Um dos maiores problemas em colocar uma aplicação em produção, nos dias de hoje, é relacionado à sua segurança, para que a aplicação não exponha dados sensíveis de pessoas terceiras. Por conta disso, abordaremos como utilizar o protocolo HTTPS, suas principais diferenças com o protocolo HTTP e como utilizar esses protocolos a seu favor para garantir a segurança de uma aplicação.

Tudo pronto para conhecer mais sobre esses protocolos? Vamos nessa!

No artigo, abordaremos:

Fique conosco e boa leitura!

Quais as diferenças entre HTTP e HTTPS?

Vejamos, na tabela a seguir, algumas diferenças entre esses conceitos:

HTTPHTTPS
O significado de HTTP é Hypertext Transfer Protocol.O significado de HTTPS é é Hypertext Transfer Protocol Secure.
Uma URL que utiliza HTTP começa com http://Uma URL que utiliza HTTPS começa com https://
Ele usa o número de porta 80.Ele envia os dados pela porta número 443.
Menos seguro e vulnerável a ataques de hackers.É altamente seguro.
Não possui certificado SSL.HTTPS contém um certificado SSL.
Sites HTTP não usam criptografia de dados.Os sites HTTPS usam criptografia de dados.
É rápidoÉ mais lento que o HTTP.
O HTTP não ajuda a melhorar as classificações de pesquisa.O HTTPS oferece vantagens de SEO, pois o Google dá as preferências aos sites que o utilizam. 

O que é HTTP?

A sigla HTTP, em Inglês, significa Hypertext Transfer Protocol (em Português, Protocolo de Transferência de Hipertexto) é a base de qualquer troca de dados na World Wide Web. Ele fornece um conjunto de regras e padrões que controlam como qualquer informação pode ser transferida na internet. 

É um protocolo cliente-servidor que permite que navegadores da Web e servidores da Web se comuniquem. Quando uma pessoa usuária faz uma solicitação HTTP no navegador (por exemplo, acessar o site de uma loja virtual), o servidor envia os dados solicitados ao usuário ou usuária na forma de páginas da web.

HTTP é um protocolo sem estado. Ou seja, cada transação será executada de maneira separada. Após a conclusão de uma transação entre o navegador da Web e o servidor, a conexão é perdida.

O que é HTTPS?

A sigla HTTPS, em Inglês, significa Hypertext Transfer Protocol Secure (em Português, Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). Assim como o HTTP, seu principal objetivo é transferir dados de um servidor para seu navegador, para que você possa carregar sites mediante a requisições feitas no navegador de sua preferência. 

No entanto, o HTTPS usa uma conexão criptografada para se comunicar entre o servidor e o navegador. Um certificado SSL protege os dados transferidos de serem roubados à medida que são trocados. 

O HTTPS foi criado em 1994, mas não foi amplamente usado como padrão até 2019. Sua popularidade se deve principalmente ao Google recomendar que os sites mudem para HTTPS em 2014. Seu uso não só garante um bom ranqueamento do seu site nos motores de busca, como também resulta em um site seguro para quem o acessa.

Mas, certificado SSL, conexão criptografada, o que seriam esses conceitos? Não se preocupe que eles serão abordados adiante. 

Como saber se um site usa HTTP ou HTTPS?

É possível saber de acordo com a presença de um pequeno cadeado ao lado da barra de endereços do browser. Nesse caso, no navegador de sua preferência, seja ele o Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge, ou similar, ao acessar o site do Google (www.google.com), por exemplo:

Página do Google demonstrando uma conexão HTTPS, e não HTTP

Note que, ao lado do endereço do site, na barra de endereços (localizada no canto superior da tela), há um pequeno cadeado ali. Clicando nesse cadeado:

Conexão é segura HTTPS e HTTP

Ele exibe que, a conexão é segura e, que, nossas informações estão protegidas:

Certificado de segurança Google HTTPS e HTTP

Ou seja, o site do Google possui o protocolo HTTPS e, dessa forma, visualizando aquele pequeno cadeado ao lado do endereço do site, conseguimos observar se determinado site está utilizando HTTPS ou não. 


Um site que não utilize o HTTPS, utiliza apenas o protocolo HTTP, aparecerá da seguinte forma, na barra de endereços do navegador: 

Site não seguro
HTTP não seguro

A seguir, vejamos alguns conceitos para melhor entendimento do protocolo HTTPS. 

Conheça alguns termos para entender melhor como funciona o HTTP e HTTPS!

O que é o IP?

Endereço IP significa endereço de protocolo de internet; é um número de identificação que está associado a um determinado computador ou rede de computadores. Quando conectado à internet, o endereço IP permite que os computadores enviem e recebam informações.

Todos nós portamos um documento de identidade chamado Registro Geral (RG) e ele é único para todas as pessoas. O IP é como se fosse um RG que o computador possui, um número único que o identifica em um envio de dados, pacotes, etc. 

O que é SSL?

Em Inglês, a sigla SSL significa Secure Sockets Layer (em Português, camada de soquetes seguros) e é uma tecnologia de segurança padrão para estabelecer um link criptografado entre um servidor e um cliente – normalmente um servidor da Web (site) e um navegador, ou um servidor de e-mail e um cliente de e-mail (por exemplo, Outlook). 

A segurança SSL protege dados confidenciais, como números de cartão de crédito e informações financeiras, da captura ou modificação à medida que dois sistemas os enviam e recebem, impedindo assim que as pessoas usuárias não autorizadas acessem, leiam ou modifiquem qualquer informação pessoal.

O que é TLS?

Em Inglês, a sigla TLS significa Transport Layer Security (em Português, segurança da camada de transporte). É um protocolo criptográfico usado para proteger os dados enviados por uma rede, como o tráfego da Internet. Os casos de uso gerais incluem proteção de e-mail, VOIP, transações online, transferências de arquivos e mensagens instantâneas. 

O TLS foi projetado para impedir que os dados sejam espionados ou adulterados. Ele protege a integridade das comunicações privadas e informações confidenciais, incluindo hábitos de navegação, correspondência pessoal, bate-papo on-line, chamadas em conferência, senhas, dentre outros.

O que é criptografia?

A criptografia é uma técnica de segurança de informações e comunicações por meio do uso de códigos para que apenas a pessoa a quem a informação se destina possa 

compreendê-la e processá-la.. O prefixo “cripto” significa “oculto” e o sufixo “grafia significa “escrita”.

Nesse caso, esse tráfego impede, assim, o acesso não autorizado à informação de pessoas não autorizadas. A comunicação pode ocorrer entre pessoas, servidores, organizações governamentais, dentre outros. 

Quais as vantagens do protocolo HTTPS para o usuário?

O protocolo HTTPs tem algumas vantagens, em sua utilização para o usuário ou usuária, que são as seguintes: 

  • Maior confiança de clientes ao utilizar HTTPS;
  • Sensação de segurança ao realizar operações bancárias;
  • Garantia de que o site não sofrerá ataques hackers. 

Quais as vantagens do protocolo HTTPS para o site?

O protocolo HTTPs tem algumas vantagens, em sua utilização para a sua aplicação, que são as seguintes: 

  • Maiores classificações do Google;
  • Maiores conversões;
  • Proteção de dados;
  • Proteção contra Phishing e outros ataques hackers;
  • Conformidade do setor de cartões de pagamento, ou seja, as operações são feitas de forma segura;
  • Remove os avisos como o de “não seguro”.

Como usar um protocolo HTTPS no seu site?

Se você tiver uma equipe responsável pelo suporte técnico, converse com as pessoas responsáveis sobre a mudança para HTTPS. Se você gerencia seu próprio site, pergunte à sua empresa de hospedagem se eles fornecem certificados SSL/TLS. Se o fizerem, provavelmente também poderão ajudá-lo a implementá-lo.

Eles precisarão:

  1. Obter e implementar um certificado SSL/TLS para você;
  2. Adicionar um redirecionamento permanente ao seu site (de HTTP para HTTPS);
  3. Atualizar quaisquer links para scripts de terceiros para incluir HTTPS.

Você precisará:

  1. Atualizar quaisquer links dentro do conteúdo para incluir HTTPS. Isso inclui links para imagens, downloads e ferramentas em sua aplicação;
  2. Definir um lembrete para um mês antes que o certificado expire. Isso garantirá que você o renove com bastante tempo e evitará que o tempo dele se esgote.

Provavelmente, haverá alguma cobrança adicional em seu provedor de hospedagem para a implementação do SSL. Porém, realizar essa operação, pensando na segurança dos dados, é necessária, visto que qualquer informação vazada de uma aplicação estará sujeita a penalidades severas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O HTTPS oferece muitas vantagens sobre o HTTP em termos de segurança. HTTPS é melhor quando se trata de aceitar informações confidenciais de pessoas terceiras. Esse protocolo utiliza uma camada adicional de segurança, com o certificado SSL, para garantir que os dados sejam trafegados de forma segura, através da porta 443.

A segurança do site incentiva uma melhor experiência da pessoa que o utiliza e pode potencialmente aumentar seus rankings nos motores de busca. Hoje, os usuários e usuárias de navegadores da Web são incentivados a confiar apenas em sites que implementam HTTPS. 

Para aprofundar os seus conhecimentos nesse assunto, não deixe de conferir esse artigos que fala sobre os protocolos TCP e UDP.

0 Shares:
Você também pode gostar