Brave é, sem dúvida, um dos navegadores mais rápidos para qualquer sistema operacional, tanto para celular quanto para desktop. O uso de memória pelo navegador está muito abaixo da maioria dos outros, enquanto o carregamento do site é muito mais rápido (Brave afirma uma experiência de navegação 3-6x mais rápida do que outros no mercado). Com menos pressão sobre os recursos, também há menos pressão sobre a vida útil da bateria do seu dispositivo. 

O núcleo da velocidade do Brave é seu conjunto de recursos de segurança e privacidade. Websites carregados com banners piscantes, pop-ups e rastreadores de publicidade podem tornar os navegadores mais lentos enquanto seu dispositivo se esforça para mastigar uma pilha de dados estranhos. Embora os plugins de bloqueio de anúncios e anti-tracking estejam disponíveis para Firefox e Chrome, o Brave foi desenvolvido para executar esses recursos por padrão. 

Uma das preocupações de privacidade online mais difundidas é a “impressão digital”, um método especialmente sorrateiro que os anunciantes usam para rastrear sua atividade entre sites, permitindo que construam um perfil exclusivamente identificável de você sem usar cookies. A maioria dos navegadores agora está começando a lutar contra esse tipo de rastreamento, e o Brave não é exceção. Junto com as impressões digitais, o recurso Brave’s Shields bloqueia uma ampla faixa de cookies de rastreamento e anúncios invasivos. 

Depois desse primeiro panorama no serviço, vamos conhecer profundamente o que é o Brave, como ele funciona e seus recursos? Não perca:

O que é o Brave?

Brave é um navegador baseado em Chromium que já existe há alguns anos. Ele é muito utilizado pois é rápido, remove a maioria dos anúncios e funciona tão bem quanto o Chrome com os serviços online do Google.

O Brave Browser é uma solução elegante para a web infestada de anúncios, ávida por dados e totalmente manipuladora com a qual vivemos nas últimas décadas. É muito mais rápido do que a maioria dos navegadores simplesmente porque bloqueia todos os anúncios e sites de rastreadores que costumam sobrecarregar seu dispositivo. 

Ele tem um sistema de micropagamento integrado que permite enviar criptomoedas para editores que você aprecia e deseja apoiar. Em alguns anos, a equipe planeja lançar uma rede de anúncios simples que reprimirá a fraude de cliques e reduzirá o custo para os anunciantes digitais. É um navegador poderoso que você pode usar imediatamente.

Brendan Eich, o fundador e desenvolvedor líder da Brave, é provavelmente bem conhecido na comunidade de pequenos nichos de desenvolvedores da web. 

Mais conhecido por criar JavaScript, uma linguagem de programação usada por milhões de pessoas desenvolvedoras em todo o mundo, Brendan não apenas experimentou o nascimento da Internet, mas também desempenhou um papel importante em ajudá-la a crescer ao longo dos anos. 

Durante a maior parte de sua carreira, ele foi o desenvolvedor líder e diretor de tecnologia da Mozilla Foundation e sua corporação com fins lucrativos associada. Ele serviu brevemente como CEO da Mozilla, mas optou por renunciar depois que alguns insiders expressaram publicamente sua oposição à sua estratégia para a empresa e outros protestaram contra sua doação a uma proposta de lei que proibia o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia. Desde que deixou a Mozilla em 2014, Brendan tem trabalhado na Brave Software e nos BATs.

O cofundador da Brave, Brian Bondy, trabalhou no Firefox, Evernote e Khan Academy. Brian atua como CTO e desenvolvedor líder da Brave Software. Brian foi o desenvolvedor líder ou um contribuidor significativo para projetos de desenvolvimento que vão desde o aplicativo móvel da Khan Academy até o navegador Firefox para Windows 8.

Os outros funcionários da empresa incluem Marshall Rose, engenheiro de protocolo de rede, e Yan Zhu, engenheiro de software sênior na Brave e um bolsista de tecnologia na Electronic Frontier Foundation. Com um bacharelado em Física pelo MIT, Yan Zhu trabalhou anteriormente no departamento de segurança do Yahoo. 

Em outras palavras, a equipe do Brave é uma coleção impressionante de jovens desenvolvedores talentosos e arquitetos experientes dos primórdios da Internet. Em um mundo onde alguns cripto tokens são lançados por pessoas desenvolvedoras mais inexperientes, esse fato por si só deve ser um argumento razoável para o software Brave e ativos de criptografia.

Quais as principais características do navegador Brave?

1. Gerenciar bloqueador de anúncios

O navegador Brave já faz um excelente trabalho de bloqueio de anúncios e rastreadores por padrão, mas pessoas usuárias avançadas vão apreciar ter mais controle sobre o que é bloqueado e como isso acontece:

Brave Ad Block Option
Brave Ad Block Option

Por exemplo, vá para “Configurações -> Brave Ad Block,” você pode habilitar filtros adicionais, bem como adicionar seu próprio filtro na parte inferior.

2. Bloqueie as redes sociais

Oculto na página Brave Settings está outro recurso de privacidade que é desativado por padrão. Você pode bloquear sites de mídia social como o Facebook.

Brave Social Media Blocker
Brave Social Media Blocker

Isso é útil se você estiver preocupado em ser rastreado por esses sites na web. Os sites de mídia social são conhecidos por coletar dados de pessoas usuárias para veicular conteúdo relevante e melhores anúncios.

3. Transmita arquivos torrent

Webtorrent integrado no Brave

A maioria dos navegadores não permite que você reproduza arquivos de mídia torrent baixados diretamente. Você precisa de um aplicativo, mas o Brave funciona de maneira diferente. Ele se integra ao WebTorrent nativamente para permitir aos usuários transmitir arquivos torrent diretamente no navegador. A opção também está habilitada por padrão.

Observe que existem outras extensões integradas ao navegador Brave além do WebTorrent.

4. Brave Talk

Tentando concorrer com empresas como Google Meet e Zoom, a Brave lançou o Talk, sua própria abordagem sobre videochamada e conferência. Brave garante que os bate-papos sejam criptografados e nenhum dado será coletado.

Tela inicial do BraveTalk
Videochamada Brave Talk

Outros recursos interessantes incluem a capacidade de transmitir ao vivo para o YouTube e assistir a uma transmissão junto com os amigos (assistir à festa). Tudo isso é grátis. 

Embora não haja limite para a duração ou o número de chamadas ao fazer chamadas 1: 1, as chamadas em grupo exigem uma assinatura que custa US $7 / mês e oferece recursos premium, como gravação. Você ainda não pode usar tokens BAT para pagar pelo Talk. Continue lendo para saber mais sobre o BAT.

5. Ganhe e dê gorjeta com Brave Rewards

O navegador Brave chamou a atenção quando foi lançado, pois foi o primeiro navegador movido a blockchain com seu próprio token de criptografia. Basic Attention Token – ou BAT – é como a Brave recompensa os usuários por visualizarem até cinco anúncios por dia e é opcional. A ideia é dividir a receita com pessoas usuárias finais, recompensando-as pelo tempo e atenção.

Brave Rewards Dashboard
Brave Rewards Dashboard

Você pode alterar facilmente a opção Anúncios na página “Configurações -> Recompensas”. O token também pode ser usado para dar dicas aos criadores de conteúdo. Não está criando tokens suficientes ou não deseja ver anúncios? Compre alguns tokens BAT para recarregar sua carteira do navegador para dar dicas ou contribuir automaticamente para os criadores de conteúdo.

Brave Rewards Auto Contribute
Brave Rewards Auto Contribute

Mais uma vez, a equipe Brave diz que a correspondência de anúncios acontecerá no seu dispositivo e que seus dados pessoais não serão vazados para receber publicidade relevante. 

6. Integração DuckDuckGo e TOR

O navegador Brave suporta DuckDuckGo, que é um mecanismo de busca centrado na privacidade e também possui TOR integrado. O navegador do Onion Router é amplamente considerado o navegador mais seguro e privado.

Brave Incognito Mode
Brave Incognito Mode

Abra o modo de navegação anônima e o Brave usará automaticamente o TOR; no entanto, observe que usar o TOR dentro do Brave não é o mesmo que usar o aplicativo de navegador TOR independente. Mas ainda oferece boa proteção, especialmente quando combinado com o próprio mecanismo de busca da Brave.

