Quando o assunto é ter um blog, uma loja online ou até mesmo um site profissional, uma das principais ferramentas que passa na cabeça das pessoas usuárias é o wordpress, por se tratar de um CMS que permite gerenciar conteúdo sem a necessidade de uma pessoa desenvolvedora.
A ferramenta CMS WordPress permite que usuários e usuárias tenham a liberdade de realizar alterações dentro de suas páginas da forma que desejarem.
Se interessou pelo nosso conteúdo? fique com a gente e tenha uma ótima leitura.
- O que é WordPress?
- Conheça a história do WordPress!
- Como o WordPress funciona?
- Quais as diferenças entre WordPress.org e WordPress.com?
- O que é um CMS?
- O que significa um CMS open source?
- O que posso criar com WordPress? Principais aplicações!
- Quais as diferenças entre o WordPress e outros gerenciadores de conteúdo?
- Quais as vantagens de usar o WordPress?
- Quais as desvantagens de usar o WordPress?
- O que é um Page Builder no WordPress?
- O que é o Elementor WordPress?
- O WordPress é seguro?
- Como escolher uma boa hospedagem para seu site?
- Como instalar o WordPress.org? O passo a passo!
- Conheça as principais ferramentas no painel do WordPress!
- Para usar o WordPress é preciso saber programar?
- Como usar o WordPress.com no seu site? Passo a passo!
- O WordPress é grátis?
- Quais são os erros mais comuns do WordPress e como resolver?
- Conheça 3 sites conhecidos que usam o WordPress!
O que é WordPress?
O WordPress é um software open-source (programa que tem seu código-fonte aberto para pessoas programadoras customizarem como preferirem), um CMS (Content Management System) de fácil utilização para a criação, desenvolvimento e gerenciamento de sites, blogs, portais de notícias e até mesmo lojas virtuais. Com a sua grande variedade de ferramentas, ele apresenta uma utilização descomplicada, sendo possível a criação de uma página simples até uma mais complexa.
Conheça a história do WordPress!
No ano de 2002, Matt Mullenweg, um universitário, resolveu instalar o b2: um sistema de blogging para sua utilização pessoal. Porém, pouco depois ficou sabendo que o criador de tal ferramenta não poderia dar continuidade nela por motivos pessoais, tendo que abandoná-la.
No ano seguinte, Matt Mullenweg juntou-se com Mika Little, sendo os dois desenvolvedores, e resolveram dar continuidade no projeto. Construíram então uma plataforma para blogs com base no software bs/cafeblog. No ano de 2004 surgiu a primeira versão do WordPress, totalmente diferente da versão que temos hoje, porém com diversas ferramentas de grande valor.
Depois de todo esse processo criativo que passaram, novas melhorias começaram a ser implementadas e aplicadas, sempre prezando pela facilidade e praticidade no momento em que a pessoa cliente fosse utilizar o software.
Como o WordPress funciona?
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos, sendo assim, ele oferece a autonomia de desenvolver sites e blogs por conta própria, sem a necessidade da intervenção de uma pessoa desenvolvedora.
Após a instalação do wordpress, você será direcionado para uma página na qual encontrará diversas funções e categorias sendo utilizadas para a criação de seu site. De início, pode parecer algo meio complexo, porém conforme você vai utilizando as dúvidas vão sendo sanadas.
Quais as diferenças entre WordPress.org e WordPress.com?
Você já reparou que ao realizar uma busca na internet pela palavra “wordpress”, você encontrará dois termos diferentes? Um chamado WordPress.com e o outro WordPress.org são dois domínios muito parecidos que acabam gerando uma grande dúvida em relação a funcionalidades e diferenças.
Agora vamos explicar qual o objetivo de cada um deles para que possamos ser mais direto no momento de realizar a busca:
WordPress.org
O WordPress.org é comandado por uma instituição que possibilita apenas a sua versão profissional para o desenvolvimento de sites e blogs, fazendo então com que a contratação do serviço seja necessária. É uma plataforma muito utilizada por oferecer grande variedade de temas e plugins, facilitando então o seu trabalho.
Utilizando a ferramenta WordPress.org você tem a liberdade de criar utilizando toda a sua criatividade sem limitações, por conta de toda a personalização ilimitada que a ferramenta oferece.
WordPress.com
O WordPress.com se trata de uma versão gratuita, bastante indicada para quem está iniciando com a criação de seu blog e deseja conhecer todos os recursos que a plataforma oferece antes de realizar a contratação do serviço ou não deseja ter gastos.
Por se tratar de uma ferramenta gratuita, seu nicho de ferramentas consequentemente é menor, porém mesmo assim ainda é possível realizar algumas personalizações e escolha de temas.
O que é um CMS?
O CMS, Content Management System, que em português se trata de um sistema de gestão de conteúdo, tem como objetivo trazer grandes facilidades no dia a dia das pessoas usuárias quando o assunto é desenvolvimento de páginas no geral, trazendo a possibilidade de inserir e retirar conteúdos de forma rápida.
Nos dias de hoje, é muito comum que os sites sejam divididos em duas partes: o back-end que envolve toda a conexão com api’s e banco de dados como por exemplo o MySql, e o front-end que fica responsável por toda a parte visual a qual a pessoa usuário consegue visualizar e interagir, fazendo então com que todos os textos e imagens sejam inseridos a base de código.
Pode-se dizer que é algo bastante complexo para pessoas que não tem tanta habilidade com código ter que inserir textos, vídeos e imagens. Por conta de toda complexidade, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo pode permitir e trazer cada vez mais facilidade no momento de inserção ou troca de conteúdo na página.
O que significa um CMS open source?
Como o próprio nome já diz, open source é algo livre, ou seja código aberto no qual pessoas desenvolvedoras podem realizar modificações e personalizações de acordo com sua necessidade.
O WordPress trata-se de um CMS open-source no qual grandes comunidades e pessoas usuárias do mundo todo realizam customizações que melhor atendam às suas necessidades.
Contratar uma plataforma open-source, dependendo do caso, pode trazer grandes benefícios por se tratar de algo que está sempre em constante crescimento. Além disso, uma grande porcentagem de clientes que desejam utilizar uma plataforma de gerenciamento de conteúdo busca escolher open source.
O que posso criar com WordPress? Principais aplicações!
Nos dias de hoje utilizar a plataforma de gerenciamento de conteúdo como o WordPress pode agregar muito. A ferramenta oferece uma grande quantidade de possibilidade quando o quesito é sites, ele permite utilizar sua criatividade de desenvolver sites como deseja, além de temas pré-prontos que também podem ser utilizados, com isso algumas das principais aplicações dentro do wordpress são:
Sites
Se você tem um negócio pequeno ou até mesmo de médio porte, desenvolver um site institucional pelo wordpress pode trazer grandes benefícios, além de não ser necessário a dependência de outras pessoas para a atualização do conteúdo.
Blogs
Uma das opções mais escolhidas dentro do wordpress é a ferramenta para a criação de blogs, que se trata de um espaço onde você pode publicar diversos tipos de conteúdos, além das imagens e vídeos que também podem ser inseridas. Geralmente as pessoas costumam adquirir um plano mais básico para o início e assim ir expandindo aos poucos.
Alguns exemplos de blogs são:
- Blogs de moda;
- Blogs de pets;
- Blogs de maquiagem;
- Blogs de comida;
- Blogs de filmes e séries;
E-Commerce
Apesar de não ser tão comum, o WordPress também é utilizado para a criação de lojas onlines, já que ele oferece um plugin chamado WooCommerce que permite gerenciar sua loja da maneira que deseja, montando então todo o processo de fluxo de compra sem dores de cabeça.
Fóruns online
Os fóruns vêm crescendo cada vez mais, além de que uma grande quantidade de pessoas gostam de fazer parte. O WordPress apresenta a opção para a criação de fóruns de notícias e até mesmo para tirar dúvidas e ensinar.
Portfólios
Muitas pessoas buscam formas de como apresentar seu trabalho de forma online, sejam elas artistas, fotógrafas, designers ou até mesmo desenvolvedoras. O WordPress oferece temas já prontos para editar que podem apresentar todos os recursos necessários para o desenvolvimento de um portfólio.
Revistas online
Com a grande variedade de temas e opções que a ferramenta WordPress apresenta, criar uma revista é mais uma das vantagens dentro da plataforma.
Quais as diferenças entre o WordPress e outros gerenciadores de conteúdo?
Vamos conferir alguns outros gerenciadores de conteúdo para fazer a comparação com o WordPress:
Magento
Muitas das pessoas que buscavam criar uma loja virtual provavelmente já se depararam com o Magento. Ele é exclusivo para a criação de lojas online, ou seja, se deseja criar sites ou blogs com ele não será possível. Por se tratar de uma plataforma bastante robusta com diversas ferramentas para utilização, muitas pessoas optam por ele nesse sentido.
Drupal
O Drupal trata-se de um sistema de gerenciamento de conteúdo open-source e, assim como o wordpress, bastante potente. Ele permite a criação e edição de blogs e sites, porém de forma um pouco mais complexa, afinal, ele apresenta a dependência de uma pessoa mais experiente para sua utilização, como por exemplo uma desenvolvedora web.
Joomla
O Joomla se trata de mais uma plataforma CMS que permite a criação e o gerenciamento de blogs e sites, porém, por não apresentar uma interface tão intuitiva, acaba fazendo com que muitas das pessoas usuárias desistam da utilização e acabem migrando para outras plataformas CMS.
Radiant
Não muito conhecido pelas pessoas usuárias, o gerenciador de conteúdo Radiant é baseado em Ruby e totalmente indicado para sites simples. Ele apresenta uma linguagem própria para a criação de componentes, oferecendo uma certa quantidade de plugins e layouts.
Quais as vantagens de usar o WordPress?
Vamos ver agora alguma das vantagens que o WordPress nos traz:
- Fácil instalação
Muitos programas acabam dependendo de outros software para que a instalação possa ser realizada com sucesso. O WordPress não depende de nenhum conhecimento técnico para a instalação.
- Variedade de aplicações
Por mais que o WordPress foi desenvolvido com seu foco em blogs, atualmente ele também permite a criação de sites, lojas onlines, site de notícias e até mesmo portfólios, fazendo então que seu nicho de aplicações acabe atraindo um grande público.
- Variedade de plugins
A plataforma apresenta mais de mil plugins e layouts para a utilização do usuário, com o objetivo de auxiliar na criação de aplicações desejadas, facilitando então toda a personalização e tornando mais ágil o desenvolvimento.
- Opção gratuita
Por mais que o WordPress possua uma função paga um pouco mais robusta, sua versão gratuita não fica muito atrás, permitindo a criação de layout porém com uma certa limitação no uso da ferramenta.
- Tempo de criação da aplicação
Por mais que deixar o site do jeito que desejamos não seja uma tarefa tão simples e possa demandar tempo, é possível finalizar a estrutura de um site completo com apenas poucas horas de trabalho por conta da grande facilidade com os plugins e temas fornecidos.
Quais as desvantagens de usar o WordPress?
Não existe nenhuma que traga apenas vantagens para a pessoa usuária, e o wordpress não é diferente. Agora vamos listar algumas das desvantagens que a plataforma apresenta que podem gerar a desistência de sua utilização.
- Suporte ao usuário
O WordPress não apresenta nenhum contato especializado direto na plataforma. Caso haja alguma dúvida, a pessoa usuária terá de acessar a documentação ou entrar em contato com as pessoas usuárias mais experientes no fórum para tentar resolver a situação.
- Dificuldade na quantidade de informações
A grande quantidade de informações pode fazer com que as pessoas fiquem assustadas. São uma infinidade de plugins, temas e opções a serem inseridas, o que pode parecer um pouco intimidador de princípio, ou acabar direcionando a pessoa usuária a cometer o equívoco de instalar diversos plugins desnecessários, o que impacta na performance do site.
- Sua versão gratuita
Na versão gratuita, a disponibilidade de temas e plugins é muito escassa, forçando então o usuário a obter a versão paga.
- Segurança
Infelizmente ainda existe uma quantidade de pessoas que, ao instalar o WordPress, não disponibilizam de um certo entendimento relacionado à vulnerabilidade ao instalar um plugin, por exemplo. Com isso a não atualização de plugins e layout pode tornar o site mais vulnerável.
O que é um Page Builder no WordPress?
Um page Builder é um construtor de páginas, ou seja, ele tem como objetivo oferecer diversos elementos que compõem uma página dentro do wordpress.
Na ferramenta, a pessoa usuária tem a liberdade de realizar o download do plugin para poder posicionar divs, container e componentes da maneira que deseja. O plugin se chama Page Builder da SiteOrigin, como podemos ver na imagem abaixo:
O que é o Elementor WordPress?
Assim como Page Builder, o Elementor se trata de um plugin para a criação de site em wordpress. Apesar de não ser o único, ele é um dos mais famosos.
Ao criar um site utilizando o plugin elementor, você vai se deparar com uma série de funcionalidades que trarão mais agilidade. Sua principal proposta é fazer com que as pessoas se sintam livres sem dificuldade para utilizá-lo, além de evitar que ocorra algum tipo de dependência de desenvolvedores ou desenvolvedoras.
Com esse plugin — que pode ser facilmente baixado —, pequenos empresários, pessoas de marketing ou até mesmo outras pessoas que não tenham conhecimento em desenvolvimento de site conseguem desenvolver um sem ter problemas.
O WordPress é seguro?
O WordPress é considerado uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais utilizadas no mundo, porém também se trata de um software. Como sabemos, tudo na internet hoje em dia corre risco. Sendo assim, especialistas da área de segurança se encontram presentes dentro da ferramenta, com o objetivo de mantê-la o mais segura possível.
Mesmo com uma certa quantidade de especialistas em segurança, o WordPress recomenda algumas boas práticas que devem ser seguidas para que não ocorra a vulnerabilidade de sua página.
Com todos essas fragilidades, alguns pontos mais comuns que acaba tornando um site wordpress pouco seguro são:
- Plugins desatualizados;
- Temas desatualizados;
- Utilizar a mesma senha tanto para o wordpress como para um site de hospedagem;
- Hospedagem sem segurança;
- Desatualização no wordpress como um todo;
Como escolher uma boa hospedagem para seu site?
Com a grande quantidade de opções e até mesmo variedades de pacotes que temos hoje na internet, as vezes pode parecer bastante complicado qual hospedagem melhor se encaixa de acordo com cada necessidade. É importante que, ao contratar determinado serviço, uma boa hospedagem atenda todos os requisitos necessários.
Alguns pontos importante para se escolher uma boa hospedagem são:
A segurança
Sempre certifique-se que a hospedagem escolhida apresente segurança, por se tratar de um local onde ocorre diversos acessos no dia a dia, preservar as informações obtidas é essencial.
A velocidade do site
Já sabemos que o Google sempre está disposto a priorizar sites com um SEO de qualidade. Por conta disso, é necessário validar se a hospedagem que está sendo escolhida preza pela velocidade de carregamento da página.
Suporte
Dentro da hospedagem, ter um sistema de suporte ao usuário é fundamental. Digamos que se seu site fique fora do ar você terá a quem recorrer, caso contrário isso demandará mais tempo offline.
Tráfego
Não é algo muito comum que procuramos observar, porém existem hospedagens que apresentam um limite de tráfego, ou seja, se a sua hospedagem permitir apenas 100 mil acessos por dia e seu site tiver 110 mil, você terá que pagar uma taxa de tráfego adicional.
Como instalar o WordPress.org? O passo a passo!
Pode-se dizer que existem diversas formas de instalação do WordPress.org. Vamos ensinar uma das formas de como seguir com essa instalação de forma simples e rápida:
Escolha um domínio
Antes da instalação do WordPress, ter um domínio em mãos pode trazer mais agilidade no momento de instalação da plataforma. Para isso, você pode escolher alguns sites para realizar a compra de forma direta, como por exemplo no registro.br.
Escolha uma hospedagem
Com o domínio já comprado, o próximo passo é a contratação da hospedagem. Nos dias de hoje, existem diversos locais onde você pode hospedar seu site, como por exemplo:
Verificando os pré-requisitos para a instalação
Antes de começar a instalação, é necessário verificarmos se já temos todos os requisitos que são solicitados para que possamos dar sequência no processo, sendo alguns deles:
Baixando e instalando o WordPress.org
Uma vez que já finalizamos todos os passos citados acima, agora podemos seguir com o download. Para isso, vamos acessar o site do wordpress.org, e realizar o download de sua versão .zip, como podemos ver na imagem abaixo:
Com o download já finalizado, abra a sua hospedagem escolhida e procure por “gerenciador de arquivos”.
Dentro desse menu, você vai encontrar uma pasta chamada “public_html”. Dentro dela você pode subir o instalador que você realizou o download.
Após finalizar o upload da pasta zip, você já tem permissão para acessar o painel de seu site/blog dessa forma:
https://meudominio.com/wp-admin |
Banco de dados
Agora que já temos nosso wordpress instalado, um banco de dados é necessário também para a continuação do projeto. Para isso, existem duas formas de serem instaladas: pelo cPanel ou pelo próprio phpMyAdmin.
Pelo cPanel você pode fazer da seguinte forma:
- Clique em Assistente de banco de dados MySql e escolha um nome para o banco de dados.
- Após isso, você deve inserir seu nome de usuário e sua senha já cadastrada, para isso é importante utilizar um gerenciador de senhas.
- Após inserir seus dados de acesso, uma tela de privilégios será exibida. Você pode permitir todos os privilégios e ir para o próximo passo.
- Com isso, o banco de dados e seu usuário no admin do wordpress foram criados.
Assistente de instalação
Agora que já temos o banco de dados, vamos executar nossa assistente de instalação, para que todo o processo seja finalizado:
- Escolha o idioma que desejar e vá para a tela seguinte;
- Nessa próxima tela, será solicitada a união de todas as informações necessárias para a instalação, você pode prosseguir;
- Digite as informações do banco de dados e vá para o próximo passo;
- O WordPress vai verificar se as credenciais do MySql estão corretas. Se sim, pressione Executar e instalar;
- O último passo será solicitar todos os detalhes de sua conta de administrador do blog. Insira e vá em Instalar;
- Por fim, você finaliza a instalação;
Conheça as principais ferramentas no painel do WordPress!
Como falamos mais acima, o WordPress apresenta diversas ferramentas que tem como objetivo auxiliar na construção do seu site ou blog. Sendo assim, agora vamos conhecer de forma mais detalhada cada uma das ferramentas:
Dashboard
Automaticamente após realizar o login dentro da plataforma do WordPress, a primeira coisa que será exibida é o dashboard com todas as ferramentas que podem ser utilizadas.
Posts
A sessão “post”, como o próprio nome já diz, é responsável por todo o gerenciamento de publicações que são realizadas. Dentro dessa seção há mais 4 submenu, sendo elas: todos os posts, adicionar novo, categorias e tags.
Mídia
A aba mídia dentro do painel é responsável por adicionar qualquer conteúdo que seja complementar para a inserção dentro da página, como por exemplo um vídeo, uma imagem ou até mesmo um áudio. Com isso, a inserção dentro da página ficará mais simples.
Pages
Assim como a aba posts, a seção Pages também oferece a oportunidade de gerenciamento. Nessa aba é possível a criação de uma nova página para seu site ou blog ou verificar todas as páginas existentes, possibilitando então entrar dentro de cada página e realizar o ajuste desejado.
É importante, no entanto, saber a diferença entre post e página. Uma página é lida como uma seção adicional de seu site, mais voltada a um conteúdo estático. Se quiser publicar um texto, você deverá criar um post. Se quiser criar a seção “Sobre mim”, crie uma página.
Comments
Essa aba trata-se de uma funcionalidade mais focada em blogs, ou seja, ela permite a verificação de todos os comentários que são realizados dentro do blog, sendo possível também apagá-los, aprová-los ou até mesmo marcar como spam. Lembrando que todos os comentários que são aprovados ficarão públicos para que outras pessoas usuárias possam visualizar.
Appearance
Com uma grande quantidade de submenu, a sessão Appearance é considerada a mais completa. Essa sessão tem como objetivo definir todo o visual de sua página apresentando ao todo 7 submenu com uma grande variedade. As opções fornecidas são:
- Os temas, no qual é possível definir o tema que deseja para sua página. Navegando então nesse submenu você pode encontrar opções pagas e opções gratuitas para a sua utilização.
- A opção personalizar, que permite toda a definição global do layout. Nela é possível definir a tipografia, as cores, a identidade da página entre outras opções.
- Os widgets são ferramentas internas que ajudam a melhorar a experiência da pessoa usuária. O WordPress já fornece alguns widgets padrão, sendo assim fica por sua conta escolher se vai definir mais ou não.
- Os menus, como o próprio nome já diz, trata-se da definição do menu de sua página, o posicionamento e todas as categorias que deseja inserir.
- Os cabeçalhos e Fundos podem ser tratados em conjunto quando você deseja abrir as páginas já nos seus respectivos itens.
- O editor trata-se de uma área que se limita apenas às pessoas que têm conhecimento com códigos, pois é nessa sessão que é possível alterar componentes e até mesmo inserir através da programação de códigos.
Plugins
Na seção Plugins você pode contar mais de 1000 opções de plugins com as mais diversas funcionalidades. Ela ainda inclui um submenu chamado ”Adicionar novo”, no qual você terá a liberdade de inserir um novo plugin feito por você no formato ZIP.
Users
Por se tratar de uma plataforma online, no qual mais pessoas podem ter acesso, essa seção tem como objetivo realizar todo o controle de acesso de perfis dentro do painel administrativo. Ou seja, através dessa opção, você pode dar e retirar acesso de pessoas usuárias, além de definir níveis de liberdade para determinadas pessoas gestoras.
Tools
Essa seção acaba não sendo muito utilizada por pessoas usuárias, uma vez que se trata de uma parte que é mais focada em hospedagens, domínios e exportação de arquivos, etc.
Settings
Após instalar o WordPress, essa é a primeira seção que deve ser visitada. Nas configurações, você deve definir algumas coisas bastante importantes dentro de seu blog ou site que farão uma grande diferença. Sendo as opções:
- O submenu geral, no qual você tem a possibilidade de inserir o título, a forma de exibição de data/hora além do meta-description.
- A escrita, onde você pode ativar as publicações por e-mail;
- No submenu leitura, é possível definir tudo que você deseja que seja mostrado na página inicial em relação ao post de seu blog.
- Já no submenu discussão, você pode realizar configurações em relação aos comentários que são feitos no blog, sendo possível até optar por recebê-los por email.
- O Submenu mídia permite a definição em relação ao tamanho de imagens. É possível definir as miniaturas, as imagens com tamanho maior e assim por diante, isso pode variar para cada necessidade.
- Os links permanentes se trata de algo muito importante quando o assunto é SEO.
New
Serve para a criação de um novo site ou blog.
Help
Como o nome já diz, essa seção é utilizada caso surja dúvida na utilização da plataforma. Você pode recorrer ao fórum para verificar se sua dúvida pode ser encontrada e sanada.
Para usar o WordPress preciso saber programar?
O WordPress trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo (CMS). Dessa forma, muitas pessoas se perguntam se realmente é necessário saber programar para a sua utilização. Normalmente, uma pessoa sem conhecimentos em programação será capaz de criar, gerenciar, alterar e remover o que for necessário no WordPress sem precisar do conhecimento de nenhuma linha de programação.
No entanto, é importante ter noção de que ter noção de programação pode ajudar a expandir a utilização da ferramenta, tornando-a ainda mais customizável e personalizada.
Como usar o WordPress.com no seu site? Passo a passo!
Após todo o processo de instalação da ferramenta, ele já estará pronto para a sua utilização. Com isso alguns passos podem ser seguidos, sendo eles:
- Realize o login na plataforma
Para realizar o login é necessário que você já tenha o seu domínio em mãos. Para isso, é necessário apenas digitar o domínio/wp-admin, como por exemplo:
https://www.meudominio.com/wp-admin |
Você será direcionado(a) para essa página:
- Adicione um tema ao seu site!
