No seu dia a dia, é comum utilizar seu computador para acessar algumas funcionalidades e, isso pode ser executado sem nenhum problema. Contudo, há algumas mensagens de erro que podem aparecer em seu navegador, impedindo essa tarefa de ser realizada. No caso, será explicado o erro 500, para você aprender mais sobre ele e saber como agir quando ele aparecer. 

Quando o erro 500 aparece, inicialmente, pode gerar um estresse no usuário ou usuária, por não saber como resolver ele e desconhecer a origem do erro. Você pode se perguntar: esse erro ocorreu devido ao meu sistema operacional? É um problema específico do navegador? É um problema interno que ocorre na internet? No servidor?  

Nesse caso, não se preocupe, pois, vamos verificar do que se trata esse erro, quais são as suas causas e como resolver ele. Se você é um desenvolvedor ou desenvolvedora, poderá utilizar esse artigo para os sites que você administra, caso alguma pessoa reporte o erro 500 a você. Pronto para explorar o erro 500 a fundo? Vamos lá!

Serão exibidos os seguintes tópicos nesse artigo:

O que é o Erro 500, quando e como ele aparece? 

O erro 500 se dá quando há uma falha de comunicação entre os servidores da aplicação que desejamos acessar e, com isso, não há o carregamento de informações ao usuário ou usuária que quer visitar um site. 

A imagem a seguir representa um meme bastante difundido na comunidade da área de tecnologia: 

Meme que representa o backend enviando um bilhete para o front end, que está sentado logo à frente, com a mensagem de erro

O que significa essa imagem? Vamos lá. Essa imagem faz uma alusão ao fato de que uma pessoa desenvolvedora frontend, responsável por desenvolver a interface do usuário não tem relação com o erro 500, por se tratar de uma coisa “exclusiva” do backend, que seria a parte das regras de negócio e lógica de nossa aplicação. 

Ou seja, diante dessa imagem, podemos concluir que o erro 500 não tem relação nenhuma com a pessoa que deseja acessar a aplicação, com o botão que ela clicou, com o formulário que ela enviou e mais nenhuma outra função do lado do usuário. O problema ocorre devido a uma falha que ocorre no servidor com a comunicação entre ele e os arquivos e, dessa forma, toda a página web ficará inacessível. 


Nesse caso, há algumas formas que esse erro pode aparecer em nosso navegador, que são as seguintes: 

Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3

Por coincidência, no dia de escrita do artigo a plataforma de chat WhatsApp encontra-se fora do ar momentaneamente. O seguinte erro exibido ao acessar a página web do WhatsApp é uma variação do erro 500:

Variação do erro

Ou seja, os servidores do WhatsApp estão com uma falha de comunicação entre eles e o sistema está inoperante às pessoas usuárias. A mesma situação ocorre também com o Facebook e o Instagram. 

Entendi! Mas, quais são as causas e como soluciono esse problema? Esses assuntos serão abordados adiante. 

Antes de prosseguir, aproveite e faça o download do Guia Hacker. Aprenda a automatizar tarefas, criar atalhos, melhorar sua segurança online e a descobrir como evitar spam no seu email.

banner para download de ebook sobre hacker imagem como botão escrito "baixar"

Quais as principais causas do Erro 500?

Vejamos a seguir algumas das possíveis causas pelo erro 500 ocorrer: 

  • O servidor pode estar com problemas, pois, o erro 500 ocorre justamente devido a falhas de comunicação internas do servidor, dificultando o fluxo de transferência de informações para pessoas que acessam determinado site;
  • Seu navegador pode estar com cache;
  • A base de dados de sua aplicação pode estar com credenciais incorretas ou com danos; 
  • Se o site desenvolvido estiver utilizando o WordPress para gerenciamento de conteúdo, o problema pode ser ocasionado por vulnerabilidades em temas e plugins que ele utiliza;
  • Além disso, o problema pode ser causado também se sua aplicação estiver com uma versão atualizada do PHP.

Conforme verificado acima, as causas do erro 500 ocorrer estão ligadas a erros internos que ocorrem onde a aplicação está hospedada ou a gerenciadores de conteúdo que ela utiliza. Ou seja, esse erro não possui relação nenhuma com usuários ou usuárias que tentam acessar o site de uma loja virtual, por exemplo. 

Como resolver o Erro 500 no seu site WordPress?

Vamos checar algumas formas para as pessoas desenvolvedoras resolverem o erro 500, se estiverem utilizando sites que utilizem o WordPress

  • a) Alterar o limite do PHP, subindo ele: você pode solicitar às pessoas responsáveis pela sua hospedagem aumentarem o limite de dados que o PHP consome ou alterar a versão do PHP em seu painel administrativo de hospedagem;
  • b) Restaurando um backup anterior de seu site: no seu painel de hospedagem, você terá backups anteriores ao do dia em que ocorreu o erro 500. Você pode fazer o download dele na área respectiva de seu portal ou solicitar que os responsáveis restaurem um backup para você;
  • c) Desativando plugins e temas no WordPress: uma má configuração em plugins e temas no WordPress pode ocasionar o erro 500. Sendo assim, em seu painel do WordPress, será necessário desabilitar todos eles, para verificar se seu site será normalizado e, caso seja, procurar onde está o plugin maligno;
  • d) Checar se a sua base de dados está com as credenciais corretas e não está corrompida: uma das razões pelo erro 500 ser causado é a sua base de dados não estar com a senha/usuário correto ou ela estar corrompida. Para isso, caso esteja, será necessário também restaurar um backup anterior para investigação do problema. 
Mensagem "Error establishing a database connection" ou falhou em estabelecer uma conexão com o sistema de banco de dados
  • e) Habilitando a verificação de erros no WordPress: Na raiz dos arquivos WordPress, haverá um arquivo chamado index.php que podemos habilitar os erros, sendo que eles serão disparados na tela, para verificação. O código será o seguinte: 
<?php 
ini_set('display_errors', 1);
ini_set('display_startup_errors', 1);
error_reporting(E_ALL); 
?>

Caso nenhuma das opções acima solucione o problema, você deverá entrar em contato com seu provedor de hospedagem para verificar o porquê do erro 500 estar ocorrendo.

Como resolver o Erro 500 no seu site que não é WordPress?

Para aplicações que não sejam WordPress, os passos são quase os mesmos:

  • Verificação de credenciais de banco de dados;
  • Verificar a versão do PHP, se está atualizada;
  • Verificar o limite de consumo de arquivos PHP no servidor e, se necessário, aumentá-lo;
  • Restauração de backups de arquivos e das bases de dados da página;
  • Habilitação de erros para serem exibidos na tela. Um debug que é muito utilizado no PHP, junto com o editor Visual Studio Code, seria o XDebug, para fins de depuração de código e verificação de erros. 

Da mesma forma, caso os problemas persistam depois dessas verificações, as pessoas administradoras de hospedagem precisarão ser contatadas.
Vejamos agora algumas maneiras de como resolver esse problema, na visão de um visitante a um site. 

O que fazer ao entrar em um site com o erro 500?

Vamos verificar alguns passos a se fazer quando você entra em um sistema, como visitante e, se depara com o erro 500: 

  • Você pode atualizar a página que foi acessada, apertando a tecla CTRL e a tecla F5 de seu teclado (juntas), de modo que o cache do navegador que você utiliza será limpo;
  • Tentar acessar a página em outro navegador, para verificar se o problema continua. (Exemplo: “estou no Mozilla Firefox e agora irei realizar um teste acessando a aplicação pelo Microsoft Edge”);
  • Tentar acessar a página em modo anônimo em seu navegador. No Google Chrome, apertando as teclas CTRL Shift e N (juntas), será aberta uma nova aba anônima, dando a possibilidade a você de ser feita uma navegação privada na internet. 

Essas são algumas formas de resolver o erro 500 ao entrar em um site. Caso nenhuma das opções acima resolva o problema, o ideal é aguardar um tempo de uma hora, para retornar à página e ver se ela voltou. Em caso negativo, será necessário contatar a pessoa ou a empresa responsável pela aplicação e reportar o problema.

Muito interessante esse assunto, não acha? O erro 500 é um erro que não é causado pelo usuário ou usuária, mas sim por erros de comunicação que possam ocorrer no servidor. Além disso, também pode ser causado por más configurações das bases de dados e por versões desatualizadas do PHP sendo utilizadas em sua aplicação.

Nesse caso, foram apresentadas algumas soluções para que o problema fosse resolvido, como atualização de plugins e temas do WordPress, limpeza de cache no navegador, tentar abrir a aplicação em modo anônimo ou ainda, tentar acessar ela de um outro browser.

Para aprofundar o seu conhecimento em como solucionar mensagens de erro que aparecem no navegador, confira esse artigo sobre o erro err_timed_out.

Deixe um comentário
Você também pode gostar