Hardware e software são conceitos muito valiosos para pessoas da tecnologia da informação e saber a diferença entre esses dois termos é essencial para engrenar na carreira.
Apesar de lidar mais com um desses conceitos do que com o outro, as pessoas programadoras precisam dominar o assunto para desenvolver suas tarefas. Afinal, como lidar com um bug se você nem ao menos sabe se ele está no hardware ou no software?
Tudo pronto para conhecer mais sobre os princípios de hardware e software? Então vamos lá!
- O que é hardware?
- O que é software?
- Como o hardware e o software se complementam?
- Quais as diferenças entre hardware e software?
O que é hardware?
Hardware é a parte física que compõe um computador.
Como assim? Vamos lá. Em seu computador você faz ações com o teclado e com o mouse, faz a impressão de documentos e enxerga tudo isso por meio de uma tela. Esses dispositivos seriam alguns dos componentes de hardware da sua máquina.
Além disso, a parte interna de seu computador possui um disco rígido, seja ele HD ou SSD, um processador, memória, um cooler e uma placa mãe. Essas peças internas que todo computador possui também fazem parte do hardware.
Ou seja, hardware são todos os dispositivos que, em conjunto, fazem que um computador funcione perfeitamente.
Como você notou, há diferenças entre os tipos de hardware. Portanto, eles se dividem em 3 tipos de componentes. Veja quais são, a seguir.
Quais são os componentes de um hardware?
Os componentes de um hardware são definidos como:
- Dispositivos de entrada e saída;
- Dispositivos e componentes internos;
- Dispositivos de armazenamento secundário.
1. Dispositivos de entrada e saída
Os dispositivos de entrada e saída são aqueles que recebem as instruções de um usuário ou usuária para realizar o comando.
Por exemplo, o teclado é dispositivo de entrada de texto e que, portanto, transmite o que a pessoa quer escrever. Já o mouse é o dispositivo de entrada de ações, que determina o que a pessoa quer fazer (se ela deseja abrir um determinado programa, etc).
Outro exemplo seriam as caixas de som, que transmitem os sinais sonoros em um som que possa ser inteligível por quem está utilizando a máquina. Neste caso, as caixas de som costumam ser dispositivos de saída. Entretanto, no mercado já existem modelos que também funcionam como dispositivos de entrada, como as caixas equipadas com tecnologia de comando de voz.
2. Dispositivos e componentes internos
Os dispositivos internos são todos os componentes escondidos dentro da carcaça da máquina e que garantem o seu funcionamento. Alguns exemplos são o cooler, que garante que o computador se mantenha na temperatura ideal e não sobreaqueça; armazenamento HD ou SSD, que são responsáveis por garantir a persistência de dados; placa-mãe, que direciona todos os comandos; memória RAM e processador, que cuidam das ações da pessoa usuária; dentre outros.
3. Dispositivos de armazenamento secundário
Esses dispositivos são os que mantém a informação guardada, mesmo desligando ou suspendendo o equipamento que utilizamos. Como exemplo temos o pen drive que pode carregar informações, mesmo não estando inserido em algum computador. Em condições ideais, ou seja, sem que o pen drive seja corrompido ou sofra algum dano, a informação continuará lá de forma permanente.
10 exemplos de Hardware
Como você observou na imagem acima, o computador é formado por um conjunto de hardwares. Vejamos agora alguns dos principais componentes que fazem parte dos computadores:
Componente | Para que serve |
Teclado | Permite digitar texto, navegar e também para utilizar comandos. |
Mouse | Direciona a ação da pessoa usuária. |
Monitor | Responsável pela visualização dos processos em forma de imagens. |
Placa mãe | Local em que todos os componentes são conectados. |
Processador | Acoplado à placa mãe, ele é responsável por controlar as operações que o computador realiza. |
Memória | Enquanto a máquina está ligada, é responsável pelo armazenamento dos dados do programa, de forma momentânea (ou seja, não persistente). |
Cooler | Tem como objetivo resfriar o equipamento para que o calor gerado pelos outros componentes não superaqueça o computador. |
Disco Rígido | Realiza o armazenamento permanente de dados, como imagens e arquivos salvos, de forma que estes estejam disponíveis para a pessoa usuária mesmo depois que o computador seja desligado. |
Fonte de energia | Fornece energia elétrica para que o equipamento funcione perfeitamente. |
Caixa de som | Local que emite os efeitos sonoros do computador. |
O que é software?
O software é a parte intangível e abstrata de um equipamento. Ou seja, o hardware é a parte que você consegue. Já com o software, isso é impossível.
Podemos dizer que o software é conjunto de comandos programados para que o computador execute alguma tarefa específica.
Quando ligamos nosso computador, por exemplo, o software realiza a transmissão das informações para que o hardware funcione. No caso, cada parte existente no hardware é controlada por um software específico. Entram nesse conceito:
- Sistema operacional;
- Players de vídeo;
- Programas de antivírus.
O software é desenvolvido por meio de códigos e linguagens de programação, tais como JavaScript, C++, etc. Assim como no hardware, o software também existem as suas subdivisões conforme seus tipos. Na seção seguinte, apresentaremos os tipos de software.
Quais os tipos de software?
1. Software de programação
O que é?
Os softwares de programação utilizam o conhecimento de linguagens de programação e a lógica para aprimorar programas já existentes ou criar novos programas.
Para que servem?
No caso, esses programas funcionam como base para que novos sistemas sejam desenvolvidos dentro de um sistema operacional, seja ele Windows, MacOs ou Linux.
Exemplos
Como exemplos de softwares de programação, temos os editores de texto (Sublime, Atom, Visual Studio) e, também, os compiladores e depuradores.
2. Software de sistema
O que é?
Softwares de sistema são programas que permitem realizar alguma interação com o seu equipamento.
Para que servem?
Os softwares de sistema procuram oferecer uma boa experiência de uso para viabilizar a interação entre pessoas e computadores de forma simples. Além disso, também administram a memória do computador com o objetivo de que ela seja utilizada da melhor forma possível.
Exemplos
Como exemplos de softwares de sistema, podemos citar os sistemas operacionais e as ferramentas disponíveis para consulta de desempenho dos componentes, como o gerenciador de tarefas.
3. Software de aplicação
O que é?
Softwares de aplicação são os programas que utilizamos para desempenhar uma ação específica presente em nosso cotidiano.
Para que servem?
Permitem realizar diversos tipos de tarefas, seja em computadores ou em dispositivos móveis. Com os softwares de aplicação, é possível trabalhar em todos os segmentos do mercado. Além dos mais conhecidos, há softwares especializados em arquitetura, medicina, engenharia, entre outros.
Exemplos
Como exemplo de software de aplicação temos as planilhas do Excel, o software de escrita de documentos Word e até mesmo os navegadores de internet, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox.
4. Software de Drivers
O que é?
Drivers são sistemas responsáveis por fazer a comunicação entre o sistema operacional e o hardware operante na máquina.
Para que servem?
Através dos drivers, o sistema operacional recebe um grupo de instruções e começa a conversar com dispositivos periféricos, como a impressora.
Exemplos
Como citamos a impressora, vamos utilizá-la como exemplo. Para instalar uma nova impressora em seu computador, você precisa saber algumas informações técnicas, como: em qual porta ela será conectada, se ela está offline ou não, se tem papel, como será a impressão (colorida ou preto e branca), dentre outros.
Para facilitar essa instalação, os computadores vêm com o driver de impressora, que comunica as informações do hardware para o sistema operacional do computador e vice versa.
Outros exemplos de driver são o driver de som, responsável por codificar os sons enviados pelo computador e transformá-los em ondas sonoras reproduzíveis nas caixas de som, bem como identificar hardwares, como as caixas e fones de ouvido.
5. Software de tutorial
O que é?
São softwares que nos ensinam ou nos informam sobre um determinado assunto.
Para que servem?
Os softwares de tutoriais servem para nos informar o funcionamento de um programa, sobre como o mesmo funciona e as suas peculiaridades.
Exemplos
Um exemplo disso seria a tabela periódica em que, nela, encontramos informações sobre os elementos químicos presentes na natureza. Também são considerados softwares tutoriais aqueles que nos ensinam alguma linguagem estrangeira, como Espanhol ou Inglês.
6. Software de Jogos
O que é?
Em grande parte dos casos, softwares de jogos estão relacionados com lazer e diversão. Porém com o avanço da tecnologia, hoje já existem muitos jogos criados com objetivos didáticos e até mesmo terapêuticos.
Para que servem?
