A gigante global de cuidados para animais de estimação, MARS Petcare, lançou um aplicativo gratuito de reconhecimento facial para pets, chamado ForPaws.

A intenção da empresa, que só lançou o serviço até agora na cidade de Bangalore, na Índia, é permitir que donos encontrem mais rapidamente animais perdidos.

O aplicativo permite criar uma identidade virtual de animais de estimação a partir de fotos de seus rostos. Se por algum motivo o pet sumir, todos com o aplicativo podem ajudar a procurar por ele imediatamente, já que as características únicas do animal serão enviadas para todos os usuários.

A tecnologia se alimenta de um algoritmo de inteligência artificial, que aumenta a precisão com que identifica os animais conforme mais imagens dos pets são adicionadas ao seu banco de dados.

O nariz de um cachorro, por exemplo, é único, da mesma forma que uma digital de um ser humano, o que permite um reconhecimento facial em tese perfeito.

Inicialmente, porém, o escopo do aplicativo será bem limitado. Ele só estará aberto para os moradores de Bangalore, e só vai aceitar imagens de cachorros. No futuro, a intenção é expandir para gatos, por exemplo.

Câmeras de segurança.
O aplicativo permite criar uma identidade virtual de animais de estimação a partir de fotos de seus rostos.

Segundo o site Deccan Herald, o aplicativo será capaz de reconhecer mais de 130 raças de cachorro, com uma precisão acima de 90%.

De acordo com a empresa, o lançamento do aplicativo vem em boa hora, pois com as festas de fim de ano, fogos de artifício assustam animais, que muitas vezes saem correndo de casa e se perdem de seus donos.

“Com a ajuda do ForPaws, os donos de animais de estimação podem contar com a análise de imagem baseada em inteligência artificial do aplicativo para encontrar seu animal de estimação desaparecido”, diz a empresa. 

“Da mesma forma, as pessoas que encontram um animal de estimação perdido podem tirar uma foto e encontrar uma correspondência no aplicativo se outro usuário estiver procurando por esse animal.”

O aplicativo visa criar um vínculo ainda mais forte da empresa MARS Petcare com seus clientes em um mercado em franco crescimento. Um relatório do Euromonitor em 2020 mostrou uma alta expressiva no volume de vendas de produtos para pets.

A expectativa é de que este mercado continue crescendo de forma acelerada pelo menos até 2025, o que pode ser atribuído em parte ao fato de que muitas pessoas compraram animais de estimação no meio da pandemia.

O aplicativo ForPaws já está disponível para iOS e Android. Ainda não há estimativa de quando, e se, ele estará disponível para o mercado brasileiro.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar