Os cabos de rede são itens extremamente necessários para o funcionamento de componentes elétricos. Por meio deles, é possível adquirir conexões mais rápidas e, consequentemente, adquirir informações em uma velocidade superior há alguns anos. Isso significa que podemos garantir uma taxa de transmissão elevada.

No entanto, a falta de conhecimento acerca desses cabos pode ser prejudicial. Ao mexer em um fio que tem uma função importante, há uma probabilidade alta de inutilizar um determinado aparelho.

Neste artigo, você poderá analisar os principais pontos e como crimpar esse tipo de cabo. Confira os tópicos:

O que são cabos de rede e para que servem?

Esses tipos de cabos constituem um sistema completo. Sendo assim, os cabos de rede são formados por um cabeamento estruturado, com uma infraestrutura mais flexível que os demais. Além disso, eles são capazes de suportar a utilização nas mais variadas aplicações, sendo as principais:

  • dados;
  • imagem;
  • voz;
  • controles prediais.

Também é válido mencionar que alguns padrões são utilizados de maneira genérica. O TIA/EIA 568B.1 é um exemplo disso. Ele serve para controlar a rede de edifícios comerciais, apresentando um modelo com elementos com funções capazes de compor um sistema inteiro de cabos.

Os cabos de rede têm como principal função garantir que os computadores consigam se comunicar. Para isso, é necessário que as conexões sejam devidamente estabelecidas. Da mesma maneira que existem as conexões que não exigem fio algum, também há aquelas feitas por intermédio de um cabo elétrico ou fibra óptica.

É necessário, também, que esses cabos possam seguir um padrão, garantindo uma conexão segura. Cada um deles possui uma especificação diferente, mostrando que a velocidade de transmissão de dados não é a mesma. Por isso, na hora de fazer a instalação, é necessário estar atento aos seus tipos e funções.

Quais os tipos de cabos de rede?

Atualmente, é possível dizer que existem dois tipos de cabo de rede, mas, ainda assim, eles possuem algumas variações. Confira, abaixo, todas as informações sobre suas constituições, utilizações e detalhes técnicos para uma utilização consciente e eficaz.

Cabo coaxial

O cabo coaxial tem uma boa taxa de transmissão de dados. Ele consegue transmitir, no máximo, 10 Megabits por segundo. A sigla para isso é a “Mbps”. Na maior parte dos casos, a sua utilização é vista em provedores de internet com o intuito de conectar uma casa a uma rede local, transmitindo sinal de internet.

De uma maneira mais simples, esse é um dos tipos de cabos de rede que conecta a internet ao seu roteador. Sua presença não é tão recente, visto que foi um dos primeiros cabos usados para estabelecer conexão em redes locais. Por permitir frequências acima da média, o cabo também é utilizado na transmissão das imagens para a TV.

Ao utilizar o cabo coaxial, a rede entra em um estado de topologia, também conhecido como Barramento. A topologia funciona quando todos os computadores se conectam a um mesmo cabo principal. Então, quando um dos computadores dessa rede se comunica, todos os outros esperam para poder emitir uma “resposta”.

Confira, abaixo, as principais informações sobre o cabo coaxial:

  • Largura de banda: 1 GHz
  • Velocidade: 10mbps
  • Comprimento máximo do cabo: 185m

Cabo de par trançado

O cabo de par trançado faz parte do conjunto de cabos de rede utilizado em redes locais. Seu nome é dado graças à composição de quatro pares de cabo que ficam entrelaçados entre si para uma melhor conexão. Dessa maneira, haverá uma menor chance de apresentar interferência eletromagnética.

Diferente do cabo coaxial, ele pode ser utilizado em outras topologias. Na maior parte dos casos, a sua utilização está diretamente relacionada com os sistemas onde todas as máquinas conseguem se comunicar ao mesmo tempo. Além disso, também pode ser introduzido com a intenção de ligar equipamentos de redes, especialmente hubs e switches.

Todos os cabos relacionados à rede precisam de um conector. Por isso, o cabo de par trançado utiliza o RJ-45. Ele tem oito pinos, sendo um par para cada fio presente na conexão. Além disso, ele conta com duas maneiras de realizar a conexão dos pinos, podendo ter suas especificações encontradas no padrão T568.

Para que dispositivos semelhantes sejam conectados, por exemplo, é necessário utilizar um padrão diferente para cada uma das pontas do cabo. Em casos assim, a configuração acaba recebendo o nome de “cabo cruzado” ou, até mesmo, de “crossover”.

CAT5

O cabo de rede CAT5 é bem mais antigo e mais lento do que a maioria. Esse padrão oferece uma velocidade de, aproximadamente, 100mb/s e pode chegar a 100 metros de comprimento, a velocidade de transferência que suportam gira em torno de 10Mbps a 100Mbps. Em poucos casos, essa tolerância pode chegar a 1GB/s.

No entanto, a última velocidade mencionada só pode ser alcançada em distâncias muito curtas. O padrão é considerado ultrapassado e, em raros casos, é utilizado em redes domésticas.

CAT5e

Este é um dos cabos de rede que, fisicamente, é muito parecido com o Cat5. No entanto, sua velocidade é de 1.000Mbps e tem um comprimento máximo de 100 metros. O Cat5e atende a padrões muito mais elevados e a letra “e” adicionada à denominação se refere, especificamente, à palavra “enhanced”, que significa “aprimorado”.

Essa versão tem bem menos ruído que a anterior, apresentando uma melhor qualidade de conexão. Consegue, de maneira muito simples, atingir uma velocidade de transferência de 1.000Mbps e, por esse motivo, é visto como uma das melhores opções tomando como base o custo-benefício.

CAT6

O Cat6 possui uma estrutura diferente da mencionada anteriormente, que é a do Cat5e. Sua durabilidade é ainda melhor, apresentando velocidade de até 10 Gigabits e menor interferência no sinal transmitido. É pouco comum encontrar esse tipo de cabeamento em regiões domésticas.

Sua velocidade é de, no máximo, 10Gbps. O cabo pode apresentar tamanho variante entre 50 e 100 metros. A frequência com a qual a informação é propagada pela rede é de 250Mhz. Para quem precisa de muita velocidade de transferência de dados, esse é o cabo mais recomendado entre os demais.

CAT6a

O Cat6a possui uma velocidade de até 10Gbps e seu cabo possui 100 metros, não apresentando outras variações. Dentre os outros cabos de rede, este possui uma frequência de 500Mhz, mostrando-se o dobro do Cat6. Além disso, a extensão do fio sem comprometimento da velocidade de transferência de dados é ainda maior.

CAT7

Essa categoria apresenta cabos ethernet que consegue suportar uma transferência de velocidade de, no máximo, 10Gbps com uma distância de 100 metros. No entanto, o cabo é bem mais espesso e rígido que os demais, dificultando um pouco a sua instalação. Dependendo do local, não é possível posicioná-lo.

Nesse tipo de modelo, a blindagem necessita ser aterrada. É por isso que os cabos Cat7 recebem conectores de metal, impedindo qualquer interferência na hora da transmissão. Ele é mais indicado para ambientes onde o cabeamento passe próximo aos fios condutores de eletricidade, visto que não será afetado por possíveis curtos ou contato.

CAT8

Já os cabos de rede que se enquadram na categoria Cat8 são aqueles que conseguem chegar muito perto do nível oferecido pela fibra óptica. Em relação aos termos de velocidade de transmissão, são quase idênticos. A velocidade pode chegar a 40Gbps com uma distância de 30 metros.

No entanto, caso tenha uma região mais ampla que necessite cobrir, há a probabilidade de não dar certo. Sendo assim, o mais indicado é que opte pelos cabos Cat7, com um comprimento mais amplo.

Quais as diferenças entre fibra óptica e cabo de rede?

A fibra óptica nada mais é do que uma estrutura feita em vidro cilíndrico, flexível e inteiramente transparente. As suas dimensões são microscópicas e se parecem muito com um fio de cabelo. O tráfego de informações é próximo à velocidade da luz.

Os cabos de rede, por sua vez,  são aqueles que operam por meio de um cabo coaxial ou trançado, assim como já descrito anteriormente. Por meio desse tipo de rede, as empresas de informação fazem a transferência de dados, conectando os cabos com os postes para que haja a utilização da internet ou do sinal de televisão nas casas.

Se colocarmos a fibra óptica lado a lado com a banda larga, muito utilizada há alguns anos, podemos ver a real diferença. Enquanto as tecnologias mais antigas atingem uma velocidade de 30Mb, a fibra óptica consegue chegar a 500Mb, fornecendo dados de maneira rápida, clara e sem problemas de conexão na maior parte dos casos.

Mesmo que não tenha uma velocidade tão superior quanto a da fibra óptica, os cabos trazem uma velocidade aceitável e satisfatória. No entanto, a principal diferença que pode ser apontada entre os dois está justamente ligada com a sua estrutura interna e com a velocidade de transmissão de informações oferecida.

Conheça os conectores RJ45 e RJ11

O conector RJ11 é utilizado, em sua maioria, para a terminação de fios de telefone. Na maior parte dos casos, ele é apresentado no formato 6P4C com 4 presentes, onde apenas dois deles são utilizados. No Brasil, é comum observar a sua substituição pela Tomada Telebrás em comunicações relacionadas à telefonia.

Já o conector RJ45 é um dos principais conectores encontrados no país, principalmente no que se refere à rede Ethernet. Para isso, ele utiliza pares entrelaçados para realizar a transferências das informações até uma determinada rede ou casa. Por isso, também chamamos o conector de “porta Ethernet”.

Qual a sequência de cores dos cabos de rede?

Os padrões de cores dos cabos de rede podem ser diferentes de acordo com o tipo utilizado. Os tipos básicos dos cabos Ethernet são o direto, utilizado para fazer conexão entre hub ou switch, e o Ethernet Crossover, utilizado para realizar a operação de ponto a ponto sem a necessidade de hub ou switch.

Veja, abaixo, os padrões de cores para as situações em específico.

Cabo RJ45

Veja qual é o diagrama de cores para cabo RJ45 do tipo TIA/EIA 568A:

  • Verde e branco;
  • Verde;
  • Laranja e branco;
  • Azul;
  • Azul e branco;
  • Laranja;
  • Marrom e branco;
  • Marrom.

Veja qual é o diagrama de cores para cabo RJ45 do tipo TIA/EIA 568B:

  • Laranja e branco;
  • Laranja;
  • Verde e branco;
  • Azul;
  • Azul e branco;
  • Verde;
  • Marrom e branco;
  • Marrom.
Padrões de crimpagem 568A e 568B

Cabo RJ45 Crossover

No caso do cabo RJ45 Crossover, a configuração pode mudar para cada ponta conectada. Já se tratando do padrão T568B, a ponta 1 deve seguir a ordem abaixo:

  • Laranja e branco;
  • Laranja;
  • Verde e branco;
  • Azul;
  • Azul e branco;
  • Verde;
  • Marrom e branco;
  • Marrom.

Na ponta 2, a sequência de cores do cabo de rede é:

  • Verde e branco;
  • Verde;
  • Laranja e branco;
  • Azul;
  • Azul e branco;
  • Laranja;
  • Marrom e branco;
  • Marrom.

Como crimpar cabo de rede? O passo a passo!

Muitas vezes é necessário crimpar o cabo de rede para fazer com que qualquer integrador ou instalador funcione de maneira adequada, garantindo segurança eletrônica e possibilitando um bom estabelecimento de transferência de informações.

Para começar o procedimento, verifique se os componentes necessários estão em mãos. Você precisará de conectores RJ-45, um alicate para decapar ou um alicate que seja específico para a crimpagem, e um cabo de rede, seja ele UTP ou Par trançado.

Atente-se a uma informação: alguns cabos pré-fabricados virão em comprimentos específicos. Sendo assim, a melhor saída sempre será crimpar os seus cabos Ethernet, garantindo que ele esteja no comprimento adequado para a conexão.

O passo a passo para a realização do procedimento está logo abaixo:

  1. Desencape o fio, posicionando a guilhotina sobre o cabo, girando-a em torno dele. O ideal é que, pelo menos, 10cm sejam desencapados;
  2. Organize a sequência de cores dos fios de acordo com as informações que foram passadas anteriormente;
  3. Alinhe todos os cabos, segurando-os e esticando-os. Depois, basta cortar a folga dos fios para que sobre apenas 2cm;
  4. Insira o cabo no RJ-45 segurando o conector com a trava voltada para baixo e as pontas de metal voltadas para cima;
  5. Verifique se os fios coloridos não estão para fora do conector e se estão todos na parte interna do RJ-45;
  6. Verifique se os fios estão seguindo até o limite final do RJ-45 e encostando na parede oposta à entrada;
  7. Por fim, insira o conector com os fios já na parte interna do compartimento de crimpagem do alicate. Faça muita pressão e repita o processo para que todas as placas metálicas sejam capazes de encostar nos fios coloridos.

Conclusão

Os cabos de rede são extremamente importantes para garantir velocidade de informação e, também, para que o nosso acesso à internet seja garantido. Por isso, aprender a ordem dos fios, bem como o procedimento de crimpagem pode ser muito útil para não perder a conexão nos momentos onde ela é necessária.

Gostou deste artigo? Que tal aproveitar a visita ao nosso blog e conferir nosso Guia completo sobre a Rede Mundial de Computadores?

0 Shares:
Você também pode gostar