Servem para proporcionar diversão, entretenimento, aprimorar um conhecimento e até mesmo desenvolver uma nova habilidade. Com os jogos, podemos estimular nossa criatividade e melhorar nosso raciocínio lógico.
Exemplos
Alguns exemplos de softwares de jogos seriam os jogos de Nintendo, como Mario Bros, o jogo Counter Strike, League of Legends e Need for Speed.
7. Software malicioso
O que é?
Software malicioso é um programa desenvolvido com a intenção de causar danos em um dispositivo, em qualquer programa instalado nele ou em grupos de arquivos.
Para que servem?
Podem servir para roubar informações pessoais, roubar dados de uma empresa, prejudicar o funcionamento de sua máquina utilizando-a para mineração de bitcoins, dentre outros.
Exemplos
Como exemplos de softwares maliciosos, podemos citar os keyloggers, utilizados para roubar uma senha digitada em algum campo, bem como os Cavalos de Tróia ou trojans, cuja aparência é ser um programa válido, como qualquer outro, mas, na verdade, não é, por ter uma licença ilegal ocultada.
Qual a importância de manter seu software atualizado?
O principal ganho em manter seus softwares atualizados é corrigir possíveis erros e trazer melhorias de uso.
Como a tecnologia está em constante avanço diariamente, é necessário ficarmos de olho em novas versões que surjam de determinados programas. Assim, podemos manter os programas atualizados e não corrermos o risco de cair em vulnerabilidades que já foram corrigidas em versões mais recentes.
Por isso, manter um software atualizado ajuda na execução de tarefas de forma rápida, no consumo menor de internet e diminui bastante as chances de alguma ameaça digital te atacar.
Como o hardware e o software se complementam?
Apesar de serem conceitos diferentes, ambos hardware e software dependem um do outro para manter o computador funcionando.
Quando o equipamento é ligado, o responsável para transmitir as instruções necessárias para que o hardware funcione é o software. Da mesma forma, existe um programa (software) específico para cada componente (hardware) dos dispositivos.
Como exemplo, quando uma pessoa está fazendo uma planilha no Excel, ele interage com o monitor e o teclado e, também, com o armazenamento desse arquivo no disco rígido do seu computador, seja ele HD ou SSD. Assim, o sistema operacional, como o Windows, atua como um tradutor entre as instruções de hardware e software.
Quais as diferenças entre hardware e software?
Veja na tabela a seguir algumas das diferenças entre hardware e software:
Hardware | Software | |
Definição | Parte física de um computador. | Parte intangível de um computador. |
Natureza | Física. | Lógica. |
Durabilidade | Com o tempo, o hardware pode apresentar desgaste. | O software não apresenta desgaste, contudo, ele pode ficar desatualizado com o passar do tempo. |
Desenvolvimento | Criado através de materiais e peças eletrônicas. | Criado por meio de sequências lógicas e linguagens de programação. |
Tipos | Dispositivos de entrada e saída, secundários e internos. | Sistema, aplicação, tutoriais, maliciosos. |
Vírus | Não pode ser atacado por vírus. Entretanto, o desgaste em softwares do computador pode acarretar no desgate de hardwares específicos, como processador. | Pode ser atacado por vírus. |
Substituição | Se houver desgaste, as peças podem ser substituídas. | A reinstalação, caso seja necessária, é feita através de backups. |
Inicialização | Seu funcionamento começa no momento em que o software é carregado. | Precisa ser instalado em um computador para começar a funcionar. |
Exemplos | Mouse, monitor, placa de vídeo, placa-mãe, cooler, processador. | Adobe Fireworks, Google Chrome, Visual Studio Code, Power Point. |
Conclusão
Muito interessante saber o que é hardware e software, não é? Enquanto o hardware se resume a ser a parte física de um computador, o software seria justamente o contrário, a parte intangível dos computadores.
Para memorizar, fica aqui um ditado muito comum na área de tecnologia da informação: hardware é o que você pode chutar, e o software é o que você pode xingar.
Vimos também quais são as principais peças que um hardware possui, como CPU, placa-mãe, processador, etc. Um conjunto de hardwares que forma um computador que você utiliza em seu cotidiano. Além disso, foram abordados os tipos existentes de software, como software de sistema, de drivers, de aplicação, bem como alguns exemplos de cada um.
Quer aprender mais sobre esses assuntos? Confira esse artigo que aborda sobre o Arduino e como ele é utilizado.