Você sabia que as contas de divisão também podem ser chamadas de algoritmo da divisão?

Provavelmente você já precisou realizar uma conta de divisão rapidamente e acabou se confundindo com os números em entender o que é dividendo e o que é divisor ou nem lembrava que já tinha aprendido algo assim. 

Levando em consideração que a divisão é muito utilizada no dia a dia, inclusive na rotina das pessoas programadoras ao desenvolver um determinado layout, preparamos este artigo com os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é o Algoritmo da divisão?

Na matemática a divisão é considerada uma das quatro operações básicas, com isso um algoritmo da divisão nada mais é que o passo a passo utilizado para realizar a divisão de dois números calculando então seu quociente e seu resto.

O algoritmo de divisão tem como objetivo dividir determinado elemento em partes iguais, como o próprio nome já diz e é utilizado em diversas profissões. Sua estrutura pode ser visualizada dessa forma:

Algoritmo da divisão

O que é Algoritmo Usual?

O Algoritmo Usual é uma das formas de realizar a divisão ou a multiplicação de elementos sem a necessidade de decompor os fatores da forma em que foi escrita. Assim, é utilizado o sistema de numeração decimal para obter o resultado. 

Dois exemplos de algoritmo usual são:

1. A multiplicação

Algoritmo usual de multiplicação

2. A divisão

Algoritmo usual de divisão

Quais são os elementos da divisão?

Por mais que a divisão seja considerada uma das quatro principais operações básicas da matemática, ainda assim ela pode ser bastante confusa e difícil de entender se não houver dedicação. Além de saber realizar a divisão, também é importante entender o que compõe uma conta de divisão.

Então, conheça agora um pouco sobre os quatro elementos que estão compondo sua estrutura!

Para entendermos melhor, imagine o seguinte cenário no qual Maria possui 100 balas e ela precisa dividir para quatro colegas que estão ao seu lado em partes iguais.

Algoritmo de divisão com as marcações dos elementos da divisão

Dividendo

O dividendo é o que vai ser dividido, ou seja no caso do cenário acima o dividendo é as 100 balas de Maria.

Divisor

O divisor é considerado pelo quanto o dividendo será dividido, ou seja no caso do cenário acima, o divisor é os 4 colegas de Maria que desejam receber sua parte.

Quociente

O Quociente trata-se do resultado da divisão. No caso de Maria, sabemos que ao dividir as 100 balas por 4 pessoas, cada um ficará com 25 balas.

Resto

O resto nem sempre existe, ou seja é o que sobrou da divisão feita. No caso do cenário acima, o resto será zero pois todas as balas foram divididas iguais.

3 exemplos de cálculo com o Algoritmo da divisão! Passo a passo!

Agora que já entendemos melhor qual a função de cada um dos elementos dentro do algoritmo de divisão, vamos para alguns exemplos de como realizar esse cálculo de forma correta. 

Exemplo 1

Vamos começar apresentando um algoritmo de divisão sem nenhum resto:

Imaginando o seguinte cenário, ao chegar na escola João estava com dois amigos amigos, e ao abrir sua lancheira viu que tinha vários doces e para não dar briga resolveu dividir seus doces em partes iguais com seus colegas. Ao contar, João observou que tinha 15 doces e que estavam em 3. Qual é o resultado dessa divisão?

  1. O primeiro passo para calcular o problema acima é entender qual é o divisor e qual é o dividendo: João tem 15 doces e precisa dividir em 3 partes iguais. Assim, a estrutura ficará dessa forma:
Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 15 dividido por 3
  1. Com a estrutura montada, vamos pegar o primeiro algarismo que no nosso caso seria o 3. Busque que número multiplicado por 3 seja igual a ele ou próximo.

Vamos montar a tabuada para que possamos ter uma melhor visualização:

3×1= 3

3×2= 6

3×3= 9

3×4= 12

3×5= 15

3×6= 18

Como podemos observar na tabuada o resultado de 3×5 já é 15 ou seja a resposta que precisamos.

Logo a conta ficará dessa forma apresentando seu resto zero:

Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 15 dividido por 3, que é igual a 5 e resta zero

Concluindo então que João poderá dividir seus doces em 3 partes, distribuindo 5 doces para cada um.

Exemplo 2

Vamos agora apresentar um algoritmo de divisão com resto resto:

Imaginando um cenário no qual uma pessoa desenvolvedora precisa desenvolver um software para uma plataforma que tem por padrão sua largura exata de 768px e de acordo com seu layout é necessário dividir 5 quadrados em partes iguais. Quantos pixeis cada quadrado iria apresentar?

  1. Começando da mesma forma que o problema anterior, vamos definir qual seria nosso divisor e nosso dividindo, nesse caso temos o 768px como dividendo e o 5 quadrados como o divisor, sua estrutura ficará dessa forma:
Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 768 dividido por 5
  1. Como podemos observar, temos uma conta com 3 dividendo, então vamos por parte e pegar apenas o primeiro algarismo que seria o 7.

Que número multiplicado por 5 seja igual ou próximo a ele? Vamos montar uma tabuada para que possamos entender melhor.

5×1= 5

5×2= 10 

5×3= 15

5×4= 20 

5×5= 25

5×6= 30

5×7= 35

5×8= 40

5×9= 45

5×10= 50

O número mais próximo de 5 é a multiplicação de 5×1 que dá ele mesmo 5. Então nossa divisão ficará dessa forma:

Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 768 ser dividido por 5. No momento, temos no campo de resultado o número 1

Colocando o 1 em seu quociente e o 5 como dividendo.

  1. No terceiro passo vamos realizar uma subtração descendo o número 6 e 8 dessa forma:
Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 768 ser dividido por 5. No momento, temos no campo de resultado o número 1 e resta 268
  1. Nossa conta ainda não acabou, o primeiro número que temos na tabuada do 5 é o 5×1=5 sendo assim não podemos pegar só o 2 para continuar nossa conta, vamos então pegar o 26 e buscar 5x quanto é mais próximo de 26. Na tabuada acima podemos entender que 5×5 é igual a 25 sendo o número mais próximo de 26.

Nossa conta então ficará assim, passando o 5 para o quociente junto com o 1 e passando o 25 como o resto.

Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 768 ser dividido por 5. No momento, temos no campo de resultado o número 1. Agora foi adicionado o número 5 no quociente, formando 15.
  1. Vamos então realizar mais uma subtração e verificar se ainda conseguimos dividir os números que se encontram no divisor.
Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 768 ser dividido por 5. No momento, temos no campo de resultado o número 1. Agora foi adicionado o número 5 no quociente, formando 15 e resta 18
  1. Na tabuada, vamos então procurar o próximo número que esteja próximo ao 18 ou seja igual. Pode ser entendido que 5×3 que é igual a 15 é o resultado mais próximo, então vamos adicionar o 3 em nosso quociente e colocar o 15 no resto e realizar novamente a subtração de valores.
Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 768 ser dividido por 5. No momento, temos no campo de resultado o número 1. Foi adicionado o número 5 no quociente, formando 15 e resta 18. Foi adicionado o número 3 no quociente, formando o resultado 153 e resta 3.

Com isso, podemos observar que nosso resultado é 153 e temos um resto de 3. Sendo assim, cada quadrado vai ter aproximadamente 153 px.

Exemplo 3

Para finalizar vamos agora apresentar um algoritmo da divisão com vírgula.

Imaginando o seguinte cenário no qual José precisa resolver um problema que está acontecendo em sua rede de internet e para isso é preciso que ele realize uma divisão para saber em quantas partes é necessário que ele divida determinado componente de rede. O número que aparece para José é de 0,0004 e necessariamente ele precisa dividir por 0,02 , quanto ficaria essa conta?

Estrutura do algoritmo de divisão, no qual o dividendo e o divisor têm uma vírgula, onde vemos 0,0004 dividido por 0,002
  1. Para resolver uma conta de divisão com vírgula, o primeiro passo a se fazer é multiplicar seu dividendo e divisor por uma potência de 10 fazendo então que seja possível o desaparecimento da vírgula. Vamos iniciar multiplicando-os, e o número de zero a acrescentar é a quantidade de zeros apresentada no dividendo e no divisor.
Algoritmo de multiplicação sendo utilizado para resolver a divisão com vírgula, onde vemos 0,0004 vezes 10000, que é igual a 4, e 0,002 vezes 10000, que é igual a 200.
  1. Agora com o resultado da multiplicação em mãos, vamos então montar a nossa divisão. A conta ficará dessa forma.
Estrutura do algoritmo de divisão, onde vemos 4 dividido por 200

Agora basta realizar o cálculo dessa divisão. E o resultado final será 0,02.

Conclusão

A divisão é um dos principais cálculos básicos que se aprende desde o período escolar fazendo com que cada vez mais ela vai ficando um pouco mais complexa exigindo então um pouco mais de atenção por se tratar de um cálculo não muito simples.

Na área de desenvolvimento de software o algoritmo da divisão é bastante utilizado por mais que seja o próprio código que acabe realizando esse cálculo, mas é necessário saber quem é o dividendo e quem é o divisor. Ainda assim é de grande importância saber os passo a passo da divisão pois nos dias de hoje para tudo ela pode ser utilizada.

Gostou de entender como é feito o algoritmo da divisão? Você pode ler também sobre o que é o pensamento computacional, qual sua importância e como aplicar.

0 Shares:
Você também pode gostar