Talvez um dos pontos mais curiosos acerca de Elon Musk, o CEO da Tesla e fundador da SpaceX, é seu relacionamento com a rede social Twitter. Ao longo de sua trajetória, o empreendedor bilionário utilizou a rede como sua principal forma de comunicação e interação com o público, trazendo momentos cômicos, importantes e até mesmo bastante polêmicos para sua carreira. 

Apesar de ser primeiramente empreendedor e empresário, Elon Musk faz sucesso no Twitter exatamente por conta de sua excentricidade. Milhares de pessoas o acompanham pois não sabem se o que virá a seguir será uma piada, uma dica sobre o futuro de suas empresas e possíveis investimentos ou um Tweet que mudará os rumos do crescimento de uma criptomoeda, afinal, há indícios de que Musk conseguiu fazer a moeda Bitcoin crescer em quase 7% apenas adicionando em sua bio a tag #bitcoin. 

Elon Musk twitter #bitcoin

Vamos conferir agora alguns momentos icônicos da participação de Musk na rede social, assim como veremos quais foram as consequências e os impactos disso para as pessoas que utilizam a rede. Confira!

Os 15 tweets de Elon Musk que deram o que falar

Pode ser muito difícil escolher somente 15 tweets de Elon Musk, afinal, o empreendedor é bastante ativo e nunca se sabe o que você encontrará ao acessar seu perfil oficial no Twitter. Pode ser que você encontre informações sobre Tesla e SpaceX, e pode ser que você somente encontre um meme sobre Fórmula 1 que realmente não tem muita relação com nada:

“Estou tão feliz que a Fórmula 1 começou a usar legendas”

Levando isso em consideração, é essencial que o primeiro tweet que destacamos não seja nenhum outro que o seguinte aviso, feito por ele mesmo, em abril de 2019:

1. O manifesto do Twitter de Elon Musk

“Meu Twitter é completamente sem sentido em um altura dessas”

Antes de darmos um completo mergulho nos tweets mais polêmicos e que tiveram um impacto inimaginável, é importante compreender que não há uma exata separação entre o que é realmente sério e o que é uma piada irônica para Musk em sua rede social. Assim, o tweet acima pode ser levado como um manifesto que guia toda a sua atividade online. 

Para exemplificar melhor o que estamos falando, vamos para o seguinte tweet, acerca de uma opinião um pouco polêmica acerca da Tesla (pelo próprio dono da Tesla).

2. Ações um pouco caras

“O valor das ações da Tesla está um pouco alto demais na minha opinião”

Não se sabe por qual razão Elon Musk — o CEO e dono da Tesla, empresa cujas ações atualmente constroem maior parte de sua fortuna — disse que as ações de sua própria empresa estão altas demais. De fato, é um pouco difícil tentar adivinhar quais foram os objetivos que ele tinha em mente quando tweetou isso. Porém, o resultado foi bastante sólido. Uma pessoa usuária respondeu ao seu tweet dizendo:

“Cara, eu acabei de perder 10 mil (dólares) por causa deste tweet… O que há de errado com você?”

E essa não foi a única vez que um tweet dele causou problemas…

3. Processo da Comissão de Valores Mobiliários

“Estou pensando em tornar a Tesla privada por $420. O financiamento está garantido”

Tal tweet fez com que Elon Musk fosse processado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que é responsável por fiscalizar e monitorar o mercado financeiro. De acordo com a entidade, o tweet promove informação que é “falsa e enganosa”, além de faltar com a responsabilidade de notificar pessoas investidoras do que estava acontecendo na empresa. 

Como resultado, tanto Musk quanto a Tesla foram multados em 20 mil dólares cada, e ele teve de se afastar do cargo de diretor, apesar de poder manter sua posição como CEO. 

Outras situações envolvendo grandes decisões da Tesla também sofreram grande influência da rede social Twitter.

4. Pesquisa no Twitter sobre ações da Tesla 

Sob o olhar crítico de diversas pessoas, inclusive aquelas com cargos políticos, de que Musk não estaria contribuindo devidamente com os impostos mediante sua fortuna, ele decidiu abrir uma votação em seu Twitter se deveria ou não vender 10% de suas ações da Tesla para fazer isso

Mais de 3.5 milhões de pessoas votaram, com a maioria a favor da venda, o que fez com que, na semana seguinte, Musk se desfizesse de mais de 5 bilhões de dólares em ações de sua empresa. 

Não foi a primeira vez que o bilionário utilizou o Twitter para tomar decisões dessa proporção. Em fevereiro de 2020, por exemplo, ele utilizou a rede para perguntar se ele deveria construir uma de suas gigafábricas no Texas:

5. Bitcoin

Algumas pessoas acreditam que alguns tweets de Elon Musk foram capazes de alterar os valores de uma das criptomoedas mais famosas, o bitcoin. Tudo começou em Maio de 2021, quando ele anunciou, via Twitter, que não aceitaria mais a criptomoeda como pagamento para a Tesla — algo que ele havia prometido anteriormente. 

