empresas usam

É utilizado por várias empresas como Nina, R6Stats, Zelo, 2Grow Tecnologias, 

O2Dev, dentre outras.

Onde baixar

https://adonisjs.com/

Derby.Js

Derby logo

Criado por Nate Smith e Brian Noguchi, o Framework Deby.Js é uma estrutura Javascript open source e fullstack, ou seja, atua do lado do cliente e do servidor para criar aplicativos em tempo real.

Principais vantagens

Colaboração em tempo real, renderização do servidor, componentes e vinculação de dados Modular são umas das principais características do Derby.Js, além de reduzir o atraso na entrega de conteúdo por meio da renderização da visualização do lado do cliente no servidor, suporte para uso offline e resolução de conflitos.

Quando usar

Para criar aplicativos da Web em tempo real de carregamento rápido, flexível e extensível.

Quais empresas usam

É utilizado por empresas como Usatoday, Gazzeta, Groupon, Instructables, dentre outras. 

Onde baixar

https://derbyjs.com/

Como escolher o melhor framework Node.JS para seu projeto?

É preciso se atentar a vários fatores durante a escolha do framework ideal para o desenvolvimento, pois cada um deles determina uma tarefa específica na criação do projeto. Escalabilidade e funcionalidade são dois fatores super importantes para a escolha ideal do framework do Node.JS.

A estrutura Node.Js possui imensos recursos para alavancar o desenvolvimento de aplicativos móveis e da Web. Com um crescimento exponencial, possui vários frameworks de desenvolvimento, cada um com sua peculiaridade para se adequar a necessidade do seu projeto e oferecer os melhores resultados. 

Esperamos que as informações sobre as principais frameworks do Node.Js citadas acima, tragam mais confiança ao escolher os frameworks certos para as diversas necessidades em seus projetos futuros. 

Gostou de aprender sobre os frameworks do Node.JS? Então, continue sua aprendizagem agora conhecendo o Bootstrap, outro framework muito útil! 

0 Shares:
Você também pode gostar