Quando falamos da programação, um dos primeiros conceitos que aparecem na aprendizagem de qualquer linguagem são os operadores lógicos. Eles são responsáveis por criar os alicerces da lógica de programação por trás de grande parte dos códigos.

Por essa tamanha importância, vamos explicar com mais detalhes sobre o que são os operadores lógicos, para quê servem e como utilizá-los. Se você tem interesse em saber mais sobre, fique com a gente e tenha uma ótima leitura!

O que são operadores lógicos e para que servem?

Os operadores lógicos são símbolos ou palavras que são utilizados para conectar mais de uma expressão, mais corriqueiramente dentro de uma linguagem de programação.  

Nelas existem diversos tipos de operadores, como os relacionais, os de atribuições, os operadores condicionais, os de deslocamentos, entre outros. No entanto, o mais utilizado ainda é o operador lógico que realiza verificações resultando em um valor booleano True ou False.

O que são valores booleanos?

Na programação, os valores booleanos são bastante utilizados para realizar validações. Esses valores costumam indicar à pessoa programadora o resultado da verificação, retornando então se a atribuição feita é verdadeira ou falsa.

Eles costumam ser utilizados dentro das linguagens de programação quando existe a necessidade de verificar como determinada função se comporta. Em algumas linguagens costumamos utilizar os valores binários que são bem parecidos com os booleanos, porém utilizamos o 0 e 1 sendo 0 o falso e 1 o verdadeiro.

Para entendermos melhor, imagine que alguém lhe pergunte se 2 é igual a 2. Você dirá que sim, certo? Porém, se lhe perguntarem se 2 é igual a 3, você dirá que não, que é falso. O funcionamento parte desse mesmo princípio, se tornando um pouco mais complexo a partir dos casos de uso.  

Essa checagem é importante quando há necessidade de verificar se um determinado evento aconteceu, dando prosseguimento a um fluxo. Vamos supor que você queira criar um programa que checa se o resultado de uma soma está correto, para validar uma lição de casa, por exemplo. Confira como se estruturaria uma lógica booleana em cima disso:

  1. Pedimos para a pessoa inserir o primeiro número usado na soma. O computador armazena esse número.
  2. Pedimos que a pessoa insira o segundo número utilizado na soma. O computador também armazena esse número para a gente. 
  3. Pedimos para o computador relembrar esses dois números e somá-los, armazenando o resultado. 
  4. Pedimos para a pessoa inserir o resultado que ela obteve quando realizou a soma por conta própria. 
  5. Agora vem a mágica: pedimos para o computador comparar o resultado fornecido pela pessoa com a soma que ele mesmo realizou. Como a soma realizada por ele é confiável, ele vai se basear nessa informação para isso. 
  6. Caso os dois sejam iguais, ele vai falar que sim, é VERDADEIRO (True) e vai mostrar na tela uma mensagem, como “A soma está correta.” 
  7. Caso a pessoa tenha errado a conta e o resultado tenha dado diferente do esperado pelo computador, ele vai retornar o valor FALSO (False), e poderá mostrar uma mensagem como “A soma está incorreta, o verdadeiro resultado é x”. 

Essa checagem lógica é importante, portanto, para diversos aspectos dentro da programação. É com ela que daremos prosseguimento a um código ou ordenamos que ele seja encerrado. 

Quais são os operadores lógicos? Explicação com exemplos!

Como já sabemos, todos operadores lógicos retornam ou verdadeiro ou falso. Porém, seu resultado depende exclusivamente da validação que a pessoa desenvolvedora está fazendo. Dessa forma, vamos apresentar de forma detalhada sobre os operadores lógicos como: OR, AND, NOT, NAND, NOR, XNOR e XOR, para que possamos entender melhor seus retornos e em que situações podem ser utilizados.

Para apresentar os resultados, vamos mostrar a tabela-verdade, que corresponde a todas as saídas de um determinado sistema de acordo com o que foi colocado em sua entrada

Os operadores lógicos, como citamos acima são:

Operador E(AND)

O operador lógico AND, ou em língua portuguesa  E, se trata do operador mais utilizado para realizar uma verificação. Esse operador só resulta em um valor verdadeiro quando os dois valores de entradas (inseridos pela pessoa usuária) forem verdadeiros. Caso um desses valores se indicarem como falso, o resultado também se apresenta falso. 

Tabela-verdade operador lógico AND(E)

Operadores lógicos AND

Operador OU(OR)

O operador lógico “OR”, ou “OU” em português, retorna à pessoa programadora um valor verdadeiro quando um OU outro valor da entrada é considerado verdadeiro, ou ainda quando ambos os valores de entrada forem verdadeiros. Caso ocorra de os dois  valores de entrada serem falsos, o resultado da saída será falso também.

Tabela-verdade operador lógico OR(OU)

Operadores lógicos OR

Operador NÃO(NOT)

O operador lógico “NOT”, conhecido como “NÃO” em nossa língua, tem uma verificação um pouco diferente dos demais operadores, já que não depende de mais de um valor para realizar uma verificação e exibir a saída. Isso quer dizer que todo valor que é verdadeiro, ao colocar o NOT se tornará automaticamente falso, e todo valor falso ao colocar o NOT será verdadeiro. 

Tabela-verdade operador lógico NOT(NÃO)

Tabela-verdade NOT

Operador NÃO-E(NAND)

O operador lógico “NAND”, em português “NÃO-E”, é o inverso do operador AND(E), ou seja, ele retorna um resultado verdadeiro se pelo menos uma das duas entradas forem falsas. No operador AND, quando temos duas entradas verdadeiras a saída é verdadeira, já no NÃO-E, quando temos duas entradas verdadeiras, a sua saída é falsa.

Podemos traduzi-la como “O computador somente entenderá que é VERDADEIRO se pelo menos uma das entradas forem FALSAS.”

Tabela-verdade operador lógico NAND(NÃO-E)

Tabela-verdade NÃO-E

Operador NÃO-OU(NOR)

O operador lógico “NOR”, em português conhecido como “NÃO-OU”, é basicamente a junção do operador OU com o operador NOT. Levando em conta que se duas entradas forem falsas, a saída será verdadeira, e se duas entradas forem verdadeiras, a saída será falsa.

Podemos interpretá-lo como: “Se uma OU outra entrada NÃO forem FALSAS, o resultado é FALSO. 

Tabela-verdade operador lógico NAND(NÃO-E)

Operadores Lógicos NOR

Operador OU-EXCLUSIVO(XOR)

O operador lógico “XOR”, em português conhecido como “OU-EXCLUSIVO”, só retorna falso se os dois valores de entrada forem verdadeiros ou se os dois valores de entrada forem falsos. Agora quando temos um verdadeiro e um falso alternado ele sempre retornará verdadeiro.

Tabela-verdade operador lógico XOR(OU-EXCLUSIVO)

Operadores Lógicos XOR

Operador NÃO-OU-EXCLUSIVO(XNOR)

O operador lógico “XNOR”, em português conhecido como “NÃO-OU-EXCLUSIVO”, é a negação do operador anterior, o “XOR”, sendo assim, ele só retornará verdadeiro se os dois valores de entradas forem iguais, caso contrário sua saída será falsa.

Tabela-verdade operador lógico XNOR(NÃO-OU-EXCLUSIVO)

Tabela-verdade operador lógico XNOR(NÃO-OU-EXCLUSIVO)

Conheça os operadores lógicos nas 4 principais linguagens!

Além de conhecer e entender como os operadores lógicos funcionam, entender como eles se aplicam dentro das linguagem de programação é de grande importância, já que algumas vezes pode acontecer com que a forma de escrita de um operador lógico em uma linguagem de programação seja diferente da escrita em outra.

Com isso, listamos algumas das principais linguagens de programação que mais vêm sendo utilizadas no mercado, e separamos alguns exemplos para entender como os operadores lógicos se aplicam nesses cenários. Sendo as seguintes linguagem:

Javascript

No Javascript, os operadores lógicos são bastante utilizados já que as validações de informações são essenciais para o funcionamento correto de um software.

Os operadores lógicos no Javascript são declarados da seguinte forma:

OperadoresDescrição
&&E
||OU
!NÃO

Exemplo 

Agora para entendermos melhor na prática, imagine um cenário em que a pessoa programadora está desenvolvendo um software para um consultório médico e precisa realizar as seguintes verificações:

  • A pessoa usuária tem idade maior que 18 anos e possui convênio médico.
  • A pessoa usuária vai passar por uma consulta com a pessoa clínica geral ou tem convênio médico.
  • A pessoa usuária não tem um acompanhante.
Código JavaScript operadores lógicos exemplo

Java

No Java, a maneira de escrita dos operadores lógicos são bem parecidos com a do JavaScript.

Os operadores lógicos em Java são declarados da seguinte forma:

OperadoresDescrição
&&E
||OU
!NÃO

Exemplo 

Agora, vamos aplicar esses operadores lógicos, para isso imagine um cenário no qual um professor de matemática que dá aula no ensino fundamental precisa de um software que realize as seguintes verificações

  • Se o valor 1 é igual ao valor 2.
  • Se o valor 1 ou o valor 2 está correto.
Código exemplo Java

SQL

Por se tratar de uma linguagem de consultas a bancos de dados, a forma de utilizar os operadores lógicos pode acabar sendo um pouco diferente. Porém, sua mudança é bem pouco significativa. No SQL utilizamos a palavra e não o operador lógico em si, diferente das linguagem como C#, Python, entre outras.

Os operadores lógicos no SQL são declarados dessa forma, utilizando palavras reservadas em inglês:

Descrição
AND
OR
NOT

Exemplo 

Imaginando um cenário no qual a pessoa desenvolvedora precisa realizar uma busca no banco de dados de acordo com algumas informações limitadas, a consulta ficará dessa forma:

Exemplo SQL Operadores Lógicos

C#

Na linguagem de programação C#, a forma de utilização e exibição dos operadores lógicos também não são diferentes.

