A última terça-feira (30) marcou o mercado de NFTs por conta do lançamento de avatares de Matrix, na plataforma Nifty’s. Hoje, o dia amanheceu com quase 60 mil NFTs vendidos e, para a surpresa dos responsáveis pelo “evento”, isso significou também a manifestação de milhares de fãs insatisfeitos. A seguir, entenda toda a saga deste desastre – até o momento.

Falha na Matrix

Desde o começo do dia, o alarme começou a soar. Às 14h30 de ontem (10 da manhã no horário do Pacífico), o perfil do Nifty’s no Twitter iniciou um Space para discutir os planos e fazer uma contagem regressiva do tão aguardado lançamento.

Os milhares de ouvintes ficaram atentos às informações recapituladas pelos 10 apresentadores: serão 100 mil avatares, custando 50 dólares cada, com um limite de 25 aquisições por pessoa. No servidor dedicado do Discord, centenas aguardavam ansiosos. A campanha de marketing funcionou e, pelo visto, a oferta seria inferior à demanda.

Quem entrasse no site logo encontrou uma atualização à página especial dedicada às vendas dos NFTs. Desta vez, ao invés de links para redes sociais do Nifty’s, era possível ver sua própria colocação na fila virtual e o tempo estipulado de espera. As vendas começaram pontualmente às 15h01.

Aplicando uma matemática básica, os interessados que estivessem acima do número 10 mil poderiam não conseguir comprar os estimados NFTs, supondo que pelo menos metade dos primeiros colocados na fila estivessem dispostos a chegar ao limite de 25 itens.

Passados poucos minutos, a #NiftysMatrixAvatars começou a bombar pelo motivo errado. Quando chegava a vez do usuário, o site dava erro. Isso tornou-se mais frequente; capturas de tela lotaram o Twitter. Às 15h43, o Nifty’s anunciou que era hora de pausar a fila e consertar os problemas causados pelo fluxo inesperado.

Mudanças e consertos

Uma hora depois, eles oficializaram o que era exigido pelo público: implementar a limitação de 5 NFTs por cliente. O tempo estipulado para compra também aumentou, indo de 10 minutos para 1 hora – entre chegar a hora de fazer a compra e você finalizá-la.

A fila então voltou a funcionar, às 17h13. A essa altura do campeonato, mais de 8 mil NFTs haviam sido vendidos. Os fãs, felizes com a compra, publicaram imagens de seus avatares nas redes.

Mais uma falha começou a se tornar frequente: o dinheiro saía, mas não chegava nenhum NFT. Um cliente disse ser cobrado quatro vezes, outro disse fazer um total de 8 tentativas de transação, com um total de 1500 dólares reservados. O “recordista” pelo visto é este usuário que disse ter 30 mil dólares cobrados a mais.

Eram oito horas da noite quando erros na hora da compra continuavam a acontecer. Os primeiros 25 mil clientes da fila já tinham feito suas devidas aquisições, mas havia apenas 30 mil avatares vendidos.

Na sequência, o Nifty’s deu mais atualizações. Uma delas afirmava que qualquer cobrança adicional seria estornada, mas isso ficaria sob controle do banco (Stripe) e eles estariam “trabalhando ativamente para acelerar o processo”.

Eles também encorajavam o usuário a preencher o campo de e-mail no site, para ser enviada uma notificação quando a vez da compra chegar – percebendo que 7 horas era um tempo de espera longo o suficiente.

Como tentativa de aliviar clientes impacientes, a página de atendimento ao cliente do Nifty’s teve então um novo banner na parte superior, onde lê-se:

Obrigado por entrar em contato com o suporte do Nifty’s. Devido ao alto tráfego, pode haver um atraso para os NFTs de Avatares do Matrix aparecerem em sua conta. Por favor, aguarde um tempo adicional (até 8 horas) para determinar se seus NFTs chegaram com sucesso

Print do site oficial.
Eram oito horas da noite quando erros na hora da compra continuavam a acontecer.

O fuso-horário e interessados vindos do mundo inteiro dificultam delimitar qual seria o “dia seguinte” à maioria dos que ficaram na fila entre os dias 30/11 e 01/12.

Um comprador japonês confirmou o estipulado pelo Nifty’s, pois foi uma questão de 8 horas até o NFT surgir na coleção. Para outros, passaram-se 12 horas. As criações transbordaram a página dedicada.

Até o momento desta publicação ir ao ar, a grande maioria dos avatares de Matrix já estava nas carteiras digitais de seus compradores, mas o suporte do Nifty’s afirma demorar até 5 dias úteis para dar retorno aos insatisfeitos que acidentalmente deram dinheiro em excesso.

Twitteiros de plantão passaram a agradecer à equipe do Nifty’s pela paciência e pela forma que lidaram com o planejamento equivocado. Pois é, a fanbase de Matrix não deve ser subestimada.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar