A cultura de feedbacks nas empresas é fundamental. No entanto, por uma associação errônea de feedback com crítica, muitas vezes acredita-se que o feedback deve ser utilizado somente como ferramenta para corrigir ou arrumar algo que não está adequado.

Com isso, acabamos nos esquecendo do tão necessário feedback positivo. 

Esse tipo de feedback é tão importante quanto o construtivo ou negativo, uma vez que ajuda a reforçar um comportamento positivo, motiva pessoas colaboradoras e cria um sentimento de pertencimento e valorização. 

Você dá feedbacks positivos com frequência?

Antes de pensar sobre isso, que tal aprender tudo sobre esse tipo de feedback para que você saiba como fazê-lo adequadamente e no momento certo? Não perca mais tempo e aprofunde-se na leitura do conteúdo que preparamos a seguir!

Neste texto, você encontrará os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é um feedback positivo?

Feedback positivo é um tipo de retorno ou resposta de desempenho que é dado com foco nos pontos fortes, resultados positivos e no valor de pessoas colaboradoras. Ele está diretamente associado ao conceito de reforço positivo, em que ao invés de somente corrigir e mostrar o que as pessoas fazem de errado, você reforça aquilo que elas fazem de benéfico para que se motivem a continuar avançando e se desenvolvendo. 

Feedbacks positivos são especialmente importantes para crianças em período de desenvolvimento cognitivo ou em fase escolar, uma vez que essa metodologia ajuda a criar uma sensação de conforto e confiança para que se possa haver erro e aprendizado. Além disso, essa técnica é excelente em ambientes organizacionais para motivar equipes e pessoas colaboradoras.

O motivo para o feedback positivo ser tão útil é que nós aprendemos melhor com eles do que com punições, já que estas estão associadas a sentimentos negativos. A punição tende a criar um sentimento de desconfiança e medo, que gera a necessidade de se agir por obrigação. A longo prazo, isso leva à desmotivação e ao esgotamento mental. Já o reforço positivo faz com que a pessoa queira dar seu melhor pois compreende que seu papel é valorizado e sua função é necessária.

Quando dar um feedback positivo?

Dentre os demais tipos de feedback, o feedback positivo pode ser o mais difícil de reconhecer o momento em que se faz necessário. O motivo para isso é que estamos tão  preocupados constantemente com as coisas que podem dar errado que raramente celebramos as coisas que realmente deram certo. 

Especialistas em psicologia empresarial analisaram em um estudo envolvendo equipes de alta performance e desempenho que, para cada 1 feedback negativo, elas deveriam receber 6 feedbacks positivos para manter-se motivadas

Logo, é importante dar esse tipo de feedback regularmente para as pessoas colaboradoras. Abaixo, listamos alguns cenários em que esse tipo de feedback é necessário. Confira:

  1. Sempre que pessoas colaboradoras aparecerem no trabalho na hora certa por uma sequência consecutiva de dias;
  2. Depois de iniciar ou completar um grande projeto;
  3. Quando pessoas colaboradoras aparentarem estar cansadas, sobrecarregadas ou desmotivadas;
  4. Quando alguém recebe uma promoção ou recebe novas tarefas;
  5. Sempre que uma pessoa que é mais reservada contribui em uma reunião;
  6. Sempre que alguém der um feedback;
  7. Sempre que pedirem por ajuda ou utilizarem a honestidade para requisitar algo;
  8. Em avaliações de desempenho;
  9. Quando a equipe trabalhar bem e demonstrar boa colaboração;
  10. Quando uma pessoa colaboradora ajudar outra;

Quais são os benefícios de um feedback positivo?

Abaixo, você pode conferir algumas das inúmeras vantagens que os feedbacks positivos trazem para o ambiente de trabalho. O feedback positivo:

  • Aumenta o engajamento no ambiente de trabalho;
  • Ajuda no fortalecimento da confiança entre pessoas colaboradoras;
  • Melhora a visão que as pessoas colaboradoras têm da empresa — e, consequentemente, pessoas clientes.
  • Aumento na motivação geral;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumenta a satisfação no ambiente de trabalho;
  • Reduz a rotação e ausência de pessoas colaboradoras.

Como dar um feedback positivo? 4 dicas!

É importante lembrar que quase todo ato de comunicação pode conter um feedback, seja ele formal (com intuito de fazê-lo) ou informal (repentino, não planejado). Logo, há uma variedade infinita de formas de abordar pessoas e dar feedbacks de todos os tipos. 

Por conta disso, é importante ter em mente alguns fatores importantes que deverão estar presentes em qualquer forma de feedback positivo que for dado. 

DICA 1: Evite generalidades

Um dos primeiros grandes erros sobre dar um feedback positivo é fazer com que ele seja geral. Um exemplo, a pessoa líder chama a pessoa colaboradora e simplesmente diz “Continue o bom trabalho”. Uma frase tão genérica assim pode não surtir tanto efeito, uma vez que não indica para a pessoa que a pessoa na liderança está prestando atenção no trabalho dela e no que ela faz. 

Logo, evite essas generalizações e especifique exatamente por que a pessoa está recebendo um feedback positivo, por exemplo: “Vi que você conseguiu entregar o relatório de métricas dentro do prazo e ele estava impecável. Continue com o bom trabalho!”

Em adição, tornar o feedback genuíno e ainda personificá-lo de acordo com quem recebe fará com que ele se torne ainda mais especial e, consequentemente, mais efetivo. Se você sabe que alguém se orgulha muito de suas habilidades de organização, então invista em um feedback que envolva essas habilidades. 

DICA 2: Não perca o timing

Tempo é importante quando se trata de feedbacks. Quanto mais distante for o momento da ação em relação ao momento que será dado o feedback sobre ela, menor será a eficácia desse feedback. Logo, dê feedbacks logo quando possível para evitar que deixem de fazer sentido. 

DICA 3: Trate todo mundo igualmente

Se você for escolher uma abordagem de feedback positivo, você deverá fazê-lo para todas as pessoas da equipe, inclusive as que forem um pouco mais problemáticas. Isso porque, ao dar feedbacks positivos somente para algumas pessoas, poderá parecer que há predileção por algumas pessoas em detrimento a outras. Isso criará conflitos no ambiente de trabalho e dificultará o trabalho em equipe

DICA 4: Feedbacks positivos são para ser vistos

Diferentemente dos feedbacks negativos e construtivos que devem ser dados em particular, os feedbacks positivos são motivos de orgulho. Logo, você pode torná-los públicos em lugares para que todas as pessoas possam ver. Portanto, você pode fazê-los em murais, em uma mensagem no Slack ou durante uma reunião. 

Porém, lembre-se de dar feedbacks positivos para todo mundo, ou algumas pessoas se sentirão menos especiais por conta disso. 

O que não fazer ao dar um feedback positivo?

Ao dar feedbacks positivos, é importante manter-se longe de algumas atitudes ou poderá surtir o efeito contrário. 

  • Evite elogiar demais. Quando há um elogio exacerbado para uma ação que visivelmente não merecia toda essa atenção, isso acaba fazendo com que o feedback não soe genuíno. 
  • Não faça comparações. Um feedback positivo deve ser sobre a pessoa em si. Logo, não coloque atitudes de outra pessoa em contraponto para exaltar ações da primeira. Isso somente criará conflitos. 
  • Não misture outros tipos de feedback. Evite falar sobre outros aspectos em um feedback positivo. É melhor que ele seja direto, sucinto e fale sobre uma ação em específico. Mesclar outros tipos de feedback pode fazer com que a mensagem se perca. 

20 exemplos de feedbacks positivos!

Duas pessoas sentadas em uma mesa de reunião em um ambiente organizacional dando feedback positivo.
É importante dar feedbacks positivos em diversas situações.

Vamos conferir agora 20 situações hipotéticas, pautadas nos cenários fornecidos acima, em que feedbacks positivos são necessários e exemplos de como eles poderiam ser entregues de uma maneira eficaz. 

SITUAÇÃO 1

  • Contexto: Uma pessoa colaboradora que costumava se atrasar com frequência agora está aparecendo no horário todos os dias. Você deu alguns feedbacks construtivos para ela sobre atrasos anteriormente. Faz pelo menos uma semana que ela não se atrasa.
  • Feedback: “Notei que essa semana você não se atrasou nem uma única vez! Meus parabéns! Acredito que suas habilidades de gestão de tempo estão cada vez melhores. Graças a isso, essa semana, conseguimos ter um resultado ainda mais expressivo!”

SITUAÇÃO 2

  • Contexto: Sua equipe conseguiu atingir resultados positivos ao ser avaliada nos quesitos ausência no trabalho e rotatividade. Isso significa que as pessoas de sua equipe faltaram bem pouco e que nenhuma ou quase nenhuma deixou o posto em um determinado período de tempo.
  • Feedback: “Pessoal, eu gostaria de parabenizar vocês não somente pelo bom trabalho, mas pela responsabilidade e comprometimento. Nossa equipe foi reconhecida por sua presença constante e permanência, e tudo isso é fruto do desempenho excepcional de vocês.” 

SITUAÇÃO 3

  • Contexto: Sua equipe acabou de iniciar um novo ciclo e um novo projeto. Algumas pessoas ainda estão um pouco inseguras. 
  • Feedback: “Antes de iniciarmos esse novo projeto, eu gostaria de usar alguns instantes para relembrar o quão impressionante foi a performance de vocês no projeto anterior. Lembram-se como vocês estavam meio inseguros antes de começar mas logo depois dominaram e fizeram tudo perfeitamente? Eu tenho certeza de que dessa vez não será diferente.”

SITUAÇÃO 4

  • Contexto: Uma pessoa colaboradora conseguiu resolver um difícil problema que estava atrasando o andamento do projeto. 
  • Feedback: “Eu gostaria de demonstrar minha gratidão por você ter se empenhado tanto nessa questão. Eu tinha plena certeza de que você seria capaz de resolver essa questão, que, por sinal, não era nada fácil. Se não fosse por suas boas habilidades de estratégia e resolução de problemas, poderíamos ter tido um problema. Muito obrigado!”

SITUAÇÃO 5

  • Contexto: Uma pessoa de sua equipe está trabalhando além do horário todos os dias. Existe um grande projeto acontecendo e você acredita que isso seja o fator responsável. Você teme que essa pessoa acabe se esgotando. 
  • Feedback: “Esse projeto acabou sendo muito mais complexo do que imaginávamos e percebo que você está trabalhando por muitas horas seguidas nele. Apesar de eu apreciar muito seu empenho e dedicação, não é saudável manter esse ritmo e me preocupo com seu bem estar. Existe qualquer coisa que eu possa fazer para ajudar você nessa questão? Existem outras tarefas que eu possa remanejar até que esse projeto esteja finalizado?”

SITUAÇÃO 6

  • Contexto: Uma pessoa de sua equipe que costumava ser muito animada e pró-ativa subitamente não está demonstrando ter mais tanta energia. Ela parou de interagir e participar ativamente de reuniões. Após uma reunião 1 a 1 que você decidiu fazer com ela, você percebe que ela pode estar se sabotando ou passando pela síndrome do impostor, em que ela não se acha capaz de realizar suas tarefas e contribuir ativamente com a equipe. 
  • Feedback: “Eu gostaria de relembrar sua atuação no projeto X, que foi excepcional. Lembra que foi você que deu a sugestão que impulsionou todo o projeto? Ou no projeto Y, em que você lidou com aquela tarefa dificílima? Eu sempre admirei o fato de você ser uma pessoa tão criativa e pronta para a ação. Eu acredito muito no seu trabalho e aprendo muito com você.”

SITUAÇÃO 7

  • Contexto: Em uma equipe de trabalho remoto, houve uma grande dificuldade em integrar as pessoas por conta da distância. Uma das pessoas da equipe organiza um evento semanal, como um “Clube do livro”, em que as outras pessoas integrantes possam interagir e conhecer-se um pouco melhor, o que impacta positivamente no trabalho.
  • Feedback: “Eu estava com muita dificuldade em me conectar com as outras pessoas da equipe. Graças a sua ideia eu pude conhecer outras pessoas melhor e agora me sinto mais parte da equipe. Muito obrigado por prestar atenção nos pequenos detalhes!”

SITUAÇÃO 8

  • Contexto: Uma pessoa da equipe ajuda uma nova pessoa integrante a se ajustar, dá dicas sobre ferramentas e ensina o básico necessário para que ela não se sinta sobrecarregada com as novas tarefas. 
  • Feedback: “Notei que você conseguiu ajudar a nova pessoa a encontrar seu caminho dentro da equipe, além de suas habituais tarefas. Muito impressionante! Isso demonstra que você desempenha um ótimo papel liderando outras pessoas. Pode ter certeza que me lembrarei disso!”

SITUAÇÃO 9

  • Contexto: Uma das pessoas mais independentes e autônomas da equipe vem até você para pedir conselhos. Você aprecia que, mesmo lidando com diversas situações por conta própria, ela tenha vindo até você pedir ajuda quando sentiu que não estava segura para tomar determinadas decisões.
  • Feedback: “Farei o possível para ajudar você nessa questão. Muito obrigado por trazer isso para mim, foi extremamente sensato admitir que não sabia como fazer algo e está tudo bem, pois é impossível saber todas as respostas! É importante que você saiba que essa sua atitude não anula o fato de que eu sei o quão bem você sabe trabalhar por conta própria.”

SITUAÇÃO 10

  • Contexto: Você é uma pessoa colaboradora de uma equipe e quer agradecer outra pessoa colaboradora por ajudar você em uma tarefa que você tinha atrasado e não conseguiria fazer por conta própria. 
  • Feedback: “Eu queria agradecer você por ser um exemplo de trabalho em equipe e ter me ajudado quando precisei. Saiba que você fez uma grande diferença no modo como eu trabalho e eu aprendo diariamente com sua experiência. Estarei à disposição quando precisar de mim.”

SITUAÇÃO 11

  • Contexto: Recentemente, você deu um feedback construtivo sobre as habilidades de comunicação de uma pessoa colaboradora. Você sugeriu que ela começasse a dar pequenos intervalos entre um tópico e outro para que fosse possível melhorar a compreensão do assunto. Na reunião de hoje, você percebeu que ela colocou em prática sua sugestão. 
  • Feedback: “A reunião foi espetacular! É quase inacreditável o quanto você melhorou desde a última vez! Eu sabia que você era capaz disso desde o princípio, e agora, você também sabe! Eu aprecio o esforço que você colocou nisso!”

SITUAÇÃO 12

  • Contexto: Durante uma reunião, houve um desentendimento entre duas pessoas da equipe que têm abordagens diferentes para o mesmo problema. Esse desentendimento logo se transformou em um conflito. Uma terceira pessoa intercedeu e resolveu o conflito, conseguindo acalmar ambas partes envolvidas e propondo uma terceira via que satisfizesse a todas as pessoas. 
  • Feedback: “Uau, você fez um trabalho impressionante resolvendo o conflito da reunião de hoje. Sabemos que às vezes os conflitos são inevitáveis, ainda mais nesse estágio tão estressante do projeto. No entanto, você conseguiu fazer com que todo mundo se sentisse ouvido e lidou rapidamente com a situação. Bom trabalho!”

SITUAÇÃO 13

  • Contexto: Uma das pessoas da equipe deu uma ideia fantástica e inovadora
  • Feedback: “Você é uma pessoa muito criativa que sempre faz com que a equipe veja por uma nova perspectiva e pense fora da caixa. A equipe fica muito agradecida por sempre trazer novas ideias e admiramos a paixão com a qual você faz o seu trabalho.”

SITUAÇÃO 14

  • Contexto: Uma pessoa da equipe constantemente entrega o trabalho no prazo e com uma qualidade admirável. 
  • Feedback: “Eu queria deixar explícito o quanto eu aprecio a qualidade do seu trabalho e agradeço muito por você sempre colocar tanta paixão e dedicação em absolutamente tudo que você faz. Parabéns pelo excelente trabalho!”

SITUAÇÃO 15

  • Contexto: Uma pessoa da equipe precisou sair do atual cargo. Enquanto você preenche o cargo dela com outra pessoa, uma das pessoas da equipe se encarregou de cuidar das tarefas que ela antes desempenhava.
  • Feedback: “Muito obrigado por ter aceitado essa repentina carga extra de trabalho. Sua atitude realmente fez a diferença e, graças a ela, podemos continuar trabalhando rumo ao nosso objetivo. Todos nós apreciamos o esforço extra e a iniciativa que você demonstrou com isso.”

SITUAÇÃO 16

  • Contexto: Uma pessoa foi promovida e está lidando bem com as novas responsabilidades e tarefas designadas
  • Feedback: “A sua promoção foi uma das melhores decisões já tomadas. Tenho orgulho em ver que você está se saindo tão bem na nova função e que está sendo capaz de se desafiar ainda mais. Continue trabalhando assim e seu futuro será ainda mais brilhante, tenho certeza!”

SITUAÇÃO 17

  • Contexto: Uma pessoa que trabalha com vendas conseguiu bater sua meta e ainda a ultrapassou. 
  • Feedback: “Nem sempre os números refletem nosso trabalho duro, mas esse não é seu caso! Posso me tranquilizar pois sei que você se dedica e sempre atinge seus objetivos. Você é um exemplo a ser seguido, meus parabéns e continue assim!”

SITUAÇÃO 18

  • Contexto: Durante determinada reunião, uma das pessoas mais reservadas tentou expor sua opinião mas era constantemente desestimulada ou interrompida por outras pessoas mais eloquentes. Uma das pessoas da equipe interrompeu para garantir que a primeira pessoa pudesse falar sem ser interrompida e fosse devidamente ouvida por todas as pessoas da equipe. 
  • Feedback: “Muito obrigado por seguir um de nossos valores mais importantes, que é o de todas as pessoas poderem se expressar e serem ouvidas. Você garantiu que nossa equipe continue seguindo nossa missão. É muito importante o que você fez!”

SITUAÇÃO 19

  • Contexto: Ainda no contexto anterior, você quer garantir que a pessoa reservada se sinta mais confiante para dividir suas ideias nas futuras reuniões, logo, você reforça a atitude dela. 
  • Feedback: “Sinto muito o que aconteceu na última reunião sobre algumas pessoas tentarem lhe interromper. Acredito que não fizeram por mal. No entanto, eu queria destacar o quanto eu apreciei o seu ponto de vista e o quanto ele contribuiu para nossa discussão. Continue assim, você está fazendo um excelente trabalho!”

SITUAÇÃO 20

  • Contexto: Você é uma pessoa colaboradora e quer dar um feedback positivo sobre a atuação da liderança durante um determinado projeto ou tarefa. 
  • Feedback: “Eu gostaria de ressaltar o papel de grande importância que você teve no projeto. Sua forma de liderança me ajudou e me instigou a continuar melhorando e me aperfeiçoando. Eu apreciei a forma como você abordou tanto as partes positivas quanto as que precisavam de melhoria. Você continua a me inspirar e me motiva diariamente a continuar dando meu melhor.”

Uma das melhores formas de dar feedbacks positivos, adequados e efetivos é praticar. Lembre-se que, caso você seja uma liderança, as pessoas de sua equipe precisam constantemente de feedbacks positivos. No entanto, caso você seja uma pessoa colaboradora, você ainda pode contribuir dando feedbacks positivos para as pessoas colegas ou para a pessoa líder. 

O importante é manter viva essa prática de feedbacks, sejam eles positivos, construtivos ou até mesmo negativos. Lembre-se de que cada um tem o seu espaço e contexto, e que você não deve misturá-los para não tornar a mensagem confusa e difícil de ser compreendida.

Não pare de aprender! Você chegou até aqui e pode continuar seus estudos aprendendo um pouco sobre comunicação, um dos fatores mais importantes para dar feedbacks efetivos!

Você também pode gostar