O mercado de jogos android é muito grande e diverso. Com uma imensa quantidade, você pode achar difícil escolher qual jogar.

Por isso, recolhemos alguns títulos principais para ajudar você nessa difícil tarefa. Abaixo, você encontrará uma seleção de jogos Android dividida em categorias. Confira:

O que são os jogos android?

Jogos android são aplicações de lazer e entretenimento disponíveis na loja de apps do Google (play store) para os dispositivos com o sistema operacional Android, principalmente celulares e tablets. Recomendamos sempre baixar os jogos pela loja oficial.

Vale destacar também que alguns jogos que estão lá não são exclusivos da plataforma e podem ser encontrados versões para computador ou para dispositivos da Apple que utilizam o IOS. 

História: qual foi o primeiro e como surgiram os jogos android?

Tudo começa nos anos 90, quando os famosos jogo da cobrinha e Tetris começaram a ser instalados de fábrica em alguns aparelhos móveis.

O grande avanço que expandiu esse mercado foi a plataforma Java (J2ME), em meados de 2002. Um código escrito uma única vez era capaz de rodar em diversos tipos de celulares. As vendas começaram também por volta desse período.

Esse mercado cresceu e se desenvolveu muito rápido. Por volta de 2007, com o surgimento dos celulares com telas coloridas, surgiram também os jogos em 3D. E a partir de então os desenvolvedores de jogos podiam contar com hardwares cada vez mais robustos.

A Nokia tinha um projeto ousado de “misturar” um celular com um console portátil e, mesmo que não tenha sido um sucesso, trouxe muitas contribuições para o cenário gamer. Já nos anos seguintes, os primeiros smartphones que foram lançados tinham grandes campanhas para divulgar suas funcionalidades, seus apps e dentre eles estavam os jogos.

Quais os 50 jogos android mais conhecidos no mundo?

Para a lista abaixo, foram selecionados os jogos que o próprio Google divulgou como os melhores jogos android do ano de 2021 na Play Store brasileira, e complementamos com alguns dos jogos mais famosos da atualidade.

Melhores jogos competitivos

1. League of Legends: Wild Rift

League of Legends Jogos android
Como funciona o jogo?

Um jogo já famoso e adorado pelo público, League of Legends, mas em sua versão mobile. Funciona do mesmo modo, partidas online de combate MOBA 5×5. Um jogo de estratégia para jogar com os amigos. Forme duplas, trios ou uma equipe completa e destrua o Nexus inimigo para vencer e subir no ranking.

Qual o público alvo?

Pessoas jogadoras de MOBA (que conhecem ou não o mundo de League of Legends).

Link para baixar

2. MARVEL Future Revolution

Marvel Future Revolution
Como funciona o jogo?

Primeiro RPG de mundo aberto da Marvel. Embarque numa missão perigosa para desvendar os segredos do Domínio Sombrio. Explore para disfrutar das interações com os heróis e jogue em conjunto com outras pessoas dentro do universo Marvel. O jogo ainda dá a possibilidade de criar seu próprio herói customizando os trajes e misturando os já existentes.

Qual o público alvo?

Para quem gosta de RPG. Fãs de histórias em quadrinhos e da Marvel.

Link para baixar

3. Pokémon UNITE

Pokémon Unite
Como funciona o jogo?

Monte uma equipe com outras pessoas treinadoras para enfrentar oponentes no primeiro jogo estratégico de Pokémon. Combates de 5 contra 5 no estilo MOBA. De acordo com um tempo a equipe que marcar mais pontos vence a batalha. O jogo permite que você sincronize sua conta para jogar tanto no celular como no Nintendo Switch.

Qual é o público alvo?

Fãs de MOBA. Pessoas jogadoras da franquia.

Link para baixar

4. Rogue Land

Rogue Land
Como funciona o jogo?

Você deve salvar o mundo de uma força do mal antiga. Use artefatos, itens e talentos para criar um herói indestrutível. Um jogo 3D com um cenário bem dinâmico que é simples de jogar, conta com modo de aventura e de missões, conteúdos em expansão e atualizações regulares, além de premiar suas conquistas para então você incrementar seu herói.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de ação e aventura e para pessoas jogadoras de RPG.

Link para baixar

5. Suspects: Mystery Mansion

Suspects Mistery Mansion
Como funciona o jogo?

O objetivo é descobrir quem cometeu o assassinato na mansão. Um jogo online com 10 participantes em que todos devem fazer tarefas investigativas para tentar adivinhar o assassino. Mas com muito cuidado, pois a pessoa culpada está no meio e não vai parar até matar todo mundo. A cada rodada é aberta a discussão para que participantes votem e tomem a decisão de expulsar alguém da mansão.

Qual é o público alvo?

Pessoas jogadoras que gostem de ação e de mistério. Bom para jogar em grupo com colegas.

Link para baixar

Melhores jogos inovadores

6. Inked

Inked jogos android
Como funciona o jogo?

Você controlará um “Herói sem nome” em uma jornada que não vai ser nada fácil. Após descobrir que tudo que mais ama foi destruído, o herói embarca em uma grande aventura e precisará de sua ajuda para resolver os quebra-cabeças e restaurar tudo que ele mais almeja.

Qual é o público alvo?

Fãs de quebra cabeças que gostam de uma boa narrativa.

Link para baixar

7. JanKenUP!

Jankenup
Como funciona o jogo?

O jogo é basicamente a brincadeira clássica de pedra, papel e tesoura. Simples, rápido e divertido. Obtenha todos os personagens, bata seus recordes e desafie colegas em torneios privados no modo online. 

Qual é o público alvo?

Fãs de jogo Arcade. Quem gosta de jogar com colegas. Fãs da cultura japonesa.

Link para baixar

8. Knights of San Francisco

Knights of San Francisco
Como funciona o jogo?

Explore o que restou da Cidade de São Francisco em um futuro em ruínas. Com a presença de goblins, dragões e ogros. Esse jogo se baseia fortemente nos clássicos RPGs de mesa. Você desfrutará de combates dinâmicos no formato narrado. E tenha cuidado, o mundo é vivo e continua mesmo sem sua presença.

Qual é o público alvo?

Fãs de RPG. Mas não se assemelha muito ao RPG de computador, está mais para um RPG de mesa.

Link para baixar

9. Overboard!

Overboard!
Como funciona o jogo?

Em julho de 1935, acontece um assassinato a bordo de um navio. E foi você quem cometeu o crime! O objetivo do jogo é sair dessa impune. Você pode chantagear, apaixonar-se, trapacear, assassinar, mentir, fazer amizades e várias outras coisas. Você precisará ter cuidado, existirão pessoas que podem se aliar a você enquanto outras estão lhe procurando.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogos de aventura, mistério e/ou de estratégia.

Link para baixar

10. Tears of Themis

Tears of Themis
Como funciona o jogo?

Descubra a verdade sobre um mistério. O que parecia ser casos independentes começam a se conectar e tudo faz sentido. A mão por trás de tudo visa acabar com tudo que é bom. À medida que a trama avança, as linhas entre bem e mal se confundem. Você deve ser capaz de investigar o caso e descobrir a verdade.

Qual é o público alvo?

Pessoas jogadoras de jogos de simulação. E também para quem gosta de mistério e romance. Fãs de jogos otome.

Link para baixar

Melhores jogos independentes

11. 7 Billion Humans

7 billion humans jogos android
Como funciona o jogo?

Você será capaz de dar as instruções, através de códigos (como se estivesse programando) para coordenar as atividades de pessoas funcionárias. O jogo entrega uma linguagem de programação própria e mais de 60 níveis para você exercitar o cérebro. Esse jogo é uma continuação de Human Resource Machine.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogos de quebra-cabeça. Para interessados em lógica de programação.

Link para baixar

12. Bird Alone

Bird Alone
Como funciona o jogo?

Faça amizade com um pássaro. Você pode conversar sobre a vida, criar músicas, fazer desenhos e escrever poemas… A ideia é ir interagindo e envelhecendo junto com seu amigo. Veja as mudanças das estações, reflita sobre seu dia e, no fim das contas, o pássaro não ficará solitário.

Qual é o público alvo?

Pessoas que gostam do estilo de jogo casual.

Link para baixar

13. Donut County

Donut County
Como funciona o jogo?

É uma história em que o jogador é um buraco no chão que está em constante crescimento. Os guaxinins tomaram conta de Donut County com buracos ladrões controlados remotamente. Engula tudo com o buraco para ficar cada vez maior e solucionar os desafios. Você pode catapultar, mover ou combinar as coisas.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogo de quebra-cabeça.

Link para baixar

14. My Friend Pedro: Ripe for Revenge

My friend Pedro
Como funciona o jogo?

Sequestraram a família de seu amigo, o Pedro (e esse Pedro é uma banana). Então você e ele saem em busca de vingança em uma missão de resgate. São 37 fases onde seu personagem faz acrobacias e você deve coordenar os saltos e os tiros para eliminar os inimigos.

Qual é o público alvo?

Pessoas que gostam de jogos de ação. 

Link para baixar

15. Puzzling Peaks EXE

Puzzling Peaks
Como funciona o jogo?

É um jogo de física engraçado e alucinante sobre um herói esférico. Possui uma boa história contada através de arte de pixel, música e técnicas de narrativas exclusivas da desenvolvedora. São mais de 100 desafios em que você deve ajudar o Knightly a se movimentar usando o cenário.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de quebra-cabeça. Quem gosta de jogo de lógica, inteligência, reflexos e confiança.

Link para baixar

Melhores jogos casuais

16. Cats in Time

Cats in Time jogos android
Como funciona o jogo?

Um professor chamado Tim Edger é apaixonado por gatos e inventor da máquina do tempo. Enquanto os gatos brincavam no laboratório, eles acabaram se perdendo no espaço-tempo. Agora, cabe a você viajar para o passado, presente e futuro, em diversas civilizações, para desvendar os quebra-cabeças e encontrar todos os gatos.

Qual é o público alvo?

Fãs de quebra-cabeças. Pessoas que gostam de enigmas e charadas.

Link para baixar

17. Crash Bandicoot: On the Run!

Crash on the run
Como funciona o jogo?

A pessoa jogadora deve ser ágil para manter o máximo de tempo possível o Crash ou a Coco correndo. Eles precisam saltar, girar e quebrar coisas para superarem os obstáculos nas pistas de corrida. Você pode personalizá-los, montar armas e aprimorar suas habilidades em busca de prêmios.

Qual é o público alvo?

Para pessoas jogadoras que gostam de jogos de ação. Para os fãs da série Crash Bandicoot.

Link para baixar

18. Disney POP TOWN

Pop Town Disney
Como funciona o jogo?

Resolva os quebra-cabeças desafiadores para ganhar recompensas. Colecione os trajes e construa cidades com a temática Disney. Cada traje contém poderes especiais que podem servir de ajuda para superar os desafios.

Qual é o público alvo?

Pessoas que gostam de jogos de quebra-cabeça. Crianças. Fãs da Disney.

Link para baixar

19. Switchcraft

SwitchCraft
Como funciona o jogo?

Pendle Hill (a melhor academia de pessoas bruxas do mundo) abriga um mistério que está sendo discutido em todo o mundo bruxo. Com suas habilidades, você vai liberando uma história complexa cheia de relacionamentos, segredos e bastante mistério. Resolva os quebra-cabeças no estilo “combinar 3” para solucionar o desaparecimento de Lydia.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogos de quebra-cabeça. Fãs de jogos “combine 3”. Quem gosta de histórias adultas com relacionamentos, segredos e magia.

Link para baixar

20. Towers

Towers
Como funciona o jogo?

Jogo fácil de jogar, com estilos minimalistas, cores e sons agradáveis. Posicione as torres em células livres. Conta com os modos de jogo: clássico, contra o tempo e com movimentos limitados. Um jogo que ajuda no raciocínio espacial, lógica e reações estratégicas rápidas.

Qual é o público alvo?

Fãs de quebra-cabeça. Para quem curte um jogo simples, mas com desafios lógicos.

Link para baixar

Principais jogos para tablet

21. Chicken Police – Paint it RED!

Chicken Police jogos android
Como funciona o jogo?

Sonny e Marty são uma dupla de detetives que trabalharam juntos há quase uma década atrás, e agora eles são forçados a trabalhar juntos novamente em um caso peculiar. O jogo é rico em diálogos e combina elementos de romance e jogo clássico de aventura. O jogo em si é uma sátira aos filmes noir dos anos 40.

Qual é o público alvo?

Pessoas que gostam de jogos de aventura. Fãs de jogos de investigação.

Link para baixar

22. The Procession to Calvary

Procession to Calvary
Como funciona o jogo?

A guerra santa acabou e as pessoas opressoras foram derrotadas. Mas o tirano celestial Peter escapou de suas garras, e você recebeu a missão de encontrá-lo. Durante sua jornada você vai roubar navios, cantar, tocar flauta, caçar tesouros, bater papo e mais. O jogo tem uma mecânica de “apontar e clicar”, e lembre-se: suas decisões vão guiar o rumo da história, tome cuidado.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de aventura. Fãs de humor nonsense.

Link para baixar

23. Minecraft

Minecraft
Como funciona o jogo?

Explore o vasto mundo de Minecraft e construa o que quiser. Sobreviva lutando contra criaturas perigosas no modo sobrevivência criando armas e armaduras. Você pode inclusive jogar com pessoas amigas. Personalize sua experiência como quiser, você mesmo pode modificar os dados do jogo ou usar as criações da comunidade. 

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos arcade e de jogos de sobrevivência. Para quem curte jogar com os amigos.

Link para baixar

24. Scribblenauts Remix

Scribblenauts Remix jogos android
Como funciona o jogo?

Esse jogo pode ser explicado com uma frase: “Crie o que quiser e veja o que acontece”. Você deve ajudar o Maxwell adquirir uma Starite criando qualquer objeto e dando vida a ele para resolver os desafios. Use sua imaginação, os níveis podem ser concluídos de diversas formas.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogo de quebra-cabeça. É uma boa forma de praticar o inglês.

Link para baixar

25. Clash of Clans 

Clash of Clans
Como funciona o jogo?

Construa sua vila, faça parte de um clã e lute nas guerras. Os personagens incluem bárbaros, gigantes, goblins, magos e mais. Você deve coletar recursos produzidos em sua vila ou mesmo saquear recursos de outras vilas para treinar suas tropas e aumentar suas defesas, afinal é tempo de guerra.

Clash of Clans se tornou o jogo mais famoso de estratégia nos celulares android, seu estilo e jogabilidade inspiram outros jogos da empresa Supercell.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de estratégia e guerras.

Link para baixar

Principais jogos de tiro

26. Garena Free Fire MAX

Free fire jogos android
Como funciona o jogo?

O objetivo do jogo é ser a última pessoa jogadora sobrevivente do mapa. 50 delas caem de paraquedas em busca de armas e itens para sobreviver, a menos que você jogue em equipe, todos lá são seus inimigos. O jogo se propõe a trazer uma experiência especial com resolução Ultra HD. Os jogadores do Free Fire podem migrar para a versão MAX com todos os seus itens.

Qual é o público alvo?

Fãs da versão anterior Free Fire. Quem gosta de jogo de ação, tiro. Quem gosta de jogos no estilo battle royale.

Link para baixar

27. Call of Duty Mobile

Call of Duty Mobile jogos android
Como funciona o jogo?

O Call of Duty que você já conhece, agora no celular. Está presente os modos de mata-mata em equipe, dominação, baixa confirmada e battle royale (com 100 pessoas jogadoras). Conteúdos sazonais por temporada, dando possibilidade de personalizar suas armas, trajes e equipamentos. Jogo com qualidade HD com controles intuitivos e personalizáveis.

Qual é o público alvo?

Quem gosta de jogos de ação e FPS. Fãs da franquia Call of Duty. Fãs de battle royale.

Link para baixar

28. PUBG: New State

PUBG jogos android
Como funciona o jogo?

Se lance em campos de batalha e procure por armas, veículos e itens consumíveis que foram espalhados pelo mapa. Lute pela sua sobrevivência enquanto o cerco se fecha. Você deve ser a última pessoa jogadora a ficar em pé. Uma extensão do clássico PUBG com novo modo de jogo, novas armas e também com combate e gráficos melhorados.

Qual é o público alvo?

Quem gosta de jogo de sobrevivência, ação, tiro, FPS. Fãs da série PUGB. Fãs de battle royale.

Link para baixar

29. Brawl Stars

Brawl Stars jogos android
Como funciona o jogo?

Batalhe só ou em equipe, Brawl Stars é um jogo de tiro que apresenta  vários modos de jogo divertidos (pique-gema, combate, fute-brawl, roubo e etc…). Desbloqueie os personagens e use-os para aumentar de nível. Cada personagem possui uma habilidade única.

Qual é o público alvo?

Quem gosta de jogo de ação e tiro em terceira pessoa.

Link para baixar

30. Shadowgun Legends

Shadowgun Legends
Como funciona o jogo?

Shadowgun é um jogo FPS que traz elementos de RPG. Possui um modo campanha com uma história épica e um modo competitivo online. No mundo futurista, a humanidade está sob ataque alienígena e a última defesa são os lendários guerreiros Shadowguns. O jogo possui diversos elementos de personalização e conta com recursos para permitir uma interação entre os jogadores.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de ação, FPS, RPG. Para quem gosta de jogos com a temática futurista e aliens.

Link para baixar

Principais jogos de cartas

31. Yu-Gi-Oh! Duel Links

Yu-Gi-Oh! jogos android
Como funciona o jogo?

Você provavelmente já ouviu falar de Yu-Gi-Oh. As regras são simples e o jogo vai ajudar quando for seu turno. O jogo permite que você enfrente outras pessoas duelistas online e participe de torneios. Inicialmente, é necessário montar seu deck e depois aproveitar os modos de duelo entre partidas automáticas, ranqueadas e partidas offline.

Qual é o público alvo?

Quem gosta de jogos de cartas. Quem é fã da franquia Yu-Gi-Oh. 

Link para baixar

32. Clash Royale

Clash Royale
Como funciona o jogo?

Monte seu deck de batalha e entre na arena contra outras  pessoas jogadoras. As disputas são curtas e o objetivo é destruir a torre principal adversária, onde fica o rei. As cartas são inspiradas nos personagens de Clash of Clans e possuem habilidades únicas. Faça combinações com estratégias. Junte-se a um clã e aproveite os eventos e as recompensas.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogo de cartas e de estratégia. Fãs de Clash of Clans.

Link para baixar

33. Hearthstone

Hearthstone
Como funciona o jogo?

Um jogo de cartas colecionáveis dos criadores de World of Warcraft. Crie decks, evoque lacaios e lance feitiços para dominar o campo de batalha em partidas online ou automáticas. Conta com um novo modo de jogo de RPG. Não se preocupe se não sabe as regras, o jogo conta com um excelente tutorial.

Qual é o público alvo?

Pessoas jogadoras de jogos de cartas e estratégia. Fãs de World of Warcraft.

Link para baixar

34. Pokémon TCG

Pokemon TCG
Como funciona o jogo?

A descrição da Play Store diz que o jogo não tem suporte para telefones celulares, apenas tablets e necessariamente com conexão a Internet. Colecione as cartas dos seus Pokémons favoritos, enfrente o computador ou outros jogadores online, sua coleção fica armazenada na conta do Clube de Treinadores Pokémon. Escolha um tipo de baralho e o jogo vai lhe ensinar a jogar, na medida que você for avançando você vai aprendendo e personalizando. 

Qual é o público alvo?

Pessoas jogadoras de jogos de cartas. Fãs de Pokémon.

Link para baixar

35. Magic: The Gathering Arena

Magic jogos android
Como funciona o jogo?

Você já ouviu falar de Magic? Desbloqueie decks e ganhe recompensas, são vários modos de jogo para você experimentar. Se não conhece ainda o jogo, você pode optar por fazer o tutorial. Uma dica é aproveitar os eventos para ganhar prêmios empolgantes. O jogo conta também com um cenário competitivo de eSports.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de cartas. Fãs de Magic.

Link para baixar

Principais jogos de carro

36. Need For Speed: Most Wanted

Need for Speed Most Wanted jogos android
Como funciona o jogo?

Aproveite os incríveis gráficos, digno de consoles, para acelerar nas pistas de Need For Speed. Você precisa superar a polícia e rivais. O jogo permite você competir contra colegas. Pilote famosas marcas de carro em corridas de rua e a cada batida os danos realistas vão aparecendo ao redor do carro. O jogo permite controlar o carro inclinando o aparelho ou por toque na tela.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogo de corrida. Quem gosta também de adrenalina e perseguição. 

Link para baixar

37. Asphalt 9

Asphalt 9
Como funciona o jogo?

