É comum que quem deseja conquistar uma vaga na área de programação busque por dicas e sugestões que possam ajudar a enfrentar os processos seletivos com maior tranquilidade.

Afinal, ninguém quer parecer nervoso ou inseguro ao passar informações. Por isso, é importante saber como se preparar para uma entrevista de forma adequada.

Entender quais as principais perguntas que podem ser feitas e compreender os passos mais importantes desse processo ajuda a pessoa candidata a se sair melhor nas entrevistas.

Por isso, preparamos este conteúdo com dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego. Nele, apresentaremos algumas dicas de preparação e contaremos quais as perguntas mais comuns nessa situação. Confira o conteúdo abaixo:

Boa leitura!

Entenda a importância de se preparar para uma entrevista

Preparar-se para uma entrevista de emprego pode parecer uma tarefa desafiadora, mas também permite lidar com a ansiedade e entender quais os pontos que podem ser abordados ao longo da conversa.

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do checklist de currículo para aprender o passo a passo para fazer um currículo completo e atraente para as empresas.

banner para download de checklist. imagem como botão escrito "baixar"

Voltando ao assunto… a preparação para uma entrevista envolve pesquisar o negócio, entender quais são as principais demandas da vaga, analisar os requisitos e o fit cultural entre o candidato e a vaga.

Além de permitir que a pessoa candidata se sinta seguro para o processo seletivo, se preparar adequadamente para a entrevista também permite que o caminho seja mais eficiente. Também é interessante destacar que, ao se preparar previamente, é possível identificar dúvidas e questionamentos, dando mais segurança.

Confira algumas dicas de como estar pronto para uma entrevista de programação

Alguns cuidados são fundamentais para quem está buscando um vaga na área de programação. O primeiro e mais importante deles é manter o currículo sempre atualizado. Isso demonstra profissionalismo e permite que o avaliador entenda se seu perfil faz sentido para a vaga.

Também é fundamental prestar atenção nas exigências feitas pela empresa e quais os conhecimentos técnicos e experiências são exigidos para o cargo pretendido. Caso você considere que seu perfil faz sentido para a vaga, mas não preenche todos os requisitos, é interessante deixar essa informação clara ao falar com o entrevistador responsável pelo processo seletivo. 

Veja abaixo outras dicas para se preparar para a entrevista de emprego na área de programação:

  • estude a respeito da companhia e suas características, pesquise sobre a estrutura cultural , os principais concorrentes, dentre outros fatores;
  • procure conhecer o processo seletivo da empresa e suas principais etapas,
  • se prepare para perguntas e testes práticos;
  • entenda o que a empresa espera de você e os processos que você estará envolvido,
  • procure não chegar atrasado conhecendo o caminho previamente;
  • escolha roupas confortáveis e que façam sentido com a vaga;
  • procure dormir bem na noite anterior à entrevista.

Conheça algumas perguntas comuns em entrevistas de emprego

Agora que você já sabe a importância da preparação para uma entrevista, é interessante conhecer algumas das perguntas mais comuns nos processos seletivos e entender como respondê-las.

Listamos abaixo algumas das perguntas mais comuns e explicamos como se sair bem nas respostas para cada uma delas. Estar preparado para isso é fundamental para se sair bem na entrevista e impressionar o recrutador. Confira os detalhes abaixo!

Quais são seus pontos fortes e fracos?

É muito comum que a pessoa entrevistadora ou contratante faça essa pergunta, já que ela permite conhecer mais detalhes sobre habilidades do candidato e ajuda a entender a sua capacidade de autoavaliação.

Por isso, é importante ser transparente e falar com clareza dos pontos fortes, que podem ser habilidades técnicas ou características pessoais, mas também tratar com honestidade dos pontos que precisam ser trabalhados.

No entanto, é fundamental tomar cuidado com a formulação da resposta: falar apenas dos pontos positivos pode soar como egocentrismo, enquanto focar apenas nos pontos negativos pode ser percebido como insegurança ou falta de preparo do profissional.

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Essa é outra pergunta muito comum . Questionar os motivos pelos quais o profissional busca uma vaga na empresa permite que o entrevistador entenda quanto o entrevistado conhece sobre a companhia e também os seus objetivos de carreira.

Para responder a essa pergunta de forma inteligente, é importante compreender os objetivos da empresa e entender se eles estão alinhados com o seu plano de carreira. Além disso, é interessante ser uma pessoa honesta sobre as pretensões a respeito do trabalho, como crescimento profissional e remuneração, por exemplo.

Onde você se imagina daqui a 5 anos?

Perguntar para ela onde ele se imagina em cinco anos visa compreender quais são seus objetivos de carreira, suas ambições e projetos para o futuro. Para vagas de gestão, por exemplo, essa pergunta permite entender se o candidato está comprometido com os objetivos da empresa ou se busca apenas uma oportunidade de curto prazo.

Quais foram suas maiores conquistas pessoais e profissionais?

Ao perguntar quais as conquistas pessoais e profissionais de alguém, as pessoas entrevistadoras desejam compreender quais são os valores considerados importantes por ele e quais foram os desafios vencidos até o momento da entrevista.

Quando for responder essa pergunta, é recomendado ter honestidade sobre aquilo que você considera ter sido importante para a sua jornada profissional. Além daquilo que possa ter impacto positivo em suas experiências pessoais.

Por que devemos contratar você?

Por último, é comum que na entrevista para uma vaga de programação termine com essa pergunta. Isso porque ela permite entender as perspectivas do candidato e sua avaliação a respeito da vaga e da empresa.

Para respondê-la, é interessante destacar sua aderência aos critérios da vaga, falar de seu desejo em desempenhar um papel importante na organização e como ela está alinhada com seus objetivos de carreira.

Como é possível concluir, é fundamental saber como estar preparado para uma entrevista na área de programação. Ainda mais para quem está buscando a primeira oportunidade na área ou mesmo deseja progredir em sua carreira profissional.

Além de permitir que você se prepare melhor para o processo seletivo, como no caso de provas técnicas ou práticas, estudar a empresa também permite compreender como são as etapas do processo, quais as exigências de cada vaga e o que esperar em termos de salário, prazos de contato e resposta dos gestores.

O que você achou de entender como se preparar para uma entrevista na área de programação?

Se você gostou desse conteúdo e deseja acompanhar as atualizações, não deixe de conferir nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Twitter.

0 Shares:
2 comments
  1. Fala, galera. Também sou a favor da escrita neutra, mas “pessoas programadoras” é forçar demais. Ainda mais com dois homens na foto! KKKKKKKKKK

    Abração.

    1. Olá, Marcos! Tudo bem?
      Uma das aspirações da Trybe é a diversidade. Por isso, procuramos ser inclusivos e diversos na linguagem, fotos e elementos. Infelizmente, nem sempre conseguimos acertar. Ainda assim, agradecemos o seu feedback em relação às imagens. Vamos nos atentar a isso! 🙂

Deixe um comentário
Você também pode gostar