Os operadores lógicos em C# são declarados da seguinte forma:

OperadoresDescrição
&&E
||OU
!NÃO

Exemplo 

Para entendermos melhor, imagine um cenário no qual a pessoa desenvolvedora possui 4 variáveis e precisa realizar algumas verificações de acordo com o cenário. O resultado ficará dessa forma:

Código C#

Quais são os principais operadores usados na programação?

No mundo da programação, ao desenvolver um sistema muitas vezes as verificações dentro deles são essenciais seja para realizar uma soma, uma subtração e até verificar se um valor de requisição existe. Para realizar essas verificações, costumamos utilizar diversos tipos de operadores, sendo assim vamos listar e falar com mais detalhe sobre os principais operadores, sendo eles:

Operadores matemáticos

Os operadores matemáticos, também conhecidos como operadores aritméticos, são bastante utilizados por pessoas desenvolvedoras, independentemente da linguagem de programação. 

Com uma frequência maior, os operadores matemáticos que mais se destacam são os de operações mais básicas, como a adição, subtração, multiplicação e divisão.

Os operadores matemáticos são:

OperadoresDescrição
+Adição
Subtração
/Divisão
*Multiplicação

Precedência de operadores matemáticos

A precedência de um operador matemático é utilizado quando um valor ou uma operação precisa ser analisada antes de qualquer outra operação. Para isso, é necessário adicionar a precedência.

Um exemplo para entendermos melhor é quando temos uma operação como (1+3)-2-1, a primeira conta a ser resolvida será 1+3, já que ela possui uma precedência por estar envolvida em um parêntese.

OrdemPrecedência
1 – ()Parêntese
2- ¹ ² ³Expoente
3- * /Multiplicação e divisão
4- + –Soma e subtração

Operadores de comparação

Os operadores de comparação tem como objetivo realizar uma análise de acordo com os valores de uma expressão, retornando então um valor booleano.

Os operadores de comparação são:

OperadoresDescrição
>Maior que
>=Maior ou igual a
<Menor que
<=Menor ou igual a
==Igual
!=Diferente de

Operadores lógicos

Os operadores lógicos, como já falamos nos tópicos anteriores, trata-se de um símbolo que é utilizado para realizar diversas operações sempre resultando em um valor booleano ou seja, verdadeiro ou falso. 

Os operadores lógicos são:

OperadoresDescrição
&&E
||OU
!NÃO

Operadores booleanos

Muito parecido com os operadores lógicos, os operadores booleanos se comportam como um mecanismo de busca para realizar consultas em banco de dados, por exemplo. 

Os operadores booleanos são:

Operadores
AND
OR
NOT

Operadores de atribuição

Os operadores de atribuição funcionam armazenando um valor específico com base no valor que está à esquerda. Com isso, temos dois tipos de operadores de atribuição, sendo eles:

  • Operadores de atribuições compostas: tem como objetivo executar a operação especificada pelo operador adicional.
  • Operadores de atribuição simples: o segundo valor operando é armazenado no objeto do primeiro.

Os operandos de atribuição são:

OperadorDescrição
=Atribuição
*=Atribuição de multiplicação
/=Atribuição de divisão
%=Atribuição de resto
+=Atribuição de adição
-=Atribuição de subtração
<<=Atribuição de deslocamento a esquerda
>>=Atribuição de deslocamento a direita
&=Atribuição AND(E)
^=Atribuição XOR(OU-EXCLUSIVO)
!=Atribuição OR(OU)

Operadores relacionais

Os operadores relacionais são bastante utilizados no momento do desenvolvimento para realizar comparação de valores resultando então em uma expressão booleana (true ou false). 

Os operadores relacionais são:

OperadoresDescrição
==Igual
!=Diferente
Menor
>Maior
<=Menor igual
>= Maior igual

Operadores de caracteres

Os operadores de caracteres são considerados também operadores de concatenação de string na linguagem de programação. Em palavras mais simples, isso significa que podemos unir dois “fios” de caracteres (como uma palavra ou frase) usando esse operador. Por exemplo, temos a string ‘Hello’ e a string ‘World’. Se colocarmos ‘Hello’ + ‘World’, as concatenaremos e teremos como resultado a string ‘Hello World’, unida. 

O principal operador de carácter é:

OperadorDescrição
+Soma

Se você é uma pessoa desenvolvedora de software ou deseja se tornar uma, entender como funciona e saber utilizar os operadores lógicos é de grande importância, principalmente na criação de uma lógica. No desenvolvimento, seja de um site ou de uma aplicação mobile, os operadores lógicos são utilizados com uma certa frequência.

Além disso, por trás de todos os operadores lógicos existe uma série de conhecimentos teóricos que podem ser adquiridos com o tempo.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre os operadores lógicos, e, se esse assunto lhe interessou, você pode continuar com a gente e ler também sobre o que são algoritmos e alguns exemplos.

0 Shares:
Você também pode gostar