Pilote carros famosos e lendários em corridas insanas por diferentes cenários dinâmicos. Execute manobras e acione o nitro em partidas multiplayer ou solo. O jogo permite você seguir uma história no modo carreira e participar de eventos para aproveitar os prêmios do ranking.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogo de corrida. Fãs da franquia.

Link para baixar

38. Asphalt Xtreme

Asphalt Extreme
Como funciona o jogo?

Um jogo exclusivo para assinantes da Netflix. Um jogo de corrida diferente dos habituais, carros e cenários no estilo off-road. Explore seu carro 4×4 acelerando ao máximo em batidas e manobras radicais. O jogo permite jogar com até 8 pessoas em 5 modos de jogo.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de corrida. Para quem deseja um jogo de corrida diferente, no estilo off-road.

Link para baixar

39. Asphalt Nitro

Asphalt Nitro jogos android
Como funciona o jogo?

Um jogo de corrida com ótimos gráficos. São novos ambientes, que vão do Brasil até a China, disponíveis para correr, fazer manobras, dar dano em outros carros e acelerar muito, pode soltar o nitro. São 8 modos de jogo, incluindo derrapagem no portão, nocaute, caça polícia e outros mais.

Qual é o público alvo?

Quem gosta de jogos de corrida. Fãs da franquia.

Link para baixar

40. Rocket League Sideswipe

Rocket League jogos android
Como funciona o jogo?

O jogo mistura futebol com carros, basicamente você precisa bater na bola ou em outros carros e fazer gols. Você pode jogar com colegas ou com pessoas jogadoras aleatórias em partidas de 2 minutos no modelo 1v1 ou 2v2 para subir no ranking. O jogo permite lançar os carros no ar, fazer flips e usar foguetes. Além de contar com diversas customizações e modos de jogo divertidos.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de carros e esportes.

Link para baixar

Principais jogos de esportes

41. FIFA Football

FIFA MObile
Como funciona?

O jogo FIFA que muitas pessoas já conhecem dos consoles, também tem para mobile. Jogue o modo Ultimate Team para montar seu próprio time de acordo com as cartas, e ouça as famosas narrações. O jogo conta com mais de 15000 pessoas, mais de 600 times, ligas, estádios e muito conteúdo licenciado. 

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogos de esportes. Fãs de futebol. Fãs da franquia FIFA.

Link para baixar

42. NBA Live Mobile Basketball

NBA Mobile
Como funciona?

Leve seu próprio time à vitória, conquiste títulos e monte seu elenco neste jogo de basquete. Crie seu legado do seu jeito, evolua seus times à medida que joga. Modo torneio e partidas informais que podem ser 1×1, 3×3 ou o modo de jogo normal. Eventos e campanhas dentro da NBA trazem conteúdos exclusivos.

Qual é o público alvo?

Fãs de esportes. Para quem gosta de basquete.

Link para baixar

43. Motorsport Manager Mobile 3

Motorsport Manager 3
Como funciona?

Um jogo de estratégia de equipe de corrida. Monte sua própria equipe, tome todas as decisões, contrate pilotos, desenvolva o carro e planeje sua trajetória. O jogo permite você acompanhar a corrida em tempo real. Ajuste a estratégia se necessário, reaja às mudanças de tempo, batidas e outras situações dinâmicas.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de corrida e estratégia. Fã de fórmula 1. 

Link para baixar

44. Tennis Clash

Tennis Clash
Como funciona?

Um jogo de tênis multiplayer online com jogabilidade simples, controles intuitivos e gráficos em 3D. Diferentes arenas, diversos personagens e itens especiais para melhorar suas habilidades. Jogue com colegas conectando ao Facebook ou entre para um clube e conheça milhares de outras pessoas.

Qual é o público alvo?

Para quem gosta de jogo de esporte. Fã de tênis.

Link para baixar

45. Baseball 9

Baseball 9
Como funciona?

Aproveite este jogo de baseball com jogabilidade compacta e estatísticas informativas. Gameplay curto, personagens divertidos, personalização dos avatares e modos online e offline. Regras realistas e resultados com base em estatísticas reais. Gerencie sua equipe, recrute jogadores e os evolua, expanda seu estádio e busque o sucesso.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de esporte e de baseball.

Link para baixar

Principais jogos de luta

46. Shadow Fight 3

Shadow Fight 3 jogos android
Como funciona?

Reza a lenda que um herói surgirá para dar fim a uma guerra. Você deve escolher entre os 3 clãs (Ninja, Cavaleiro, Samurai), todos com visões de mundo e estilos de luta completamente diferentes. Esse jogo tem um formato de RPG, possui personagens em 3D e dá continuidade a história contada em Shadow Fight.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogo de ação e RPG.

Link para baixar

47. Injustice 2

Injustice 2
Como funciona?

Se junte a super heróis e vilões do universo da DC nesse jogo de ação. Reúna uma equipe para combater as forças do mal, as batalhas são dinâmicas de 3v3. O jogo permite aprimorar seus heróis com poderes especiais, customizar suas roupas e fazer combos impressionantes. Faça a imersão na continuação da história contada em Injustice: Gods Among Us.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogo de ação. Fãs da DC e de histórias em quadrinhos.

Link para baixar

48. Mortal Kombat Mobile

Mortal Kombat Mobile jogos android
Como funciona?

O clássico jogo de Mortal Kombat para mobile traz consigo os gráficos incríveis, personagens memoráveis, poderes e os golpes exagerados. Lute em equipe, os combates são de 3v3 e use as habilidades únicas dos personagens para trazer sinergia a sua estratégia. Complete os desafios ou vença partidas multijogador para ganhar recompensas.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de ação. Fãs da série Mortal Kombat

Link para baixar

49. Metal Revolution

Metal Revolution
Como funciona?

O Metal Gear é um jogo de luta que traz a mecânica clássica do gênero para uma nova era. Escolha entre lutadores-robôs com gráficos impressionantes, desde praticantes de Muay Thai até especialistas no uso de katanas. O jogo possui o modo de jogo online, com partidas ranqueadas ou um modo arcade clássico, onde você pode conhecer mais sobre a história do lutador.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de luta e fãs do estilo arcade.

Link para baixar

50. The Final Fighter

Final Fighter
Como funciona?

The Final Fighter é um jogo online de luta com mecânica de arcade clássico. Em 2050 o avanço científico permitiu à humanidade criar uma nova forma de seres humanos, os híbridos. No entanto, eles se revoltaram contra os humanos, gerando caos em todo o mundo. Você precisa liderar os humanos para salvar o mundo e descobrir a verdade por trás dessa conspiração.

Qual é o público alvo?

Fãs de jogos de luta e fãs do estilo arcade.

Link para baixar

3 jogos NFTs para ganhar dinheiro jogando no celular!

ATENÇÃO: Esse não é um texto sobre finanças e os jogos a seguir não são recomendações de investimentos.

Axie Infinity

Axie Infinity Jogos Android

Como funciona o jogo?

O jogo apresenta um mundo em que você possui monstrinhos de estimação. Você deve criá-los, treiná-los e fazer com que eles lutem em batalhas contra outros monstrinhos. Esses monstrinhos são chamados de Axies, que são os próprios NFTs. Colecione monstrinhos, lands (terrenos) e itens.

Qual o público alvo?

Pessoas investidoras de criptomoedas e NFT. 

Como funciona o sistema de recompensa?

Vença batalhas e realize missões para ganhar recompensas na forma de Shards (AXS) e Smooth Love Potions (SLP). Esses tokens podem ser usados como meio de pagamento no marketplace do jogo, podendo ser acumulados e, dessa forma, gerar dinheiro em uma espécie de “poupança”. Quem acumula tokens tem também o direito de governança.

Thetan Arena

Thetan Arena

Como funciona o jogo?

O jogo consiste em um MOBA, são diversos personagens com habilidades exclusivas, skins e vários equipamentos com diferentes níveis de raridade. O jogo rapidamente vem ganhando fama, já conta com mais de 1 milhão de pessoas jogadoras. Um detalhe importante nesse jogo é que você pode jogar de graça, mas nesse caso não terá acesso aos tokens.

Qual o público alvo?

Pessoas investidoras de criptomoedas e NFT. Fãs de MOBA.

Como funciona o sistema de recompensa?

Vença as partidas para acumular as recompensas. Os personagens, skins e itens adquiridos, de acordo com seu nível de raridade, podem ser negociados por uma quantia em tokens e, depois disso, os tokens podem ser convertidos em dinheiro.

Splinterlands

Splinterlands jogos android

Como funciona o jogo?

Splinterlands é um jogo de cartas com influências do clássico Magic, que pressupõe formar um baralho antes de cada rodada. Você deve colecionar as cartas e enfrentar as outras pessoas online. Seu objetivo é vencer as partidas para subir no ranking e ganhar prêmios. O jogo tem um sistema para escolher os oponentes de nível parecido e assim ambos têm a chance de ganhar.

Qual o público alvo?

Pessoas investidoras de criptomoedas e NFT. Fãs de jogos de cartas. Fãs do clássico Magic.

Como funciona o sistema de recompensa?

Os NFTs são as cartas do jogo, elas podem ser negociadas e, assim, a pessoa jogadora adquire criptomoedas. Na medida em que você sobe no ranking do jogo, melhores são suas recompensas por vitória. Além disso, o jogo promove alguns eventos e torneios onde você pode ganhar ainda mais.

Vale a pena ser um desenvolvedor de jogos mobile?

O que faz?

Pessoas desenvolvedoras de um modo geral trabalham na concepção, planejamento e implementação dos softwares

A área dos games, e ainda mais no mundo mobile, traz consigo algumas características que são mais específicas, como:

  • Particularidades dos sistemas operacionais, se tratando das documentações seja de Android ou IOS;
  • Preocupações a cerca de desempenho ou a usabilidade, que pode ser influenciada pelo tamanho da tela do dispositivo;
  • Estudo a respeito de paradigmas, problemas, desafios e técnicas de implementação que são da área de jogos.

Quanto ganha?

É complexo responder a essa pergunta, pois vai variar de empresa para empresa, nível de senioridade e país de atuação. Mas podemos dizer que uma pessoa desenvolvedora em início de carreira no Brasil ganha em torno de 2 mil reais por mês.

Desenvolvedores mobile já com experiência na área podem ganhar algo em torno de 5-10 mil reais. E para ainda mais especialistas, os valores são ainda maiores.

Os maiores salários são com certeza de empresas no exterior que pagam em outras moedas, logo, nesses casos, o inglês é uma peça fundamental.

Por onde começar para ser um desenvolvedor de jogos mobile?

Primeiro, não é necessário que a pessoa tenha uma graduação. É muito comum no mercado de TI as empresas não exigirem. Mas não podemos negar que uma formação em Ciências da Computação ou algum curso similar não vá contribuir para tal.

As pessoas interessadas em criar jogos android, graduadas ou não, podem buscar por cursos, treinamentos ou imersões online que já existem pesquisando um pouco na Internet. Existem boas opções com preços acessíveis e que demoram menos tempo que uma faculdade.

    Alguns dos assuntos que a pessoa desenvolvedora vai estudar:

  • Lógica de programação
  • Linguagem de programação
  • Princípios de design/UX
  • Testes de software
  • Banco de dados
  • Métodos ágeis

Como está o mercado de trabalho?

Nos tempos atuais, já não é novidade dizer que os celulares são o meio de comunicação mais utilizado do mundo. Existem pesquisas na área que afirmam que o celular é o dispositivo mais utilizado para jogar, ganhando de consoles e computadores.

Você sabia que o mercado de jogos já movimenta bilhões de dólares por ano? A indústria dos jogos já fatura mais que outras artes como música e cinema. O maior lançamento da indústria de entretenimento é um jogo (GTA V, em 2011).

O que se observa é um grande crescimento tanto no setor dos smartphones como no setor dos jogos. Como dito anteriormente, grandes empresas estão investindo mais em um mercado que é aparentemente mais acessível e muito promissor.

Como você deve ter percebido, são vários os temas que abordam o mundo dos jogos android. Aproveitando muito da onda dos smartphones, esse mercado que já vem crescendo tem um potencial muito alto. Esse tópico já é tão inserido nas nossas vidas que você provavelmente já ouviu falar ou mesmo já jogou alguns dos jogos que foram listados aqui.

Uma nova vertente que ainda está se estabelecendo no mercado, para pessoas jogadoras e investidoras, são os jogos NFT. É uma nova maneira de enxergar os jogos e também o dinheiro. Com dedicação e investimento financeiro é possível ganhar dinheiro nesse meio.

Para saber ainda mais sobre esse novo conceito dos jogos android, leia mais sobre roms retro android, matando a saudade de jogos clássicos diretamente de seu celular!

0 Shares:
Você também pode gostar