Todos os dias, milhares de dados são produzidos, compartilhados e armazenados. Entretanto, para que essas informações não fiquem dispersas na internet ou no mundo real, é preciso organizá-las. Mas como fazer isso? É para isso que surgem os metadados, que adicionam detalhes a um dado principal e auxiliam na sua classificação e organização

Neste artigo vamos explorar melhor o conceito de metadados, seus tipos, sua importância e ainda apresentar exemplos para que o entendimento fique mais claro. Acompanhe, a seguir, os tópicos que vamos abordar.

Boa leitura.

O que são Metadados?

Metadados são detalhes acrescidos a um dado principal. Para exemplificar, pense em uma foto tirada em um dispositivo móvel. Nesse caso, a imagem gerada é o dado principal, mas ela também é composta por outras informações que agregam ao seu conteúdo, como tipo, tamanho e data do arquivo.

Quais as diferenças entre dados e metadados?

Dados e metadados estão relacionados, mas cada um possui características próprias. É considerado um dado qualquer informação que pode ser armazenada e processada posteriormente, de significado imediato ou não. 

Por outro lado, o metadado está relacionado a um dado principal, é sempre processado e tem caráter informativo. Além disso, o dado é tratado como um item individual, enquanto o metadado se refere a um conjunto de atributos.

Qual a função e para que servem os metadados?

Os metadados são utilizados para catalogar e recuperar informações, seja no mundo digital ou físico. Há anos informações como datas, títulos e tipos de assunto são utilizados para organizar e ajudar a encontrar itens em seção de arquivos ou livros em uma biblioteca.

Já na esfera virtual, os metadados são usados por mecanismos de buscas e base de dados para encontrar conteúdos relacionados à palavra-chave informada. Além disso, também cumprem a função de auxiliar na organização e categorização. Para exemplificar, pense na galeria de fotos de um smartphone, com certeza ela estará organizada ao menos por data.   

Quais os 5 tipos de metadados?

1. Estruturado

São metadados que possuem limitações. Nesse caso, já há uma estrutura pronta que deve ser seguida. Nesse caso, tenha em mente um campo para adicionar um número de telefone ou CPF, que possuem como padrão uma formatação pré-definida para evitar erros.  

2. Não estruturado

São o oposto do tipo anterior. Para visualizar, imagine um editor de texto, nele podemos produzir um número variável de caracteres e ainda adicionar outros itens, como imagens.

3. Semiestruturado

São metadados que estão em um meio termo entre os dois tipos anteriores. Desse modo, existe uma estrutura pronta a ser seguida, mas ela também pode ser alterada até certo ponto. Podemos citar como exemplo os arquivos JSON.

4. Descritivo

Como o nome supõe, são metadados que acrescentam uma descrição a um item a fim de facilitar sua localização e organização. Para exemplificar, podemos citar o campo de “referência” em um formulário de endereço.

5. Administrativo

São metadados que auxiliam no gerenciamento do ciclo de vida de um item, como a data de criação, por exemplo. Assim, é possível validar se alguma informação já está ultrapassada e pode ser descartada ou atualizada.

5 exemplos de metadados no dia a dia!

1. Fotos

Diagrama mostrando como funcionam os metadados em fotografias

O exemplo mais comum de metadado que temos em nosso dia a dia é o de uma fotografia. Como já citado anteriormente, elas podem apresentar informações sobre data de criação, tamanho, formato e até mesmo onde e a partir de qual dispositivo foram feitas.

2. Músicas

Diagrama mostrando como funcionam os metadados em músicas

Músicas também contém informações detalhadas. Por isso, podemos citar metadados, como: artista, título da faixa, álbum ao qual pertence e duração. 

3. Documentos de texto

Diagrama mostrando como funcionam os metadados em documentos de texto

Para os documentos de texto, temos meta informações relacionadas a número de páginas, título e assunto.

4. Etiquetas de entrega de mercadoria

Diagrama mostrando como funcionam os metadados em etiquetas

As etiquetas de identificação coladas em mercadorias distribuídas por centros logísticos são claros exemplos de metadados. Nelas, encontramos informações referentes ao nome, endereço e contato da pessoa ou empresa destinatária e remetente. Além de um código de barras.

5. Documentos de identificação pessoal

Diagrama mostrando como funcionam os metadados em documentos pessoais

Documentos pessoais também contém metadados, sejam eles físicos ou digitais. Neles, encontramos o nome da pessoa, foto, data de nascimento, cidade e órgão responsável pela emissão.  

O que é a inclusão de dados?

Trata-se da adição de metadados a um dado, complementado os que já estavam presentes. Voltando ao exemplo da fotografia, já sabemos que por padrão ela possui metadados como data de criação e formato. Caso necessário, podemos inserir outros detalhes, como direito de uso da imagem e autoria, enriquecendo as informações.    

Qual a importância dos metadados nos bancos de dados?

Os metadados compõem as tabelas de um banco de dados, que juntas formam a interface que as pessoas usuárias vão visualizar para consultar dados ou fazer integrações com outros sistemas. 

Para entendermos melhor, podemos analisar, por exemplo, uma tabela chamada “Livro”. Essa tabela pode ser composta por metadados como título, autoria, ano de lançamento, número de páginas, gênero, editora e volume. 

Qual a relação entre os metadados e a LGPD?

Os metadados são detalhes de dados e, fazendo parte desse conjunto, também devem se adequar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Por isso, é preciso se atentar ao consentimento da pessoa usuária em relação à coleta dessas informações e ao armazenamento das mesmas. 

Entretanto, os metadados não se relacionam a LGPD apenas por este ponto. A lei exige que para cada dado armazenado haja uma ficha (isto é, outros metadados) descrevendo o tratamento aplicado a estas informações no banco de dados.

Qual a importância do gerenciamento dos metadados?

Gerenciar adequadamente os metadados é fundamental para garantir a organização, classificação e busca ordenada por informações. É através dessas metainformações que conseguimos rastrear e encontrar documentos e arquivos, realizando filtragens a partir de cronologia e palavras-chave.

Outro ponto relevante a se destacar é que os metadados possibilitam a padronização dos processos de gerenciamento. Por meio dos detalhes que um item coletado deve apresentar, é possível criar uma estrutura formal que todos devem seguir.

5 dicas para fazer uma boa gestão dos metadados na era do Big Data!

Uma boa gestão dos metadados significa criar apenas os corretos para que seja possível compreender o contexto do negócio analisado e obter resultados concretos. Nesse sentido, acompanhe cinco dicas sobre como realizar essa gestão de modo mais eficiente.

1. Defina um objetivo

Diante do mar de dados e metadados coletados todos os dias, é essencial para o gerenciamento de Big Data saber quais dessas informações deverão ser mantidas e quais não. Isso evitará que o espaço de armazenamento seja ocupado desnecessariamente.

2. Invista em segurança

O vazamento ou a perda de dados é uma preocupação constante em organizações que trabalham com Big Data. O impacto de um acontecimento do tipo não só afeta a receita da empresa, como também implica na quebra de confiança por parte das pessoas que são clientes, podendo ainda levar a processos jurídicos.

Com isso em mente, é possível criar uma rotina de atualização de backups, softwares e verificação de malwares. Por outro lado, nenhum software é poderoso o suficiente se não houver uma equipe especializada em segurança atuando em conjunto. Outro ponto crítico é conscientizar as pessoas colaboradores de que devem seguir políticas de segurança ao acessarem dados da empresa. 

3. Acompanhe o mercado

Conforme a tecnologia avança, novos softwares e fundamentos do gerenciamento de Big Data surgem. Sendo assim, é essencial acompanhar as mudanças e ficar por dentro de novas ferramentas, que possam ter recursos de análise, organização e segurança de dados mais sofisticados.

4. Faça integrações

Diariamente, vários dados circulam por diferentes setores de empresas e instituições e por diferentes meios. Essa difusão das informações, além de abrir brechas de segurança, já que são muitos canais para gerenciar, também cria a possibilidade de duplicação dos dados. Tendo isso em vista, é importante investir em mecanismos que sincronizem essas informações em uma mesma base de dados.

5. Realize auditorias

Dados e metadados devem se adequar a LGPD. Por isso, é fundamental realizar auditorias a fim de verificar se estas informações estão sendo armazenadas e tratadas de modo que sigam as exigências da regulamentação.

Como ver os metadados de uma imagem no Windows? Tutorial!

Agora, veremos na prática como visualizar os metadados de um arquivo. Para isso, apresentaremos o passo a passo para acessar as metainformações de uma imagem, utilizando o sistema operacional Windows.

Para começarmos, será necessário que você acesse o explorador de arquivos do sistema. Você pode encontrá-lo buscando por “Explorador de Arquivos” na barra de busca do Windows ou pelo atalho WIN+E (tecla com o logo do Windows em conjunto com a tecla “e”).

Com o explorador aberto, procure por uma seção que possua uma imagem. Você terá uma tela semelhante à exibida abaixo.  

Tela de imagens do Windows, mostrando as pastas do sistema e, dentro da pasta de imagens, há uma figura com o título Imagem

A seguir, para visualizar os metadados, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse e clique na opção “Propriedades”.

Menu direito do Windows aberto

Uma nova janela irá abrir, contendo os detalhes da imagem que você está analisando. Nessa janela, podemos visualizar informações como o nome da figura, tamanho, tipo de arquivo, data de criação, data de modificação e local de armazenamento.

Janela de propriedades de imagem do Windows mostrando os metadados da figura

Conclusão

Neste artigo aprendemos sobre os metadados, que são detalhes de um dado. Além de servirem para classificar e organizar informações, também facilitam a busca por um item específico. 

Vimos ainda a diferença de dado e metadado: o dado é pode ser tratado como um elemento individual, enquanto o segundo é um conjunto de atributos de um dado específico.

Se este assunto despertou a sua curiosidade, talvez você goste de aprender mais sobre o assunto neste artigo da Trybe, em que falamos sobre governança de dados!

0 Shares:
Você também pode gostar