O Vale do Silício vai perder uma de suas principais empresas. A sede da montadora de carros elétricos Tesla, do bilionário Elon Musk, vai deixar a Califórnia rumo a Austin, no Texas.  

A companhia está construindo uma nova fábrica da Tesla para o Model Y e o futuro Cybertruck (“cyber caminhão”). A obra está perto de ser finalizada.

A companhia de Musk vai mudar de endereço depois de 18 anos sediada na Califórnia. Desde 2003, ano da sua fundação, a empresa está baseada em Palo Alto, ao lado de outras gigantes como Facebook e Universidade Stanfod.

Ao longo desses 18 anos, a Tesla deixou de ser uma startup e passou a ser a montadora mais valiosa do planeta, além de principal fonte da fortuna de Musk. O empresário foi classificado como o mais rico do mundo pelo ranking da Bloomberg.

Em 2020, Musk se mudou para o Texas para focar em duas prioridades: o novo veículo espacial da sua SpaceX, que lidera a corrida atual dos bilionários, e a nova fábrica da Tesla.

Montadora da Tesla.

Mas a montadora não vai abandonar a Califórnia. Segundo Muks, a empresa vai continuar fabricando veículos por lá e também deve manter a unidade de produção de baterias em Nevada.

A mudança da sede da Tesla mostra como o Texas – localizado no centro-sul dos EUA, vem se tornando uma espécie de centro gravitacional de empresas.

No entanto, muitas companhias têm um desconforto em relação à política conservadora do Texas, como a recente lei que bloqueou temporariamente o aborto legal e faz esforços para restringir o direito de voto.

Por outro lado, o estado tem impostos baixos, menos regulações e um custo de vida bem mais barato. Por isso, a Tesla não foi a primeira a se mudar para lá. A empresa de hardware Hewlett Packard Enterprise Co., se instalou em Houston, enquanto a Charles Schwab Corp trocou São Francisco por Dallas.

— Damos as boas-vindas à Tesla — comemorou Steve Adler, prefeito de Austin, em um comunicado. — É uma companhia tecnológica que cria uma indústria limpa e os empregos qualificados que Austin precisa.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar