Para que os cálculos matemáticos do nosso cotidiano sejam simplificados, utilizamos a calculadora, em grande parte dos casos. Contudo, com o Excel, podemos fazer cálculos de diferentes tipos com as suas fórmulas, que garantem uma economia de tempo e cálculos com resultados verídicos.
Mas, a quantidade de fórmulas do Excel que existem é tão grande que é impossível memorizar todas elas. Além disso, para as pessoas que visualizam uma fórmula de cálculo de média, por exemplo, podem achá-la uma fórmula de utilização complexa e terem dificuldades em seu entendimento.
A prática leva a perfeição, concorda? E, esse é o único jeito de aprender as fórmulas no Excel: praticando! Por isso, no decorrer do artigo, serão explicadas diversas fórmulas para serem utilizadas em suas planilhas no Excel e o passo a passo de cada uma, para elas simplificarem seus cálculos. Vamos nessa!
- O que são e para que servem as fórmulas do Excel?
- Quais as vantagens de usar as fórmulas do Excel?
- Quais as fórmulas condicionais mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas de matemática mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas de procurar mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas de data e hora mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas de estatística mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas de contagem mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas de converter dados mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas de converter texto mais usadas no Excel?
- Quais as fórmulas avançadas mais usadas no Excel?
- 10 atalhos mais usados no Excel que vão ajudar você no dia a dia!
O que são e para que servem as fórmulas do Excel?
As fórmulas do Excel são funções que podem auxiliar aos usuários ou usuárias desse software a extraírem o máximo de informações em uma planilha. Essas informações podem ser desde uma verificação de um item, se ele maior que outra célula, ou uma média simples entre colunas de uma planilha.
Ou seja, elas servem justamente para facilitar o manuseio de planilhas das pessoas, para que elas consigam coletar e utilizar a quantidade de dados que existirem em uma planilha do Excel. Dessa forma, é possível ter uma compreensão mais aprofundada dos dados em questão.
Quais as vantagens de usar as fórmulas do Excel?
As principais vantagens seriam as seguintes:
- Economia de tempo;
- Maior produtividade;
- Cálculos corretamente realizados, de forma rápida;
- Facilidade no manuseio das fórmulas como um todo;
- Problemas complexos resolvidos em questão de segundos;
No tópico a seguir, vamos iniciar o nosso aprendizado com relação às funções no Excel.
Quais as fórmulas condicionais mais usadas no Excel?
- =SE ()
Para essa fórmula, verificaremos se uma condição satisfaz uma lógica passada a ela. Por exemplo, em uma nota de duas pessoas estudantes, verificaremos se a média final delas é maior que 7. Se ela for maior ou igual, estará aprovada. Caso contrário, a pessoa estudante estará reprovada.
Ou seja, se a nota presente em B2 for maior que 7, escreverá aprovado:
Caso contrário, como a pessoa estudante 2 tem média 6, ela estará reprovado:
Ou seja, nessa função temos três parâmetros obrigatórios, que seriam:
- A condição lógica que será verificada;
- O valor para ser inserido, caso a condição seja verdadeira;
- O valor para ser inserido, caso a condição seja falsa.
- =E ()
Na função E (), podemos fazer várias verificações com base em nossa planilha. Ela retornará verdadeiro ou falso, apenas. Para ela retornar verdadeiro, todas as condições precisam ser verdadeiras, pois, caso contrário, será retornado falso.
Vejamos a tabela a seguir:
A primeira verificação será se a idade for maior que 30. No caso, a idade do Fernando é maior que esse valor e essa condição seria verdadeira:
Como segunda condição, verificaremos se a altura será maior que 1,52m. Para adicionar a segunda condição, inserimos um ponto e vírgula (;):
Ao apertar Enter, como ambas as condições para o caso do Fernando são verdadeiras, o resultado será verdadeiro:
No mundo da programação, quando uma condição retorna apenas verdadeiro ou falso, dizemos que ela é um booleano.
- =OU ()
Diferente da função E (), a função OU retornará verdadeiro se apenas uma das condições passadas a ela for verdadeira. Ela somente retornará falso caso todas as condições sejam falsas.
Na mesma tabela, vejamos o uso da função OU, que também terá os dois parâmetros de condições:
Observe que a idade da Maria não é maior que 30, concorda? Mas, a altura é maior que 1,52m. Portanto, o resultado disso será verdadeiro:
- =NÃO ()
A função NÃO () inverte o valor lógico passado no parâmetro da função. Ou seja, se eu passar a função NÃO(VERDADEIRO), conforme foto a seguir:
Apertando Enter, o resultado será o contrário de verdadeiro, que é falso.
O mesmo ocorrerá caso eu passe a palavra FALSO como parâmetro. O resultado nesse caso será igual a VERDADEIRO.
- =SEERRO ()
Essa função verifica se a operação feita no Excel retornará erros conhecidos nas planilhas, como o “#DIV/0!” e tenta realizar a correção deles. Com ela, a sua planilha não ficará com as mensagens do erro que ocorrem.
Vamos verificar a tabela a seguir, para facilitar o entendimento:
Você concorda que esse cálculo de divisão não será realizado, pela idade não ter sido fornecida? Sim!
A função SEERRO () evita que apareçam essas mensagens de erro e que elas sejam customizadas, dizendo, por exemplo, que estamos aguardando os valores das idades serem fornecidos. Para isso, inserimos o ponto e vírgula (;) e, digitamos a mensagem que será exibida, na coluna Resultado:
Ao dar Enter, o resultado será a mensagem customizada inserida:
- =SOMASE ()
A função SOMASE só realiza a soma mediante a uma condição passada a ela. Para isso, vamos analisar o caso de algumas pessoas estudantes que fizeram uma prova e queremos saber qual deles acertou o maior número de questões da prova, somando todas as áreas de conhecimento:
Para verificarmos isso, devemos digitar o comando SOMASE em qualquer lugar do Excel fora das tabelas acima.
Como queremos verificar qual de qual estudante foi a melhor nota somando todas as disciplinas da prova, o primeiro parâmetro será o intervalo dos nomes. Devemos selecionar ele:
Após a seleção, adicionamos um ponto e vírgula (;), para adicionarmos o nome da pessoa que desejamos selecionar:
O nome precisará vir entre aspas e, depois, selecionar todas as questões que a pessoa X acertou. Por fim, devemos selecionar o intervalo da quantidade de pontuação. Depois do nome, adicionamos um ponto e vírgula (;) também:
Ao apertar ENTER, veremos que a pessoa X acertou 25 questões ao todo:
O mesmo procedimento acima deverá ser feito com as demais pessoas estudantes (A e Y) e, ao final, veremos que a X foi o que acertou mais questões:
- =MEDIASE ()
Para essa fórmula, calcularemos a média com base em uma condição passada a ela. Por exemplo, vamos ver a planilha a seguir, que mostra a quantidade de vendas de alguns alimentos:
Vamos supor que desejamos pegar a média do total de vendas apenas do Vendedor C. No caso, a função MEDIASE () precisa de três parâmetros que seriam:
a) O intervalo do critério, que no caso seria o intervalo de B2 a B11, conforme foto a seguir, para pesquisar o nome do vendedor;
b) O segundo seria o critério que, no caso, seria qual vendedor desejamos filtrar, que seria o vendedor C;
c) Por último, seria o intervalo dos números que desejamos tirar a média, que seria o total de vendas.
Apertando Enter, o resultado da média do total de vendas do vendedor C será:
Quais as fórmulas de matemática mais usadas no Excel?
- =SOMA ()
Essa fórmula tem um nome bem sugestivo, que seria para realizar adicionar valores entre linhas e colunas no Excel. Para utilizá-la, na tabela a seguir:
Na linha abaixo de que a planilha se encerra, digitaremos um sinal de igual (=), e escreveremos SOMA (). Os parâmetros a serem inseridos serão:
- O início do intervalo que desejamos fazer a soma, e;
- Até qual local desejamos que a soma seja feita.
No caso, concorda que a posição inicial que queremos está na coluna B, linha 2 (preço do chiclete) e, termina na coluna B, linha 6 (preço do pirulito)?
Para isso, nos parâmetros da função SOMA (), devemos inserir os valores B2, um sinal de dois pontos, para representar um intervalo e, ao lado dele, o B6.
Apertando ENTER, após digitarmos a fórmula acima, teremos o seguinte resultado:
- =SOMASES ()
A função SOMASES é similar a função SOMASE, mas ela tem mais uma condição para ser utilizada nos parâmetros. Vejamos a tabela a seguir:
Digamos que queremos pegar todas as vendas que a região Sul fez, que sejam apenas Bebidas. Para isso, devemos utilizar como primeiro parâmetro da função SOMASES (), a coluna Total de Vendas, por querer o somatório dela:
Como só queremos dados da região Sul, devemos passar a coluna de regiões e seu nome, entre aspas, na função:
Como queremos somente o somatório de vendas de bebidas, devemos colocar também o intervalo da listagem tipo, passando o nome Bebida, entre aspas:
Ao dar Enter, aparecerá apenas a venda com Bebidas, da região Sul, o seu somatório.
- =BDSOMA ()
Essa função considera um banco de dados como uma planilha do Excel. Para isso, vamos ver a tabela a seguir:
O primeiro parâmetro (banco_dados), seria a tabela toda:
O segundo parâmetro será o campo que queremos ver o total, que seria o de Total de Vendas:
O critério seria na tabela de condições, filtrar pela Região Nordeste:
O resultado será igual a 6143, o total de vendas da região Nordeste:
- -(subtrair)
Diferente da fórmula SOMA (), não existe uma função no Excel que subtraia os números. Para isso, é utilizado o sinal matemático de subtração (-), nesse caso:
Vamos imaginar que você queira tirar a diferença entre duas notas, no Excel:
Para isso, devemos utilizar o posicionamento de onde os números estão, nesse caso. O número 10 está na posição B1, enquanto que o número 6 está na posição B2, correto?
Depois disso, devemos adicionar, conforme a foto acima, as respectivas células com o sinal de menos (-). Ao dar Enter, teremos o resultado da subtração entre esses dois números, que será igual a 4:
Observe que a operação feita na célula é exibida no cabeçalho do campo.
- =MULT ()
A fórmula MULT () serve para multiplicar dois ou mais números no Excel. Para utilizá-la, devemos digitar um sinal de igual (=) e, ao lado dele, a palavra MULT (). Como parâmetros para essa fórmula, devemos inserir os números que devemos multiplicar, que seriam o 9 e o 8, nesse caso:
Ao apertar Enter, vemos que o resultado dessa operação será igual a 72:
- =FREQUÊNCIA ()
A função FREQUÊNCIA () verifica quantas vezes aparece o intervalo de um número em um intervalo estipulado. Por exemplo, quantas vezes aparecem números de 0 a 10 em um intervalo de números.
Vejamos o exemplo da tabela a seguir:
No caso, desejamos saber na coluna VALORES, quantas vezes números de 0 a 10 aparecem, na coluna FREQUÊNCIA. No caso, o primeiro parâmetro da função seria o intervalo de valores e o segundo seriam os intervalos que desejamos verificar a ocorrência desses números:
Apertando Enter, vemos que os números de 0 a 10 são cinco no total, pintados em verde:
- =POTÊNCIA ()
A potência funciona quando desejamos elevar um número a outro. Por exemplo, se elevar 5 ao quadrado, será: 5², que seria 5×5 = 25.
Para usar essa fórmula no Excel, devemos digitar o sinal de igual(=), acompanhado da palavra POTÊNCIA (), e escrever os parâmetros para os números serem multiplicados:
No caso do exemplo acima, desejamos que o número 3 tenha potência 4. Isso será igual a: 3x3x3x3 = 81:
- =MÍNIMO ()
Essa função é responsável por, em um determinado intervalo, capturar o menor valor existente. Para ela ser utilizada, devemos digitar o sinal de igual(=), acompanhado da palavra MÍNIMO (). Seus parâmetros seriam o início e o fim desse intervalo, conforme foto a seguir:
Ao darmos Enter, veremos que o valor mínimo do intervalo acima será R$ 0,25:
- =MÁXIMO ()
Essa função é responsável por, em um determinado intervalo, capturar o maior valor existente. Para ela ser utilizada, devemos digitar o sinal de igual(=), acompanhado da palavra MÁXIMO (). Seus parâmetros seriam o início e o fim desse intervalo, conforme foto a seguir:
Ao darmos Enter, veremos que o valor mínimo do intervalo acima será R$ 2,00:
- =MENOR ()
Para essa função, como já calculamos o valor máximo e mínimo da tabela de doces anteriormente, vamos pesquisar o segundo menor valor, nesse caso. Para isso, devemos digitar o sinal de igual (=), juntamente da palavra MENOR ():
Essa função precisa de dois parâmetros. O primeiro deles seria o intervalo a ser pesquisado. Já o segundo, como queremos o segundo menor valor, será igual a 2:
- =MAIOR ()
Para essa função, vamos pesquisar o segundo maior valor, nesse caso. Para isso, devemos digitar o sinal de igual (=), juntamente da palavra MAIOR ():
Essa função precisa de dois parâmetros, como a função MENOR (). O primeiro deles seria o intervalo a ser pesquisado. Já o segundo, como queremos o segundo maior valor, será igual a 2:
- =FATORIAL ()
Nessa fórmula, é feita uma decomposição dos números com os anteriores dele e é feita a multiplicação de todos. Por exemplo, se eu quero 5! (fatorial é representado pelo ponto de exclamação, isso seria igual a: 5x4x3x2x1 = 120.
Para utilizar ela no Excel, digitamos o sinal de igual (=) e a palavra fatorial, passando como parâmetro o número que queremos tirar o fatorial:
O resultado disso, ao apertar Enter, será igual a 120:
- Como calcular porcentagem no Excel?
A porcentagem, vamos imaginar na tabela a seguir, será o total de vendas geral dividido para cada vendedor. Para isso, devemos fazer a divisão do valor 800 (E2), com o total 33140 (E12) e, depois disso multiplicar ele por 100:
Observe que o $E$12 está dessa forma, para travar o intervalo, pois, caso isso não seja colocado, dará erro ao arrastar isso para as linhas seguintes:
Ao apertar Enter, o resultado será o seguinte:
Podemos clicar no quadradinho ao lado do resultado e, clicar com o botão esquerdo do mouse para as linhas seguintes:
O resultado ficará dessa forma:
Quais as fórmulas de procurar mais usadas no Excel?
- =PROCV ()
Essa função vai pesquisar um valor com base na matriz passada a ela, verticalmente. Para isso, foi incluída uma coluna ID, para identificar a tabela a seguir:
Os parâmetros serão os seguintes:
- valor_procurado: será o id da tabela, que no caso, veremos qual item se encaixa no ID 2;
- matriz_tabela: seria toda a tabela que contém os dados;
- num_indice_coluna: como queremos localizar “Bebidas”, a coluna Tipo está no índice 4;
- procurar_intervalo: você inserirá verdadeiro para uma correspondência de valores aproximada e falso para uma correspondência exata. No caso, utilizaremos FALSO:
Assim, a condição de busca ficará assim:
E o resultado, que tem o id 2 na coluna Tipo, será “Bebidas”:
- =ÍNDICE ()
Essa função retornará um valor com base em uma pesquisa feita em uma matriz, que seria entre duas linhas e duas colunas, por exemplo. Os parâmetros seriam o intervalo da matriz e o item que você deseja retornar, com base no número da linha e da coluna, conforme o exemplo a seguir:
Como resultado da interseção da linha 2, coluna 2, o resultado será Vendedor B:
- =CORRESP ()
Essa função retornará a posição em que o item pesquisado se encontra. Os parâmetros a serem utilizados serão o texto que você deseja pesquisar, o intervalo em que o texto será pesquisado e o valor opcional do tipo de correspondência. Vejamos o exemplo a seguir:
No caso, o 800 está na primeira posição do intervalo acima. Ou seja, ao apertar Enter, o resultado será igual a 1:
- =PROCH ()
Essa função pesquisará um valor com base na matriz passada a ela, horizontalmente. Para isso, vejamos a tabela a seguir:
Os parâmetros nela utilizados são iguais à função PROCV, mas a busca será feita horizontalmente. No caso, o valor procurado será o índice de março, a matriz_tabela, será a tabela anterior selecionada, o número do índice será a segunda linha da tabela e FALSO, para localizar uma correspondência exata:
Como resultado, para o aluno X, o resultado será 191:
Quais as fórmulas de data e hora mais usadas no Excel?
- =MÊS ()
Essa função retornará apenas o valor de um mês, de uma data passada como parâmetro em uma célula do Excel. No caso, quero que seja retornado apenas o mês da data 17/10/2021, conforme foto a seguir:
Ao apertar Enter, vemos que o resultado será igual a 10, representando o mês do ano da data:
- =DIATRABALHOTOTAL ()
Essa função auxilia na contagem de dias úteis de um determinado período para o desenvolvimento de um aplicativo móvel, por exemplo.
Os parâmetros necessários são a data inicial, a final e a quantidade de feriados para o período. Vejamos o exemplo:
Ao dar Enter, veremos que a quantidade de dias úteis desse intervalo será igual a 191:
- =HORA ()
Essa função retornará apenas o valor inteiro de horas, de uma hora passada como parâmetro em uma célula do Excel. No caso, quero que seja retornado apenas a hora quando for 17:44, conforme foto a seguir:
Ao apertar Enter, vemos que o resultado será igual a 17, representando a hora do horário, nesse caso:
- =ANO ()
Essa função retornará apenas o valor de um ano, de uma data passada como parâmetro em uma célula do Excel. No caso, quero que seja retornado apenas o ano da data 17/10/2021, conforme foto a seguir:
Ao apertar Enter, vemos que o resultado será igual a 2021, representando o ano da data:
- =MINUTO ()
Essa função retornará apenas o valor inteiro de minutos, de uma hora passada como parâmetro em uma célula do Excel. No caso, quero que seja retornado apenas os minutos quando for 17:44, conforme foto a seguir:
Ao apertar Enter, vemos que o resultado será igual a 44, representando os minutos do horário, nesse caso:
- =SEGUNDO ()
Essa função retornará apenas o valor inteiro de segundos, de uma hora passada como parâmetro em uma célula do Excel. No caso, quero que seja retornado apenas os segundos quando for 17:44:22, conforme foto a seguir:
Ao apertar Enter, vemos que o resultado será igual a 22, representando os segundos do horário, nesse caso:
- =HOJE ()
Ao digitar a função HOJE () no Excel, em qualquer linha ou coluna de sua planilha, conforme foto abaixo:
Ao dar Enter, será retornado a data atual, do dia de hoje:
- =AGORA ()
Ao digitar a função AGORA () no Excel, em qualquer linha ou coluna de sua planilha, conforme foto abaixo
Ao dar Enter, será retornado a data atual e a hora do dia no momento em que a fórmula for escrita:
Quais as fórmulas de estatística mais usadas no Excel?
- =MEDIA ()
Para o cálculo da média, utilizaremos a tabela a seguir:
Ao lado da tabela, em qualquer linha ou coluna, devemos digitar o sinal de igual (=), acompanhado da palavra MEDIA ():
Os parâmetros que serão passados nos parênteses serão os preços que cada doce tem. No caso, devemos posicionar o cursor nos parênteses da função MEDIA e selecionar o intervalo dos preços:
Depois disso, ao apertar ENTER, o resultado da média dos preços do produto será igual a R$ 1,03.
Como em todo cálculo com as fórmulas do Excel, a fórmula é exibida no cabeçalho do campo de onde a operação matemática é feita.
- =MED ()
Essa função aplica a mediana em um intervalo de valores desejados. Ou seja, ela pega o valor do meio após a média ser feita. O único parâmetro que essa função necessita é apenas o intervalo de números que desejamos fazer a mediana.
Vamos utilizar a mesma tabela acima, de preços de guloseimas:
Ao dar Enter, o resultado da mediana será igual a um real:
- =MODO ()
Essa função apenas verifica qual a moda, ou seja, qual o valor de produto que é o que mais aparece em uma tabela. No caso, foi adicionado o pé de moleque a tabela de doces, com o valor de dois reais. O único parâmetro que essa função necessita é apenas o intervalo da moda que devemos verificar:
Como resultado, o valor em reais de maior ocorrência, são os dois reais. No caso, há dois produtos que custam esse valor:
- =SOMARPRODUTO ()
Essa função realiza o cálculo de uma compra feita em uma loja, por exemplo, baseado na quantidade e no preço dos produtos.
Vamos imaginar que você fez uma compra nessa loja de doces acima e comprou os seguintes produtos:
Para calcular o total, você precisará digitar o sinal de igual (=), acompanhado da palavra SOMARPRODUTO() e passar os parâmetros desejados. No caso aqui, seria a coluna da quantidade e a coluna do preço, que serão multiplicados entre si
Apertando Enter, vemos que a compra que fizemos teve como resultado igual a vinte e dois reais:
Quais as fórmulas de contagem mais usadas no Excel?
- =CONT.VALORES ()
Essa fórmula do Excel verifica a quantidade de valores presente em uma determinada tabela. Seus únicos parâmetros são os valores que desejamos contar.
No exemplo a seguir, selecionamos toda a tabela:
Ao apertarmos Enter, vemos que a quantidade de valores será igual a 14:
- =CONT.NUM ()
Diferente da função anterior, essa contará apenas a quantidade de números presentes em um intervalo específico.
Selecionando a tabela toda como parâmetro, conforme a foto a seguir:
Apertando Enter, vemos que o resultado será de apenas 6 números na tabela, que seriam os preços de cada produto:
- =CONTAR.VAZIO ()
Essa função verifica a quantidade de espaços em branco que determinado intervalo possui.
Na tabela, foi inserida uma linha em branco para fins didáticos. Selecionado o intervalo de toda a tabela, como parâmetro dessa função, conforme foto a seguir:
Apertando Enter, o resultado será de duas ocorrências vazias em toda a tabela:
- =NÚM.CARACT ()
Essa fórmula retorna a quantidade de caracteres que um intervalo de texto tem. Nesse caso, vamos ver quantos caracteres tem a palavra Palio:
Como resultado, teremos 5 caracteres nessa palavra:
- =NÚM.CARACTB ()
Essa função é quase igual à anterior, contudo, ela contará o número de bytes usados em um intervalo de texto. Nesse caso, vamos ver quantos bytes são utilizados na palavra Obrigatoriedade:
Como resultado, teremos 15 bytes nessa palavra:
- =INT ()
A função int () arredonda os números sempre para baixo no Excel. No exemplo a seguir:
Caso dermos Enter, o resultado será igual a 19:
- =CONT.SE ()
A função CONT.SE faz uma contagem de ocorrências de um determinado dado em uma tabela. Por exemplo, na tabela a seguir, desejo saber quantas linhas têm a Região Sul
Nesse caso, passaríamos o intervalo da coluna Região com a palavra que queremos pesquisar. Como resultado, a região Sul só aparece em duas linhas na tabela:
Quais as fórmulas de converter dados mais usadas no Excel?
- =CONVERTER ()
Essa função faz a conversão entre valores para determinada unidade que o usuário ou usuária deseje. Seus parâmetros seriam o número que você deseja converter, a unidade atual em que ele está e para qual unidade você deseja converter.
Por exemplo:
No exemplo acima, desejo converter 1500g para kg. O resultado, apertando Enter, será igual a 1,5 kg:
As unidades de medida para conversão são muitas e você pode converter o que sua imaginação quiser, nesse caso.
- =BINADEC ()
Essa função converte um número binário em decimal. Seu parâmetro deverá ser um número binário para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 193:
- =BINAHEX ()
Essa função converte um número binário em hexadecimal. Seu parâmetro deverá ser um número binário, para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a C1:
- =BINAOCT ()
Essa função converte um número binário em octal. Seu parâmetro deverá ser um número binário, para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 301:
- =DECABIN ()
Essa função converte um número decimal em binário. Seu parâmetro deverá ser um número decimal para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 111100:
- =DECAHEX ()
Essa função converte um número decimal em hexadecimal. Seu parâmetro deverá ser um número decimal para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 124:
- =DECAOCT ()
Essa função converte um número decimal em octal. Seu parâmetro deverá ser um número decimal para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 444:
- =HEXABIN ()
Essa função converte um número hexadecimal em binário. Seu parâmetro deverá ser um número hexadecimal para converter, conforme exemplo:
Como as células do Excel também possuem o formato hexadecimal para colunas, para não haver conflitos, o parâmetro deverá vir entre aspas. O resultado será igual a 10110111:
- =HEXADEC ()
Essa função converte um número hexadecimal em decimal. Seu parâmetro deverá ser um número hexadecimal para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 183:
- =HEXAOCT ()
Essa função converte um número hexadecimal em octal. Seu parâmetro deverá ser um número hexadecimal, para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 267:
- =OCTABIN ()
Essa função converte um número octal em binário. Seu parâmetro deverá ser um número octal para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 11100011:
- =OCTADEC ()
Essa função converte um número octal em decimal. Seu parâmetro deverá ser um número octal para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a 227:
- =OCTAHEX ()
Essa função converte um número octal em hexadecimal. Seu parâmetro deverá ser um número octal para converter, conforme exemplo:
O resultado será igual a E3:
Quais as fórmulas de converter texto mais usadas no Excel?
- =TEXTO ()
Essa função permite que você formate uma mensagem para o formato desejado. No caso, seus parâmetros seriam o valor que você quer formatar e qual o formato que você quer aplicar no texto em questão.
Como já vimos, a função HOJE (), retorna a data atual, no formato DD/MM/AAAA e, no caso, eu vou querer que ela retorne somente o dia da semana, por extenso:
Ao dar Enter, o resultado será igual ao dia “terça-feira”:
- =MAIÚSCULA ()
Essa fórmula realiza a conversão de textos para que todas as letras nele tenham letras maiúsculas. Para isso, devemos digitar o sinal de igual (=), acompanhado da palavra MAIÚSCULA (), passando como parâmetro o texto que desejamos deixar todo maiúsculo:
Apertando Enter, o resultado será a palavra texto maiúscula:
- =MINÚSCULA ()
Essa fórmula realiza a conversão de textos para que todas as letras nele tenham letras minúsculas. Para isso, devemos digitar o sinal de igual (=), acompanhado da palavra MINÚSCULA (), passando como parâmetro o texto que desejamos deixar todo minúsculo:
Ao apertar Enter, o resultado será a palavra texto minúscula:
- =PRI.MAIÚSCULA ()
Essa fórmula realiza a conversão de textos para que todas as primeiras letras nele tenham letras maiúsculas. Para isso, devemos digitar o sinal de igual (=), acompanhado da palavra PRI.MAIÚSCULA (), passando como parâmetro o texto que desejamos deixar com a primeira letra maiúscula:
Apertando Enter, o texto passado como parâmetro terá como primeira letra de toda palavra, a letra maiúscula:
- =ÉNUM ()
Essa função verifica se o texto digitado é um número e retorna verdadeiro, caso seja.
Para utilizar ela, devemos digitar o sinal de igual (=), acompanhado da palavra ÉNÚM, conforme exemplo:
No caso, o exemplo retornará verdadeiro:
- =ÉTEXTO ()
Essa função verifica se o texto digitado é um texto e retorna verdadeiro, caso seja. Caso não seja, será retornado falso. Para utilizar ela, devemos digitar o sinal de igual (=), acompanhado da palavra ÉTEXTO, conforme exemplo:
No caso, o exemplo retornará verdadeiro:
- =PROCURAR ()
Essa função localiza a posição exata de uma letra em um determinado texto. Seus parâmetros seriam a letra que o usuário ou usuária deseja procurar e, qual o texto deseja verificar isso.
Vejamos o exemplo a seguir:
O resultado será igual a 1, concorda? Pois a letra T é a primeira letra da palavra Trybe, não é? Perfeito!
- =EXATO ()
Essa função faz uma comparação entre dois ou mais intervalos de textos e, caso elas sejam exatamente iguais, retornará verdadeiro. Caso contrário, retornará falso.
Vejamos o exemplo a seguir:
Os valores das células precisarão ser separados por ponto e vírgula (;). Como resultado, ao apertar Enter, teremos VERDADEIRO:
- =CONCAT ()
Essa função permite que você faça a junção de dados de sua planilha com dados em texto, para um resumo de vendas, por exemplo:
No exemplo acima, toda a informação da planilha deverá vir entre aspas e ponto e vírgula. Ao dar Enter, o resultado será o seguinte:
- =CARACT ()
Essa função terá como resultado um símbolo, que pode variar dependendo do número, que só pode ser entre 1 e 255.
Ao dar Enter, no exemplo acima, teremos como resultado um símbolo de interrogação:
- =DIREITA ()
Essa função retorna apenas parte de uma string do texto à direita, conforme a pessoa usuária deseje. Seus parâmetros seriam o texto desejado e a quantidade de caracteres que você deseja retornar.
Vejamos o exemplo a seguir, do código de um CEP:
No caso, vamos querer somente os três últimos dígitos deste texto. Como resultado, ao apertar Enter, teremos:
- =ESQUERDA ()
Essa função retorna apenas parte de uma string do texto à esquerda, conforme o usuário ou usuária deseje. Seus parâmetros seriam o texto desejado e a quantidade de caracteres que você deseja retornar.
Vejamos o exemplo a seguir, que será o mesmo do CEP:
No caso, vamos querer somente os cinco últimos dígitos deste texto. Como resultado, ao apertar Enter, teremos:
- =EXT.TEXTO ()
Essa função pega apenas uma parte do texto que a pessoa deseje. Seus parâmetros seriam o texto desejado, o número que ela se inicia e o número em que ela se encerra.
Vejamos o exemplo a seguir:
Qual palavra será retornada? Ela começa na letra 1 e termina na 5. Será Fluxo, concorda? Exato!
Quais as fórmulas avançadas mais usadas no Excel?
Organizando uma coluna em ordem crescente ou decrescente
Para isso, você deverá selecionar a coluna que você deseja ordenar, clicar em Classificar e Filtrar, que fica à direita do menu e, você pode classificar em ordem crescente ou decrescente:
Calculando a diferença entre duas datas
Nessa função, devemos passar como parâmetros a data inicial, final e como desejamos que o retorno seja feito, se será em dias, meses, anos, etc.
No exemplo acima, comparamos duas datas e, o retorno da diferença entre elas será dado em dias, que será igual a 440:
Calculando desvio padrão
O desvio padrão é um dado estatístico que representa um grau de variação entre os elementos. Para calcular ele no Excel, devemos selecionar o intervalo que desejamos calcular o desvio, digitar =DESVPADA (), conforme exemplo:
Ao apertar Enter, o resultado será igual a R$ 0,77:
Calculando variância
Para calcular a variância, devemos apenas elevar o desvio padrão ao quadrado, ou seja multiplicar o desvio por ele mesmo.
Para isso, vamos fazer essa multiplicação com o operador *:
O resultado será o seguinte:
10 atalhos mais usados no Excel que vão ajudar você no dia a dia!
Nesta seção serão exibidos alguns atalhos no Excel para você ter mais produtividade em seu cotidiano. Vamos a eles:
Pesquisando uma palavra no Excel.
Para isso, você deverá apertar as teclas CTRL e L, juntas, em seu teclado, para aparecer a seguinte janela:
Aí, você poderá pesquisar ou até mesmo substituir o texto desejado.
Adição de linhas ou colunas.
Para isso, você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL + + (juntos → sinal de adição).
Remoção de linhas ou colunas.
Para isso, você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL + – (juntos → sinal de subtração).
Copiar conteúdo das células, linhas ou colunas.
Para isso, você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL e C (juntos).
Colar o conteúdo das células, linhas ou colunas.
Para isso, você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL e V (juntos).
Recortar o conteúdo das linhas, células ou colunas.
Para isso, você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL e X (juntos).
Inserindo uma data ao arquivo.
Para isso, você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL + Shift + # (juntos).
Navegação pelas planilhas em seu arquivo Excel.
Para uma planilha anterior: você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL + Page Up (juntos). Já para uma planilha seguinte: você deverá apertar em seu teclado os sinais CTRL + Page Down (juntos).
Mesclando células no Excel.
Caso você veja necessidade de mesclar as células em sua planilha, por ter muito espaço, por exemplo, você pode mesclá-las, da seguinte forma:
- Selecionar a coluna que você deseja mesclar e, clicar no botão acima, ao centro do painel de tarefas:
- Escolher uma opção, como Mesclar e Centralizar e, toda a célula será mesclada:
Congelamento de células no Excel:
Para isso, devemos selecionar a guia que devemos congelar, ir à guia Exibir e, clicar em Congelar Painéis, conforme foto a seguir:
Ao fazer isso na primeira linha superior, ela ficará congelada ao descer com o scroll do mouse:
É muito interessante a quantidade de coisas que podemos fazer utilizando o Excel, não acha? Vimos alguns recursos para você utilizar em seu dia a dia, como fórmulas estatísticas como média e mediana, contagem de caracteres, comparações entre textos e números, dentre outros.
Essas fórmulas ajudarão bastante você ter mais produtividade em seu dia a dia, para que você não perca tempo fazendo cálculos em papel e caneta. O Excel fará esses cálculos complexos para você em questão de segundos. Além disso, os resultados das contas serão verídicos, se forem feitas de forma correta.
Quer aprofundar mais os conhecimentos no Excel? Confira esse artigo, sobre como fazer subtração no Excel.