Quando precisamos de um site na internet, pode ser que nossa intenção seja gerenciar nosso próprio conteúdo, inserir matérias em nosso blog, publicações semanais, mas nem sempre temos o conhecimento técnico necessário para isso. Nesses casos, podemos utilizar o Joomla para a tarefa.
Com a sua utilização, você conseguirá criar sites de ponta em pouco tempo, podendo ser 100% customizáveis conforme o que for necessário, fornecendo uma boa usabilidade e uma boa experiência do usuário. Vamos conhecer mais sobre o Joomla? Confira!
No artigo a seguir, abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é Joomla e como funciona?
- O que é um CMS?
- O que significa um CMS open source?
- Quais as principais extensões usadas no Joomla?
- O que dá para fazer com Joomla? Principais aplicações!
- Quais as diferenças entre o Joomla e outros gerenciadores de conteúdo?
- Quais as vantagens de usar o Joomla?
- Quais os desafios ao usar o Joomla?
- Como instalar o Joomla? O passo a passo!
- Conheça as principais ferramentas no painel do Joomla!
- Usando o Joomla na prática! Como criar um site com CMS?
O que é Joomla e como funciona?
O Joomla é um sistema voltado para gerenciar conteúdo de páginas na internet. Por meio dele, conseguimos gerenciar aplicações como lojas virtuais, blogs diversos, dentre outros. E o melhor: esse gerenciamento de conteúdo pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente de seu nível de proximidade com a tecnologia.
O que é um CMS?
CMS, em Inglês, significa Content Management System ou, em Português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Nele, a pessoa cliente final pode administrar o seu respectivo site de forma autônoma, gerenciando os conteúdos que aparecerão nele sem precisar que o desenvolvedor ou desenvolvedora faça alguma atualização de conteúdo.
Para entender como funciona um CMS, vamos imaginar um exemplo prático. Você vai a uma lanchonete e, nela, você tem duas opções:
- Escolher um sanduíche do cardápio;
- Montar seu próprio sanduíche com ingredientes de sua preferência.
Vamos imaginar que você escolheu a opção 2. Nela, você tem um controle de quais ingredientes você adicionará no seu lanche para fazer sua refeição. Já, na primeira opção, são ingredientes específicos que vão ao lanche do cardápio.
Pensando pelo lado da tecnologia, um CMS seria a opção 2 dessa lanchonete, que dá a possibilidade de você “gerenciar” os ingredientes do seu lanche. A opção 1 seria, suponhamos, um site pronto com tecnologias como React e Node.js, sem opção de customização. Já a segunda opção seria a possibilidade de um site customizável.
Então, quer dizer que eu posso tomar conta do meu site utilizando um CMS? Sim, isso é possível. Muitas lojas virtuais ou blogs de notícias utilizam esse tipo de conceito, pois ficaria totalmente inviável uma pessoa atualizar centenas de notícias, uma por vez. As aplicações de um CMS serão abordadas nas seções seguintes do artigo.
O que significa um CMS open source?
Um CMS open source seria um gerenciador que possui o código-fonte disponível para a comunidade visualizá-lo. Ou seja, caso você esteja desenvolvendo uma funcionalidade em algum site e queira adicionar um recurso necessário ou retirar algo que esteja lhe atrapalhando no desenvolvimento, você pode fazer o download do código do CMS e realizar as alterações necessárias.
Cada grupo de pessoas desenvolvedoras ou empresas pode disponibilizar o código-fonte de um produto e eles podem ser acessados para visualização, cópia, posteriores modificações, dentre outros. Além disso, o open source disponibiliza a distribuição de forma livre da licença do programa.
Quais as principais extensões usadas no Joomla?
Vejamos alguma das principais extensões do Joomla para auxiliar você no desenvolvimento:
- JSN PowerAdmin
A primeira delas, a JSN PowerAdmin, auxilia na criação de layouts para o site que você está desenvolvendo. Ele funciona baseado na mecânica do tipo “arraste e solte”;
- Akeeba Backup
Essa ferramenta é a mais utilizada para realização de backups no Joomla. Com poucos segundos, você consegue realizar uma migração de arquivos entre servidores de forma simples. Ele também permite que sejam feitas cópias de backups conforme a data programada por você.
- EasyBlog
Com essa extensão, você consegue criar e gerenciar blogs de forma simples e eficaz. A comunidade do Joomla aponta o EasyBlog como o melhor sistema para criação de blogs nesse CMS. Ele também possui integração com a maioria dos templates disponíveis.
- RSSocial
Essa extensão permite que você coloque as suas mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter em seu site, de forma rápida. Além disso, os botões para acesso de suas redes sociais podem ser customizados com diferentes tonalidades de cores e efeitos.
- Creative ContactForms
Essa extensão permite que você trabalhe com formulários de contato em seu site. Eles podem ser inseridos em qualquer local de uma página e conter campos como nome, e-mail, endereço, bem como a validação desses dados, para que todos sejam preenchidos antes do envio. Também conta com medidas antispam para evitar casos de SQL Injection, por exemplo.
- AllVideos
Essa extensão permite que você trabalhe com vídeos de outras plataformas da web, como o Youtube e o Vimeo. Tudo que você precisa ter é uma URL do vídeo para ele ser renderizado em seu site. A extensão possui compatibilidade com vários formatos de mídia, dentre eles .mp3 e .mp4.
- HikaShop
Essa extensão é muito utilizada para criação de e-commerces (lojas virtuais). Ela possui integração com métodos de pagamento como o PayPal, além de oferecer a possibilidade dos produtos serem armazenados em um carrinho de compras.
- SlideShow CK
Essa extensão permite que sejam criadas galerias de fotos e slides em formato de carrossel para o seu site. A configuração do tempo de apresentação de cada slide poderá ser personalizada por você, conforme achar necessário.
Existem inúmeras outras extensões que você pode utilizar para fazer sites robustos e possuírem um excelente desempenho.
O que dá para fazer com Joomla? Principais aplicações!
Vejamos a seguir algumas das principais aplicações que o Joomla nos oferece:
Sites
Podem ser criados sites de qualquer tipo de assunto, sejam eles de esportes, viagens, sites institucionais, etc. Nele, você pode atualizar as informações constantemente, conforme a sua necessidade.
Blogs
Presença de um espaço na web em que você pode escrever sobre o que desejar: famosos, turismo, notícias, educação ou qualquer outro. É mais indicado para escrever sobre gostos pessoais e os conteúdos são mais particulares.
E-Commerce
Local em que podemos gerenciar as lojas virtuais, para realizar a venda de produtos de qualquer segmentos, como moda, pesca, artigos esportivos, etc. Encontramos muitas lojas virtuais online na web que utilizam um CMS como gerenciador. Além disso, podemos ter a integração com meios de pagamento diversos oferecidos pelas extensões, facilitando o processo de pagamento.
Fóruns online
Local destinado para comunidades de uma tecnologia em comum conversarem sobre assuntos diversos. Ou seja, podemos ter nossas próprias formas para manter o engajamento e a interação entre os usuários e usuárias de uma comunidade nesses fóruns de discussão.
Intranets e Extranets
Intranet seria uma rede interna de uma empresa em que somente os colaboradores e colaboradoras têm acesso. Já a Extranet também é uma rede interna, mas permite mediante a autenticação, o acesso de pessoas externas à empresa. Ou seja, com elas, você pode determinar o que pessoas administradoras, por exemplo, podem visualizar no sistema e o que pessoas como gerentes não podem visualizar.
Revistas online
Da mesma forma que podemos armazenar fotos e carrosséis de fotos em nosso site, podemos também disponibilizar revistas e jornais nele, com frequência semanal, mensal, diária, etc, para ser disponibilizada via PDF e com a possibilidade de realizar download.
Quais as diferenças entre o Joomla e outros gerenciadores de conteúdo?
WordPress
Apesar da facilidade de trabalhar com Joomla, o WordPress é o CMS mais presente em aplicações web que utilizam um gerenciador de conteúdo. Ele contém milhares de plugins para serem adicionados em seu sistema.
O WordPress oferece uma interface intuitiva para a pessoa usuária trabalhar e uma navegação mais amigável. Devido ao alto público de pessoas desenvolvedoras especialistas nesse CMS, existem muitas comunidades que podem lhe auxiliar em alguma dúvida. Além disso, devido ao alto número de plugins existentes no WordPress, ele permite uma customização ainda maior e possibilita uma excelente personalização de sua aplicação.
Quando o assunto é relacionado a performance, o Joomla tem uma ligeira vantagem em relação ao WordPress, pois ele foi projetado para projetos considerados grandes, como lojas virtuais. Tanto o WordPress quanto o Joomla foram escritos na linguagem PHP e estão em constante atualização para a melhoria desses gerenciadores de conteúdo e correções de possíveis brechas encontradas.
Drupal
O CMS Drupal é utilizado para projetos digitais, possuindo uma facilidade em sua utilização. Contudo, comparado ao Joomla, o desenvolvimento com Drupal requer um pouco de conhecimento técnico de como determinadas funções operam.
Quando falamos sobre desempenho e segurança, tanto o Drupal quanto o Joomla possuem suporte para ambas as coisas. Esses dois gerenciadores foram feitos para aplicações grandes e, caso você mantenha as extensões atualizadas com o decorrer do tempo, menores são as chances de ocorrer uma falha de segurança.
Contudo, o Drupal apresenta mais extensões que o Joomla, com um total aproximado de 40000, número superado pelo WordPress, apenas. O Drupal é recomendado para utilização se você possuir um conhecimento técnico de programação, pois ele não é recomendado para pessoas usuárias leigas, que não possuem tanta afinidade com a tecnologia.
Radiant
Escrito na linguagem de programação Ruby, esse CMS não é o mais procurado pelas pessoas desenvolvedoras no mercado. Porém, a sua interface é muito intuitiva para ser utilizada. O Radiant, assim como o Drupal, requer um pouco de conhecimento de tecnologia para desvendar seu funcionamento.
É um CMS de código aberto (open source) e possui muitos pontos positivos quando o assunto é segurança. Devido ao fato de poucas pessoas conhecerem a linguagem Ruby e esse CMS, a comunidade dele não é muito ativa.
O Radiant possui uma limitação de criação de páginas em sua estrutura, ou seja, ele foi projetado para sites que possuam poucas páginas, dificultando a sua utilização caso a aplicação cresça. Além disso, o Joomla possui mais extensões ativas do que o Radiant, fornecendo uma customização e uma personalização de interfaces melhor que o CMS feito em Ruby.
Quais as vantagens de usar o Joomla?
A principal vantagem com o uso do Joomla é a de que, independentemente de seu nível de afinidade com a tecnologia, em pouco tempo você consegue criar um site ou um blog utilizando esse CMS. E, nesse processo, caso você apresente alguma dúvida, existe uma comunidade com pessoas usuárias ativas para ajudar você em sua dificuldade.
Outra vantagem seria o nível de customização dessa ferramenta, que permite que você customize conforme você desejar a sua aplicação. Com isso, há um ganho de produtividade e uma economia de tempo das pessoas desenvolvedoras, pois esse CMS oferece uma estrutura escalável e pronta para você fazer o que sua imaginação pensar.
Nas seções seguintes, serão exibidos alguns passos de como você cria o seu primeiro site em Joomla e como instalá-lo.
Quais os desafios ao usar o Joomla?
O principal desafio para qualquer aplicação é que ela esteja segura a ponto de evitar ataques de malwares, ataques de DDoS, dentre outros. Para isso, algumas dicas para tornar a sua aplicação segura são as seguintes:
- Manter seu sistema sempre atualizado, sejam as extensões ou os templates adquiridos, para que a falta de atualizações não seja uma brecha que hackers encontrem para invadir o sistema;
- Utilizar um arquivo .htacess, para melhor investigação dos ataques que possam ocorrer. Ele fornece algumas regras de roteamento para evitar que problemas maiores ocorram.
- Ter rigor com o sistema de permissões, tanto para o banco de dados, quanto para os arquivos em geral, como fornecer apenas a opção de selecionar (SELECT) no banco de dados;
- Antes de instalar alguma extensão, verifique se ela já não possui ou possuiu algum problema de vulnerabilidade;
- Utilização de URLs amigáveis para acessar as páginas de seu sistema.
Como instalar o Joomla? O passo a passo!
Para criar o seu primeiro site com Joomla, vamos fazer o seguinte:
- Acessar o painel de sua hospedagem
No exemplo demonstrado, foi utilizado o painel de hospedagem de uma conta da Hostinger, mas você pode utilizar de qualquer outro provedor;
- Acessar a opção “Auto Instalador”
Na seção de Site ou Website, será exibida uma opção denominada “Auto Instalador”. Clique nela para acessá-lo:
- Selecionar o CMS
Após abrir a tela de auto instalador, clicar em Select (ou selecionar), na seção que contém o ícone do CMS do Joomla:
- Fornecer as suas credenciais
Após a seleção do Joomla na seção anterior, a seguinte tela será aberta e, nela, devemos fornecer as credenciais de nosso site, tais como idioma, senha de acesso do administrador, nome do site, dentre outros:
Após preenchidas as credenciais, devemos clicar no botão verde “Instalar”, e a instalação do Joomla será iniciada. Para você acessar o painel administrativo de seu site, você deverá digitar uma URL acompanhada de “/administrador”, como: www.meusite.com/administrador, para ser aberta uma tela similar à seguinte:
Conheça as principais ferramentas no painel do Joomla!
A seguir, serão demonstradas algumas ferramentas existentes no painel do Joomla:
Conteúdo (Content)
Essa ferramenta serve para fazermos a escrita, a edição e a publicação de conteúdos de diversos tipos.
Estrutura (Structure)
Essa ferramenta é responsável pela organização de menus e possíveis módulos disponíveis em nosso site.
Usuários (Users)
Essa ferramenta é responsável por gerenciar as permissões que um usuário terá ao acessar uma página ou o sistema de forma geral.
Configurações (Configuration)
Podemos utilizar a parte de configurações para configurar diferentes idiomas em nossa aplicação, inserir alguma variável de ambiente, inserção de temas, etc.
Extensões (Extension)
Parte em que podemos utilizar para adicionar recursos extras à nossa aplicação, como um gerador de postagens aleatórias em grande quantidade.
Manutenção (Maintance)
Área utilizada para realização de reparos e manutenções necessárias no CMS. Caso ocorra algum problema e necessite de alguma correção, a parte de manutenção deverá ser acessada.
Usando o Joomla na prática! Como criar um site com CMS?
1. Adicionando artigos no Joomla!
Para adicionar um artigo no Joomla, no seu painel administrativo, na aba Content (Conteúdo), clique em Novo Artigo:
Será aberta uma tela similar à seguinte, com a presença de um editor de texto:
Nela:
- Título: qual o nome que seu artigo terá, ao ser publicado;
- Caixa de texto: todo conteúdo que será publicado no seu artigo. Ele pode conter textos, fotos, vídeos, dentre outros.
Adicionando todos os itens acima, clicamos em Salvar, para publicar o texto:
Conforme a foto acima, existe, à direita, um campo chamado Estado, que define qual o status da publicação no momento. Caso ela esteja como Publicado, o texto está disponível para visualização em seu site:
2. Adicionando componentes no Joomla!
Os componentes seriam funcionalidades extras que o desenvolvedor ou desenvolvedora pode adicionar em seu site. Para adicionar eles, devemos, no menu superior, ir para a aba Componentes e, nela, escolher qual componente desejamos utilizar:
No exemplo a seguir, será demonstrado como criar um feed de notícias. Para isso, passamos o mouse em “Fonte de Notícias” e clicamos em “Notícias”:
Na página em que se abrir, clicamos em “Novo”, em um botão esverdeado. Depois disso, você será redirecionado para uma tela similar a seguinte:
Nela:
- Título: campo destinado para inserir o nome do site que você deseja inserir o feed de notícias;
- Link: campo destinado para inserir de qual site você quer receber o feed de notícias.
Depois de todos os procedimentos acima realizados, clicando no botão Salvar, o componente estará criado:
3. Adicionando categorias no Joomla!
As categorias são formas de especificar o conteúdo e ordenar ele por determinado assunto. Assuntos em um blog de notícias seriam relacionados ao esporte, à política, ou quaisquer outras categorias as quais os textos pertencem. Para adicionar elas no Joomla, devemos ir até à aba Conteúdo e, passar o mouse em Gerenciador de Categorias e, clicar em Nova Categoria:
Feito isso, a seguinte tela será aberta:
Toda categoria, obrigatoriamente, precisará ter um título. Caso você deseje, também poderá ser inserido um apelido e uma descrição, contudo, os campos de apelido e descrição são opcionais. Ao ser preenchidos os campos, clicando em Salvar, a categoria estará criada:
4. Criando uma página de contato no Joomla!
Uma página de contato seria um componente que pode ser utilizado em uma página no Joomla. Dessa forma, para adicionar uma página desse tipo, devemos ir até o menu Componentes, passar o mouse em Contatos e, clicar em Contatos, conforme foto a seguir:
Feito isso, a seguinte tela se abrirá. Nela, clicamos no botão Novo:
Por conseguinte, na tela a seguir, você definirá o nome de sua página de contatos e quais serão as credenciais para ordenação de contatos, seu e-mail, cidade, estado, endereço, dentre outros.
Com todos os dados preenchidos, clicando no botão Salvar, a página de contatos estará criada.
5. Como instalar extensões no Joomla?
Conforme visto, as extensões podem adicionar recursos extras para a sua aplicação. Para ser feita a adição de uma extensão no Joomla, devemos localizar, na página inicial do painel administrativo, o menu Extensions (Extensões) e clicar em Install extensions (Instalar extensões).
O CMS questionará se você instalará extensões pela internet. Essa opção deverá ser aceita, pois é a forma recomendada para instalar extensões no Joomla. Após isso, devemos clicar em “Add Install from Web tab” (Adicionar Aba Instalar pela Web):
Depois disso, será exibida uma lista com várias extensões para serem adicionadas em seu site. Você também poderá utilizar o campo de pesquisa, no canto superior da tela, para você encontrar uma extensão com mais facilidade:
6. Como instalar templates no Joomla?
Templates seriam similares aos temas utilizados no CMS WordPress. No Joomla, há uma grande quantidade de templates gratuitos e outros que são pagos. Para fazer a instalação de um template no Joomla, devemos ir ao menu em Extensões → Gerenciador de Extensões → Install (instalar).
Por conseguinte, você encontrará quatro opções de como instalar um template no Joomla. São elas:
- Instalar de uma URL → realiza a instalação de um template a partir de um link fornecido;
- Instalar de uma pasta → realiza a instalação de um template a partir de uma pasta existente na base de dados Joomla;
- Instalar via upload de arquivos → realiza a instalação de um template a partir de um arquivo já disponível no seu computador, que pode ser baixado de repositórios da comunidade;
- Instalar via Web → realiza a instalação de um template a partir dos templates existentes na biblioteca do Joomla, na própria página de extensões.
Para fazer uma instalação de templates via upload de arquivos, devemos clicar na seção correspondente (Upload Package File) e arrastar ou localizar o arquivo do template em questão para ele ser instalado:
O tamanho máximo do arquivo não pode ultrapassar 128 megabytes. Quando o upload do arquivo for finalizado, devemos ir ao menu em: extensões → Gerenciador de Temas → Styles (estilos):
Na tela que for aberta, aparecerá uma listagem de todos os temas instalados no Joomla pela pessoa desenvolvedora. Para ativar um template em nosso site, devemos selecionar ele e, clicar em Default, para ele ser aplicado em todos os locais do site:
7. Como fazer um backup no Joomla?
Backup pelo provedor de hospedagem
O próprio provedor de hospedagem fornece um local para você extrair backups, tanto do site, como da base de dados. Para isso, no painel da Hostinger, na seção Arquivos, clicamos em Backups:
Nesta seção, podemos selecionar as opções de backups de arquivos ou backups de bancos de dados. Além disso, podemos escolher uma data de quando queremos tirar uma cópia dos arquivos:
Backup pela extensão Akeeba
Para extrair backups pelo Akeeba, precisamos instalar essa extensão em nosso site. Feito isso, devemos ir ao menu superior, em Componentes, e clicar em Backup Akeeba.
Depois disso, ao acessar o componente Akeeba pela primeira vez, um assistente de benchmarking fará uma configuração para melhorar o desempenho do backup. Quando for finalizado, será exibida uma mensagem similar à seguinte:
- Clique em Backup Now para fazer o backup de seu site no Joomla utilizando o Akeeba;
- Caso seja necessário mudar as configurações que o assistente de benchmarking selecionou, você pode clicar na opção Configuration;
- Já para agendar backups automáticos em um dia e uma hora específica, clicamos em Schedule Automatic Backups.
8. Como atualizar o Joomla?
Antes de começarmos a atualização do Joomla em nossa aplicação, devemos, tirar um backup dos arquivos e da base de dados atual do site, antes da atualização. Depois disso, você verá um aviso similar ao seguinte em seu site:
Clicando em Update Now, o site iniciará a atualização em uma nova página. Ela levará alguns minutos para ser concluída e, quando for finalizada, você será redirecionado para uma tela que confirmará que a atualização ocorreu de forma bem sucedida.
Após a atualização, é necessário verificar em seu site se ele não sofreu alguma quebra de conteúdo, algum erro de estilo na página ou se alguma funcionalidade quebrou, devido à atualização. É por essa razão que devemos tirar um backup do nosso site antes de começarmos a atualizá-lo.
9. Como melhorar o desempenho do Joomla?
Para melhorar o desempenho do Joomla, podemos ativar a compressão em Gzip. Com ela, o tamanho dos arquivos de seu site são reduzidos. Para isso ser realizado, devemos, no painel administrativo de nosso site, acessar: Sistema → Configuração Global. A seguinte tela se abrirá:
Na aba server (servidor), clicamos em Yes (sim), na opção Gzip Page Compression:
Adiante, clicamos em Salvar, para salvar as alterações realizadas:
Se tudo correr da forma correta, será exibido um aviso de que as alterações foram salvas com sucesso e, dessa forma, a compressão em Gzip estará habilitada em sua aplicação.
O Joomla é um excelente CMS para ser utilizado em lojas virtuais, sites institucionais, dentre outros. Sua estrutura é customizável e permite que sejam incorporadas várias extensões para auxiliar no desenvolvimento de sua aplicação. Uma pessoa considerada leiga em tecnologia consegue criar um site em pouco tempo utilizando esse CMS.
O Joomla, por ser open source, permite que os desenvolvedores e desenvolvedoras consultem seu código-fonte, o analisem e o modifiquem conforme a necessidade. Além disso, no painel do CMS, existem ferramentas para criação de posts, categorias, instalação de templates e extensões, dentre outros recursos.
Para aprimorar seus conhecimentos relacionados aos CMS, confira o artigo de como utilizar o Elementor para a construção do seu site WordPress.