Um outro truque que Brave tem para o mundo é um mecanismo de busca, e a versão beta foi disponibilizada recentemente. Embora não esteja nem perto do que o Google oferece ou mesmo do Bing, é de fato um passo ousado.

Mecanismo de busca do Brave

Mais uma vez, o foco está na privacidade e segurança em primeiro lugar. As buscas não são rastreadas e as atividades não deixam nenhum vestígio. Ele não substituirá seu driver diário tão cedo, mas certamente é interessante de usar.

8. Brave Sync

Em vez de depender de e-mail ou ID de usuário para sincronizar dados entre plataformas, o navegador Brave oferece uma frase-semente de 24 palavras associada à sua carteira. É assim que todas as carteiras criptográficas funcionam em um blockchain.

Brave Wallet Sync
Brave Wallet Sync

Basta abrir o navegador Brave em seu smartphone e escanear o código QR ou digitar a frase-semente manualmente para sincronizar os dados em ambos os dispositivos. Observe que qualquer pessoa que tenha acesso à frase tem acesso à sua carteira Brave, seus dados e tokens criptográficos armazenados nela.

9. Brave Shields

Os anúncios não são a única coisa com que você precisa se preocupar ao visitar um site. Existem muitos scripts em execução em segundo plano também. Alguns deles coletam dados enquanto outros reproduzem automaticamente um vídeo, por exemplo.

Proteção de ads do navegador

Brave Shields, quando habilitados, bloquearão todos esses rastreadores. Basta clicar no ícone do navegador Brave no final da barra de endereço para ver os resultados e ativar / desativar o Shield. Isso não apenas vai melhorar a experiência de navegação, mas também diminuirá o tempo de carregamento da página.

10. Crypto Wallet

A carteira nativa do navegador Brave se integra com MetaMask , uma carteira popular usada para acessar produtos DeFi (Finanças Descentralizadas) via Dapps (aplicativos descentralizados).

Conexão com Metamask

Existem também widgets que conectam o navegador a bolsas centralizadas populares como Binance e FTX.

Conexão com Binance e FTX

Usando uma combinação de carteira e integração da Brave com DeFi, trocas centralizadas e dapps, agora você pode comprar, vender, negociar e apostar em criptomoedas e muito mais, tudo a partir de um único navegador e carteira.

Perguntas frequentes

1. Quais plataformas o navegador Brave suporta?

O navegador Brave está disponível no Windows, macOS, Linux, Android e iOS.

2. O navegador Brave é seguro?

Sim. O código-fonte do navegador Brave está disponível no GitHub para qualquer pessoa verificar e auditar.

3. A Brave vende dados de usuários?

O site do navegador Brave observa que não tem acesso a dados identificáveis ​​do usuário. Os dados são tornados anônimos antes de serem compartilhados com os anunciantes.

4. Quanto a Brave lhe paga?

Se você optar pela publicidade, a Brave compartilhará 70% da receita de publicidade que a Brave receber em seu token nativo, BAT.

Quais as vantagens e desvantagens do navegador Brave?

A característica e vantagem mais saliente do Brave é seu foco especial na privacidade e segurança que funciona bloqueando rastreadores da web e anúncios online. As pessoas usuárias que não gostam de anúncios e de seus dados rastreados achariam este navegador uma boa alternativa. Observe que o Google Chrome foi criticado por vários problemas de privacidade. Outras alternativas convencionais, como Mozilla Firefox e Safari, bem como o Microsoft Edge, não são tão isentos também

No entanto, esse argumento de venda tem suas desvantagens: um desprezo em larga escala pela importância da publicidade online pode ser prejudicial para toda a indústria de publicação digital. A maioria dos editores menores ganha por meio de anúncios. Essas receitas de publicidade são o principal fator de motivação para criar e publicar conteúdo, ao mesmo tempo que os torna disponíveis ao público sem taxas de assinatura e outros meios para colocar paywalls digitais.

Também vale a pena mencionar que, embora o navegador afirme não concordar com a atual indústria de publicidade online, suas pessoas desenvolvedoras de software pretendem gerar receitas por meio de sua própria rede de anúncios com um modelo de entrega de anúncios um pouco diferente. O fato é que tais pessoas precisam monetizar este navegador. Portanto, não é uma verdadeira alternativa aos navegadores convencionais.

O navegador Brave é seguro?

Brave é um navegador que bloqueia anúncios e rastreamento de sites para melhorar a privacidade e a segurança da pessoa usuária. Ele usa o lema ‘Você não é um produto’.

O Brave não oferece apenas um bloqueador de anúncios integrado; leva sua privacidade a sério. O bloqueio de anúncios é apenas parte de uma abordagem mais abrangente que acredita que você, a pessoa usuária, deve ser o responsável por seus dados. 

A Brave também traz uma nova abordagem para o ecossistema de propaganda, garantindo que tanto os anunciantes quanto os usuários se beneficiem dos anúncios, diminuindo a quantidade de conteúdo perturbador. Os anunciantes são apresentados a uma gama de usuários mais relevante, enquanto os usuários têm a oportunidade de converter sua experiência de anúncio em uma fonte de renda.

Quais anúncios o Brave bloqueia?

Os escudos integrados da Brave bloqueiam anúncios indesejados, pop-ups e rastreadores automaticamente; não há necessidade de baixar um bloqueador de anúncios de terceiros. Os escudos até são ativados automaticamente; Assim que sai da caixa, a Brave trabalha para bloquear anúncios e proteger sua privacidade.

As extensões do Chrome funcionam no navegador Brave?

A boa notícia é que o Brave é construído em torno do Chromium (o mesmo núcleo de código aberto usado para o Chrome) e, portanto, oferece suporte a todas as extensões do Chrome diretamente da Chrome Web Store.

Vale a pena trocar o Chrome pelo Brave navegador?

Quando se trata de navegar na web, a velocidade realmente faz a diferença. 

Brave diz que seu navegador funciona significativamente mais rápido do que seus concorrentes. A empresa afirma que a maioria dos sites pode ser acessada tanto no celular quanto no desktop cerca de 2 a 8 vezes mais rápido do que o Chrome e o Firefox.

Qual é a razão para isso?

Como o navegador Brave não carrega anúncios rastreadores, a empresa afirma que pode carregar páginas da web mais rapidamente.

Quais tecnologias estão por trás do Back-end do Brave?

O Brave é baseado no código-fonte do Chromium , que é a mesma estrutura que praticamente todos os navegadores modernos usam: tanto o Microsoft Edge quanto o próprio Chrome do Google usam o código. Mas isso não significa que suas informações vazem para o Google.

Você recebe um alcance de mecanismo de pesquisa ao iniciar o Brave pela primeira vez. O Google é definido como o mecanismo de pesquisa padrão. No entanto, você tem a opção de escolher DuckDuckGo, Qwant, Bing e StartPage alternativamente.

Como usar o Tor no Brave?

Janela privada com Tor está disponível para uso por padrão. Primeiro, baixe o navegador Brave . Se já o instalou, certifique-se de que está executando a versão mais recente. Depois de instalado e atualizado, inicie o Brave. Clique no ícone Personalizar e controlar Brave (o menu de 3 linhas) e escolha Nova janela privada com Tor .

Utilizando Tor no navegador

Você também pode usar o atalho de teclado Alt-Shift-N para abrir uma nova janela privada com Tor ( Option-Command-N no macOS). Uma nova janela do navegador Brave movido a Tor é aberta. Diferencie a janela movida por Tor de uma janela Brave padrão por seu tema escuro e pelo ícone Privado com Tor no canto superior direito.

É importante observar que você terá uma experiência de Internet mais lenta em uma janela com Tor. O Tor retransmite sua conexão por meio de três servidores diferentes para tornar seu endereço IP anônimo. Alguns sites podem restringir seu acesso ou solicitar uma verificação de segurança para provar que você é humano.

Se a conexão for muito lenta ou teimosa, tente solicitar uma nova conexão para iniciar uma nova rota. Clique no ícone Personalizar e controlar Brave e escolha Nova conexão Tor para este site .

Como baixar, instalar e usar o navegador Brave? O passo a passo!

O primeiro passo é visitar o Brave website. Em seguida, clique em Download para iniciar o download do Brave.