A decisão foi tomada devido ao alto consumo energético de fontes não sustentáveis que o processo de mineração requer. Isso possivelmente está interligado com o fato de que o preço do bitcoin caiu por volta de 15 por cento logo em seguida:

Na imagem: 

“Tesla suspendeu a venda de veículos com bitcoins. Estamos preocupados com a rápida ascensão do uso de combustíveis fósseis na mineração de Bitcoins e de transações, especialmente o carvão, que é o mais poluente de todos os tipos de combustível. 

Criptomoedas são uma boa ideia em muitos níveis e acreditamos que seu futuro seja promissor. No entanto, isso não pode ser a um custo tão alto para o meio ambiente. 

A Tesla não venderá nenhuma bitcoin e temos a intenção de utilizá-las em transações assim que o processo de mineração de bitcoins transicionar para uma matriz mais sustentável de energia. Também estamos procurando por outras criptomoedas que utilizem menos de 1% da energia por transação do bitcoin”

No entanto, dias depois, em concordância com um comentário dizendo que pessoas investidoras em bitcoin ficariam furiosas quando descobrissem que a Tesla estava se livrando dos bitcoins, Musk deu a entender que a empresa estaria vendendo suas moedas, o que, aparentemente, fez com que o preço caísse ainda mais. A queda da moeda só parou quando, no dia seguinte, ele afirmou que a Tesla não vendeu nenhum bitcoin.

Não contente, depois Musk ainda poderia ter feito a moeda desvalorizar mais 5%, postando um meme que encenava um “término” com ela:

Na imagem:


“Ela: Eu sei que eu disse que estaria tudo acabado entre nós se você citasse mais uma letra de uma música do Linkin Park, mas eu conheci outra pessoa.

Ele: Então, no final, isso nem realmente importava? (em referência à música In The End, do Linkin Park)”

6. Dogecoin

Bitcoin não é a única criptomoeda que Musk gosta de twittar sobre. Outra muito famosa em sua rede social, que ele decidiu “apadrinhar” em diversas ocasiões, é a Dogecoin. 

A Dogecoin é uma criptomoeda criada em cima do Doge, um personagem que é um cachorro da raça Shiba inu, que normalmente está associado a frases com uma utilização errônea da gramática inglesa. 

Meme doge

Inicialmente, por nascer de um meme, a ideia era fazer uma piada. No entanto, a moeda realmente se popularizou. E nada atrai mais Elon Musk do que uma boa piada envolvendo conceitos de tecnologia. Não foi diferente, o bilionário também se envolveu em rumores de que mais essa moeda estaria sofrendo alterações em seu valor por conta de seus tweets

A história começou com ele tweetando “Doge” e que “Dogecoin era a moeda do povo”, sendo considerada a causa da moeda disparar:

Posteriormente no mesmo ano, ele tweetou que lançaria um satélite para a lua em 2022 sob o nome Doge-1, e que seria uma missão paga em Dogecoin, levando a primeira criptomoeda e o primeiro meme para a lua:

Em dezembro de 2021, ele continuou falando que “A Tesla faria mercadorias comprável com Doge para ver o que acontece”, seguido de uma outra valorização da moeda:

Ele citou a Dogecoin em outros momentos não relacionados a isso também, como na vez que ele decidiu que queria fundar uma universidade própria.

7. Musk quer fundar uma universidade…?

“Pensando em abrir uma nova universidade:

Instituto de Tecnologia e Ciência do Texas”

Para uma pessoa usuária não tão atenta — ou que não domina a língua inglesa — esse pareceria um tweet comum. Porém, sendo de Musk este tweet, já podemos esperar que haja algum significado por trás, muitas vezes irônico. Afinal, o magnata já afirmou algumas vezes que não é muito fã de universidade e que o ensino superior só serve para se divertir e provar que é capaz de fazer tarefa de casa, mas não para aprender

A ironia por trás do tweet é que na grande parte das vezes universidades são chamadas somente por suas iniciais. Nesse caso, ficaria TITS, que é uma gíria do inglês que se refere polemicamente à mamilos ou seios.  Em seguida, ele afirma que a mercadoria da universidade seria épica e admirada universalmente. 

Além disso, ele mais uma vez citou a dogecoin, dizendo que a mensalidade seria paga na moeda, e que quem tivesse um cachorro em casa ganharia um desconto. 

8. Não terei casa

Um pouco depois de ele dizer que as ações da Tesla estavam altas, Musk tweetou: “Estou vendendo quase todas minhas posses físicas. Não terei casa.”, seguido de que sua até então namorada Grimes estaria brava com ele:

Apesar de isso parecer mais uma loucura de Elon Musk, ou outra coisa sem sentido que ele estava falando, analistas de segurança atestaram que ele realmente estava falando sério nesse caso, colocando diversas de suas mansões à venda

9. Musk quer atacar Marte com armas nucleares

“Bombardear Marte (com armas nucleares)!”

No tweet acima, Elon Musk tentava explicitar sua teoria de que atingir os pólos de Marte com armas nucleares poderia ajudar a aquecer o planeta, tornando-o mais habitável aos seres humanos. Porém, é evidente que Musk não é o tipo de pessoa que se preocupa em explicar didaticamente e cientificamente suas intenções, muito menos no Twitter, como demonstra o tweet. 

Ao invés disso, ele reduziu o tweet a apenas uma frase, o que confundiu bastante as pessoas usuárias que não sabiam do que se tratava. Ainda, nos comentários, ele sugeriu ironicamente que colocaria a frase em uma camiseta em breve. 

10. Dilemas importantes

Abrindo a seção de tweets e memes sem sentido de Elon Musk está esse, em que ele diz, decididamente, que “a cor laranja foi nomeada em função da fruta”. Não ficou explícito qual a intenção do bilionário ao twittar isso, mas, levando em consideração todo o contexto e quem Elon Musk é, definitivamente é uma afirmação engraçada e aleatória. 

11. Musk sabe segredos (não tão úteis) da Área 51

“Alguns segredos são perigosos demais para serem liberados”

Com essa frase, Musk tweetou um meme de uma espécie de criatura correndo de pessoas em traje formal, como se fossem seguranças. No meme, as pessoas são identificadas como seguranças da área 51, e a criatura como “Eu tentando fugir com o segredo de por que os Estados Unidos não utilizam o sistema métrico internacional”. 

A área 51 é reconhecida internacionalmente por ser uma instalação ultra secreta do governo norte americano que supostamente mantém vida alienígena descoberta enclausurada em segredo para estudá-la. 

Com isso, Musk brinca dizendo que sabe o segredo de por que os Estados Unidos preferem utilizar um sistema de medidas completamente diferente do restante do mundo — o que não é uma coisa tão relevante —, e implica que esse fato está relacionado a uma outra coisa muito maior. 

Não saberemos se Musk realmente sabe algo sobre isso, mas seria interessante finalmente descobrir qual a resposta para esse mistério.  

12. Elon The Rock

“É, eu malho um pouco…”

Outro tweet que viralizou foi um que continha uma imagem com uma série de montagens do rosto de Elon Musk no corpo do ator norte americano Dwayne “The Rock” Johnson. Imediatamente a internet começou a fazer piadas sobre o assunto. O motivo? Não sabemos. 

13. Musk quer emojis para emoções mais complexas

“Por que não tem emoji para dignidade!!”

Sim, emoji são muito úteis na hora de resumir um sentimento que estamos vivendo no momento em que digitamos uma mensagem de texto, fazemos um tweet ou escrevemos na internet. 

No entanto, “dignidade” parece uma emoção tão complexa que seria um pouco difícil representá-la por meio de um pequeno rosto amarelo. O mais curioso da situação é que, não obstante ele está em busca de algo que dificilmente pode ser traduzido para algo visual, como ele está realmente ofendido por isso, a julgar pela dupla exclamação ao final de seu tweet. 

14. Lança-chamas e Apocalipse Zumbi

“Quando o apocalipse zumbi acontecer, você estará feliz em ter comprado um lança-chamas. Funciona contra hordas de mortos-vivos ou o seu dinheiro de volta”

Na fundação de uma das empresas de Musk, The Boring Machine, ele começou vendendo um dispositivo que funcionava como um lança-chamas para atrair publicidade para a empresa de infraestrutura. O tweet acima faz parte dessa estratégia de publicidade dele.

Em outro tweet, Musk desmente o boato de que ele estaria criando o apocalipse zumbi somente para vender mais lança-chamas:

O bilionário também desmentiu outros rumores absurdos em sua rede social

15. Elon Musk, o extraterrestre?

“Os rumores de que eu estou construindo uma espaçonave para retornar para meu planeta-natal Marte são totalmente falsos”

Aparentemente, o fato de Musk ter muitas empresas de sucesso e ser tão excêntrico — além de seu relacionamento nada convencional com Grimes — fez com que algumas pessoas levantassem a suspeita de que ele não fosse desse planeta. Vamos dizer a verdade: o comportamento de Elon Musk é tão estranho algumas vezes que, talvez, descobrir que a afirmação acima é verdadeira não seria um choque tão grande!

Brincadeiras à parte, Elon Musk não só tem a sua faceta séria de empreendedor, magnata e empresário. Ele demonstrou que sabe aproveitar a vida e não se importa muito com as consequências que isso pode trazer — o que pode gerar situações polêmicas algumas vezes. 

No entanto, é sempre interessante acompanhar de perto o Twitter do bilionário, uma vez que não sabemos o que será postado a seguir. Pode ser um meme, uma notícia de uma de suas empresas ou até mesmo uma revelação bombástica que vai mudar os rumos da indústria tecnológica. 

Qual sua opinião sobre os tweets de Musk? Enquanto pensa na resposta, leia agora um pouco sobre Tecnologia Financeira, outro tema sobre tecnologia que está muito na moda!

0 Shares:
Você também pode gostar