Quando criamos sites em HTML nos nossos computadores, podemos acabar guardando vários tipos de arquivo, como CSS, Javascript, imagens, fontes e muito mais, tornando nossos projetos complexos e pesados. A ideia central com o MHTML é criar uma maneira simples para termos um site com apenas um arquivo, e desta maneira, não precisarmos nos preocupar com a quantidade de arquivos no mesmo diretório.
Continue com a gente para se aprofundar com esta tecnologia!
Confira:
- O que é o arquivo MHTML?
- 3 características dos arquivos MHTML!
- O que é uma extensão de arquivos?
- Como abrir um arquivo MHTML no celular e computador?
- Como editar um arquivo MHTML?
- Como converter um arquivo MHTML para PDF, XLSX e PDF?
O que é o arquivo MHTML?
O MHTML, ou também MIME HTML, é um tipo de arquivo, com formato .mht ou .mhtml, que consegue armazenar um site completo dentro de si. O conteúdo dos arquivos de estilos, lógica, imagem, etc, são todos guardados em um único arquivo que por si só consegue executar o site perfeitamente.
Além do mais, o MHTML é codificado em um formato de e-mail, logo, é possível executá-lo nas caixas de entrada, sendo essa uma de suas principais atuações.
3 características dos arquivos MHTML!
1. A visualização é compatível com vários navegadores
Caso você precise, existe a opção de visualizar os arquivos .mht através de navegadores como:
2. É possível converter para outros formatos facilmente
A principal vantagem de ter todos os conteúdos em apenas um arquivo, é que a conversão para outros formatos se torna muito mais fácil e rápida.
Conseguimos converter arquivos HTML para MHTML ou vice-versa. Também dá para converter MHTML para PDF e outros formatos.
3. Muito simples salvar uma página neste formato
Para salvar um arquivo com o formato .mht ou .mhtml, basta que você mude o nome do formato na hora de salvar o HTML de uma página, desta forma, o navegador vai reconhecer o formato e salvá-lo da maneira correta.
O que é uma extensão de arquivo?
A extensão de arquivo, ou até mesmo o tipo de arquivo, é uma sequência depois de alguns caracteres que definem para o computador qual o programa que deve ser usado para executar este arquivo.
Você já deve ter percebido que existem vários formatos disponíveis ao final de arquivos, como o .png, que define um tipo de imagem que tem o fundo transparente, o .jpg para imagens mais gerais ou .mp3 para músicas!
A extensão de um arquivo é importante nos computadores e também na internet, isso porque podemos utilizar diversos tipos de operações com os mais variados tipos de arquivos. O mais comum são os arquivos de textos, documentos e imagens.
Como abrir um arquivo MHTML no celular e computador?
Para abrirmos um arquivo do tipo MHTML precisamos utilizar um navegador ou alguma ferramenta online que nos permita visualizar o site.
Quais programas suportam o arquivo MHTML?
Desktop
Para computadores de mesa, seja com qualquer sistema operacional, é possível abrir esse tipo de arquivo com a maioria dos navegadores. Por exemplo:
Temos o seguinte arquivo em nosso diretório.
Ao clicar com o botão direito sobre ele, aparece a opção de abrir com o navegador padrão do seu sistema, no nosso caso é o Chrome.
A exibição do navegador fica da seguinte maneira:
Mobile
Nos dispositivos móveis é recomendado utilizar algum site que renderiza o MHTML, já que não é tão fácil mexer nos diretórios nestes tipos de dispositivo.
No site da GroupDocs basta que você adicione o arquivo no site e espere carregar.
Também é possível baixar alguns aplicativos nas lojas dos smartphones para realizar essa visualização, tais como o MHT & MHTML Viewer e o MHT/MHTML Visualizador na Google Play, ou então o Mht Browser na App Store.
Como editar um arquivo MHTML?
Para editar um arquivo MHTML é necessário que você utilize um programa especializado nisso, ou pelo menos um editor de texto.
Nós recomendamos a utilização do VSCode para isso, por ser uma ferramenta completa e que engloba todos os cenários de desenvolvimento.
Para editar o arquivo com o VSCode, basta que você selecione a opção de abrir com outro aplicativo, e logo em seguida selecione o software desejado.
Em último caso, também é possível buscar algum site, como o do Aspose MHTML Editor, que nos permite criar e editar um arquivo MHTML com muita facilidade.
Na primeira parte adicionamos o arquivo que desejamos modificar.
E logo depois já conseguimos modificar o conteúdo desejado.
É oferecido também algumas opções de download.
Para dispositivos móveis, é recomendado que se utiliza novamente de algum aplicativo que faça esta edição, como é o caso do Aspose.Words, para Android e Iphone.
Como converter um arquivo MHTML para PDF, XLSX e HTML?
Para realizar a conversão do MHTML para esses tipos, precisamos do auxílio de mais alguns sites.
Para PDF
O site mais indicado é novamente do Aspose MHTML Para PDF, nele temos a seguinte tela inicial:
Ao adicionar o arquivo e apertar no botão de converter, temos rapidamente uma tela onde podemos baixar o nosso arquivo.
O resultado final é esse:
Para XLSX
Na conversão para o XLSX utilizamos o site CoolUtils MHTML to PDF.
A tela inicial é intuitiva e simples.
Colocamos o arquivo e clicamos no botão de baixar.
Gerando o seguinte arquivo:
Para HTML
A transformação para o HTML é realizada no site do Aspose MHTML Para HTML. A tela inicial é simples como as outras.
Quando adicionamos o arquivo e apertamos no botão de converter, somos redirecionados para a tela de sucesso.
O arquivo gerado é um .zip que contém todo o conteúdo transformado em HTML.
Ao trabalharmos com páginas pequenas ou componentes distribuídos, o MHTML pode ser uma opção saudável para o desenvolvimento, levando em conta que cortamos todos os tipos de arquivo e adicionamos o conteúdo em apenas um único núcleo. Por conta disso, ele é muito utilizado para comunicação por e-mail.
Além disso, é possível criar, visualizar e editar esse tipo de arquivo em praticamente qualquer dispositivo, sendo portátil ou não, basta que você se sinta confortável para isso. O seu nível de conversão para outros formatos também o ajuda na hora de utilizá-lo.
Se interessou e quer aprender mais sobre? Então leia mais em Desenvolvimento Web: o que é e como iniciar carreira na área?