Elon Musk é uma das principais personalidades do século XXI. O magnata e empreendedor não coloca limites no que pode ou não ser feito, que inclui desde chips implantados no cérebro para tratar doenças, até viagens para colonizar Marte. Talvez seja esse o motivo pelo qual, atualmente, ele é dono de uma enorme fortuna. 

O CEO da Tesla e fundador do SpaceX faz parte da lista de pessoas bilionárias entre o final de 2021 e o início de 2022. Apesar disso, há pouco mais de 20 anos atrás, Musk contava com apenas poucos milhões de dólares como patrimônio líquido. 

Mas, quão grande é a fortuna de Elon Musk? Ele é a pessoa mais rica do mundo? Qual o seu salário nas empresas que ele trabalha? Como ele gasta e investe sua fortuna? Confira essas informações e mais nos tópicos apresentados a seguir:

Boa leitura, e vamos lá!

Qual o valor da fortuna de Elon Musk?

Até a presente data de confecção deste artigo, o patrimônio líquido de Elon Musk estava no valor estimado de 267 bilhões (267.000.000.000) de dólares, segundo dados do índice Bloomberg de Bilionários

No entanto, não foi sempre assim.

Elon Musk se tornou a primeira pessoa a ter um patrimônio líquido de 300 bilhões de dólares associados a seu nome, sendo estabelecido em 306.4 bilhões entre a última semana de outubro e a primeira de novembro de 2021. Segundo o gráfico apresentado pela Bloomberg (logo abaixo), a fortuna atingiu seu pico no dia 4 de novembro de 2021, quando estava valendo 340 bilhões de dólares. 

No entanto, Musk perdeu 50 bilhões de dólares de seu patrimônio após as ações da Tesla afundarem por dois dias consecutivos nas semanas seguintes, sendo a maior queda de dois dias da história, segundo o mesmo índice da Bloomberg. 

Isso aconteceu pois Elon Musk fez uma enquete em sua conta do Twitter se deveria ou não vender 10% de sua participação na empresa. Logo em seguida, surgiu a notícia de que seu irmão, Kimbal, vendeu ações logo antes de tal enquete. A fortuna chegou a subir um pouco posteriormente, mas logo caiu mais uma vez:

Variação da fortuna de elon musk

Gráfico da evolução do patrimônio de Elon Musk, entre as datas 5 de dezembro de 2020 e 5 de dezembro de 2021. 

Fonte: Bloomberg

Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo?

Sim, Elon Musk atiniu o post de pessoa mais rica do mundo, com seu patrimônio superior aos 200 bilhões de dólares em meados de 2021.

Na época, sua diferença com a pessoa que vinha em segundo lugar — Jeff Bezos — era de 70 bilhões de dólares.

Por mais que esses números oscilem demais, principalmente porque grande parte de sua fortuna está associada ao preço de ações da própria empresa, é realmente um marca impressionante.

Quem eram as pessoas mais ricas do mundo quando Elon Musk atiniu o topo do ranking?

POSIÇÃONOMEEMPRESAFORTUNA
#2Jeff BezosAmazon$197B
#3Bernard ArnaultLVMH$162B
#4Bill GatesMicrosoft$135B
#5Larry PageGoogle$127B
#6Sergey BrinGoogle$122B
#7Mark Zuckerberg Facebook/Meta$119B
#8Steve BallmerMicrosoft$116B
#9Larry EllisonOracle Co.$109B
#10Warren BuffettBerkshire Hathaway$103B

Obs.: Os valores e as posições apresentadas acima podem apresentar variação, uma vez que elas refletem a data de produção do presente artigo. 

Quanto Elon Musk ganha por hora?

De acordo com relatórios, entre abril de 2020 e abril de 2021, Elon Musk teria feito um total de 383 milhões de dólares ao dia. 

Isso resultaria em 16 milhões de dólares a hora, 266 mil dólares por minuto e 4,4 mil dólares por segundo!

Porém, com sua fortuna aumentando exponencialmente nos últimos meses e, com a flutuação do valor do patrimônio, é difícil estimar um valor. Sabe-se que Musk chegou a fazer até 36 bilhões de dólares em um único dia — um total de 1.5 bilhão e meio a hora. Isso ocorreu após a Hertz Global Holdings encomendar 100 mil carros da Tesla, fazendo com que houvesse uma compra excessiva de ações. 

2% da fortuna de Elon Musk é suficiente para acabar com a fome mundial? 

A resposta é: depende. A questão é um pouco mais complexa e possui mais detalhes do que aparenta. Se a pergunta fosse se esses 2% conseguiriam acabar com a fome do mundo por um ano, a resposta seria afirmativa.

A questão foi levantada no final de outubro de 2021, com o tweet de David Beasley — que se encontra à frente das decisões do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas — que fez uma provocação, dizendo que 2% (6 bilhões de dólares) seria suficiente para acabar com a fome no mundo. 

Musk respondeu ao tweet dizendo que se o programa fosse capaz de demonstrar exatamente como seu dinheiro seria gasto, ele venderia ações da Tesla e doaria o dinheiro no mesmo momento. Na sequência, o diretor do programa elenca uma série de explicações, incluindo o fato de que esse valor poderia ajudar 42 milhões de pessoas em estado de fome em 43 países durante um ano. 

Como o dinheiro de Musk ajudaria?

O plano do Programa Alimentar Mundial envolve a utilização de 3.5 bilhões de dólares em comida para os países que são mais afetados por esse tipo de questão. Dentro desse valor, estaria incluso o custo do envio, o armazenamento e o transporte aéreo, fluvial e terrestre desses alimentos, além de conseguir pagar por segurança e monitoramento em zonas que são afligidas por conflitos. 

Apenas esse dinheiro seria capaz de providenciar uma refeição por pessoa diariamente, ao longo de um ano, impedindo que milhares de pessoas padeçam por conta da fome. 

Com o adicional de mais 2 bilhões de dólares, o programa seria capaz de financiar programas de vouchers e dinheiro em espécie para que as pessoas pudessem utilizar em supermercados. Isso daria independência para a pessoa escolher o que ela gostaria de comer, além de ajudar a economia local. 

Plano da Organização das Nações Unidas para acabar com a fome

Tabela que explicita o plano para acabar com a fome em 43 países, totalizando 6.6 bilhões de dólares, ou, 2% do patrimônio líquido de Elon Musk.

Desse modo, 2% da fortuna de Elon Musk seria capaz de acabar com a fome mundial, porém, somente pelo período de um ano, que é o tempo calculado pelo Programa em seu plano. Apesar de parecer pouco, isso já pouparia o mundo de mais instabilidade política e imigração  em massa, além de impedir que 42 milhões de pessoas morram de fome, segundo o diretor do Programa. 

Elon Musk doa parte da sua fortuna?

Apesar de, atualmente, Elon Musk ser a pessoa mais rica do mundo, ele não é conhecido por sua filantropia. Foi somente durante o ano de 2021 que ele começou a explorar mais essa forma de utilizar sua fortuna, embora ele tenha assinado o tratado de filantropia de Bill e Melinda Gates — The Giving Pledge — em 2012, se comprometendo a doar metade da sua fortuna durante a vida ou após a morte. 

Durante os primeiros quatro meses do ano de 2021, o bilionário já tinha doado um total maior do que havia feito em toda sua carreira, de que se tem notícia. Normalmente, as doações são feitas por meio da Musk Foundation, uma fundação que, segundo o website oficial, visa:

  • Pesquisa em energia renovável;
  • Pesquisa em exploração espacial;
  • Pesquisa pediátrica;
  • Educação em ciência e Engenharia;
  • Desenvolvimento de inteligência artificial segura que beneficie todas as pessoas;

De janeiro a abril, o magnata doou quase 150 milhões de dólares diretamente para instituições de caridade. A fundação também trabalhou indo atrás de outras pessoas e intermediários em busca de conhecer melhores formas de doação, afinal, uma vez Musk disse em um de seus tweets:

“Críticas construtivas são sempre muito apreciadas, assim como doar dinheiro para causas que realmente fazem a diferença (muito mais difícil do que parece)”

Algumas das doações de Musk envolvem escolas, projetos de revitalização, projetos de caridade, a Khan Academy e, recentemente, ele ofereceu 100 milhões de dólares para pessoas pesquisadoras que surgissem com uma tecnologia capaz de retirar o dióxido de carbono da atmosfera. 

A fortuna de Elon Musk comparada ao PIB de alguns países!

A fortuna de Elon Musk é tão grande que, segundo dados do Banco Mundial, ela é maior que o Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 150 países e Territórios do mundo! 

O PIB representa todos os serviços finais e bens que foram produzidos em determinada região, nação ou território. Isso significa que a quantidade de dinheiro que Elon Musk possui é maior do que o valor da produção de um país durante um ano todo!

Alguns países cujo valor do PIB (no ano de 2020) é inferior a fortuna de Elon Musk, segundo informações do Banco Mundial:

  • Bolívia ($36.6B)
  • Chile ($252.9B)
  • Grécia ($189.4B)
  • Portugal ($231.2B)
  • República Tcheca ($245.3B)
  • Peru ($202B)
  • Finlândia ($269.7B)
  • Hungria ($155B)

Como Elon Musk conquistou sua fortuna?

A história da fortuna de Elon Musk começou algumas décadas atrás, com o avanço da internet e sua consequente expansão. Musk deixou seu mestrado para criar a empresa Zip2, com seu irmão Kimbal. Tal empresa servia para criação de um software de guias metropolitanos para jornais online. Essa empresa foi adquirida pela Compaq, empresa de computadores, por 300 milhões de dólares. 

Com o dinheiro da venda, Musk investiu na criação de um serviço financeiro online, a X.com. Para evitar competições no mercado, a X.com se juntou com outro serviço parecido na época, a Confinity. Juntas, elas se tornaram, anos depois, o conhecidíssimo PayPal. Em 2002, a PayPal foi adquirida pela eBay pelo valor de 1.5 bilhão de dólares. 

Com a parcela que recebeu do dinheiro, Elon Musk transformou em realidade o desejo que ele tinha pela pesquisa na área da exploração aeroespacial com a fundação da SpaceX (Space Exploration Technologies Corp.). Tal empresa continua desenvolvendo pesquisas na área de exploração espacial e de satélites até os dias de hoje. Alguns anos depois de se estabelecer no mercado, a SpaceX e a NASA iniciaram uma colaboração. 

Foi em 2012 que Elon Musk realmente despontou na mídia, quando sua primeira espaçonave foi lançada, a SpaceX Dragon. 

Além da empresa aeroespacial, Musk também se tornou CEO da Tesla após adquirir grande parte da participação da empresa, durante a década de 2000. A empresa automobilística foca na construção de veículos elétricos. Com a crise das matrizes energéticas não renováveis, esse mercado acabou sendo muito favorável à Tesla e a empresa de Musk é linha de frente na pesquisa e desenvolvimento de inovações na área. Grande parte da fortuna atual de Musk vem do valor de ações da Tesla. 

Apesar de seus bilhões, Musk sempre se recusou a receber seu salário, de CEO, da empresa. Assim, a Tesla zerou a quantidade de dinheiro que o empreendedor ganha a partir da posição em 2020.

Como Elon Musk gasta sua fortuna?

Elon Musk é o homem mais rico do mundo, apesar de grande parte dessa fortuna estar atrelada ao valor das ações da Tesla. Sendo assim, sua fortuna varia muito. Segundo o próprio Musk afirma, ele não tem, na prática, muito dinheiro, chegando a depender até mesmo de hipotecas e do uso de crédito. 

Apesar disso, Musk investiu e muito no ramo imobiliário, adquirindo quase 100 milhões de dólares em lotes residenciais na região da Califórnia. Tais propriedades acabaram sendo vendidas entre esse ano e o ano passado, atividade que o próprio Elon Musk relatou em seu twitter: 

“Estou vendendo todas as minhas posses físicas. Não vou ficar com nenhuma casa.”

Um dos investimentos curiosos que o empresário fez foi no ano de 2013, quando ele comprou em um leilão o carro que se transformava em submarino da saga 007, no filme “O espião que me amava (1977)”, o Lotus Esprit branco:

elon musk gastou sua fortuna comprando o carro do filme 007

Outra grande forma de gastar dinheiro de Musk é investindo em suas empresas. Ele possui uma série de empresas em diferentes ramos (The Boring Company para infraestrutura, Neuralink para chips e neurotecnologia, SolarCity para produção de energia solar, etc.). Porém, seu maior investimento é na Tesla, comprando milhões de dólares em ações da companhia. 

Elon também investe muito em pesquisas de inteligência artificial segura, pois teme que um dia ela se desenvolva a ponto de tornar-se prejudicial à existência humana. Logo, instituições sem fins lucrativos como OpenAI — conhecida pela inteligência artificial mais poderosa do mundo, a GPT-3 — recebem o investimento do magnata para conseguir produzir uma tecnologia que seja amigável e benéfica. 

Na vida pessoal, Elon Musk disse que procura fazer coisas “comuns” e baratas, como ouvir música, passar tempo com seus filhos, amigos e família, jogar videogame e ler. 

Elon Musk é o homem mais rico do mundo, com um patrimônio que já ultrapassou a casa dos 300 bilhões de dólares. Isso inclusive é maior que o PIB de mais de 150 países do mundo, sendo inacreditável pensar que apenas uma pessoa seja capaz de ter todo esse dinheiro. Apesar disso, Elon Musk utiliza sua fortuna para investir no desenvolvimento e na pesquisa de diversas tecnologias disruptivas

E você, o que faria caso tivesse toda a fortuna do homem mais rico do mundo? 

Enquanto pensa nessa resposta, não deixe de conferir nosso artigo sobre o próximo grande mercado de tecnologia, a China!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar