A dark web é cada vez mais procurada por cibercriminosos em busca de dados vazados ou ferramentas de ataque. A busca crescente não é à toa. Um estudo da Bitglass mostrou um aumento de 1.100% no compartilhamento de dados fora da superfície da rede desde 2015.

Entre as empresas mais visadas pelos invasores estão as de varejo e as ligadas ao governo. O levantamento recria um experimento para comparar os dados. Nele, um conjunto falso de informações foi criado e publicado em diferentes fóruns cibercriminosos, de forma que o volume de acessos pudesse ser monitorado.

O resultado foi a noção de que esse ritmo aumentou mais de 11 vezes em seis anos, com mais gente acessando a dark web e uma disseminação maior das informações obtidas por meios ilegais. 

Invasores tentam despistar autoridades

Telão com números

De acordo com a Bitglass, foram 13,2 mil visualizações nas postagens originais apenas nos primeiros oito meses deste ano, contra 1,1 mil registradas em 2015. O volume pode parecer pequeno se comparado com as visualizações da superfície da web, mas levando em conta que o acesso foi feito por indivíduos especializados o total ganha contornos mais tensos.

A Bitglass acredita que os números devem aumentar à medida que o cibercrime ganhe espaço e mais bandidos acessem os fóruns abaixo da rede comum. Cerca de 37% dos cliques registrados no experimento vieram de volumes relacionados a empresas de varejo, enquanto 32% eram de pacotes teoricamente ligados a órgãos do governo.

Segundo a empresa, a dark web é um meio cada vez mais frutífero no compartilhamento de bancos de dados, que também são disseminados de forma cada vez mais ágil. O levantamento mostrou ainda que os hackers, na mesma medida em que se especializam cada vez mais nos ataques, usam mais ferramentas para despistar as autoridades. 

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar