No mundo da programação, existem muitos recursos e ferramentas que prometem facilitar a vida de pessoas desenvolvedoras das mais diversas linguagens. Não seria diferente para expressões regulares, também chamadas Regex. Uma das ferramentas mais importantes para análise e testes dessas expressões é o Regex 101.

Por ser relativamente complexo, devido ao número de opções e possibilidades, o uso dessa ferramenta online pode não ser tão claro para quem está iniciando na programação, independentemente da linguagem em que trabalha. Sabendo disso, optamos por trazer este guia.

Nele, temos um tutorial abordando os principais aspectos e funções disponíveis no Regex 101. Passaremos por cada uma deles, explicando de maneira descomplicada para que servem e como utilizá-los. Veremos, ao final, alguns exemplos práticos de aplicação de expressões regulares usando a ferramenta.

Você verá os seguintes tópicos:

Prepare-se para saber tudo sobre o Regex 101!

O que é o Regex 101 e para que serve?

O Regex 101 é uma ferramenta hospedada online e pode ser acessada pelo endereço regex101.com em qualquer navegador. Esse recurso é utilizado por um grande número de pessoas desenvolvedoras para realizar testes de expressões regulares.

O que é o Regex e qual a sua importância para o desenvolvimento de aplicações?

Regex é uma abreviatura de “Regular Expression” que, em português, significa “Expressão Regular”. É uma ferramenta que permite às pessoas desenvolvedoras criar expressões regulares, que podem ser usadas para comparar e validar strings.

As expressões regulares são úteis para muitas tarefas de programação, como verificar se um nome de usuário está em um formato válido ou encontrar todas as ocorrências de uma palavra em um documento.

Ainda, as expressões regulares são importantes porque elas podem ser usadas para realizar operações de busca e substituição em strings (texto), além de serem úteis para validar o formato de determinados tipos de dados.

O que significa cada parte da Home do Regex 101?

A ferramenta Regex 101, mesmo sendo um recurso online e de fácil acesso pelo navegador, é bastante ampla e pode parecer muito mais complexa do que realmente é — principalmente, para quem iniciou no mundo do desenvolvimento há pouco tempo.

Para ajudar você que está nesse grupo, trazemos as principais funções e características da Home do Regex 101, passando por cada detalhe que compõe a ferramenta. Vamos lá?

Regex editor

O editor de Regex tem várias expressões que podem ser utilizadas durante o desenvolvimento de aplicações em diversas linguagens, como Javascript, Python e Go. A seguir, você confere cada uma delas!

Regular expression

Esse espaço é o lugar em que inserimos a expressão que será testada pela ferramenta. Existem várias opções que a complementam, como delimitadores e alternativas de expressões regulares.

Campo escrito "insira sua expressão regular aqui"

Test string

Esse é o campo em que se insere a string em que faremos o teste de nossa expressão. Note, na imagem abaixo, que a expressão que preenchemos pede para corresponder a um único caractere presente na lista abaixo, nesse caso, “BeTrybe”. A ferramenta indica se existe, realmente, alguma correspondência.

Testando Strings Regex 101

Flavor

Significa “sabor”, em português, e é uma das seções do Regex 101. A própria ferramenta julga que escolher um flavor adequado para suas expressões regulares pode ser um desafio, considerando o tanto de opções diferentes que existem — dependendo, é claro, da linguagem que usamos durante o desenvolvimento.

Realmente, são muitas as alternativas, mas não é necessário desespero. A própria ferramenta já traz uma “colinha” bastante útil: uma lista de dicas simples para ajudar a escolher o flavor adequado para a linguagem ou ferramenta que estamos utilizando — com base na lista de linguagens suportadas.

Tabela RegEX 101 Flavor

Function

Outra das seções do Regex 101, Function fica logo abaixo da seção Flavor. Nela, é possível mudar o funcionamento dos testes em suas expressões.

Seção Function

Podemos escolher tanto por correspondência quanto substituição (localizar e substituir), além de listar entre outros testes dependentes de personalização.

Tools

A seção Tools fica logo abaixo de Function. Nela, podemos encontrar recursos interessantes para um desenvolvimento de aplicações de maneira mais agilizada.

Campo tools

A função de Code Generator funciona criando os códigos prontos para serem utilizados em suas aplicações.

Code Generator

São várias as linguagens disponíveis para a geração automatizada de suas expressões. Além disso, é possível debugar o código gerado pela própria ferramenta.

Explanation

No Regex 101, podemos aprender fazendo. Isso porque em uma das seções, temos a explicação do que está sendo realizado pela ferramenta.

Explicação do que está sendo aplicado

Aqui, podemos ver referências de utilização e confirmar se o que estamos fazendo está de acordo com o que precisamos em nossas aplicações. Então, tendo qualquer dúvida, é só dar uma olhadinha nessa seção!

Ela será muito importante quando tiver algum problema em suas expressões. Nela, você verá o que está errado e o que será necessário modificar para que a expressão funcione.

Match information

Ao utilizarmos a função Match, estamos buscando por correspondência, principalmente, quando estamos tratando de strings. Existe uma seção com o mesmo nome e, nela, podemos visualizar as correspondências encontradas nas strings que colocamos como teste.

Match Information RegEx101

Quick reference

Existe, também, uma referência bem completa na Regex 101. Nessa seção, você poderá ver os detalhes que compõem as expressões regulares, assim como os testes possíveis.

Quick Reference

Save & share

Podemos tanto salvar quanto compartilhar nossas expressões e testes, tudo online pela ferramenta, como você pode observar na imagem apresentada abaixo:

Save & Share

Regex library

Existe uma biblioteca de dúvidas, também online, e muito parecida com um fórum. É usada por pessoas programadoras do mundo inteiro para tirar dúvidas e melhorar as habilidades ao utilizar as funções do Regex e expressões regulares nas mais diversas linguagens.

Library RegEx101

Account

Para utilizar as funções de salvamento e do fórum da ferramenta, você precisará abrir uma conta. É bastante simples, e você encontra essa aba no canto superior esquerdo — a terceira de cima para baixo.

Account

Regex quiz

Essa seção é muito importante para as pessoas iniciantes. É um quiz, um jogo de perguntas e respostas, baseado em expressões regulares. Para ter acesso a essa funcionalidade, é necessário criar uma conta — e é bem simples, você pode logar com sua conta do Github ou Gmail.

Regex quiz

Settings

É onde nós configuramos e personalizamos a ferramenta. Se você ainda não é craque no inglês, é recomendado acessar essa aba antes de tudo e alterar para a sua língua — o Regex 101 também é traduzido para o português brasileiro!

Além disso, você pode definir atalhos, opções de autocomplete, além de vários outras funcionalidades. Ela fica no canto esquerdo superior, é o segundo item, de cima para baixo — tem o símbolo de uma engrenagem.

Settings

Live Help

Se mesmo depois de todas as facilitações da ferramenta você ainda tiver problemas, pode acessar o LiveChat. Esse recurso é um chat em IRC, e você pode tirar suas dúvidas em tempo real.

Live Help

Acessá-lo é bem simples, basta entrar na página, clicar em acessar e pronto! Você estará em uma sala com uma ampla comunidade usuária do Regex 101, que poderá ajudar em qualquer dúvida sobre a ferramenta.

Comunidade Regex 101

Quais as vantagens de usar o Regex 101?

Depois de tudo que vimos agora, as vantagens de usar um visualizador de expressões regulares e de teste dessas expressões são bem claras, não é mesmo? Como uma expressão regular define uma busca padrão em determinado texto, ao utilizar um editor de regex, você pode especificar os termos que deseja encontrar no texto e as regras para essa busca.

Como testar nossas expressões regulares? Confira 3 exemplos de uso do Regex 101 na prática!

A ferramenta Regex 101 oferece muitas funcionalidades, permitindo observações de padrões, muito úteis quando lidamos com, por exemplo, questões ligadas à segurança de nossas aplicações. A seguir, você acompanha alguns exemplos de como podemos utilizar a ferramenta e suas funções.

1. Expressão regular para encontrar números em uma string

Para encontrarmos números em uma string, utilizamos a seguinte expressão regular: 

\d+ 

Perceba que o Regex 101 acusa a correspondência apenas dos numerais entre 0 e 9 em nossa string de teste:

Testando Expressões Regulares 1

2. Expressão regular para encontrar determinadas letras em uma string

Já para encontrarmos correspondências de letras, usamos:

[A-Za-z]+ 

Nesse caso, utilizamos a mesma string de teste da operação anterior, mas com a expressão regular diferente. Ela aponta a respectiva correspondência:

Expressão Regular 2

3. Expressão regular para verificar se uma string é um e-mail válido: 

Pode ser um pouco mais complexo, mas não se assuste. Se precisamos que em nossa aplicação seja verificado se o usuário inseriu um e-mail nos padrões corretos, podemos utilizar a seguinte expressão:

^[\w\.\-]+@([\w\-]+\.)+[a-zA-Z]{2,}$

No exemplo abaixo, usamos o e-mail “[email protected]” como uma string de teste. Ele aponta a correspondência, além de informações sobre qual o provedor de e-mail preenchido. Se não houver correspondência, o Regex 101 deverá apontar em que ponto está o erro na seção “Explanation” — deixando fácil para a resolução.

Exemplo Expressão Regular 3

Como vimos, utilizar ferramentas de testes para expressões regulares pode ser um aspecto muito facilitador para quem busca um ambiente de desenvolvimento mais ágil, compartilhado e descomplicado. A ferramenta é bastante intuitiva, além de trazer diversos recursos para iniciantes ou pessoas desenvolvedoras mais experientes que encontram problemas com suas expressões regulares aplicadas em seus códigos.

Gostou de saber mais sobre o Regex 101 e como usá-lo nas suas aplicações? Quer saber mais sobre as ferramentas da tecnologia? Acesse os conteúdos em nosso blog e descubra mais facilidades para o desenvolvimento de suas aplicações!

0 Shares:
Você também pode gostar