O sucesso desenfreado dos NFTs em 2021 já foram quantificados: foram movimentados mais de R$ 153 bilhões antes mesmo do final do ano. Uma subcategoria considerável, que andou crescendo especialmente nos últimos meses foi a dos jogos NFT.
De acordo com um relatório publicado pelo Blockchain Game Alliance, grupo abreviado como BGA, foram 2,32 bilhões de dólares (cerca de R$ 13 bilhões) somente neste terceiro trimestre, compilando dados entre julho e setembro – um dos pontos altos de NFT como um todo, não por acaso.
Este valor corresponde a mais ou menos 22% de todo o volume de negociação de NFTs em todo o setor neste intervalo de tempo, acelerados pela força dos jogos de blockchain.
Medindo o sucesso de NFTs
O relatório teve como base uma pesquisa com membros entre 300 empresas de 56 países que fazem parte do BGA. Destes, 198 ingressaram em 2021, com um crescimento de 186%. Por contexto, o BGA foi criado em 2018, quando ainda contava com apenas oito membros.
Dentre os entrevistados pela pesquisa, há uma divisão entre profissões:
- 34% se identificam como profissionais de jogos;
- 27% se identificam como profissionais de blockchain;
A divisão também aparece na movimentação do mercado:
- 81% dos entrevistados estão na função atual há menos de três anos;
- 42,5% estão nas funções há menos de um ano;
- 60% trabalham em empresas com menos de 50 funcionários;
- 25% trabalham em empresas com menos de 10 funcionários.
O número de carteiras virtuais (wallets) relacionadas às atividades de jogos aumentou 2.453%, indo de 29,5 mil no começo de 2021 para 754 mil no terceiro trimestre.
O game Axie Infinity dominou o volume de negociações NFT no primeiro semestre, atingindo o recorde de US$ 2,5 bilhões em volume de negócios, o que supera as marcas de de vendas do NBA Top Shot e da coleção CryptoPunks.
Em uma extensa análise feita pelo portal VentureBeat, vemos que as empresas de jogos de blockchain tiveram grande atenção da mídia e foram capazes de fechar vários negócios.
Por exemplo, a Animoca Brands teve aumento de capital de US$ 88 milhões em maio, depois conseguiu US$ 138 milhões em julho e outros US$ 65 milhões em outubro. Já a Dapper Labs (do NBA Top Shot) gerou US$ 230 milhões em vendas brutas somente no primeiro trimestre.
Pelo ponto de vista dos entrevistados, resume-se que a indústria apoia o modelo pay to earn, ou “jogar para ganhar”. 68% dizem que pay to earn foi o maior impulsionador pelo crescimento da indústria; 83% valorizam a jogabilidade como o aspecto mais importante ao avaliar os jogos. Enquanto isso, 85% dizem que a propriedade de bens digitais é o aspecto mais importante dos jogos blockchain.
Pensando nos investimentos no futuro, 86% acreditam que pelo menos parte da indústria de jogos tradicional irá alavancar o blockchain em menos de dois anos. Já 52% diz que a “incerteza regulatória” é a maior preocupação, sendo o desafio mais significativo do setor. Por fim, 43% afirmam que a educação sobre conceitos básicos (que sustentam os jogos de blockchain) é o próximo maior obstáculo a se enfrentar.
Atividades relacionadas ao metaverso explodiram durante a primeira metade de 2021, impulsionadas por vendas de terrenos virtuais que atingiram US$ 42,6 milhões. Logo, os metaversos de blockchain foi um dos dos tópicos mais comentados na Ásia, crescendo 33% ao mês, alcançando 1,7 milhão de menções em todos os meios de comunicação do continente.A tendência do metaverso é dominada pelos EUA, porém, ganha forte presença na Ásia e, gradativamente, está ganhando visibilidade também em países como Índia, Cingapura e Indonésia, aumentando o público em 500%.