Você já ouviu falar do Habitica? Para quem não conhece, esse divertido aplicativo é uma das ferramentas mais interessantes para gerenciar tarefas. Além disso, seu grande diferencial é, certamente, a aplicação de importantes conceitos de gamificação.

Se você já tentou melhorar seu foco e melhorar sua produtividade, com certeza sabe o quanto é difícil fazer isso, especialmente quando não temos uma ferramenta para auxiliar o processo.

Com o Habitica, esse problema praticamente não existe, pois ele disponibiliza variadas funções para o gerenciamento de atividades do dia a dia. E o melhor de tudo: ele faz isso de uma forma tão divertida que parece até brincadeira!

Quer saber mais sobre? Então veja o que vai descobrir neste post:

Continue com a gente e tenha uma boa leitura!

O que é Habitica?

O Habitica é um aplicativo voltado para produtividade e organização que tem como objetivo principal transformar tarefas do dia a dia em um divertido RPG (Role Playing Game). Esse é na verdade o grande diferencial da ferramenta, pois, ao contrário de outros sistemas de gerenciamento de tarefas, o Habitica não se torna monótono com o tempo, garantindo que a pessoa usuária mantenha o foco em suas metas por mais tempo.

Para isso, o aplicativo apresenta um sistema diferente de recompensas bem ao estilo de jogos RPG. Na aba principal, é possível cadastrar tarefas e hábitos e, cada vez que eles são cumpridos, o seu personagem no app ganha experiência, itens e ouro. Da mesma forma, se alguma meta não for realizada, o seu avatar sofre um dano, perdendo pontos de vida.

Outra grande sacada do aplicativo é a sua parte social. Apesar de poder ser utilizado sozinho, uma das partes mais divertidas do Habitica é convidar os amigos para montar equipes e cumprir missões em conjunto. 

Caso tenha se interessado pela ferramenta e queira dar uma olhada, basta acessar a loja de apps do seu smartphone, pois o Habitica está disponível para Android, iOS e também conta com uma versão Web.

Gamificação: o futuro da aprendizagem e produtividade?

A gamificação, também chamada de gamification, é uma metodologia ativa de aprendizado focada em inserir elementos comuns dos jogos em outros tipos de atividades, geralmente relacionadas ao ensino ou à produtividade, mas que também é aplicada em várias áreas da sociedade.

Aplicando o conceito de gamificação, é possível tornar as rotinas de estudo e trabalho algo mais interativo e dinâmico, o que favorece o engajamento a longo prazo e aumenta o índice de sucesso na realização das tarefas.

Por aplicar os mecanismos presentes em jogos com os quais já estamos acostumados, essa prática se torna extremamente efetiva e simples de ser colocada em ação. Afinal, ela alinha o fator entretenimento e a satisfação por receber recompensas à necessidade de finalizar tarefas. Dessa forma, é mais fácil manter a motivação e garantir que os resultados esperados sejam atingidos.

Ao utilizar o Habitica, é notável o quanto esse conceito é aplicado com maestria, sendo feito de uma forma tão criativa que torna o aplicativo atrativo para diferentes perfis de pessoas que querem melhorar sua produtividade de uma forma mais lúdica.

Como usar o Habitica para organizar suas tarefas como RPGs?

Passo 1: para começar a utilizar o app Habitica, você deve fazer o login com sua conta. Caso ainda não tenha uma conta cadastrada, clique no botão “Register” para criar uma.

Tela inicial do aplicativo Habitica

Passo 2: ao clicar no botão “Register”, você será direcionado para uma página de cadastro. Nela, informe os dados solicitados para criar uma nova conta, ou utilize umas das opções de login caso já tenha um cadastro feito.

Criando uma conta

Passo 3: com a conta criada, é chegada a hora de fazer o seu avatar no aplicativo. Nessa tela, você tem a opção de criar um avatar aleatório (botão “randomize”) ou definir as características que quiser. Você pode, por exemplo, escolher entre opções de cor de pele, cabelo e acessórios.

Criando personagem

Passo 4: em seguida, é possível selecionar qual o tipo de propósito que você quer aprimorar utilizando o Habitica. Você pode escolher entre opções como trabalho, escola, saúde, etc.

Selecionando qual o foco das suas tarefas no Habitica

Passo 5: feito o cadastro, você será direcionado para a tela inicial do aplicativo, na qual você poderá criar tarefas em diferentes categorias. Sendo elas:

  • hábitos: essa aba deve ser usada para tarefas que você quer incluir no cotidiano para torná-las hábitos;
  • tarefas diárias: já essa aba se refere às tarefas que devem ser feitas em intervalos regulares de tempo. Caso elas não sejam realizadas, seu avatar sofre danos no fim do dia;
  • afazeres: já na parte de afazeres é possível cadastrar tarefas mais específicas que não são feitas com regularidade. Ao serem concluídas, elas somem da lista.

Além dessas três abas, na página inicial também há uma área denominada “Recompensas”. Nela você pode trocar o ouro ganho ao completar tarefas por equipamentos e tesouros para o seu avatar.