Após estar logado no site, você pode iniciar pela escolha do tema. Lembrando que o WordPress oferece uma grande quantidade de temas pagos e até mesmo gratuitos.
Para a instalação, você pode acessar o menu que fica na sua lateral esquerda e procurar por aparência, lá você pode encontrar diversos temas legais que talvez possam atender às suas necessidades.
Um ponto bastante importante é que para saber se o tema é premium ou gratuito, você pode verificar se possui um valor ou não, como na imagem abaixo:
- Adicionando os plugins essenciais para seu site!
Agora com o tema já escolhido, vamos começar a expandir as funcionalidades do nosso site. Para isso, vamos instalar alguns plugins e ativá-los para que as funcionalidades sejam aplicadas. Uma grande vantagem disso é que essas ações podem ser feitas sem que haja a necessidade de mexer em códigos.
Nos dias de hoje, existem diversos plugins para diversas situações diferentes sendo todos bem simples de instalar. Assim como foi instalado o tema, você consegue utilizar o próprio wordpress para a instalação do plugin.
Para a instalação de um plugin novo, você pode acessar o menu encontrado no na sua esquerda no dashboard do wordpress, onde você encontrará o submenu plugins. Lá você pode escolher e instalar os plugins que deseja.
Assim como os temas, os plugins também apresentam suas opções pagas e suas opções gratuitas. Para verificar isso, você pode comparar como na imagem abaixo:
- Como otimizar o seu site no WordPress? 4 dicas!
Ter um site otimizado faz com que mais pessoas demonstrem interesse em permanecer na página por mais tempo. Além disso, um site com uma melhor velocidade de carregamento é de grande importância.
Agora vamos apresentar algumas dicas de como otimizar seu site para que mais pessoas acessem e permaneçam na página por mais tempo.
Otimize todas as imagens de seu site
Sempre escolha imagens que tenham um tamanho menor que 500 KB e procure utilizar formatos de arquivos que já são recomendados, como por exemplo JPEG, PNG em WebP.
Busque utilizar lazy loading nas páginas
Na maioria das vezes, quando o lazy loading se encontra habilitado, por mais que a imagem ainda não tenha aparecido algo será mostrado para indicar seu carregamento. O lazy loading costuma realizar carregamento sob demandas.
Plugins e temas atualizado
Um outro ponto que pode fazer total diferença quando o assunto é otimização é manter todos os seus plugins e temas atualizados. Além de garantir um melhor desempenho, ainda permite que seu site seja menos vulnerável. No WordPress você tem a opção de habilitar para que as atualizações sejam todas realizadas automaticamente.
Mantenha apenas plugins que estão ativos na página
É bastante comum que, ao desativar um plugin, muitas vezes pensamos que o utilizaremos novamente, ou que vai fazer falta, mas isso pode ser um erro que acaba prejudicando a otimização do site. Manter apenas os plugins que estão ativos na página pode ser de grande valor. Além disso, sempre busque instalar apenas o necessário, apenas os plugins que realmente vão ser utilizados.
Versões do PHP mais recente
Caso deseje utilizar algum plugin externo ou até mesmo inserir linhas de código em seu site, o recomendado é sempre utilizar a versão mais recente do PHP, para que problemas relacionados à desatualização não tenham perigo de ocorrer.
O WordPress é grátis?
O WordPress é oferecido pela plataforma com duas opções, sendo elas a sua versão gratuita e sua versão paga.
A versão paga do wordpress é considerada uma opção mais robusta, na qual há mais liberdade em escolher temas e plugins. Já sua versão gratuita é indicada para pessoas que estão iniciando a utilização por se tratar de um dashboard mais enxuto.
Além disso, é de grande importância ressaltar que mesmo com sua versão gratuita, será necessário arcar com domínio e hospedagem, caso deseje colocar seu site no ar.
Quais são os erros mais comuns do WordPress e como resolver?
Assim como todas as plataformas, nenhuma se encontra isenta de algum tipo de erro que pode interferir na usabilidade do usuário, sendo assim, com o WordPress isso não é diferente. Por se tratar de uma ferramenta open-source, no qual diversas pessoas de diversas comunidades estão interagindo, esses erros podem se tornar algo comum. Alguns erros frequentes que se destacam é:
Internal server error
É comum que ao acessar um site ele acabe caindo no famoso “erro 500”. Ainda não existe um motivo específico pelo qual isso acontece, porém existem meios de tentar resolver esse problema.
Resolução
Acesse o gerenciador de arquivos e renomeie o código encontrado para .htaccess/backup. Após isso, realize o teste para ver se a página voltou ao normal, dando um reload no navegador. Caso tenha sucesso, salve as mudanças realizadas.
Dificuldade em acessar determinada página
É bastante comum ao tentar acessar uma página você receber o feedback que não tem acesso. Esse erro geralmente acontece quando se tem um plugin que acaba interrompendo esse carregamento da página, bloqueando o endereço de IP que ele entende como se fosse uma ameaça.
Resolução
Existem alguns pontos que podem ser checados para que esse problema seja corrigido, sendo o primeiro deles realizar uma varredura em todos os plugins e temas instalando em sua máquina. Além disso, é necessário verificar se você realmente tem permissão para que possa acessar a página.
Arquivo já existente
No WordPress, ao tentar instalar um determinado plugin por exemplo, ou até mesmo algum tema, você se depara com um erro dizendo que esse conteúdo já existe dentro da plataforma, fazendo que não seja possível prosseguir com a instalação.
Resolução
Caso exista algum tema ou plugin que já chegou a ser instalado alguma vez, pode ser que isso acabe impedindo a instalação dos próximos. Nesse caso, arquivos contendo dados de plugins e temas antigos devem ser renomeados
Erro de sintaxe no código
Na correria do dia a dia, inserir um código dentro da plataforma WordPress pode acabar gerando um problema se ele contiver um erro. O erro de sintaxe pode ser bastante comum quando algum plugin é instalado indevidamente ou até mesmo quando um simples detalhe está errado no código.
Resolução
A solução para uma situação como essa é bem simples, sendo apenas necessário uma revisão no código escrito e a realização da correção dela na plataforma, fazendo então que o site volte a funcionar.
Erro na inserção de mídias
Muitas vezes ter uma imagem ou um vídeo em seu site pode acabar atraindo muitas pessoas usuárias por se tratar de algo interativo, porém também podem gerar grandes conflitos e falhas no momento da inserção.
Uma delas é o botão de carregamento rápido de arquivos parar de funcionar ao ser clicado.
Resolução
É necessário acessar o arquivo wp-config.php, inserir uma linha de código dessa forma: (‘concatenate-scripts’, false) e salvar o arquivo. A partir desse momento o ideal é que o botão volte a funcionar normalmente.
Conheça 3 sites conhecidos que usam o WordPress!
Levando em consideração que nos dias de hoje o WordPress é considerado uma plataforma bastante utilizada para site de negócios de pequeno a médio porte, ele ainda assim apresenta uma grande variedade de sites importantes e bastante conhecidos. Confira abaixo alguns deles:
Casa Branca
O site da Casa Branca dos Estados Unidos foi desenvolvido por completo em wordpress, por conta de uma necessidade e até mesmo pelo fato de se tratar de uma plataforma open-source.
Site da Beyoncé
Já sabemos que o wordpress é bastante famoso quando o assunto é divulgar profissões como por exemplo de pessoas fotógrafas, artistas, entre outras atividades. Sendo assim, a Beyoncé resolveu não ficar para trás.
Techcrunch
O site da techcrunch é voltado para pessoas que gostam de acompanhar as novidades tecnológicas e até mesmo startups. Por sua vez, o site foi desenvolvido por completo em WordPress, no qual a pessoa criadora tem total liberdade para gerenciar sua rede de notícias.
O WordPress é uma plataforma totalmente versátil com diversas opções de criação. De início ele foi criado com um único objetivo, a criação de blogs, porém com o passar dos anos foi possível entender que ele disponibiliza muito mais funções além das fornecidas para isso.
Muitas pessoas preferem escolher ele por conta de sua facilidade na criação, além de não ter que depender de outras pessoas para ter um site no ar.
Gostou do nosso conteúdo? Você também pode ler sobre o que faz um desenvolvedor web e como você pode se tornar um(a).