A segurança da informação no home office tem sido um assunto muito debatido, uma vez que a pandemia de Covid-19 acelerou a adesão ao trabalho remoto por parte de muitas organizações. 

De acordo com a consultoria Betania Tanure Associados (BTA), 43% das empresas brasileiras adotaram o home office no início da pandemia. Além disso, um estudo realizado por André Miceli, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que esta prática ainda deve crescer cerca de 30% após a estabilização da crise.

O modelo de trabalho à distância se tornou a realidade de muita gente, e neste clima de transformação digital, muitas empresas se preocupam com os riscos que o modelo remoto pode oferecer para o negócio. Afinal, como garantir a segurança no home office?

O assunto é importante e podemos dizer que a melhor maneira de prevenir ataques cibernéticos e garantir a segurança no trabalho remoto é se protegendo. Para isso, listamos neste post uma série de dicas práticas que sua empresa pode implementar junto a seus colaboradores. Confira!

9 dicas para garantir a segurança no home office da sua empresa

Os riscos no trabalho remoto são reais, mas isso não significa que sua empresa não possa adotar esta modalidade, basta tomar as medidas certas de proteção.

Confira algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a evitar o vazamento de informações corporativas e garantir a segurança no home office:

1 – Utilização de senhas seguras

A maneira mais simples de invadir um sistema é utilizando senhas de usuários descuidados, que criam sequências fracas e muito fáceis de serem quebradas. Por isso, é muito importante que todos os colaboradores utilizem senhas fortes, com longas combinações de letras — maiúsculas e minúsculas —, números e símbolos.

Além disso, é importante que essas senhas sejam trocadas periodicamente, a fim de aumentar ainda mais a segurança no home office.

2 – Uso de autenticação em dois fatores

Uma senha forte é apenas o primeiro passo para a segurança no home office.

Quanto mais camadas de segurança houver, mais difícil fica para alguém invadir um e-mail ou sistema e roubar dados sensíveis. Por isso, o mais recomendado é utilizar um sistema de autenticação em dois fatores, como o 1Password, LastPass ou o Authenticator, da Google.

3 – Troque a senha padrão do roteador

Não precisamos nem comentar sobre os perigos de se conectar a redes públicas, não é? Mas mesmo a rede doméstica ainda pode apresentar riscos para a segurança dos dados da empresa. Por isso, um passo importante para tornar o trabalho remoto mais seguro é trocar a senha do seu roteador.

Isso porque esses dispositivos vêm com uma senha padrão de fábrica, que já é bem conhecida entre os entendidos da área. Qualquer um que consiga invadir este aparelho poderia contaminar os demais dispositivos conectados na rede.

4 – Treinamentos e orientações

Vírus, malwares, keyloggers, phishing… a cada dia surge um golpe novo, com o objetivo de se aproveitar da inocência ou desatenção de usuários para instalar programas maliciosos em seus dispositivos, colocando em risco seus dados pessoais e os da companhia.

Para evitar esse tipo de problema, a educação sobre o assunto é fundamental! Por isso, é importante realizar treinamentos com todos os colaboradores, a fim de alertá-los a respeito desses golpes e orientá-los sobre como agir para não acabar se tornando uma vítima.

5 – Mantenha antivírus e firewalls sempre atualizados

Além dos treinamentos, outra importante barreira contra as ameaças virtuais que podem comprometer a segurança do home office são os antivírus. Esses softwares estão na linha de frente contra arquivos e programas maliciosos. Garanta que seus colaboradores mantenham seus antivírus e firewalls sempre atualizados!

6 – Mantenha sistemas operacionais e demais softwares atualizados

Além do antivírus, um home office seguro também depende de um sistema operacional e softwares atualizados, uma vez que versões antigas desses programas podem abrir brechas para invasões.

Além disso, vale destacar a importância de se usar apenas programas originais. Utilizar sistemas e softwares piratas é abrir as portas para ameaças, uma vez que nunca se sabe que tipo de arquivos podem ser baixados junto desses instaladores.

7 – Utilize um serviço de VPN confiável

Para os colaboradores que dependem do acesso aos servidores da empresa para trabalhar de casa, uma ferramenta indispensável para a segurança no home office é o uso de um serviço de VPN (Virtual Private Network ou rede privada virtual).

Essa é a melhor forma de garantir uma conexão segura e criptografada entre seus colaboradores e o servidor da sua empresa, visto que cria uma espécie de túnel particular entre servidor e dispositivo.

Mas atenção! Dê preferência aos serviços de VPN pagos, pois estes oferecem maior segurança para a sua privacidade e para os dados da sua empresa.

Confira o vídeo abaixo para entender mais sobre como uma VPN funciona:

NÃO USE VPN sem SABER disto antes!

8 – Faça backups automáticos de arquivos importantes

Não pense que as medidas de segurança no home office estão relacionadas apenas à proteção contra ataques de hackers e roubo de dados de forma virtual. A perda de equipamentos, seja por defeito, furto ou algum tipo de desastre, como um incêndio, também pode inviabilizar o acesso a trabalhos ou dados importantes da empresa.

Por isso, além de proteger os equipamentos com senhas e criptografia, o recomendado é sempre utilizar serviços de nuvem e configurar backups automáticos, a fim de garantir a segurança e disponibilidade de todos os arquivos.

9 – Forneça equipamentos para colaboradores

Computador do trabalho é para trabalhar e computador pessoal é para uso pessoal. É importante não misturar as coisas. 

Sabemos que isso nem sempre está ao alcance de todos, mas, se possível, a empresa deve fornecer os equipamentos já configurados e protegidos, para que os colaboradores não tenham que utilizar seus dispositivos pessoais, que podem estar mais suscetíveis às falhas de segurança do home office.

Uma alternativa econômica eficiente é o outsourcing de infraestrutura de TI, que fornece os equipamentos necessários para o trabalho e o adequa às necessidades e demandas do colaborador.

Tudo certo para garantir a segurança no home office da sua empresa?

Para muitas organizações, o home office é uma grande novidade. Aos poucos vamos nos habituando ao “novo normal” e descobrindo as possibilidades e benefícios da modalidade de trabalho à distância.

A segurança do home office sempre será uma grande preocupação para todos, mas com os devidos cuidados é possível eliminar os riscos e ainda proporcionar uma rotina muito mais tranquila para nossos colaboradores.

Este artigo foi escrito pela Encontre Um Nerd, uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas. Somos uma rede exclusiva dos principais técnicos de Suporte e Infraestrutura de TI. Quando e onde precisar.

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar