Array é uma estrutura que comporta uma coleção de dados do mesmo tipo. Se você quer saber o que é array, precisa saber que eles são muito importantes na programação.

Arrays são muito úteis para armazenar e acessar um grande número de valores escrevendo apenas um pedaço de código em vez de declarar cada variável separadamente, onde é possível manipulá-los com diversos métodos e acessá-los facilmente por meio de seus índices.

Por ser de tamanho fixo, não há possibilidade de falta ou estouro de memória. Porém essa estaticidade no tamanho do array impossibilita o recebimento de uma quantidade maior de elementos que a quantidade declarada no início do array.  

Quer entender melhor como funciona o array e os seus diferentes tipos? Acesse os tópicos abaixo para entender melhor! 

Boa leitura!

O que é um array em programação?

Um array é uma estrutura de dados que consiste em uma coleção de elementos, onde cada elemento é identificado por índices que indicam a posição ao qual está inserido. Todo array possui um tipo declarado para receber dados iguais e o número máximo de elementos que podem caber dentro dele.

Para que serve um array?

Os arrays tem por finalidade armazenar vários dados do mesmo tipo juntos como se tivéssemos vários elementos dentro de uma única variável. Por exemplo um array de nomes (String) só pode conter apenas nomes pois são do mesmo tipo, da mesma forma se fizermos um array que contém apenas dados numéricos não podemos colocar nele caracteres. 

Como funciona um array na prática?

Vamos imaginar uma sala de aula onde cinco estudantes tiraram as melhores notas da sala. Pegamos uma lista para colocar os cinco nomes em ordem.

Lista de alunos aprovados:

  1. Laura
  2. Maria
  3. Thiago
  4. José
  5. Vitória

Se alguém perguntasse qual o nome da pessoa que ficou em terceiro lugar, logo você iria olhar a lista e responder “Thiago”.

Nas linguagens de programação os arrays se comportam de uma forma semelhante ao buscar os itens de uma lista, a diferença é que ele começa a contar do 0 o primeiro item. Vejamos:

Lista de alunos: 

                          Posição                                                                Alunos

0Laura
1Maria
2Thiago
3José
4Vitória

Cada item é um elemento na lista e cada elemento é acessado por um índice que começa do zero. Podemos manipular esses elementos como adicionar na lista, trocar ou removê-los.

Como declarar um array em Javascript, Java, e PHP?

Javascript

let frutas = ["abacaxi", "manga", "uva", "pera"];

Java

Integer[] array = {1, 3, 25, 12, 3, 4, 18, 25, 13, 33, 7, 21};

PHP

$idadeArray = [21, 23, 19, 25, 30, 41, 18];

O que são os métodos em array?

Métodos são um conjunto de códigos que definem um comportamento específico e pode ou não retornar um valor. No caso de métodos em array, são responsáveis pela manipulação e interação com o array e é muito importante para a pessoa desenvolvedora saber dominá-los para utilizá-los corretamente. 

Quais os 20 principais métodos usados em array?

Listamos abaixo os principais métodos usados em array e seu comportamento na execução:

  1. Ran: retorna o número de dimensões do array
  2. GetLength: retorna o número de elementos da dimensão específica do array.
  3. Length: método que retorna o tamanho de um array.
  4. GetLowerBound: retorna o índice do primeiro elemento da dimensão especificada no array.
  5. GetupperBound: retorna o índice do último elemento da dimensão especificada no array.
  6. IsReadOnly: retorna um valor que indica se o objeto do array é somente leitura.
  7. IsSynchronized: obtém um valor no array que indica se o objeto está sincronizado, ou seja, se ele é thread-safe. 
  8. SyncRoot: retorna um objeto que pode ser usado para sincronizar o acesso para o array.
  9. IsFixedSize: retorna um valor indicando se o array é fixo.
  10. GetValue: retorna o valor de um dado específico armazenado em uma posição do array.
  11. GetEnumerator: retorna um IEnumerator para o array.
  12. IndexOf: retorna o índice da primeira ocorrência do valor em um array unidimensional ou em uma parte dele.
  13. Sort: ordena os elementos de um array.
  14. LastIndexOf: retorna o índice da última ocorrência do valor do array unidimensional ou em uma parte dele.
  15. Reverse: inverte a ordem dos elementos em um array unidimensional ou em uma parte dele. 
  16. Clone: cria e retorna uma cópia do array de origem. O array clonado também terá os mesmos campos com os mesmos valores do de origem.
  17. CopyTo: copia todos os elementos de um array para outro array especificado.
  18. Copy: copia a seção de um array para o outro, executando qualquer modelagem      requerida.
  19. Clear: remove todos os elementos de um array.
  20. Push: método que adiciona um novo elemento no final do array.

Quais as diferenças entre array, vetor e matriz?

Vetor

Um vetor são contêineres de sequência que armazenam dados de um mesmo tipo, ou seja, podemos dizer que vetores são um tipo de array.

Os vetores são unidimensionais e os membros dos vetores são chamados de componentes. Vetores representam matrizes com elementos entre colchetes e o tamanho do contêiner pode ser facilmente aumentado e diminuído para comportar os diferentes tipos de armazenamento de dados.

Array

Diferentemente do vetor, um array é um conjunto de dados em sequência ao qual seu tamanho é fixo pois é declarado antes, ou seja, a quantidade de elementos que entrará no array deve ser exatamente igual ao limite que foi declarado inicialmente.

Arrays só comportam dados do mesmo tipo e são unidimensionais. 

Matriz

Matrizes são conjunto de arrays de forma bidimensional, ou seja, seus elementos são denotados em dois índices como linha e coluna. Os elementos de uma matriz são organizados entre parênteses ou colchetes.

Conclusão

Pudemos aprender que o array é muito utilizado na programação para otimizar linhas de código e na organização de dados em apenas uma variável utilizando apenas um tipo do mesmo valor, sendo possível modificá-los e acessá-los de forma rápida e eficaz através de seus índices que indicam qual a posição em que o elemento está e também qual é o elemento inserido nessa posição.

Em cada linguagem de programação um array é escrito com sintaxe diferente, porém com a mesma lógica de armazenamento de dados em uma coleção de elementos do mesmo tipo. A sua dinamicidade permite a possibilidade de manipular arrays utilizando vários métodos definidos para cada tipo de manipulação. 

Os arrays são unidimensionais, ou seja, possui apenas linhas com os elementos do mesmo tipo organizados em sequência, já a matriz é um tipo de array bidimensional que possui dados dispostos em sequência dentro de linhas e colunas.

Uma das desvantagens do array é a declaração de seu tamanho que impossibilita a inserção de dados além do limite especificado, e se o tamanho do array declarado for maior que o tamanho necessário, pode levar ao desperdício de memória. 

Esperamos que o conceito sobre o que é array tenha ficado claro para você e que consiga utilizá-lo melhor nos seus estudos desenvolvendo aplicações de código mais limpo e eficaz. 

Quer aprender como o array se comporta em uma linguagem de programação? Vamos complementar os estudos sobre arrays com uma linguagem de programação muito popular, o Java! 

0 Shares:
Você também pode gostar