Nessa tela, você também pode acompanhar o status de vida e experiência do seu personagem, além da quantidade de ouro e gemas que ele possui.

Para cadastrar tarefas em qualquer uma dessas três categorias, basta clicar no ícone da categoria desejada e, em seguida, pressionar o sinal de “+” que aparece na parte inferior da tela.

Tela principal do aplicativo

Passo 6: após clicar no ícone “+”, o app Habitica abre a tela de cadastro de tarefas. Nela, você poderá adicionar um título à tarefa, uma descrição e ainda definir o nível de dificuldade da atividade. 

Há também a opção de adicionar os botões de “Positivo (+)” e “Negativo (-)” na tarefa. Será por meio deles que você poderá registrar se a tarefa foi realizada ou não ao longo dos dias.

Adicionando e configurando hábitos e tarefas no Habitica

Passo 7: após criar a tarefa, ela já pode ser acompanhada na tela inicial do aplicativo. Caso ela não seja cumprida em algum dia, você deve pressionar o ícone de “-” ao lado da atividade. Assim, seu avatar perderá pontos de vida.

Visão geral das tarefas criadas

Passo 8: por outro lado, sempre que uma tarefa for cumprida, você deve clicar no ícone de “+” que aparece ao lado dela. Com isso, você ganhará ouro e pontos de experiência que, com o tempo, aumentarão o nível do seu personagem, permitindo que ele seja classificado em uma classe (guerreiro, mago, curandeiro e ladino) e possa usar habilidades relacionadas a ela.

Tarefas cumpridas

Passo 9: além disso, ao completar tarefas, você também tem a chance de encontrar novos itens para o seu personagem, como ovos de mascotes e poções.

Novos itens encontrados no Habitica

Passo 10: além dessas funções, acessando a aba lateral no canto superior do aplicativo, você pode encontrar outras funcionalidades interessantes. Você pode, por exemplo, verificar os itens e equipamentos do seu personagem ou acompanhar seus atributos e conquistas.

Menu lateral com opções do Habitica

Passo 11: à medida em que utiliza o aplicativo e que seu avatar avança de nível, você pode desbloquear quests, que podem ser compradas na Loja de Missões. Ao concluir uma missão, seu personagem ganhará recompensas em ouro, pontos de experiência e outros itens.

Loja de missões do Habitica

Passo 12: já na parte social do aplicativo, você tem a opção de entrar na Taberna, uma área na qual você pode interagir com outras pessoas usuárias do Habitica.

Taberna para socialização

Passo 13: quer tornar sua experiência com o aplicativo mais interativa? Isso também é possível. No Habitica você tem a opção de criar grupos com seus amigos para participar de missões e desafios que geram recompensas.

Possibilidade de formação de Guilda (Grupo)

Essas são apenas algumas das funções do app Habitica, mas existem vários outros recursos e subjogos interessantes que você pode encontrar ao explorar o aplicativo. Então não perca tempo e chame seus amigos para participar!

Quais as vantagens de usar o Habitica?

Agora você já sabe o que é o Habitica e como usá-lo para gerenciar suas tarefas cotidianas, deve estar pensando: além de ser divertido, qual outro benefício pode ser alcançado com o aplicativo? Essa é a pergunta que responderemos logo abaixo. Veja!

  • melhora a organização: ao “agendar” suas tarefas e hábitos no aplicativo, você tem uma ferramenta simples e intuitiva para gerenciar seu dia. Dessa forma, é mais simples se lembrar de compromissos e manter sua rotina organizada sem dificuldade;
  • gera mais motivação: por ser baseado no conceito de gamificação e aplicar elementos de jogos RPG, o aplicativo oferece diversas recompensas sempre que você cumpre uma atividade. Como atualmente existe uma necessidade de recompensa imediata, isso ajuda a manter a energia na tarefa que deve ser feita;
  • aumenta a produtividade: uma vez que a motivação é maior para completar as tarefas, a produtividade também aumenta. Afinal, caso elas não sejam cumpridas, além de não receber os prêmios, seu personagem leva danos e seu desempenho é prejudicado no app;
  • você se supera constantemente: tendo todas as suas metas e atividades registradas no aplicativo, você tem uma lista diária de “desafios” para superar. Ao completar cada um deles, sua satisfação própria aumenta diariamente e você evolui de forma constante;
  • melhora o trabalho em equipe: ao participar das missões e desafios em grupo no Habitica, a colaboração é essencial para que a equipe não sofra danos em conjunto, o que melhora o senso de responsabilidade e ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e colaborativas.

Ao longo do post, foi mostrado como o Habitica funciona e quanto ele pode ser uma ferramenta importante para suas metas pessoais e profissionais. Sem dúvidas, se trata de um aplicativo divertido, simples e intuitivo de usar. Vale a pena conferir e fazer o teste!

Gostou do post? Então, aproveite a visita para ler mais um artigo e saiba tudo sobre a Geração Z!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar