A arquitetura do modelo OSI pode ser de difícil compreensão para as pessoas que não têm noções de redes de computadores. Como o modelo possui sete camadas e cada uma faz uma função distinta, pode haver confusão com suas respectivas funções e como elas interagem entre si.
Com a utilização do modelo OSI, podemos realizar uma comunicação entre equipamentos diferentes de forma simplificada e facilitar a elaboração das redes de computadores. Preparado ou preparada para conhecer o modelo OSI a fundo e quais são as suas principais camadas? Vamos lá!
No artigo, abordaremos:
- O que é o modelo OSI?
- Entenda a história do modelo OSI!
- Qual a importância do modelo OSI?
- Conheça as 7 camadas do modelo OSI!
- Como os dados trafegam através do modelo OSI?
- Quais as vantagens do modelo OSI?
- Quais as desvantagens do modelo OSI?
- Quais as diferenças entre o modelo OSI e o TCP/IP?
- O que é o endereço MAC?
- O que é o endereço IP?
- Quais os protocolos e padrões de cada camada do modelo OSI?
O que é o modelo OSI?
O modelo OSI é um modelo dividido em sete camadas para reduzir a complexidade da comunicação entre computadores e do envio das requisições ao servidor. Essas camadas seriam as etapas que uma requisição percorre até chegar ao destino final, que seria o servidor.
Vamos imaginar uma situação em que você comprou um produto em uma loja virtual de sua preferência. Até ele chegar até você, o pedido precisa chegar até a loja que vai enviá-lo pelos correios. Então, ele precisa passar pelos centros de distribuição dos correios de algumas cidades até chegar ao destino final, sua casa. O modelo OSI tem um funcionamento similar a isso, com o envio de pacotes realizados pelo computador através da rede.
O detalhamento do que cada camada do modelo OSI será exibido nas seções seguintes do artigo. Vejamos a seguir a história do modelo OSI e como ele surgiu.
Entenda a história do modelo OSI!
Por volta das décadas de 1960 e 1970, não havia uma forma simples de comunicação entre dois computadores diferentes. Com isso, houve a necessidade da criação de um sistema que englobasse todos os tipos de computadores, para que eles pudessem pudessem trocar informações, mensagens entre eles.
Ou seja, os equipamentos necessitavam falar a mesma linguagem entre eles, apesar de serem diferentes. Essa linguagem seria um conjunto de normas estabelecidas entre a rede, permitindo o envio e recebimento de informações de vários tipos.
O projeto de um modelo em camadas começou por meio da Organização Internacional de Sistemas (ISO), dando início ao desenvolvimento da arquitetura que conhecemos hoje como modelo OSI.
Esse modelo, por sua vez, é dividido em camadas hierárquicas, ou seja, uma camada utiliza as funções que ela mesma possui ou de uma camada anterior, para camuflar a complexidade entre as camadas e exibir as operações para os usuários ou usuárias de um programa ou sistema em questão.
Com o surgimento do modelo OSI, os computadores podem ser interligados mesmo se forem de marcas, modelos diferentes. Essa arquitetura divide as redes de computadores em pequenos pedaços, denominadas camadas, para reduzir a complexidade e facilitar a padronização de interfaces.
Qual a importância do modelo OSI?
A importância desse modelo seria a comunicação de forma mais eficiente com computadores, sem precisar que eles sejam do mesmo modelo. Vejamos alguns pontos que retratam a importância de utilizar esse modelo:
- Facilita a engenharia modular;
- Padronização das interfaces;
- Redução da complexidade com a divisão em camadas;
- Acelera a evolução.
Vejamos agora como funcionam as camadas do modelo OSI e as peculiaridades que cada uma possui.
Conheça as 7 camadas do modelo OSI!
A imagem a seguir representa o nome que cada camada possui no modelo OSI:
Logo, temos:
Camada de aplicação |
Camada de apresentação |
Camada de sessão |
Camada de transporte |
Camada de rede |
Camada de enlace/dados |
Camada física |
No caso, as camadas de Aplicação, Apresentação e Sessão relacionam-se a problemas existentes em aplicativos. Logo, as camadas restantes estão relacionadas a problemas que envolvem o transporte de dados, como ele ocorre.
1. Física
A camada física representa quais serão as especificações elétricas e mecânicas que o equipamento terá. Níveis de voltagem de uma fonte de energia, por exemplo, se encaixa na camada física.
Ou seja, essa camada será responsável pelos sinais e meios físicos envolvendo a eletricidade e componentes eletrônicos.
Alguns exemplos de protocolos existentes na camada física são os seguintes:
2. Enlace
A camada de enlace faz o controle do acesso ao meio e garante que o trânsito dos dados seja realizado de forma confiável. Além disso, essa camada é responsável por verificar se há algum erro nos pacotes enviados pela rede e, em caso positivo, eles podem ser corrigidos.
Quando chegamos a uma fiscalização aduaneira em outro país, precisamos passar por um posto de guarda, para verificar se estamos nos conformes e não carregamos nada ilícito. A camada de enlace funciona dessa forma, observando se os pacotes não carregam materiais suspeitos neles.
Alguns exemplos de protocolos existentes na camada de enlace são os seguintes:
Essa camada possui uma subdivisão em outras duas, que veremos a seguir.
Subcamada MAC
Camada que permite que vários computadores em uma mesma rede estejam conectados. No caso, cada camada conectada na rede possuirá um endereço MAC (que seria o endereço físico), responsável pela identificação e envio dos pacotes.
Subcamada LLC
Camada responsável por como o fluxo de dados na rede vai funcionar. Podemos ter muitos protocolos em uma mesma rede graças a essa subcamada.
3. Rede
A camada de rede é uma camada que fornece a conectividade entre dois sistemas que podem ser geograficamente separados. Ou seja, conforme o exemplo abaixo, é a camada que permite que haja a comunicação entre dois continentes diferentes para o envio de mensagens, por exemplo:
Ou seja, a camada de rede fornece endereçamento lógico usado pelos roteadores para determinação de caminho a ser feito. Alguns exemplos de protocolos existentes na camada de rede são os seguintes:
4. Transporte
A camada de transporte fornece confiabilidade para garantir a entrega ou o recebimento dos dados. Ou seja, ela isola as camadas superiores para que os dados não sejam tratados pelas demais e não haver acoplamento.
Vamos imaginar que, em quase todo o país, existem pessoas carteiras responsáveis por entregar correspondência na casa das pessoas. No caso, são elas que garantem o recebimento das cartas enviadas ou recebidas. A camada de transporte atua da mesma forma.
Alguns exemplos de protocolos existentes na camada de transporte são os seguintes:
No caso, os principais são o UDP e o TCP.
5. Sessão
Nessa camada, podemos verificar logs de segurança de operações realizadas na rede e também pelo estabelecimento da sessão entre hosts. Além de estabelecer, essa camada também pode encerrar a sessão estabelecida entre os hosts.
Ou seja, essa camada é responsável por criar o pareamento entre os hosts, processo muito utilizado em programas de trocas de mensagens como Discord, Microsoft Teams, WhatsApp, Telegram, dentre outros. Alguns exemplos de protocolos existentes na camada de sessão são os seguintes:
6. Apresentação
A camada de apresentação é o local onde os dados são apresentados. Eles podem:
- ser criptografados;
- ser comprimidos ou descomprimidos;
- serem convertidos com base em uma tabela de caracteres, como ASCII.
Ou seja, nessa camada, os dados passam por processos como a formatação, conforme o exemplo a seguir:
Fonte: Reprodução
Alguns exemplos de protocolos existentes na camada de apresentação são os seguintes:
7. Aplicação
Essa é a camada mais próxima existente do usuário ou usuária. Nela, pode haver interações visuais, como ocorre cotidianamente em terminais bancários, editores de código e texto, softwares de planilhas e apresentações dentre outros.
Você, para ler o artigo sobre o modelo OSI, certamente está utilizando um navegador de internet, correto? Eles também seriam um exemplo de camada de aplicação, os browsers.
Alguns exemplos de protocolos existentes na camada de aplicação são os seguintes:
Como os dados trafegam através do modelo OSI?
Para haver uma comunicação entre uma rede por pessoas, é necessário que os dados percorram todas as sete camadas do modelo OSI. No caso, a pessoa que recebe percorre às sete camadas em ordem crescente, enquanto quem envia percorre em ordem decrescente.
Vamos imaginar o seguinte caso: o senhor Camilo deseja enviar uma foto de um comprovante de residência para sua irmã, Natália. Para isso, Camilo deverá abrir seu e-mail pessoal, digitar o conteúdo da mensagem (uma foto escaneada) e clicar em Enviar. O aplicativo de e-mail que Camilo utiliza transfere a mensagem enviada por ele para a camada de aplicação, selecionando um protocolo SMTP e os dados vão para a camada de apresentação.
Por conseguinte, a camada de apresentação faz uma compressão dos dados para a camada de sessão, iniciando assim uma sessão de comunicação entre o emissor e o receptor (Camilo e Natália).
Depois disso, os dados são recebidos pela camada de transporte de Camilo, havendo a segmentação dos dados; no caso, os segmentos são separados em pequenos pacotes na camada de rede, sendo os pacotes separados em quadros na camada de enlace.
Feito isso, a camada de enlace entrega os quadros separados para a camada física, última do percurso. No caso, a camada física faz uma conversão de dados em um fluxo de bits, para realizar o envio por meio de um cabo ou similar.
Quando o computador de Natália recebe esses bits por Bluetooth, por exemplo, os dados vão fazer o mesmo percurso em seu equipamento, em ordem contrária.
O primeiro passo será a conversão do fluxo de bits da camada física em quadros, recebidos pela camada 2, que seria a de enlace. Nela, os quadros são montados de novo para pacotes, enviados para a camada de rede. Por sua vez, a camada de rede faz a criação de segmentos montando os pacotes novamente para a camada 4, de transporte.
Na camada de transportes, os segmentos são montados novamente em um simples dado que vai para a camada de sessão de Natália. Depois disso, é feita a transmissão dos dados para a camada 6, que seria a de apresentação, encerrando a sessão de comunicação.
Na camada de apresentação ocorre a descompactação dos dados e o envio deles para a camada de apresentação. Por fim, a camada de aplicação (última do percurso de Natália), popula o email dela com os dados em um formato compreensível, fazendo com que ela receba o seu comprovante de residência escaneado pelo seu irmão Camilo em seu computador.
Quais as vantagens do modelo OSI?
As vantagens do modelo OSI são as seguintes:
- Ele ajuda você a garantir a tecnologia interoperável;
- Ele ajuda você a padronizar roteador, switch, placa-mãe e outros hardwares;
- Reduz a complexidade e padroniza as interfaces;
- Facilita a engenharia do modulador;
- Oferece flexibilidade para se adaptar a vários tipos de protocolos;
- É um modelo padrão em redes de computadores;
- Os protocolos podem ser substituídos por novos protocolos quando a tecnologia muda.
Quais as desvantagens do modelo OSI?
As desvantagens do modelo OSI são as seguintes:
- Você só pode usá-lo como um modelo de referência;
- Na camada de rede OSI, algum serviço é subdividido em muitas camadas, como a camada de transporte e enlace de dados;
- O modelo OSI é muito complexo. A implementação inicial foi complicada, lenta e cara;
- Este modelo é meramente um modelo teórico e que não considera a disponibilidade de tecnologia apropriada. Isso restringe sua implementação prática;
- O modelo OSI não atendeu às necessidades de partículas tão bem quanto o modelo TCP/IP. Por isso, foi rotulado como qualidade inferior;
- Embora existam muitas camadas, algumas das camadas, como a camada de sessão e a camada de apresentação, usam muito pouco alguma funcionalidade quando implantadas na prática;
- Há uma duplicação de serviço em várias camadas. Serviços como endereçamento, controle de fluxo e controle de erros são oferecidos por várias camadas;
- Neste modelo, as camadas não podem trabalhar em paralelo, pois cada camada precisa esperar para obter dados da camada anterior.
Quais as diferenças entre o modelo OSI e o TCP/IP?
Modelo TCP/IP Modelo OSI
Conforme exibido nas imagens acima, a principal diferença entre os modelos é que o modelo TCP/IP possui apenas quatro camadas, enquanto o modelo OSI tem sete camadas. Os dois modelos são semelhantes em relação ao fato de serem divididos em camadas. Vejamos algumas diferenças que esses modelos possuem entre si:
- O modelo TCP/IP juntou a camada 1 e 2 do modelo OSI para uma camada de Aplicação;
- No TCP/IP, há uma camada denominada Internet, que equivale a camada de Rede no modelo OSI.
O que é o endereço MAC?
MAC ou Media/Medium Access Control é um número único atribuído a todos os dispositivos eletrônicos que podem se comunicar entre si. O MAC funciona na Camada de Enlace do modelo OSI.
É composto de um número hexadecimal de 48 bits que é globalmente exclusivo, ao contrário do endereço IP. As empresas geralmente “compram” um conjunto de endereços MAC que são usados posteriormente em seus produtos, isso ajuda a evitar endereços MAC duplicados e o mantém exclusivo.
Os endereços MAC são geralmente escritos em um dos seguintes formatos:
MM:MM:MM:SS:SS:SS
MMMM-MMSS-SSSS
A primeira metade (24 BITS) de um endereço MAC contém o número de identificação do fabricante do adaptador. Além disso, eles são regulados por um órgão de padrões da Internet (consulte a barra lateral). A segunda metade (24 MAIS BITS) de um endereço MAC representa o número de série atribuído ao adaptador pelo fabricante.
O que é o endereço IP?
Um endereço IP (abreviação de endereço de Protocolo de Internet) é um rótulo numérico exclusivo atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede de computadores que usa o Protocolo de Internet para comunicação. Um endereço IP permite que os dispositivos se comuniquem em uma rede e se identifiquem.
Os endereços IP podem ser IPv4 (Internet Protocol versão 4) ou IPv6 (Internet Protocol versão 6). Os endereços IPv4 são compostos por quatro grupos de números, cada um variando de 0 a 255, separados por pontos. Esses endereços IPv6 são mais longos e consistem em oito grupos de caracteres alfanuméricos separados por dois pontos.
Dessa forma, um endereço IP é como se fosse um Registro Geral (RG) que os nossos computadores conectados a uma rede possuem, sendo eles únicos e intransferíveis.
Quais os protocolos e padrões de cada camada do modelo OSI?
- Camada física
EIA/TIA-232
EIA/TIA-232 é uma interface serial síncrona para interface entre computadores e equipamentos periféricos. Também é conhecido como RS-232.
EIA/TIA-449
EIA/TIA-449 é um conjunto de especificações para interface entre PCs e periféricos em linhas telefônicas. Também é chamado de Modem+ ou Data Over Cable Service Interface Specification (DOCSIS).
ITU-T U-Series
Uma série de protocolos desenvolvidos pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), projetados para permitir que diferentes redes se comuniquem em vários padrões. Existem atualmente três versões do protocolo, abrangendo banda larga móvel, banda larga de linha fixa e telefonia de voz.
I.430/I.431
Protocolo usado para bate-papo entre pessoas usuárias na Internet. Ele usa dois números que representam os canais aos quais cada uma delas pode ingressar. O primeiro número representa o tipo de canal e o segundo número representa o número máximo de pessoas permitidas no canal.
PDH
Cabeçalho de dados PHY. Ele contém o endereço MAC de origem, endereço MAC de destino, ethertype, etc.
IEEE 802.3
O padrão IEEE 802.3 define uma família de especificações de camada física para transmissão Ethernet em cabeamento de par trançado. Ele especifica vários parâmetros, como taxas de dados, métodos de sinalização, tensões e tipos de cabos.
IEEE 802.11
IEEE 802.11 é uma família de padrões desenvolvidos pelo IEEE para redes locais (LANs). Esses padrões cobrem uma variedade de tecnologias como Wi-Fi, WiMAX e LTE. O IEEE 802.11 define a camada física (ou seja, quais tipos de sinais são usados).
IEEE 802.15
IEEE 802.15 é uma família de protocolos usados para comunicação em redes de área pessoal sem fio (WPANs). WPANs referem-se a redes sem fio que consistem em nós operando em taxas de dados baixas (como 300 bps) e com funcionalidade limitada.
IEEE 802.16
IEEE 802.16 refere-se a WiMax. WiMax é uma interface aérea para serviços de banda larga fixa e móvel usando ondas de rádio de altíssima frequência. O padrão IEEE 802.16 abrange tanto a camada física quanto as camadas MAC.
IEEE 1394
IEEE 1394 é uma arquitetura de barramento serial que fornece conexões de alta velocidade entre vários nós. Foi originalmente planejado para sistemas de controle industrial, mas também é amplamente utilizado em eletrônicos de consumo.
USB
USB é a abreviação de barramento serial universal. Um barramento serial é um tipo de interface de computador que usa sinais elétricos para transmitir dados entre dispositivos em uma linha comum. Nos computadores, eles permitem que os periféricos se comuniquem com o sistema principal sem a necessidade de uma porta.
Bluetooth
Bluetooth é uma tecnologia sem fio projetada para substituir as comunicações por cabo entre dispositivos. O Bluetooth é popular porque funciona em uma ampla gama de frequências com baixo consumo de energia. Você pode encontrar muitos aplicativos para Bluetooth, incluindo telefones celulares, laptops, tablets, etc.
ITU-T G.hn PHY
Especificação de interface de rede doméstica Gigabyte (G.hn). Uma especificação que define a tecnologia de rede doméstica de alta velocidade usando linhas telefônicas existentes. O protocolo permite até 1 gigabyte por segundo de comunicação em conexões de fio de cobre sem o uso de fibra óptica.
2. Camada de enlace/dados
ATM
ATM significa Modo de Transferência Assíncrona. É uma tecnologia de rede de computadores usada por empresas de telefonia. Ele permite que dois ou mais dispositivos transmitam dados em uma única linha sem ter que ir e voltar entre eles. Isso significa que é muito mais rápido do que as conexões dial-up.
SDLC
SDLC (Serial Data Link Control) é um padrão desenvolvido pela CCITT (agora conhecido como ITU-T). Ele foi projetado para fornecer correção de erros, controle de fluxo, detecção de erros de ponta a ponta e operação transparente em vários meios de transmissão.
HDLC
HDLC (High Level Data Link Control) é um padrão desenvolvido pela CCITT (agora conhecido como ITU-T). Ele foi projetado para fornecer correção de erros, controle de fluxo, detecção de erros de ponta a ponta e operação transparente em vários meios de transmissão.
SLIP
SLIP (Serial Line Internet Protocol) é um protocolo simples e de baixo nível para enviar dados através de linhas seriais, como as encontradas em modems.
CSLIP
CSLIP (Common Serial Line Internet Protocol) é um protocolo que define como enviar dados em linhas seriais.
GFP
GFP (Generic Framing Procedure) é um procedimento de enquadramento definido pelo RFC 1144. Ele fornece uma interface abstrata entre protocolos de nível superior, como TCP/IP, e protocolos de nível inferior, como o Ethernet.
PLIP
PLIP (Point-to-Point Lightweight Interface Protocol) é um protocolo criado pelo IETF (Internet Engineering Task Force), um grupo de voluntários responsáveis pelo desenvolvimento de padrões para a Internet.
IEEE 802.2
IEEE 802.2 é um conjunto de padrões desenvolvidos pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Esses padrões definem vários protocolos como Ethernet, Token Ring, FDDI, etc. Eles também são responsáveis por criar todas as diferentes topologias LAN (Ethernet, Token ring, dentre outras).
LLC
LLC (Logical Link Control) é uma subcamada da camada 2 do modelo OSI que encapsula quadros de outros protocolos em unidades de 64 bits chamadas pacotes. Os pacotes contêm um cabeçalho seguido de dados.
L2TP
L2TP (Layer Two Tunneling Protocol) é um protocolo de tunelamento usado para estabelecer uma conexão VPN (Virtual Private Network) em uma rede IP pública, como a Internet. Um computador-cliente envia uma mensagem de solicitação para seu roteador doméstico, que então estabelece um link seguro para
Frame relay
Antigo protocolo de rede usado por empresas de telecomunicações. Foi inventado nos anos 80 e 90 e ainda hoje é muito utilizado. A ideia básica por trás do frame relay é que, em vez de ter uma única conexão entre dois nós (como uma chamada telefônica), você usa várias conexões.
ITU-T G.hn DLL
G.hn significa rede doméstica gigabite e é um padrão criado pela ITU-T (a união internacional de telecomunicações). G.hn permite velocidades de internet mais rápidas através do uso de cabos e hardware existentes.
PPP
PPP (Point-to-Point Protocol) é um método de transferência de dados entre dois hosts usando uma conexão de modem. Você pode pensar nisso como uma espécie de rede privada virtual.
X.25
X.25 é um padrão criado pela CCITT (a organização internacional de telecomunicações) em 1981. Ele define como os dados devem ser encapsulados em quadros e enviados por uma rede comutada por pacotes. Os quadros geralmente são transmitidos como pacotes de 64 bytes com um cabeçalho e um trailer no início e no final de cada quadro.
Ethernet
É uma tecnologia de rede local originalmente baseada na topologia token ring, mas posteriormente estendida para suportar muitos outros tipos de redes. O uso mais comum hoje é para conectar computadores em uma LAN (rede local).
3. Camada de rede
IPv4 e IPv6
IPv4/IPv6 é um protocolo de internet que permite que computadores na mesma rede se comuniquem entre si. Ele atribui endereços exclusivos (números) a todos os dispositivos conectados à Internet. A maneira mais comum de atribuir esses números é por meio de um processo chamado criação de sub-redes.
ARP
Protocolo usado para mapear um endereço IP para um endereço físico ou MAC em uma rede local. É comumente usado em redes Ethernet.
ICMP
ICMP significa Internet Control Message Protocol. É um conjunto de procedimentos definidos pela Internet Engineering Task Force (IETF) para facilitar a detecção, relatório e correção de erros na Internet. O uso mais comum do ICMP é detectar links quebrados na Internet.
IPsec
O IPSec é um conjunto de protocolos que fornece serviços de tunelamento seguro e rede privada virtual (VPN) para o transporte de tráfego criptografado em redes públicas inseguras, como a Internet. Ele pode ser usado no nível do aplicativo ou por meio de um dispositivo de firewall.
IGMP
Protocolo de comunicação usado por hosts e roteadores adjacentes para estabelecer membros de grupos multicast.
IPX
IPX é um protocolo de camada de rede que define como os computadores se identificam entre si usando redes locais (LAN). Foi substituído pelo TCP/IP.
AppleTalk
Protocolo que funciona de tal maneira que os usuários e usuárias de uma máquina se comunicam entre si por longas distâncias.
4. Camada de transporte
TCP
O TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo utilizado para transmitir dados de forma confiável pela Internet. É um dos principais protocolos no conjunto de protocolos da Internet e fornece entrega de dados confiável, ordenada e com verificação de erros entre aplicativos executados em hosts que se comunicam por uma rede IP.
UDP
O protocolo UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo sem conexão usado para enviar datagramas por uma rede IP. Ao contrário do TCP, ele não fornece comunicação confiável e não estabelece uma conexão antes de transmitir os dados.
SCTP
O protocolo SCTP (Stream Control Transmission Protocol) é um protocolo da camada de transporte que fornece entrega confiável, ordenada e controlada por fluxo de dados entre dois pontos finais em uma rede. Ele é usado em uma variedade de aplicativos, incluindo serviços de voz sobre IP (VoIP), videoconferência e mensagens.
DCCP
Protocolo usado para controle de congestionamento na comunicação de rede. Ele é projetado para ser usado com serviços de datagrama não confiáveis, como UDP (User Datagram Protocol) e fornece mecanismos de controle de congestionamento semelhantes aos usados pelo TCP (Transmission Control Protocol).
SPX
SPX significa Sequenced Packet Exchange. Permite a conexão entre cliente e servidor em uma rede.
5. Camada de sessão
SAP
Simple Access Protocol é um protocolo desenvolvido pela Sun Microsystems para acessar recursos de computador em sistemas UNIX.
PPTP
PPPoE ou Point-to-Point Protocol over Ethernet é um protocolo dial-up que fornece conectividade entre duas estações LAN encapsulando pacotes enviados de uma estação para outra em pacotes transmitidos por um link físico.
RTP
RTP ou Protocolo de Transporte em Tempo Real. Este protocolo permite a transmissão de dados de áudio e fluxos de vídeo em redes IP.
NETBIOS
Protocolo que fornece serviços de identificação de rede. Ele define como os hosts se identificam entre si. Para fornecer esses serviços, ele usa o esquema de endereçamento TCP/IP.
Named PIPE
Pipes nomeados são arquivos especiais que permitem compartilhar IPC entre processos em execução em diferentes contas de usuário.
Socks
Socks é um protocolo criado por Jon Postel para estabelecer canais de comunicação anônimos pela Internet. Ele funciona permitindo que os aplicativos usem um número de porta padrão para se conectar a um host remoto arbitrário.
SPDY
Spdy é uma extensão de navegador da web que torna as solicitações HTTP mais rápidas comprimindo dados.
TLS/SSL
SSL/TLS é um protocolo de segurança padrão da indústria para proteger as comunicações entre cliente e servidor. É amplamente utilizado em comércio eletrônico e e-mail. O TLS é baseado em SSL, mas com recursos adicionais, como autenticação e assinaturas digitais.
6. Camada de apresentação
MIME
MIME significa Multipurpose Internet Mail Extensions. Ele define padrões para formatação de e-mails para poderem ser enviados por vários tipos diferentes de sistemas de software ou hardware.
XDR
XDR significa representação de dados XML. É uma forma de armazenar dados em formato XML.
SSL
SSL é a abreviação de “Secure Socket Layer”. É um protocolo de camada de aplicativo para comunicação segura entre dois aplicativos em uma máquina host.
7. Camada de aplicação
FTP
FTP significa Protocolo de Transferência de Arquivos. É assim que os arquivos são transferidos de um computador para outro.
HTTP
HTTP significa Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele é usado por navegadores e servidores da Web para transferir informações pela Internet.
DHCP
DHCP significa Dynamic Host Configuration Protocol. Ele permite que os dispositivos de rede obtenham endereços IP automaticamente quando inicializados.
SMTP
SMTP significa Simple Mail Transport Protocol. É um padrão da Internet para enviar mensagens de e-mail entre hosts de e-mail.
TELNET
Telnet é um programa de linha de comando usado para conectar-se a outros computadores.
NETCONF
NETCONF significa Protocolo de Controle de Rede. É um protocolo de plano de controle para gerenciamento de redes.
SNMP
MPP significa protocolo Short Message Peer-to-Peer. É um protocolo de mensagens para troca de mensagens de texto SMS com telefones celulares.
SMPP
SMPP significa Protocolo de Gerenciamento de Sessão. É um protocolo de sinalização para comunicações de voz.
NTP
NTP significa Network Time Protocol. É um conjunto de protocolos para manter a hora exata em computadores conectados à Internet.
NFS
NFS significa Network File System. É um protocolo de compartilhamento de arquivos para sistemas operacionais Unix.
SIP
SIP significa Protocolo de Iniciação de Sessão. É um protocolo de configuração de chamadas para VoIP (Voice Over Internet Protocol).
SSI
SSI significa “Single Sentence Impressions”. É um protocolo de bate-papo de mensagens instantâneas em que cada mensagem consiste em uma frase ou menos. O objetivo deste protocolo é tornar as conversas mais curtas e concisas do que em outros protocolos como o IRC.
NNTP
Protocolo de transferência de notícias de rede. Este protocolo permite aos usuários transferir arquivos de texto entre computadores conectados pela internet.
Muito bacana o assunto relacionado ao modelo OSI, não é? Esse modelo representa sete camadas distintas responsáveis por funções diferentes. Por exemplo, a camada de aplicação seria tudo que esteja visível ao usuário ou usuária, como os navegadores de internet (Chrome, Edge, Firefox, etc) e, a camada de apresentação que seria a camada responsável por comprimir e descomprimir os dados.
O modelo OSI tem como importância a redução da complexidade existente na comunicação entre outros computadores para o envio de informações. Seu surgimento causou um impacto positivo na tecnologia da informação, pois as pessoas não precisam mais utilizar os mesmos modelos de computadores para se comunicar com outras pessoas. Quer se aprofundar no conhecimento de redes e segurança? Confira este artigo sobre o ataque DDoS e como se proteger!