Após lançar os óculos Spectacles, a Snap, empresa proprietária do Snapchat, anunciou a sua próxima aposta para o mercado de realidade aumentada: um estúdio de criação para ajudar marcas a desenvolverem publicidade e experiências utilizando a tecnologia. 

O estúdio recebeu o nome de “Arcadia” e tem como objetivos ajudar as empresas a criarem conteúdos que possam ser utilizados em plataformas web e em aplicativos que suportam realidade aumentada.

Com o anúncio da novidade, a Snap está focando em um público que representa a audiência do Snapchat; ou seja, millennials e a geração Z. Ainda de acordo com a empresa, parcerias já estão sendo formadas com representantes de diversos setores.

Até o momento, o Arcadia será utilizado por empresas como Verizon, WWE, Shake Shack e P&G Beauty. O estúdio está sendo lançado como uma divisão da Snap.

Conteúdo para outras plataformas além do Snapchat

A estratégia da Snap para ganhar espaço no mercado de realidade aumentada é expandir suas soluções para além dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, aumentando assim o alcance dos conteúdos criados. 

O estúdio Arcadia terá liberdade criativa para operar com independência e auxiliar as marcas a criarem experiências para outras plataformas de redes sociais além do próprio Snapchat

As soluções oferecidas são classificadas em três eixos principais. O primeiro deles consiste na contratação do Arcadia como estúdio de gravação a fim de atender às necessidades de produção de uma empresa. 

O segundo refere-se à possibilidade de contratar o estúdio para realizar todos os passos de uma campanha, incluindo a idealização, desenvolvimento e produção de uma experiência específica. 

Por fim, as companhias também podem optar por uma parceria estratégica. Isso significa que o Arcadia ofereceria sua expertise para conduzir workshops, fornecer insights e compartilhar tendências a fim de auxiliar as empresas a identificarem oportunidades de projetos que utilizem realidade aumentada. 

Snap expande soluções de realidade aumentada

Nos últimos anos, a Snap vem reforçando o seu interesse em investir em realidade aumentada por meio de uma variedade de iniciativas. As suas primeiras apostas foram os populares filtros que permitiam incrementar fotos e vídeos com elementos divertidos.

Aos poucos, a empresa proprietária do Snapchat começou a explorar algumas formas de monetizar soluções que utilizavam a tecnologia. Recentemente, a companhia anunciou algumas atualizações ao Lens Studio, uma ferramenta focada em realidade aumentada.

A maioria das novidades anunciadas na época tinham como objetivo expandir as oportunidades comerciais na plataforma. Um dos novos recursos, por exemplo, é o Screenshop, que permite utilizar a câmera para escanear o traje de uma pessoa e, posteriormente, receber recomendações de produtos oferecidos por centenas de marcas.

Já em relação a hardware, a Snap lançou em maio deste ano uma nova geração dos seus óculos de realidade aumentada Spectacles. Em sua quarta geração, o Spectacles mais recente traz melhorias no display, além de outros recursos inéditos em relação às versões anteriores. 

Uma das vantagens são os ajustes de brilho, que permitem que os óculos sejam utilizados tanto em ambientes fechados como em locais abertos, com alta exposição de luz solar. A quarta geração do Spectacles ainda conta com microfones embutidos, alto-falantes stereo e controle por meio de toque.

Apesar dos investimentos constantes em realidade aumentada, a Snap parece manter seu foco em clientes corporativos. Assim como o Arcadia, os Spectacles foram anunciados como uma solução desenvolvida para criadores de conteúdo por enquanto.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar