Estamos a poucos dias do Natal e para quem ainda não conseguiu planejar tudo para o dia de celebração em família, a Alexa, assistente de voz da Amazon, pode ser muito útil tanto na organização dos preparativos finais assim como na própria festa.  

Desde que a inteligência artificial da gigante do varejo ganhou sua versão brasileira, a empresa vem lançando uma série de recursos novos adaptados ao público local, incluindo em datas comemorativas. 

No Natal, não poderia ser diferente e, para o ano de 2021, a Alexa traz algumas novidades temáticas divertidas para entreter os convidados, como piadas contadas pelo Papai Noel e cartas de J. R. R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”. 

Alexa na sala com árvore de natal ao fundo

Confira abaixo algumas dicas de como utilizar a Alexa neste Natal:

1 – Programar luzes de Natal

Uma das novidades lançadas este ano é a possibilidade de pedir para a Alexa programar uma rotina para acender e apagar as luzes da árvore de Natal; assim, você não precisa se lembrar de desligá-las sempre que amanhece e ligá-las ao anoitecer. 

Vale lembrar que esse recurso só funciona com tomadas inteligentes que sejam compatíveis com a assistente de voz da Amazon. 

2 – Fazer chamadas de voz e vídeo

Para aqueles que estão longe de amigos e familiares, realizar chamadas de voz e vídeo na época de Natal já é algo comum. No entanto, com a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, a nova variante ômicron, as medidas de distanciamento social obrigaram mais pessoas a celebrarem a data à distância. 

Com a Alexa, é possível ligar para um contato por meio do comando de voz e, caso ambos tenham dispositivos Echo Show, a assistente virtual ainda pode realizar uma chamada de vídeo. 

3 – Converse com o Papai Noel

Outra novidade lançada este ano são as diversas participações do Papai Noel ao interagir com a Alexa. O comando “Alexa, imita o Papai Noel”, por exemplo, faz com que ela conte uma piada na “voz” do bom velhinho. 

Também é possível ouvi-lo cantar algumas cantigas de Natal e, no dia 25 de dezembro, a Amazon promete uma resposta especial do Papai Noel ao desejar “bom dia” à Alexa. 

4 – Cartas de Natal

As piadas e cantigas do Papai Noel podem não ser um recurso capaz de divertir todos os públicos e, por isso, a Amazon preparou outra novidade para agradar principalmente os fãs de O Senhor dos Anéis. O comando “Alexa, uma carta de Natal” faz com que a assistente de voz leia as cartas escritas por J. R. R. Tolkien. 

Entre 1920 e 1943, o autor da saga entregava cartas, como se fosse o Papai Noel, aos seus filhos na época de Natal. Essas correspondências foram reunidas no livro “Cartas do Papai Noel”, que corresponde ao conteúdo recitado pela Alexa.

5 – Playlist natalina

Considerando que a maioria dos dispositivos da Amazon com a Alexa são alto-falantes inteligentes, não é de se surpreender que um dos recursos úteis da assistente de voz seja reproduzir músicas. Para quem vai receber convidados em casa, a assistente de voz pode ajudar a criar um clima natalino com playlists temáticas. 

Caso os gostos sejam outros, a tecnologia também ajuda a gerenciar os pedidos de músicas, permitindo que os próprios convidados escolham a próxima faixa com um simples comando de voz. 

6 – Jogos e perguntas

Além dos recursos mencionados, a Alexa traz uma série de outras opções para entreter amigos e familiares. É possível se divertir com jogos como “Show do Milhão”, por exemplo, ou ainda ouvir as respostas para perguntas como: “Qual é a origem da árvore de Natal?”, “O Papai Noel vai chegar quando?”, “Como consigo ver o Papai Noel?”, “Quem criou o Papai Noel?”, entre outras. 

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar