Como pedir aumento? Essa é uma questão delicada, principalmente no atual momento, em decorrência das mudanças econômicas provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Existem muitos fatores a serem analisados nesse sentido e é preciso prestar atenção a todos eles. Caso contrário, aquele sonho de ter uma remuneração maior pode ir por água abaixo.

Vale salientar que o aumento salarial será em função do valor que você agrega ao negócio, além, claro, da receita que você gera, a depender do cargo. 

Neste artigo, veremos o que é necessário para ter mais chances de atingir o sucesso ao pedir um aumento. Confira:

  • Estudar e atualizar-se constantemente
  • Fazer uma autocrítica
  • Pegar projetos de maior visibilidade
  • Pensar no futuro
  • Avaliar o mercado
  • Ter argumentos
  • Esperar o momento apropriado
  • Conversar de maneira amigável
  • Estar preparado para o não

Boa leitura!

Estudar e atualizar-se constantemente

É muito importante nunca se acomodar em relação aos estudos. Mesmo trabalhando oito horas durante cinco ou seis dias na semana, isso não justifica uma falha nesse aspecto. Na internet, existem inúmeros conteúdos que podem ser consumidos, por exemplo, no caminho para o trabalho ou nos fins de semana.  

Dessa forma, você terá mais chances de conseguir um aumento. Isso porque as pessoas em posição de gestão sempre observam se de fato existe o interesse de se atualizar sobre as novas tendências da sua profissão.

Fazer uma autocrítica

Outro ponto a ser observado diz respeito a fazer uma reflexão interior antes de procurar o núcleo gestor para conversar. É preciso fazer os seguintes questionamentos:

  • Será que eu estive contribuindo em outras áreas da empresa além da minha?
  • Tenho assumido novas responsabilidades?
  • Passei a assumir mais funções do que as outras pessoas do meu setor?

Pegar projetos de maior visibilidade

Grandes projetos possibilitam ter um contato com outras pessoas de alta hierarquia da empresa. Em outras palavras, ao participar deles você terá maiores chances de ganhar visibilidade e reconhecimento. Sempre que for se inserir em um projeto de grande porte, é fundamental se empenhar ao máximo, expandir o networking interno e buscar aprender com quem tem mais experiência, além de atualizar-se constantemente. 

Pensar no futuro

Quem vai pedir aumento pode cair no erro de se basear em algo que já realizou dentro da empresa. Com relação a isso, a dica é pensar no que pode ser feito para ajudar a organização no futuro. Pode ser, por exemplo, a implementação de alguma estratégia de marketing que atraia receitas para o negócio. Tudo o que contribuir para os resultados da companhia certamente contará positivamente para você na hora de pedir um aumento.

Nesse sentido, vale ressaltar que muitas empresas estão com dificuldades, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Logo, é importante contar com pessoas com visão e expertise para lidar com essa situação e, ainda, explorar novas oportunidades.

Avaliar o mercado

Quando se está há um bom tempo dentro da companhia, pode acontecer de o salário ficar um pouco “descasado” do mercado. Dependendo da área de atuação, as mudanças podem ocorrer de forma muito rápida. Logo, é bastante válido estudar e ficar por dentro de todas as tendências, de modo que se descubra se há ou não uma defasagem no salário. 

Ter argumentos 

Dizer que quer um aumento em virtude de dificuldades financeiras pode não ser um bom argumento. Em contrapartida, usar dados que comprovem a sua expertise, responsabilidade e competência pode contribuir para que a sua proposta seja aceita. 

Pode acontecer, no entanto, de a pessoa atuar em alguma área em que seja difícil apresentar esses dados. Nesse caso, vale levar para a conversa algum feito que seja digno de reconhecimento. 

Esperar o momento apropriado

Pode acontecer de a pessoa com a qual você deseja conversar estar estressada ou muito ocupada com os afazeres da companhia. Nesse caso, o melhor é esperar. É válido também ressaltar que o final de ano não é considerado um bom momento para pedir aumento. Isso porque muito provavelmente todo o orçamento do ano seguinte já está feito.

Conversar de maneira amigável

Na hora de conversar, o tom deve ser sempre amigável. Em nenhum momento deve transparecer uma ideia de pressão ou chantagem, dando a entender que, se o aumento não for concedido, a empresa correrá o risco de perder a pessoa para o concorrente. 

É sempre desejável apresentar dados e resultados concretos, sem nunca deixar transparecer que se quer um aumento mais pelo lado financeiro do que profissional. Os comportamentos da equipe são identificados pelo setor de gestão, o que pesa bastante na sua decisão. Quanto mais amigável for o tom, maior será a possibilidade de conquistar a valorização e o respeito esperados, o que pode refletir na mudança de salário.

Estar preparada para o não

Mesmo depois de apresentar argumentos convincentes sobre você, preparar-se para receber o “não” é algo fundamental. Nesse sentido, é preciso se atentar ao fato de que a percepção que outras pessoas têm do seu desempenho pode não ser a mesmo que você tem.

Em caso de resposta negativa, o ideal é demonstrar maturidade e perguntar o porquê de decisão. É possível que você ainda não tenha se empenhado o suficiente para ganhar um aumento. Se essa for a situação, basta estabelecer um plano de trabalho capaz de reverter essa situação nos próximos meses.

Por fim, vale destacar um outro ponto muito importante sobre esse aspecto. Se apesar dos seus esforços e competências, você não obtiver um reconhecimento à altura, convém avaliar se a empresa onde você está é a ideal. Se não for, talvez o melhor a ser feito é procurar um outro local aonde as chances de receber a devida valorização sejam maiores.

Saber como pedir aumento envolve uma série de variáveis que, se não forem levadas em consideração, podem comprometer a imagem que o núcleo gestor tem de uma pessoa colaboradora. Portanto, o ideal é, entre outras coisas, atualizar-se sobre a sua área de atuação, estudar e procurar conversar sobre aumento salarial no momento apropriado, de forma amigável e sem transparecer pressão ou chantagem.

O que achou deste conteúdo? Não deixe de conferir 10 dicas para gerar renda sem precisar trabalhar fora!

0 Shares:
Você também pode gostar