Vá para o local onde você baixou Brave. Clique com o botão direito no arquivo baixado e clique em Executar como administrador. Isso iniciará o processo de instalação do Brave em seu sistema.

Instalando o Brave

Basta clicar em Vamos lá .

Tela Inicial

Na próxima etapa, você pode transferir as informações sobre o seu navegador favorito para o Brave clicando em Importar de

Importando configurações

Clique em Avançar novamente na próxima etapa.

Na próxima etapa, você pode definir o mecanismo de pesquisa desejado por padrão e clicar em Definir padrão .

Definindo qual o mecanismo de busca desejado

Por fim, clique em Concluído .

Como ganhar dinheiro (bat) com o navegador Brave?

A ideia é simples.

O BAT (Basic Attention Token) foi desenvolvido para lidar com as ineficiências e violações de privacidade da atual indústria de publicidade digital.

O token é construído em cima do blockchain Ethereum e é a unidade de troca nesta nova plataforma de publicidade descentralizada e de código aberto. Nesse ecossistema, as pessoas anunciantes dão a editores BAT com base na atenção medida das pessoas usuárias.

Do lado da pessoa usuária, uma maneira de ganhar BAT é visualizando os Brave Ads, que são notificações push, em vez daqueles irritantes anúncios de exibição na página, porque os plug-ins de bloqueio de anúncios estão hoje em dia entre as primeiras coisas que você instala depois do sistema operacional.

Na verdade, os plug-ins de bloqueio de anúncios podem se tornar uma coisa do passado porque o Brave bloqueia os anúncios por padrão e os scripts que rastreiam suas pegadas na Internet.

 

Quanto rende o Brave por mês?

Atualmente, existem 4 maneiras de ganhar criptografia por meio do Brave.

Vamos revisar cada um:

  • Ganhe criptografia visualizando anúncios de notificação push enquanto navega na web
  • Obtenha airdrops GRATUITOS de BAT apenas usando Brave
  • Ganhe dicas BAT para o conteúdo que você publica na web
  • Ganhe criptografia visualizando imagens de fundo patrocinadas em novas guias

Não faz muito tempo, havia mais uma maneira de ganhar BAT extra, convidando os usuários a baixar e experimentar o navegador.

Infelizmente, em 9 de novembro de 2020, eles anunciaram que encerrariam o programa de referência, pois excedeu sua meta em 13 vezes. Você poderia ter ganho até $7,50 em BAT por uma referência — o que era mais do que uma generosa renda extra, especialmente para criadores de conteúdo com centenas ou talvez milhares de referências em potencial.

Se você optar pelo Brave Rewards, receberá uma divisão de receita de 70% para anúncios baseados em notificações e imagens patrocinadas; os outros 30% vão para a Brave.

Quantos usuários o Brave tem atualmente?

Como as pessoas usuárias estão cada vez mais adotando ferramentas de preservação de privacidade para proteger seu uso da Web, a Brave agora tem 36,2 milhões de usuários ativos mensais (MAU) e 12,5 milhões de usuários ativos diários (DAU).

Base de crescimento de usuários do Brave

Uma das principais motivações por trás da criação do Brave foi implementar a necessidade da comunidade Open Source de um mecanismo de navegação seguro. As pessoas desenvolvedoras do Brave há muito estavam frustradas com a falta de segurança e proteção de privacidade presente na maioria dos navegadores atuais e, finalmente, entraram em ação com a implementação do Brave. 

No entanto, pessoas usuárias rapidamente começaram a reclamar da falta de publicidade que aparecia durante a navegação na Internet, e os anunciantes logo começaram a bloquear o suporte para o navegador, mesmo com o Google e a Microsoft mantendo sua fatia dominante no mercado de mecanismos de busca.

Apesar dos constantes conflitos entre o navegador e os anunciantes, no entanto, a Brave conseguiu aumentar sua base de usuários, ao mesmo tempo em que desfruta de amplo sucesso como navegador de nicho entre as pessoas que utilizam a internet. Criptomoedas, blockchain, redes descentralizadas, o tempo só dirá o que tudo isso pode significar para a indústria de publicidade.

Gostou desse texto? Conheça agora o Slack, essa ferramenta muito útil no dia a dia profissional!

0 Shares:
Deixe um comentário
Você também pode gostar