Muitas pessoas desejam saber qual é o segredo para uma liderança de sucesso. O que poucas sabem é que não existe uma fórmula mágica que funcionará em todo cenário, em todo contexto, todas as vezes. No entanto, diversas pessoas líderes experientes e bem sucedidas já compartilharam suas experiências, contando o que funcionou e o que não foi tão efetivo, poupando um valioso tempo para quem está chegando agora. E onde elas estão? Em livros sobre liderança!

É por isso que decidimos presentear você com uma seleção de livros que podem ser muito úteis em sua trajetória profissional. Cada livro trará uma abordagem diferente e contará uma técnica ou experimento realizado para ajudar pessoas líderes que estão traçando seu caminho agora. Caso você se encaixe nisso ou somente tenha interesse no assunto, esse texto é para você!

Confira, abaixo, o que você encontrará neste texto:

  • O que é um líder de sucesso?
  • Os 20 melhores livros sobre liderança para tornar você um líder de sucesso!

Boa leitura

O que é um líder de sucesso?

Existem algumas características que podem ser atribuídas a uma liderança bem sucedida. 

Primeiramente, é evidente que, no final das contas, o que contará é se a pessoa líder conseguiu cumprir com seu objetivo. Esse é o primeiro passo. Uma pessoa líder de sucesso deve, antes de qualquer coisa, adotar medidas que tragam resultados reais e palpáveis. 

No entanto, isso não é tudo. Uma pessoa líder de sucesso entende que grande parte desse sucesso é devido ao trabalho conjunto de sua equipe. Logo, essa pessoa deverá estar atenta às necessidades da equipe, assim como fornecer todas as ferramentas necessárias para que possa trabalhar e se desenvolver. Além disso, deverá existir uma motivação e uma fomentação do desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo da equipe. 

Adicionalmente, a pessoa líder deverá gerenciar e monitorar o desempenho, fazer projeções e garantir que a estratégia adotada está funcionando. 

Com todos esses aspectos básicos funcionando, a pessoa líder de sucesso ainda não pode esquecer-se de si mesma. Ela deve continuar se aprimorando e evoluindo para progredir em sua carreira, enquanto forma líderes para ocuparem seu antigo posto. 

Os 20 melhores livros sobre liderança para tornar você um líder de sucesso!

Vamos conhecer agora alguns dos principais livros sobre liderança que fizeram sucesso e que podem conter informações e experiências valiosas para você! Confira:

1. Pipeline de Liderança — Ram Charan

Capa "Pipeline de Liderança" Livros sobre liderança
  • Sinopse: Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel apresentam em “Pipeline de Liderança” o resultado de uma extensa pesquisa que se deu em mais de 100 empresas ao longo de uma década, apresentando como uma arquitetura interna para desenvolvimento de pessoas gestoras pode ser o que faz o sucesso de uma empresa.
  • O que você vai encontrar: Um modelo testado e comprovado de desenvolvimento de pessoas líderes em diversas empresas de diversos tamanhos conhecido como “Pipeline de Liderança”, a partir de histórias, dúvidas de pessoas leitoras e experiências, provando o que significa ter uma liderança eficaz. 
  • Para quem é o livro: para pessoas que têm empresas e querem desenvolver sua própria liderança ao invés de contratar pessoas externas ou pessoas líderes que querem compreender como podem construir um plano de carreira e o que falta para atingir o próximo passo. ]

2. A Arte da Guerra — Sun Tzu

Capa "Arte da Guerra" Livros sobre liderança
  • Sinopse: Começando a partir dos clássicos, “A Arte da Guerra” é um texto escrito em 500 a.C que continua, até os dias de hoje, perpetuando sua sabedoria. Apesar de ser um tratado militar, as estratégias e conhecimentos presentes no livro podem ser aplicados em qualquer “batalha” contemporânea, seja ela cotidiana, pessoal ou profissional. 
  • O que você vai encontrar: Sabedorias e lições militares que podem servir de reflexão para ambientes competitivos nos dias de hoje. 
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes novatas e experientes que desejam fundamentar teoricamente suas habilidades de pensamento crítico e estratégico.

3. Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso — Daniel Goleman

Capa Liderança Daniel Goleman
  • Sinopse: O psicólogo Daniel Goleman é um nome conhecido na área de desenvolvimento profissional e pessoal. Neste livro, o autor demonstra como a inteligência emocional pode ser ponto-chave para o sucesso como liderança de uma organização. 
  • O que você vai encontrar: Reflexões e experiências do autor no que se diz respeito à importância de se desenvolver uma inteligência emocional para cargos de liderança.
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes, coaches e educadoras que querem ser excepcionais e destacaram-se no seu cargo. 

4. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen R. Covey

Capa "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"
  • Sinopse: Constantemente na lista de best-sellers, “Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes” não é exatamente um livro focado na liderança, mas sim em uma característica muito importante para quem quer seguir essa carreira: a eficácia. Ele funciona como um manual com passos para mudar a forma como vemos o papel da influência e do desenvolvimento pessoal.
  • O que você vai encontrar: O livro descreve sete hábitos que fazem com que as pessoas sejam mais eficazes, motivadas e capazes de se aprimorar mais facilmente. 
  • Para quem é o livro: Qualquer pessoa que acredita que precisa de uma transformação pessoal e de hábitos para tornar-se mais eficaz. 

5. Comece pelo porquê — Simon Sinek

Capa "Comece pelo porquê" livros sobre liderança
  • Sinopse: “Comece pelo porquê” é um livro poderoso que visa demonstrar o motivo pelo qual algumas empresas conseguem conquistar mais facilmente seu público-alvo. Para o autor do livro, Sinek, o motivo reside no porquê. Um ideal, motivo ou qualquer coisa que possa servir para ancorar a marca em um objetivo maior. 
  • O que você vai encontrar: relatos e histórias ilustrando o motivo pelo qual empresas que investem no “porquê” têm maiores chances de impactar uma marca e ter mais sucesso no mercado de trabalho. 
  • Para quem é o livro: Líderes que querem descobrir como inspirar pessoas e deixar uma marca. 

6. O monge e o executivo — James C. Hunter

O monge e o Executivo capa
  • Sinopse: Com o título muito semelhante ao de uma fábula, essa ficção utiliza do Storytelling para ilustrar qual é a verdadeira essência da liderança: os relacionamentos. É um livro transformador que aborda a história de um empresário que decide abandonar sua carreira de sucesso para tornar-se um monge. 
  • O que você vai encontrar: uma ficção cativante com lições importantes sobre a essência da liderança.
  • Para quem é o livro: Líderes que querem compreender como podem se relacionar melhor com as pessoas à sua volta, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

7. O Poder Do Foco — Louise Sallow

O poder do foco capa
  • Sinopse: O foco é uma das habilidades mais importantes para qualquer pessoa em qualquer ambiente profissional, sem falar que isso também ajuda a distinguir uma pessoa líder excepcional de outras nem tanto. Sendo assim, “O poder do foco” é um mergulho total nessa habilidade, visando desenvolvê-la, praticá-la e colocá-la em uso no seu dia a dia. 
  • O que você vai encontrar: Definição de foco, benefícios, como desenvolver estratégias para criá-lo e ferramentas. 
  • Para quem é o livro: Qualquer pessoa que acredita que poderia estar mais focada.

8. Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes — Michael Watkins

Capa Os primeiros 90 dias livros sobre liderança
  • Sinopse: Para o autor Watkins, o período de transição entre um emprego e outro, os primeiros 90 dias de trabalho, são os mais cruciais para a liderança, pois acredita que até a menor das ações e decisões pode ter um impacto muito grande. Pensando nisso, em “Os primeiros 90 dias” é apresentado uma espécie de guia para sobreviver a esse período. 
  • O que você vai encontrar: Orientação teórica e prática sobre como atuar nos primeiros 90 dias em um novo cargo.
  • Para quem é o livro: Gestores de qualquer área que estão iniciando um novo cargo ou que futuramente podem vir a ocupar outro cargo. 

9. Avalie o que importa — John Doerr

Avalie o que importa capa
  • Sinopse: John Doerr é um famoso investidor e gestor que participou da história de muitas empresas gigantescas atualmente, como a Google. Ele ficou famoso por desenvolver as chamadas OKRs, que é um sistema de Objetivos e Resultados-chave, que é amplamente utilizado atualmente e auxilia no sucesso de muitos negócios. “Avalie o que importa” traz tudo sobre essa técnica, como ela surgiu e como aplicá-la. 
  • O que você vai encontrar: Estudos de casos com narradores famosos sobre como a implementação das OKRs auxiliou na produtividade. 
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes e gestoras que querem aprender mais sobre essa ferramenta.

10. O Jogo Interior do Tênis — W. Timothy Gallwey

O jogo interior do tênis capa
  • Sinopse: Gallwey é um grande nome quando o assunto é Coaching. Suas obras abriram caminho para que essa técnica muito presente nas competições esportivas estivessem também no ambiente organizacional. “O Jogo interior do Tênis” é um livro sobre aprender a vencer a competição externa, mas saber lidar também com a disputa interna que acontece dentro de você, contra a ansiedade e insegurança. Apesar de ser focado para o mundo dos esportes, os conhecimentos servem para todas as áreas em que se existem disputas. 
  • O que você vai encontrar: lições filosóficas sobre os jogos mentais, lições de concentração e técnicas para vencer em qualquer âmbito. 
  • Para quem é o livro: Pessoas que se autossabotam com frequência e que deixam suas inseguranças as dominarem. 

11. Liderando Mudanças — John P. Kotter

Liderando mudanças capa
  • Sinopse: Em “Liderando Mudanças”, o autor Kotter auxilia pessoas gestoras de todo mundo a enfrentar momentos difíceis: as mudanças. O livro é um manual com iniciativas práticas sobre o método adotado para lidar com esses momentos tão difíceis e cruciais. 
  • O que você vai encontrar: Um processo de oito passos para gestão de mudanças. 
  • Para quem é o livro: Pessoas gestoras e líderes que não sabem como lidar com as mudanças no ambiente de trabalho. 

12. O Rinoceronte Cinza — Michele Wucker

O rinoceronte cinza livros sobre liderança
  • Sinopse: Os rinocerontes cinzentos são uma metáfora no mundo dos negócios para aqueles problemas impactantes que são quase inevitáveis mas que já apresentavam sinais há muito tempo. Porém, por algum motivo, eles foram completamente ignorados. Michele Wucker aborda em “O Rinoceronte Cinza” mais sobre esse problema invisível tão alarmante. 
  • O que você vai encontrar: Gestão de crises, como reconhecer e combater essas ameaças.
  • Para quem é o livro: Pessoas gestoras e líderes que não querem perder o controle sobre as situações. 

13. Comunicação não violenta — Marshall B. Rosenberg

Comunicação não violenta capa
  • Sinopse: Grande parte do sucesso de um líder reside em uma comunicação efetiva com sua equipe. Para isso, uma abordagem não violenta pode ser a melhor das opções. Rosenberg aplica suas técnicas de Comunicação não violenta ao redor do mundo em treinamentos e outros contextos por mais de 5 décadas. O livro é ideal para dar uma outra visão sobre a comunicação e nosso relacionamento com a pessoa ao nosso lado. 
  • O que você vai encontrar: Definição e história do termo comunicação não violenta e técnicas de como aplicá-la em sua vida profissional e cotidiana. 
  • Para quem é o livro: Pessoas gestoras e líderes que querem ter uma relação efetiva e positiva com as pessoas colaboradoras. 

14. Sem esforço — Greg McKeown

Sem esforço capa
  • Sinopse: “Sem esforço” é um guia muito útil para aprender técnicas para resolver problemas e realizar atividades com menor esforço e maior facilidade. 
  • O que você vai encontrar: lições que ajudam a treinar o cérebro e aumentar a produtividade.
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes que têm dificuldade em atingir seus objetivos ou sentem que trabalham muito e obtêm pouco resultado. 

15. Dar e receber — Adam Grant

Dar e receber capa
  • Sinopse: O professor e pesquisador Adam Grant em “Dar e receber” demonstra sua teoria de que há três tipos de pessoas: as que tomam tudo que podem, as que esperam uma troca justa e balanceada e as que doam sem esperar nada em troca. Segundo sua pesquisa, as pessoas mais bem sucedidas são as doadoras 
  • O que você vai encontrar: tipos de pessoas doadoras e como colocar em prática sua estratégia para ter sucesso. 
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes que têm interesse em aprender mais sobre a teoria e aplicá-la em seu dia a dia.

16. O que o CEO quer que você saiba — Ram Charan 

O que o CEO quer que você saiba capa livros sobre liderança
  • Sinopse: Outro livro do famoso consultor Ram Charan, “O que o CEO quer que você saiba” é um mergulho na mente das pessoas mais bem sucedidas, buscando demonstrar o que faz com que elas sejam tão bem sucedidas. 
  • O que você vai encontrar: Histórias de companhias e CEOs e como fizeram para que obtivessem sucesso. 
  • Para quem é o livro: Pessoas colaboradoras aspirantes a cargos de liderança.

17. Um único hábito pode mudar sua vida — Mel Robbins

Capa Um único hábito pode mudar sua vida
  • Sinopse: Mel Robbins, palestrante sobre desenvolvimento pessoal, demonstra neste livro qual foi o hábito diário que mudou sua vida quando estava passando por momentos difíceis. 
  • O que você vai encontrar: Como priorizar-se e valorizar-se, substituindo autocrítica e sabotagem por autoconfiança. Como abandonar crenças limitantes e motivar-se.
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes que precisam de motivação e não possuem muita autoconfiança. 

18. O Dilema da Inovação — Clayton M. Christensen

Capa "O dilema da inovação"
  • Sinopse: O livro apresenta um dilema ao mostrar que mesmo as empresas que fazem tudo corretamente, escutam as pessoas clientes e buscam inovar-se podem acabar se perdendo frente a uma nova tecnologia disruptiva. 
  • O que você vai encontrar: Um conjunto de regras de como atuar e utilizar a inovação para garantir o sucesso da companhia. 
  • Para quem é o livro: Lideranças mais elevadas que têm contato direto com clientes e se preocupam constantemente sobre quando é necessário inovar. 

19. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Como fazer amigos e influenciar pessoas capa
  • Sinopse: O clássico com mais de 80 anos apresenta lições valiosas sobre como agir e relacionar-se com pessoas. Os ensinamentos de Carnegia se fazem úteis tanto no âmbito profissional quanto pessoal. 
  • O que você vai encontrar: Conselhos, métodos e ideias de como se relacionar
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes no geral.

20. O Gerente Minuto — Kenneth Blanchard e Spencer Johnson

O gerente minuto capa, livros sobre liderança
  • Sinopse: Os famosos autores Blanchard e Johnson se unem para apresentar uma parábola sobre um jovem que busca uma forma de gerenciar efetivamente. Por meio dessa história, os autores apresentam suas ideias e expõem conceitos valiosos para qualquer liderança.
  • O que você vai encontrar: Uma história que ensinará os três princípios de como liderar outras pessoas. 
  • Para quem é o livro: Pessoas líderes mais jovens, que almejam crescimento profissional na área. 

Não importa se você é uma pessoa líder que está começando sua carreira agora ou se você já está gerenciando pessoas há algum tempo, livros sempre apresentarão uma visão de mundo até então desconhecida. Por isso, é sempre importante manter a leitura em dia e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas que também nutrem uma paixão pela liderança e almejam posições assim no futuro. 

Logo, independentemente do que você procura, é capaz que você encontre livros sobre liderança que abordem exatamente a sua dor ou necessidade. Esperamos que essa lista contenha algumas sugestões que sejam benéficas para sua trajetória!

Agora, que tal inspirar-se um pouco lendo algumas frases de liderança, de alguns autores que estão inclusive estão nessa lista?

0 Shares:
Você também pode gostar