Se a comunicação é um dos pilares da nossa existência enquanto sociedade, a comunicação interna é o que permite que uma empresa estruture sua comunicação empresarial

Sem uma comunicação interna adequada, os processos não se encontram, as tarefas não são realizadas a tempo e isso resulta em uma imagem contraditória e falha no mercado. 

Quantas vezes já não tivemos a impressão, ao acessar canais de comunicação com clientes de empresas, que a gestão de determinada empresa era uma tremenda bagunça?

Caso você queira compreender melhor o conceito de comunicação interna, como ela se dá, sua importância e como você pode fazer para que ela seja eficaz em sua empresa, confira o conteúdo que preparamos abaixo:

Boa leitura!

O que é comunicação interna e como ela se relaciona com a comunicação empresarial?

comunicação intenra

A comunicação interna de uma empresa é o nome que se dá a uma estratégia, conjunto de técnicas e ferramentas que organizam o fluxo de informações que perpassam constantemente a estrutura organizacional de uma empresa

Um pouco complicado? Vamos a exemplos. Enquanto a liderança precisa passar instruções, delegar tarefas e transmitir decisões das posições mais elevadas da empresa, as pessoas colaboradoras devem preencher relatórios, avaliações e fornecer feedbacks. Tudo isso acontece para que cada parte da empresa possa estar informada sobre tudo que acontece. 

Caso isso não ocorra, informações importantes podem acabar se perdendo nesse fluxo e não chegando onde deveriam chegar. Assim, parte desse processo poderá ser prejudicado pela ausência de informações necessárias, o que poderá acarretar grande perda de produtividade, desempenho e lucratividade. 

A comunicação interna é a estrutura primordial da comunicação empresarial. Esse conceito, por sua vez, faz referência a um conjunto de estratégias que determinam fluxos de comunicação organizacional com intuito de providenciar uma gestão de uma empresa e ainda proporcionar um relacionamento com clientes e pessoas acionistas. 

Sem a comunicação interna de uma empresa, seria praticamente impossível organizar um plano de comunicação e estratégias de marketing para atingir determinado público. Logo, primeiramente a comunicação dentro de uma empresa deve funcionar de maneira efetiva para que seja possível realizar uma comunicação externa, com pessoas que estão fora da empresa. 

As informações que integram o fluxo de comunicação interna são asseguradas por cláusulas de confidencialidade presentes nos contratos de admissão de pessoas colaboradoras. Isso é particularmente importante, pois muitas dessas informações poderiam trazer prejuízos caso outras empresas concorrentes tivessem acesso a elas. 

Quais os principais objetivos da comunicação interna?

Podemos afirmar que não é fácil resumir em poucos tópicos quais são os objetivos de uma comunicação interna, uma vez que ela constitui um dos fatores mais importantes na relação empresarial. Porém, podemos apontar alguns que são especialmente importantes:

Os objetivos principais da comunicação interna são:

  • garantir que haja uma unicidade no processo empresarial visto como um todo;
  • informar e promover o conhecimento que é produzido ou adquirido em processos de análise e pesquisa;
  • certificar que todas as pessoas colaboradoras compreendam as decisões e posicionamentos da marca e da empresa;
  • difundir uma cultura organizacional, assim como fundamentar uma missão, valores e normas;
  • Fazer com que haja um conhecimento acerca de temas relevantes dentro do ambiente de trabalho, como inclusão, prevenção à acidentes, preocupação socioambiental, etc.;
  • Proporcionar uma limpa troca de informações entre pessoas colaboradoras e liderança. 

Quais são os 5 tipos de comunicação interna?

Os tipos de comunicação interna (ou fluxos de informação), podem ser definidos da seguinte maneira:

1. ASCENDENTE

comunicação interna ascendente

O fluxo de informação ascendente dentro de uma comunicação interna de uma empresa representa aquelas que são descobertas, analisadas, pesquisadas ou geradas por pessoas colaboradoras de algum determinável nível hierárquico e que são transmitidas para as posições superiores. Isso significa que o objetivo dessa informação é atingir a liderança, diretoria ou até mesmo a pessoa CEO. 

Normalmente, esse tipo é composto por dados informativos, análises, relatórios, apresentações, avaliações ou feedbacks. 

2. DESCENDENTE

Comunicação interna descendente

A comunicação interna descendente é aquela que tem uma direção oposta à ascendente. Isso é, se o objetivo da ascendente é informar quem está acima, significa que essa tem como destinatárias as pessoas que estão em posições inferiores hierarquicamente

Esse tipo de informação que é proveniente da liderança, quadro da diretoria, ou pessoas gerentes geralmente são constituídas por memorandos, informativos, ordens, atualizações ou recomendações. Feedbacks também podem ser encontrados nesse fluxo de comunicação.  

3. HORIZONTAL

Horizontal

As duas anteriores tinham um deslocamento vertical na estrutura hierárquica, com fluxo subindo ou descendo. Essa, agora, se deslocará em outro eixo nessa mesma estrutura, o eixo horizontal. Como você já deve imaginar, para essa informação conseguir viajar horizontalmente, estamos falando de pessoas que ocupam o mesmo degrau na escala hierárquica

Logo, essa comunicação diz respeito àquela que acontece dentro da própria equipe ou com equipes adjacentes, que normalmente trabalham juntas. Ela acontece quando, por exemplo, uma pessoa pede ajuda a outra em uma tarefa ou quando uma pessoa transmite informações para que a outra possa realizar sua parte em um determinado processo. 

4. TRANSDIRECIONAL

Transdirecional

Esse fluxo de comunicação interna é bastante diferente dos anteriores pois quebra com as estruturas de hierarquia, uma vez que elas não fazem tanto sentido nesse contexto, diretamente. Essa relação trata de setores, departamentos e até mesmo unidades completamente distantes umas das outras dentro de uma empresa que, por alguma razão em específica, precisam se comunicar de alguma forma

Um exemplo são empresas que separam suas operações em sedes em diferentes localidades geográficas. 

Vamos supor que há uma equipe de vendas que atua diretamente no atendimento ao público consumidor e uma equipe de desenvolvimento. Como elas atuam em processos distantes, é natural que elas não compartilhem da mesma liderança, estratégia ou organização, apesar de estarem na mesma empresa. 

Caso haja uma operação em que ambas precisam trabalhar em conjunto por alguma razão, o processo de comunicação precisará de uma atenção especial, uma vez que uma parte não compartilha do mesmo contexto, linguagem técnica ou até mesmo língua, em alguns casos. 

5. DIAGONAL

Comunicação interna diagonal

A partir do momento em que uma empresa se estabiliza no mercado e, consequentemente, solidifica uma marca, ela se descola da pessoa que a idealizou e se torna uma entidade própria. Então, a empresa passa a ter necessidades e demandas para que o que foi apresentado no mercado continue coerente. Se a empresa disser ou fizer algo que for contra o posicionamento da sua imagem no mercado, essa contradição pode custar bastante caro. 

Então, há um fluxo de informação que sai diretamente da essência da organização em si e se expande para todas as direções da empresa, acessando “diagonalmente” todos os níveis organizacionais e sua estrutura por completo. Todas as pessoas devem estar cientes dessa imagem para que possam saber como se posicionar em conjunto com a marca.

Exemplos desse fluxo de informação são a missão, a visão da marca, os valores, a cultura organizacional, etc. 

Em quais fatores da empresa a comunicação interna impacta?

Os principais fatores impactados pela comunicação interna são:

  • Fluxos e operações cotidianas;
  • Alinhamento estratégico;
  • Visão da empresa;
  • Liderança e gerência;
  • Atendimento a clientes;
  • Colaboração interdepartamental e entre diferentes setores;
  • Engajamento e retenção de pessoas colaboradoras;
  • Satisfação e clima organizacional;
  • Criação, inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Quais são os 5 agentes da comunicação interna?

Os agentes da comunicação interna são considerados assim pois são eles que movem, geram ou proporcionam o processo de comunicação. Logo, sem eles, seria improvável que a comunicação empresarial interna acontecesse da mesma forma. 

Vamos conhecê-los:

1. Liderança

A liderança é um dos principais agentes para que aconteça a comunicação interna. Em partes isso é devido ao fato de que uma de suas responsabilidades é criar canais de comunicação sem ruídos ou interferências, e garantir que a equipe tenha o que é necessário para que o processo ocorra sem mal-entendidos. Além disso, a liderança (ou gerência) é responsável por intermediar a informação que vem de fluxos ascendentes e descendentes, servindo como canal entre ambas partes. 

2. Recursos e ferramentas

No período em que vivemos, na era da informação, seria complicado transmitir e receber informações sem recursos e ferramentas. Logo, outro agente importantíssimo a ser considerado é o canal de comunicação em si, ou seja, por onde a informação é transmitida. Exemplos desses canais são aplicações de troca de mensagens, e-mails, plataformas de colaboração, murais, aplicativos de chamadas de vídeo, etc. 

3. Equipe

A equipe, pensada como um todo, é um grande agente da comunicação interna, uma vez que ela deve trabalhar como um único sistema para entregar um resultado final. A equipe se relaciona com a gerência ou liderança, com outras equipes e outros departamentos. Quanto melhor for a comunicação dentro da equipe, melhor será a atuação desse agente no geral. 

4. Pessoa colaboradora

Cada pessoa colaboradora individualmente é um agente de comunicação interna. Isso porque cada pessoa desempenha um papel diferente e deve cumprir com suas tarefas para o sucesso de seu time. Dentro do time, a pessoa colaboradora contribui com a comunicação interna que regula esse agente, atingindo níveis tanto formais quanto informais. Adicionalmente, a pessoa colaboradora ainda interage diretamente com a liderança, em processo de avaliação e feedback. 

5. Público consumidor e o mercado

O mercado e o público consumidor não fazem parte do processo de comunicação interna, pois estão em um âmbito externo ao que se passa dentro da organização. No entanto, eles não deixam de ser importante fonte de informação para regular o funcionamento da comunicação interna. Por exemplo, pesquisas de opinião podem informar se pessoas estão sendo bem atendidas. Caso isso não aconteça, a causa pode ser devido a uma disfunção da comunicação interna da empresa. 

Quais são os principais benefícios de uma boa comunicação interna?

  • Aumenta a sensação de pertencimento, a motivação e, consequentemente, o engajamento de pessoas colaboradoras;
  • Pessoas colaboradoras se sentem confortáveis em serem embaixadoras da marca;
  • Abre espaço para diferentes pontos de vista e possibilidade de inovação;
  • Permite a criação de um ambiente de trabalho saudável;
  • Ajuda a construir uma transparência;
  • Permite que informações importantes não se percam no meio do caminho;
  • Fortalece a cultura empresarial;
  • Evita a rotatividade de pessoas colaboradoras;
  • Aumenta a produtividade.

Os 4 desafios da comunicação interna!

Para conseguir chegar a uma comunicação interna que seja eficaz e estável, primeiramente, uma empresa deve ser capaz de superar tais desafios:

1. Superar a soberania da comunicação descendente

Durante muito tempo, comunicação interna eficaz foi confundida com o fato da pessoa CEO informar e comandar diretamente todas as pessoas subordinadas. Porém, não é realmente sobre isso. Para dar certo, a comunicação interna precisa fluir de todos os lados simultaneamente

Isso significa dar espaço para que pessoas colaboradoras possam participar de posicionamentos importantes e estratégicos, abrindo um canal de comunicação ascendente que não seja somente para relatar ou apresentar algo do interesse das pessoas superiores. 

2. Trabalhar lado a lado com o feedback das pessoas colaboradoras

Como mostramos em tópicos anteriores, as pessoas colaboradoras são importantes agentes da comunicação interna. Logo, é necessário que suas opiniões sejam levadas em consideração na hora de implementar novas medidas para impulsionar a comunicação dentro da empresa. Os setores de RH e a liderança podem coletar essas informações para conseguir enxergar quais os pontos que as pessoas colaboradoras desejam que sejam melhorados. 

3. Incluir TODAS as pessoas colaboradoras no processo de comunicação interna

Atualmente, tornou-se comum que empresas tenham equipes que trabalhem pessoalmente e outras que estejam em ambientes de trabalho digitais, ou seja, trabalhando remotamente de casa ou de outro lugar. Muitas dessas pessoas relatam não receberem tantas informações quanto aquelas que estão em regime presencial. Logo, é um grande desafio equiparar os sistemas de comunicação para que tanto o canal físico quanto o virtual apresentem as mesmas informações, alcançando todas as pessoas que trabalham para a empresa. 

4. Documentar o progresso da comunicação interna

Como a comunicação interna é um processo amplo e envolve todas as camadas da empresa, é comum que não haja ninguém que seja responsável por aferir as métricas e comparar informações relacionadas à como estão os índices da comunicação interna. Essa falta de dados cria um ponto cego que pode dificultar a tarefa de solidificar tal comunicação. 

Quem é o principal responsável pela comunicação interna de uma empresa?

Apesar de existir uma área que pode ser responsável por facilitar a comunicação interna (falaremos de endomarketing posteriormente), a verdade é que a comunicação interna é um processo cuja responsabilidade recai sobre todas as pessoas que estão envolvidas com a empresa, desde a pessoa CEO até a estagiária. 

Por exemplo: 

  1. A pessoa CEO deve garantir que a empresa consiga desenvolver uma imagem própria, uma marca, para além de instituir formas de que a cultura empresarial, a missão e os valores por ela pensados sejam respeitados. 
  2. As pessoas na gerência e na liderança devem absorver os ensinamentos e valores vindos da pessoa CEO, explicando-os para as demais pessoas colaboradoras e demonstrando como elas se encaixam nisso.
  3. As pessoas colaboradoras no geral contribuem ativamente construindo o cotidiano da empresa, pesquisando, analisando e trazendo novas informações e insights para contribuir para o desenvolvimento dela. 

Logo, a comunicação interna não é algo que uma equipe apenas precisa desenvolver e entregar como resultado. É um processo que todo o corpo empresarial precisa ter ciência. 

5 razões de porque você deveria investir na comunicação interna da sua empresa!

Caso o que foi apresentado até então não seja suficiente para convencer você de que a comunicação interna é um dos fatores mais importantes, abaixo você encontrará as principais razões para não ignorar mais esse processo. Confira:

RAZÃO #1: É um dos fatores que mais motivam pessoas colaboradoras

Qualquer pessoa que coloque seu esforço e dedicação em algo, quer um reconhecimento. Além disso, as pessoas querem saber como elas podem contribuir e querem ter espaço para desenvolver suas habilidades. Com uma comunicação interna adequada, é possível integrar pessoas colaboradoras em decisões mais estratégicas e realmente impactantes, fazendo com que seja mais fácil observar o resultado do trabalho duro. 

Isso faz com que pessoas colaboradoras se sintam mais interessadas, engajadas e motivadas a continuar trabalhando e se aperfeiçoando. Consequentemente, isso trará um aumento na produtividade geral. 

RAZÃO #2: Ajuda a mensagem a chegar no destinatário correto

O fluxo de informações de uma empresa grande pode chegar a ser caótico. Com tanta demanda de atenção para diversas situações em contextos diferentes, pode ser que uma mensagem importante não chegue onde deveria chegar, prejudicando uma tarefa ou processo. Se isso acontecesse com frequência, tornariam-se comuns os atrasos e dificuldades em entregar os resultados esperados. 

Parte da premissa de uma comunicação interna é a criação de distintos canais de comunicação de acordo com a importância e urgência da mensagem. Assim, o que é importante sempre chegará ao destinatário. 

RAZÃO #3: Torna comum objetivos e metas

Diversas empresas não se dão conta de que grande parte das pessoas colaboradoras e de equipes não fazem a mínima ideia de por qual razão elas estão desempenhando tal papel ou fazendo determinada tarefa. Elas fazem pois a liderança exigiu ou delegou, sem muitas explicações. No entanto, isso é uma prática que atrapalha e muito a comunicação interna, uma vez que os objetivos e metas não se tornam compartilhados.

Quando toda a equipe sabe onde quer chegar, isso se torna um desafio para ela, igualmente. Isso ajuda a motivar e a criar uma sensação de pertencimento. 

RAZÃO #4: Ajuda na gestão de crises

De tempos em tempos, pode ser inevitável a empresa passar por uma crise, seja ela qual for. Uma comunicação interna bem estruturada ajuda a empresa a passar por esse período turbulento de uma forma mais tranquila e sem tantos prejuízos. Caso não haja uma boa comunicação interna, pode ser que outras questões que antes não eram tão aparentes surjam e contribuam para que a situação se torne ainda pior. 

Adicionalmente, muitas crises podem surgir a partir de erros provenientes da ausência de uma estratégia de comunicação interna. Por exemplo, uma crise com a imagem da empresa, provenientes de boatos, poderia ser evitada caso tal comunicação fosse desenvolvida de maneira adequada. 

RAZÃO #5: Promove a mudança

Com a tecnologia ano após ano se desenvolvendo e apresentando novas ramificações, o mercado precisa se atualizar e renovar constantemente. Isso tornou-se um obstáculo para diversas empresas, pois elas devem conseguir flexibilizar-se e adaptar-se a essa instabilidade. 

Uma comunicação interna consistente permite que a empresa possa reinventar-se no mercado, tornando mais fácil realizar mudanças no direcionamento da marca e na criação de produtos e serviços. Adicionalmente, ela também deixa um canal aberto para que as pessoas abertas apresentem inovações e soluções criativas. 

6 passos para construir uma forte comunicação interna na sua empresa!

Toda empresa tem uma comunicação interna, de alguma forma. Pois, seria praticamente impossível estruturar qualquer organização sem comunicação. A diferença é que há empresas que se preocupam com a questão e investem em uma estratégia para fortalecer sua comunicação, e outras que deixam com que ela caia em segundo plano, sem dar-lhe muita atenção. 

Logo, se você não quer cometer o erro de subestimar a potência de uma boa comunicação interna, a seguir você encontrará um passo a passo de como estruturar uma estratégia para potencializar sua comunicação interna. 

PASSO 1: IDENTIFICANDO O STATUS DA ATUAL COMUNICAÇÃO INTERNA

Como dissemos anteriormente, toda empresa já conta com uma comunicação interna, algumas são mais desenvolvidas e outras mais rudimentares. Logo, o primeiro passo é compreender a que pé você está com a comunicação da sua empresa. Pergunte-se, por exemplo:

  • Quais são os tipos de equipes que temos aqui? Todas elas trabalham presencialmente ou algumas estão em regimes distintos, como home office?
  • A comunicação presencial e a feita virtualmente funcionam da mesma forma?
  • Quais são as principais ferramentas de comunicação adotadas? Qual delas é utilizada para veicular as informações mais importantes?
  • Como funciona a comunicação entre departamentos, equipes e pessoas colaboradoras? Quem normalmente interage com quem?
  • Quem são as pessoas que normalmente são responsáveis por aprovar documentações? Como funciona esse processo e qual a demora média para um documento ser aprovado?

Além dessas questões, sinta-se livre para incluir tantas outras quanto forem necessárias. Você pode contar com a ajuda de um departamento para realizar o levantamento de dados de análise referente a essas informações, realizar pesquisas, etc.

PASSO 2: TRACE OBJETIVOS A CURTO E LONGO PRAZO

É importante ter em mente que mexer em um fator tão estrutural da empresa não vai se alterar da noite para o dia. É um processo demorado. Por isso, é importante reconhecer o que pode ser feito a curto prazo e o que somente poderá ser alterado em períodos de tempo mais longos. Prazos realistas devem ser implementados para evitar frustração e prejuízos. 

Trabalhe em conjunto com as pessoas colaboradoras para criar metas que sejam realistas e possíveis de serem trabalhadas em um tempo adequado. Você pode utilizar estratégias como a criação de indicadores como os OKRs para ajudar na análise e organização desses objetivos e resultados. 

PASSO 3: CONSTRUA MÉTODOS PARA AVALIAR A COMUNICAÇÃO INTERNA

Somente investir em comunicação interna não será efetivo se não for possível saber se a estratégia está de fato funcionando. Para isso, é necessário preparar uma série de metodologias e ferramentas que consigam medir alguns aspectos que servem como indicador de que a comunicação interna está funcionando. 

É necessário ferramentas que consigam medir:

  • satisfação de pessoas colaboradoras: pessoas colaboradoras felizes, satisfeitas, motivadas e engajadas é um sinal de que a comunicação funciona. Para avaliar esse aspecto, implemente uma cultura de feedbacks e pesquisas de satisfação.
  • velocidade de troca de informações: quanto tempo demora até a aprovação de um documento? Quanto tempo demora até que uma pessoa seja capaz de responder uma mensagem ou email? Essas métricas ajudam a identificar se algum canal de comunicação está sobrecarregado, por exemplo. 
  • engajamento e produtividade: mantenha um olho nos dados sobre engajamento e produtividade da empresa. Se eles sofrerem alterações (por exemplo, diminuírem), pode ser que uma medida implementada possa ter atrapalhado ou criado um novo obstáculo. 

PASSO 4: CULTIVE UMA CULTURA COMUNICATIVA

Para algumas empresas, a ideia de que as pessoas colaboradoras vão estar em constante contato significa que elas se tornarão menos produtivas, o que não necessariamente representa uma relação verdadeira. Procure investir em diversos canais de comunicação que incentivem as pessoas a se comunicarem e interagirem

Por exemplo, pode-se considerar:

  • a criação de um espaço comum em que as pessoas possam relaxar e conversar em momentos de descanso ou pausas;
  • um mural físico e digital em que as pessoas possam deixar o que elas quiserem, desde fotos de seus animais de estimação até recados;
  • um portal de perguntas e respostas em que seja possível tirar dúvidas sobre ferramentas, técnicas, metodologias ou tarefas;
  • um canal no Slack para interação e troca de memes;
  • etc.

PASSO 5: Planeje processos

Pense como podem ser otimizados processos na empresa, analisando se não há partes que sejam desnecessárias ou muito burocráticas. É importante, especialmente, quando se trata de um processo de aprovação. Garanta que somente as pessoas certas e realmente necessárias estejam envolvidas no processo, evitando desperdício de tempo

PASSO 6: Avalie e adapte

Por fim, com a estratégia de comunicação interna em andamento, separe datas-chave para analisar como está o andamento, os resultados das metodologias de análise aplicados e veja o que precisa ser ajustado, mudado ou até mesmo excluído do processo. É importante não abandonar essa estratégia posteriormente, uma vez que a comunicação interna deve sempre ir se adaptando conforme a empresa se adapta no mercado. 

Qual a relação entre o endomarketing e a comunicação interna?

O endomarketing, diferentemente do Marketing em seu sentido tradicional, é pensado para dentro da empresa. Ou seja, é um Marketing institucional que visa a construção e estruturação da comunicação interna. Esse tipo de Marketing é extremamente necessário principalmente para empresas que são muito grandes e contam com diversas unidades, departamentos e setores. 

Logo, o endomarketing é a área de conhecimento que pensa, estrutura e desenvolve estratégias de comunicação interna. Portanto, podemos dizer que esse tipo de comunicação é na realidade o objeto de trabalho do endomarketing

3 boas práticas para manter uma boa comunicação interna!

1. Faça que a comunicação seja como uma conversa

Nenhum processo de comunicação será completo se somente uma parte falar e a outra ouvir. Procure estabelecer uma conversação em todos os aspectos possíveis. Isso significa deixar espaço para que pessoas colaboradoras possam falar e dar sugestões, ao final de reuniões reservar um tempo para dúvidas e pedir por feedbacks em processos internos e estratégicos. 

2. Instigue as pessoas colaboradoras a serem embaixadoras da marca

Atualmente, quem domina o mercado de trabalho são as pessoas da geração Millennials e as que recém estão entrando são as da geração Z. Ambas gerações, especialmente a última, somente terão satisfação em seu trabalho se a marca for transparente, autêntica e expressar firmemente seus valores, posicionando-se no mercado. 

Uma boa prática é envolver as pessoas colaboradoras em projetos de comunicação para que elas também se sintam parte da marca. Grande parte de uma imagem positiva de uma empresa é construída a partir da interação que ela tem com as pessoas que trabalham com ela. Logo, invista nessa relação e instigue esse comportamento nas pessoas colaboradoras. 

3. Invista em uma Newsletter interna

Uma newsletter é uma espécie de “jornal” que é entregue via e-mail com certa frequência (diariamente, semanalmente, mensalmente, etc.). É uma ótima ideia pedir para que a equipe de endomarketing crie uma newsletter e distribua de tempos em tempos, informando todas as maiores decisões de forma simples, visualmente atraente e descontraída

Ainda, é possível reservar espaços para que pessoas colaboradoras de outras áreas contribuam, podendo ser algo mais informal. 

Esse recurso é uma excelente maneira de entregar informações mais gerais de maneira periódica, sabendo que toda a empresa estará recebendo a mesma informação. 

5 ferramentas para melhorar a comunicação interna!

1. Trello

Trello

O Trello é uma ferramenta que ajuda muito a comunicação interna, pois ele funciona como um mural em que se pode organizar cartões com tarefas e prazos em diferentes colunas. Ao terminar uma tarefa, a pessoa pode mover seu card até “Finalizados”, indicando em tempo real para todas as pessoas que têm acesso ao status dela. Ainda é possível utilizar diversas outras funcionalidades internas para auxiliar em outros aspectos. 

2. Slack

Slack

Slack é uma espécie de “Whatsapp corporativo”, em que é possível criar fluxos de comunicação e organizá-los em canais. Sua estrutura é bastante intuitiva e organizada, o que facilita a encontrar a informação facilmente. Ainda, é possível separar diferentes canais para projetos e equipes, incluindo somente aquelas pessoas que estão envolvidas no processo

3. Zoom

Zoom

O Zoom é uma das ferramentas mais utilizadas para fazer videochamadas nos ambientes empresariais. Ela permite o compartilhamento de tela, de mídia e a utilização de um quadro branco para organização de ideias e brainstormings. É ideal para empresas com equipes remotas. 

4. Intranet

Intranet

Muito utilizada tradicionalmente por empresas de grande porte, a intranet é como se fosse um internet: uma rede de computadores interligados entre si. Porém, diferentemente da internet, ela é privada, podendo ser acessada somente por pessoas colaboradoras de uma empresa. A Intranet é muito utilizada no compartilhamento de arquivos e informações sigilosas, além de ser uma maneira rápida e segura de comunicação. 

5. Google Drive

Google Drive comunicação interna

O Google Drive é um serviço da Google em que se é possível ter acesso ao seu serviço de armazenamento em nuvem, ou seja, ele disponibiliza um espaço para que você possa armazenar arquivos e outros documentos remotamente, não precisando usar a memória do computador. Os arquivos ficam disponibilizados para serem acessados a qualquer instante, por qualquer dispositivo. Além disso, ele conta com um pacote de serviços que podem ser usados de maneira colaborativa. O Google tem planos especiais desse serviço para empresas. 

Nesse texto, conhecemos um pouco sobre a importância que tem a comunicação interna para o sucesso de uma empresa. Toda empresa tem sua comunicação interna, que pode ser feita de maneira adequada e consistente, ou pouco eficaz. No entanto, as chances de erros e prejuízos acontecerem no segundo caso são maiores. Seja você a pessoa CEO da sua empresa ou uma liderança, nunca é tarde demais para começar a criar estratégias para fortalecer esse tipo de comunicação.

Agora que conhecemos tudo sobre comunicação interna, que tal conhecermos sobre os arquétipos de marca, para saber se a sua está baseada em um? Confira!

0 Shares:
Você também pode gostar