A coach de carreira, palestrante e escritora Ashley Stahl afirma: o famoso baixo-astral que acomete boa parte das pessoas no domingo, na ansiedade pela semana de trabalho que começa no dia seguinte, atinge mais pessoas agora do que antes da pandemia da Covid-19.

De acordo com ela, embora não apareça na lista do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), o transtorno conhecido como Síndrome de Domingo não deu trégua nem com a ampliação do trabalho remoto.

– Eles transformaram a flexibilidade do trabalho em casa em um estilo de vida viciado em trabalho. É realmente um dia de folga se você está enviando um e-mail para o chefe ou revisando relatórios? – afirma.

Ashely pontua que os fins de semana são importantes também para a produtividade dos dias de semana. Quando o cérebro está descansado e recarregado, ele se prepara melhor para a nova semana de atividades.

Relaxar pode ser fácil

Descanso para mente é bem-vindo e necessário durante a pandemia

Relaxar no domingo não é uma tarefa simples para todo mundo, mas é necessário. A coach dá dicas de como substituir um dia de ansiedade por um de relaxamento real.

1. Tente deixar as telas de lado

Ashley recomenda começar o dia lendo um romance ou um livro de não ficção que não tenha nada a ver com o seu trabalho. E dê preferência às versões impressas, pois isso torna mais difícil verificar o e-mail ou entrar em algum site de notícias ou rede social. Deixe os aparelhos eletrônicos um pouco de lado neste dia.

2. Repense hábitos de produtividade

Se você costuma fazer listas para se preparar para o dia seguinte, mas sente que, no domingo, essa tarefa está adiantando a semana de trabalho para o seu dia de folga, melhor parar. Segundo Ashely, não se deve ter medo de descartar os bons hábitos se eles o estiverem deixando triste ou exausto. 

3. Seja gentil consigo mesmo

Talvez você tivesse grandes planos para o final de semana, mas passou os dias dormindo. Ou seu quadro de tarefas está cheio e sua motivação está esgotada. Não tem problema, o que importa é não ser duro consigo mesmo. 

4. Torne o domingo especial

É bacana assistir esportes ou filmes na televisão, mas ficar deitado o dia todo olhando para uma tela pode ser a receita para uma noite melancólica. Aproveite o dia para passear com a família, caminhar, encontrar os amigos, enfim, se divertir.

5. Deixe a segunda-feira especial também

Faça planos para a segunda-feira após o trabalho. Isso dará um impulso extra de energia ou libertará de pelo menos um pouco do pavor do domingo à noite. Mesmo se você estiver trabalhando em casa, um encontro planejado com amigos ou colegas de trabalho pode tornar o primeiro dia da semana especial. Outra sugestão da coach é selecionar sua tarefa favorita no seu trabalho e planejá-la para a segunda-feira.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar