A linguagem de computação Python está avançando rumo à liderança como a mais popular entre as linguagens de programação, de acordo com o índice Tiobe. Falta pouco para que ela se junte às linguagens C e Java com as únicas a atingirem o primeiro lugar no ranking.
“Python nunca esteve tão perto da posição número 1 do índice TIOBE”, afirma Paul Jansen, chefe de Software da Tiobe.
“Ele só precisa fazer uma ponte de 0,16% para superar C. Isso pode acontecer a qualquer momento agora. Se Python se tornar o número 1, um novo marco será alcançado no índice TIOBE. Apenas 2 outras linguagens já lideraram o pacote até agora, ou seja, C e Java”, explica ele.
Python está em segundo lugar há dois meses consecutivos, desbancando o concorrente direto Java. A linguagem subiu para o segundo lugar pela primeira vez em novembro passado. Queridinho da vez, o Python chama atenção por ser uma linguagem fácil de aprender e ter grande variedade de bibliotecas e estruturas de machine learning, como NumPy e TensorFlow.
Contudo, a Python também apresenta algumas desvantagens. Além de lento, consome muita memória e energia do hardware e não tem lugar no desenvolvimento de aplicativos móveis, da web ou desenvolvimento em dispositivos móveis.
Linguagem já é a mais popular em outro índice
A classificação do Tiobe é baseada em pesquisas por linguagens de programação em sites e mecanismos de pesquisas populares, como Google, Bing, Yahoo e YouTube, e avalia o número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados pertinentes a cada linguagem.
No entanto, esses dois métodos são diferentes dos usados para outros índices de popularidades. A IEEE Spectrum, revista de engenharia elétrica, por exemplo, classifica a Python como a linguagem mais popular desde 2020, seguido por Java, C e JavaScript. Já o RedMonk tem JavaScript no primeiro lugar, seguido por Python e Java, e coloca C em décimo.
O índice Tiobe de setembro apontou o crescimento de outras linguagens. A linguagem Go, do Google, saltou quatro posições, enquanto a Assembly subiu para o oitavo lugar depois de ficar em nono no mês de agosto, enquanto Ruby subiu do 15º para 13º.
Confira o índice Tiobe top 10 em setembro de 2021:
- C, com uma classificação de 11,83%
- Python, 11,67%
- Java, 11,12%
- C ++, 7,13%
- C #, 5,78%
- Visual Basic, 4,62%
- JavaScript, 2,55%
- Montagem, 2,42%
- PHP, 1,85%
- SQL, 1,8%